Artificial com molinete. Com girador ou sem girador

Aqui é nosso espaço de bate papo. Conversas, piadas, brincadeiras e tudo aquilo que nos faz passar tempo. Pedimos moderação ao postar imagens ou mensagens tendenciosas, ofensivas ou que atentem contra a moral e bons costumes. Estas mensagens serão deletadas...
andremartins
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Nov 26, 2018 10:03 pm
Apelido: Andrézinho
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Artificial com molinete. Com girador ou sem girador

Mensagem por andremartins » Qui Nov 29, 2018 5:41 pm

Olá pescadores.

Uma grande dúvida que eu tenho, eu montei um conjunto pra pescar com iscas artificiais.

Vara montana maruri(8 - 16lb) interiça

Molinete okuma ceymar c-25

Linha multifilamento max force 0,14mm 18lb

Shock leader vexter 0,42 ou 0,45, não lembro

Iscas nakamura, queem 70, bora 10, curisco 80. Também tenho varios camarões 6cm à 10cm, grubs pequenos. E jigheads de 6 à 13g. Jumping jig sapinho também.

O grande intuito do post é saber a preferência daqueles que peacam com molinete sobre o uso de girador pescando com iscas artificiais. E também aquelea que puderem opinar, se o meu conjunto ficou equilibrado para começar a pescar com iscas artificiais, lembrando que pesco pier, costeira. Por exemplo museu do amanhã no rio de janeiro.



Forte abraço. TMJ

Vamo pescar.
Avatar do usuário
Augusto Rocha
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 224
Registrado em: Ter Mai 19, 2009 10:43 pm
Apelido: Guto
Cidade:

Re: Artificial com molinete. Com girador ou sem girador

Mensagem por Augusto Rocha » Qui Nov 29, 2018 6:13 pm

Andre,

Eu não usaria girador nas iscas que você citou. Acredito que o girador atrapalha o trabalho da isca e também não tem muita utilidade. Usaria girador em iscas grandes de hélice, pois elas tendem a torcer bastante a linha.

Em relação ao seu conjunto, não posso opinar, pois não conheço os equipamentos.

Guto
andremartins
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Nov 26, 2018 10:03 pm
Apelido: Andrézinho
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Re: Artificial com molinete. Com girador ou sem girador

Mensagem por andremartins » Qui Nov 29, 2018 6:31 pm

Augusto Rocha escreveu:
Qui Nov 29, 2018 6:13 pm
Andre,

Eu não usaria girador nas iscas que você citou. Acredito que o girador atrapalha o trabalho da isca e também não tem muita utilidade. Usaria girador em iscas grandes de hélice, pois elas tendem a torcer bastante a linha.

Em relação ao seu conjunto, não posso opinar, pois não conheço os equipamentos.

Guto


Show de bola. Vlw guto.
Como eu semprw pesquei com isca artificial, eu aprendi que o girador era obrigatório com uso de molinete. O que não faz muito sentido mesmo. To aprendendo bastante. A pesca com isca artificial é um pouco mais técnica, uma pequena escolha pode ser crucial. A ultima minha foi o tamanho do snap. Eu usava snap grande e parrudo com medo de estourar se batesse um peixe grande, e eu nem fazia idéia que tava matando o trabalho da isca. Agora eu só uso aqueles bem pequeninos.
Avatar do usuário
Augusto Rocha
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 224
Registrado em: Ter Mai 19, 2009 10:43 pm
Apelido: Guto
Cidade:

Re: Artificial com molinete. Com girador ou sem girador

Mensagem por Augusto Rocha » Sex Nov 30, 2018 11:45 am

Andre,

O snap e outro ponto importante, como você citou. Se usar um muito grande acaba desbalanceando a isca e prejudicando o seu trabalho. Procure adequar o snap ao tamanho da isca e ao peixe/tamanho que você tem intenção de fisgar. Existem muitos snaps que possuem uma grande qualidade o que acaba por diminuir o tamanho sem perder a resistência. Eu tenho usado os do Glico e não tenho do que reclamar.

Abs,

Guto
andremartins escreveu:
Qui Nov 29, 2018 6:31 pm
Augusto Rocha escreveu:
Qui Nov 29, 2018 6:13 pm
Andre,

Eu não usaria girador nas iscas que você citou. Acredito que o girador atrapalha o trabalho da isca e também não tem muita utilidade. Usaria girador em iscas grandes de hélice, pois elas tendem a torcer bastante a linha.

Em relação ao seu conjunto, não posso opinar, pois não conheço os equipamentos.

