Como calcular casting em relação à vara

Aqui é nosso espaço de bate papo. Conversas, piadas, brincadeiras e tudo aquilo que nos faz passar tempo. Pedimos moderação ao postar imagens ou mensagens tendenciosas, ofensivas ou que atentem contra a moral e bons costumes. Estas mensagens serão deletadas...
Hanniel Cardozo
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Out 06, 2018 12:28 pm
Apelido: H. Cardozo
Cidade:

Como calcular casting em relação à vara

Mensagem por Hanniel Cardozo » Sáb Out 27, 2018 3:09 pm

Boa tarde,
Sou novo no fórum e totalmente leigo em relação a pescaria, sendo assim gostaria de saber se existe alguma maneira de calcular o peso da isca que determinada vara aceitaria.

Minha situação: adquiri uma vara laguna 2, da marine sports, para molinete. É uma vara média, 10-20lbs, de 4’7”. Não possui inscrição sobre o casting. Existe maneira de chegar à esse dado?

Obrigado
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Como calcular casting em relação à vara

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Dom Out 28, 2018 12:25 am

Fala Hanniel, não conheço esta vara, mas entrando no site da MS ví que é uma vara de blank maciço e uma vara MUITO curta. Geralmente este tipo de vara é média a lenta, ou seja, enverga praticamente todo o blank, no entanto é uma vara muito resistente. Então meu conselho é experimentar e tomar cuidado com iscas mais pesadas, pois como o blank é muito macio você pode ter problemas com iscas mais pesadas. Um conselho importante quando for comprar equipamento de pesca. NÃO COMPRE sem conhecimento - com toda certeza fará uma compra ruim ou terá algum equipamento de baixa qualidade "empurrado".

Algumas perguntas a se fazer:
1. Qual a pescaria você mais faz?
2. Quais peixes pretende fisgar?
3. Pesca embarcado, desembarcado, caiaque... como?
4. Qual carretilha você tem?
5. De 0 a 10, quanto você está familiarizado com a pesca com iscas artificiais?

Esta vara que você comprou é muito curta, o que vai dificultar arremessos mais longos. Como a vara é macia, vai prejudicar na ferrada de peixes de boca mais dura, como o dourado, pacu, traíra e outros. Também por ser uma vara mais lenta vai prejudicar o uso de iscas de superfície, como zaras, sticks, hélices e poppers.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Hanniel Cardozo
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Out 06, 2018 12:28 pm
Apelido: H. Cardozo
Cidade:

Re: Como calcular casting em relação à vara

Mensagem por Hanniel Cardozo » Dom Out 28, 2018 10:08 pm

Bom, entendo que a vara é pequena, mas atende minha necessidade, pois pesco debaixo de um buritizeiro 😬. Pesco num lago onde existem pacus, tucunarés, traíras, matrinxas... mas todos de pequeno tamanho. Não possuo intimidade com iscas, entretanto, testei a sorte com uma isca de meia agua da marine sports, 9g. Uso um molinete ruby 2000 da pesque brasil carregado com linha 0,35mm de nylon.
Considero que os lançamentos alcançaram boa distância, dado o conjunto utilizado.
No momento, me preocupo em fazer uso seguro do equipamento e ir pegando o traquejo até estar em condições de diversificar e melhorar.
Hanniel Cardozo
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Out 06, 2018 12:28 pm
Apelido: H. Cardozo
Cidade:

Re: Como calcular casting em relação à vara

Mensagem por Hanniel Cardozo » Dom Out 28, 2018 10:15 pm

Ah, obrigado pelas observações feitas. Seria o caso tentar uma isca mais pesada?
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Como calcular casting em relação à vara

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Out 30, 2018 5:54 pm

Hanniel Cardozo escreveu:
Dom Out 28, 2018 10:08 pm
Bom, entendo que a vara é pequena, mas atende minha necessidade, pois pesco debaixo de um buritizeiro 😬. Pesco num lago onde existem pacus, tucunarés, traíras, matrinxas... mas todos de pequeno tamanho. Não possuo intimidade com iscas, entretanto, testei a sorte com uma isca de meia agua da marine sports, 9g. Uso um molinete ruby 2000 da pesque brasil carregado com linha 0,35mm de nylon.
Considero que os lançamentos alcançaram boa distância, dado o conjunto utilizado.
No momento, me preocupo em fazer uso seguro do equipamento e ir pegando o traquejo até estar em condições de diversificar e melhorar.
Pelo que entendi esta vara é para carretilha... então se está usando um molinete nela vai ter o arremesso comprometido e todo o trabalho comprometido pois a posição dos passadores é diferente.

Pra estes peixes que me falou, eu usaria uma vara de 5'3" pra cima, com preferência para uma 5'6" de 14 libras pra carretilha ou uma 5'8" a 6'4" para molinete.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Hanniel Cardozo
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Out 06, 2018 12:28 pm
Apelido: H. Cardozo
Cidade:

Re: Como calcular casting em relação à vara

Mensagem por Hanniel Cardozo » Ter Out 30, 2018 9:57 pm

Alexandre Estanislau (Zeca) escreveu:
Ter Out 30, 2018 5:54 pm
Hanniel Cardozo escreveu:
Dom Out 28, 2018 10:08 pm
Bom, entendo que a vara é pequena, mas atende minha necessidade, pois pesco debaixo de um buritizeiro 😬. Pesco num lago onde existem pacus, tucunarés, traíras, matrinxas... mas todos de pequeno tamanho. Não possuo intimidade com iscas, entretanto, testei a sorte com uma isca de meia agua da marine sports, 9g. Uso um molinete ruby 2000 da pesque brasil carregado com linha 0,35mm de nylon.
Considero que os lançamentos alcançaram boa distância, dado o conjunto utilizado.
No momento, me preocupo em fazer uso seguro do equipamento e ir pegando o traquejo até estar em condições de diversificar e melhorar.
Pelo que entendi esta vara é para carretilha... então se está usando um molinete nela vai ter o arremesso comprometido e todo o trabalho comprometido pois a posição dos passadores é diferente.

Pra estes peixes que me falou, eu usaria uma vara de 5'3" pra cima, com preferência para uma 5'6" de 14 libras pra carretilha ou uma 5'8" a 6'4" para molinete.
Não, não... é para molinete mesmo. Vou ficar atento a essa observação por ocasião do próximo equipamento. Obrigado.
Responder

Voltar para “- BATE PAPO -”