Guto


Show de bola. Vlw guto.
Como eu semprw pesquei com isca artificial, eu aprendi que o girador era obrigatório com uso de molinete. O que não faz muito sentido mesmo. To aprendendo bastante. A pesca com isca artificial é um pouco mais técnica, uma pequena escolha pode ser crucial. A ultima minha foi o tamanho do snap. Eu usava snap grande e parrudo com medo de estourar se batesse um peixe grande, e eu nem fazia idéia que tava matando o trabalho da isca. Agora eu só uso aqueles bem pequeninos.
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Re: Artificial com molinete. Com girador ou sem girador

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Sex Nov 30, 2018 8:41 pm

André, pesco em piérs também, mas utilizo um material mais leve e iscas menores. Não utilizo girador, e dependendo da isca, nem utilizo snap. Jig Heads pequenos acabam ficando enroscados com extrema facilidade, então para evitar de perder snaps, eu amarro os jig heads direto na linha.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Artificial com molinete. Com girador ou sem girador

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sáb Dez 01, 2018 6:01 pm

andremartins escreveu:
Qui Nov 29, 2018 5:41 pm
Olá pescadores.

Uma grande dúvida que eu tenho, eu montei um conjunto pra pescar com iscas artificiais.

Vara montana maruri(8 - 16lb) interiça

Molinete okuma ceymar c-25

Linha multifilamento max force 0,14mm 18lb

Shock leader vexter 0,42 ou 0,45, não lembro

Iscas nakamura, queem 70, bora 10, curisco 80. Também tenho varios camarões 6cm à 10cm, grubs pequenos. E jigheads de 6 à 13g. Jumping jig sapinho também.

O grande intuito do post é saber a preferência daqueles que peacam com molinete sobre o uso de girador pescando com iscas artificiais. E também aquelea que puderem opinar, se o meu conjunto ficou equilibrado para começar a pescar com iscas artificiais, lembrando que pesco pier, costeira. Por exemplo museu do amanhã no rio de janeiro.



Forte abraço. TMJ

Vamo pescar.
André, estou vendo aqui algumas fotos de pessoas manuseando o okuma ceymar c-25 e é um ultralight. A vara montana é uma vara de 5'7", o que dá 1,7m de comprimento.

Bom, acho que o molinete é um pouco pequeno, eu usaria um um pouco maior. O seu equipamento me parece que esta OK para pesca com artificiais, mas não para a pescaria de costeira. Esta pescaria se usa varas bem maiores, com molinetes com maior capacidade de linha e de recolhimento.

Eu pesco bastante de molinete na pesca do bass. Eu uso em geral uma vara de 6'4"com um molinete 2500 ou 3000. Eu estava olhando alguns molinetes e para a vara que tem eu talvez usasse algo acima de 1500, um 2000 provavelmente. Isto vai te dar mais capacidade de linha, mais tração na hora de brigar com um peixe um pouco maior e talvez mais equilíbrio no conjunto. É difícil de falar sem ver, mas tentei puxar pelas imagens na internet.

Sobre lider, o que vai dizer se está bom ou nao é o trabalho da isca. Se estiver prejudicando, precisa ser mais fino. Lembrando que uma linha 18lb de fluor hoje em dia é uma linha fina. Então colocar um lider muito grosso pode prejudicar se não der um nó muito bem feito, um SF perfeito por exemplo. Procure equilibrar isto também.

Sobre girador, besteira o uso. Hoje em dia não uso nem em hélices grandes, na minha opinião não surtem nenhum efeito, nem os que dizem ter rolamentos. Pode tirar e guardar pra outras situações.

Já snap, os do Glico são muito bons. O Glico é cadastrado aqui no Caterva, começou a fazer snaps e a vender pra turma aqui. Tem os snaps da CCM, que eu uso bastante e são muito bons também. Eu só não recomendo o uso de snaps de engate rápido. Muita gente gosta, mas eu acho péssimo. Já perdi peixe e isca por causa destes snaps. E procure usar snaps de tamanho adequado para a maioria das suas pescarias. Snap grande pode não estourar no peixe grandes, mas vai estourar a garateia, a argola, o nó do lider, a linha, a vara... alguma coisa vai estourar. Não adianta aumentar o snap achando que isso vai te ajudar. Não vai... pelo contrário, atrapalha.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
andremartins
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Nov 26, 2018 10:03 pm
Apelido: Andrézinho
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ

Re: Artificial com molinete. Com girador ou sem girador

Mensagem por andremartins » Sáb Dez 01, 2018 6:34 pm

Alexandre Estanislau (Zeca) escreveu:
Sáb Dez 01, 2018 6:01 pm
andremartins escreveu:
Qui Nov 29, 2018 5:41 pm
Olá pescadores.

Uma grande dúvida que eu tenho, eu montei um conjunto pra pescar com iscas artificiais.

Vara montana maruri(8 - 16lb) interiça

Molinete okuma ceymar c-25

Linha multifilamento max force 0,14mm 18lb

Shock leader vexter 0,42 ou 0,45, não lembro

Iscas nakamura, queem 70, bora 10, curisco 80. Também tenho varios camarões 6cm à 10cm, grubs pequenos. E jigheads de 6 à 13g. Jumping jig sapinho também.

O grande intuito do post é saber a preferência daqueles que peacam com molinete sobre o uso de girador pescando com iscas artificiais. E também aquelea que puderem opinar, se o meu conjunto ficou equilibrado para começar a pescar com iscas artificiais, lembrando que pesco pier, costeira. Por exemplo museu do amanhã no rio de janeiro.



Forte abraço. TMJ

Vamo pescar.
André, estou vendo aqui algumas fotos de pessoas manuseando o okuma ceymar c-25 e é um ultralight. A vara montana é uma vara de 5'7", o que dá 1,7m de comprimento.

Bom, acho que o molinete é um pouco pequeno, eu usaria um um pouco maior. O seu equipamento me parece que esta OK para pesca com artificiais, mas não para a pescaria de costeira. Esta pescaria se usa varas bem maiores, com molinetes com maior capacidade de linha e de recolhimento.

Eu pesco bastante de molinete na pesca do bass. Eu uso em geral uma vara de 6'4"com um molinete 2500 ou 3000. Eu estava olhando alguns molinetes e para a vara que tem eu talvez usasse algo acima de 1500, um 2000 provavelmente. Isto vai te dar mais capacidade de linha, mais tração na hora de brigar com um peixe um pouco maior e talvez mais equilíbrio no conjunto. É difícil de falar sem ver, mas tentei puxar pelas imagens na internet.

Sobre lider, o que vai dizer se está bom ou nao é o trabalho da isca. Se estiver prejudicando, precisa ser mais fino. Lembrando que uma linha 18lb de fluor hoje em dia é uma linha fina. Então colocar um lider muito grosso pode prejudicar se não der um nó muito bem feito, um SF perfeito por exemplo. Procure equilibrar isto também.

Sobre girador, besteira o uso. Hoje em dia não uso nem em hélices grandes, na minha opinião não surtem nenhum efeito, nem os que dizem ter rolamentos. Pode tirar e guardar pra outras situações.

Já snap, os do Glico são muito bons. O Glico é cadastrado aqui no Caterva, começou a fazer snaps e a vender pra turma aqui. Tem os snaps da CCM, que eu uso bastante e são muito bons também. Eu só não recomendo o uso de snaps de engate rápido. Muita gente gosta, mas eu acho péssimo. Já perdi peixe e isca por causa destes snaps. E procure usar snaps de tamanho adequado para a maioria das suas pescarias. Snap grande pode não estourar no peixe grandes, mas vai estourar a garateia, a argola, o nó do lider, a linha, a vara... alguma coisa vai estourar. Não adianta aumentar o snap achando que isso vai te ajudar. Não vai... pelo contrário, atrapalha.

Brigadão parceiro.
Suas dicas e explições foram muito boas.

Antea de mais nada, vou retificar uma informação que eu escrevi errado. Na verdade, eu sempre pesquei com iscas naturais, camarão, sardinha, lula, tatui e etc.
To começando agora com iscas artificiais, gostei muito. Esse conjunto eu montei junto com o vendedor da loja. Com o tempo e experiência, eu vou montando um conjunto mais a meu gosto, eu to com vontade de mudar pra carretilha futuramente também.

Hoje mesmo eu fui pescar no museu do amanhã, ali é tipo um pier, não precisa de longos arremessos, e a a altura é baixa, quase na linha da água. Já nem levei material e isca natural, só levei minhas caixinhas com as artificiais. Não peguei nada, mas também não vi ninguém pegando, só tainha saltando pra fora da água, eu vou descobrir uma isca artificial boa pra brincar com essas nadas.
Mas foi bom que treinei muito arremessos, trabalhos de isca, usei quase todas que eu tinha.

TMJ e que venha a próxima pescaria.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Artificial com molinete. Com girador ou sem girador

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Dom Dez 02, 2018 12:53 am

andremartins escreveu:
Sáb Dez 01, 2018 6:34 pm
Alexandre Estanislau (Zeca) escreveu:
Sáb Dez 01, 2018 6:01 pm
andremartins escreveu:
Qui Nov 29, 2018 5:41 pm
Olá pescadores.

Uma grande dúvida que eu tenho, eu montei um conjunto pra pescar com iscas artificiais.

Vara montana maruri(8 - 16lb) interiça

Molinete okuma ceymar c-25

Linha multifilamento max force 0,14mm 18lb

Shock leader vexter 0,42 ou 0,45, não lembro

Iscas nakamura, queem 70, bora 10, curisco 80. Também tenho varios camarões 6cm à 10cm, grubs pequenos. E jigheads de 6 à 13g. Jumping jig sapinho também.

O grande intuito do post é saber a preferência daqueles que peacam com molinete sobre o uso de girador pescando com iscas artificiais. E também aquelea que puderem opinar, se o meu conjunto ficou equilibrado para começar a pescar com iscas artificiais, lembrando que pesco pier, costeira. Por exemplo museu do amanhã no rio de janeiro.



Forte abraço. TMJ

Vamo pescar.
André, estou vendo aqui algumas fotos de pessoas manuseando o okuma ceymar c-25 e é um ultralight. A vara montana é uma vara de 5'7", o que dá 1,7m de comprimento.

Bom, acho que o molinete é um pouco pequeno, eu usaria um um pouco maior. O seu equipamento me parece que esta OK para pesca com artificiais, mas não para a pescaria de costeira. Esta pescaria se usa varas bem maiores, com molinetes com maior capacidade de linha e de recolhimento.

Eu pesco bastante de molinete na pesca do bass. Eu uso em geral uma vara de 6'4"com um molinete 2500 ou 3000. Eu estava olhando alguns molinetes e para a vara que tem eu talvez usasse algo acima de 1500, um 2000 provavelmente. Isto vai te dar mais capacidade de linha, mais tração na hora de brigar com um peixe um pouco maior e talvez mais equilíbrio no conjunto. É difícil de falar sem ver, mas tentei puxar pelas imagens na internet.

Sobre lider, o que vai dizer se está bom ou nao é o trabalho da isca. Se estiver prejudicando, precisa ser mais fino. Lembrando que uma linha 18lb de fluor hoje em dia é uma linha fina. Então colocar um lider muito grosso pode prejudicar se não der um nó muito bem feito, um SF perfeito por exemplo. Procure equilibrar isto também.

Sobre girador, besteira o uso. Hoje em dia não uso nem em hélices grandes, na minha opinião não surtem nenhum efeito, nem os que dizem ter rolamentos. Pode tirar e guardar pra outras situações.

Já snap, os do Glico são muito bons. O Glico é cadastrado aqui no Caterva, começou a fazer snaps e a vender pra turma aqui. Tem os snaps da CCM, que eu uso bastante e são muito bons também. Eu só não recomendo o uso de snaps de engate rápido. Muita gente gosta, mas eu acho péssimo. Já perdi peixe e isca por causa destes snaps. E procure usar snaps de tamanho adequado para a maioria das suas pescarias. Snap grande pode não estourar no peixe grandes, mas vai estourar a garateia, a argola, o nó do lider, a linha, a vara... alguma coisa vai estourar. Não adianta aumentar o snap achando que isso vai te ajudar. Não vai... pelo contrário, atrapalha.

Brigadão parceiro.
Suas dicas e explições foram muito boas.

Antea de mais nada, vou retificar uma informação que eu escrevi errado. Na verdade, eu sempre pesquei com iscas naturais, camarão, sardinha, lula, tatui e etc.
To começando agora com iscas artificiais, gostei muito. Esse conjunto eu montei junto com o vendedor da loja. Com o tempo e experiência, eu vou montando um conjunto mais a meu gosto, eu to com vontade de mudar pra carretilha futuramente também.

Hoje mesmo eu fui pescar no museu do amanhã, ali é tipo um pier, não precisa de longos arremessos, e a a altura é baixa, quase na linha da água. Já nem levei material e isca natural, só levei minhas caixinhas com as artificiais. Não peguei nada, mas também não vi ninguém pegando, só tainha saltando pra fora da água, eu vou descobrir uma isca artificial boa pra brincar com essas nadas.
Mas foi bom que treinei muito arremessos, trabalhos de isca, usei quase todas que eu tinha.

TMJ e que venha a próxima pescaria.
Eu estive ali no meio das Olimpíadas e estava lotado, então não posso dizer que olhei as estruturas. Mas de todas as iscas que existem, as que eu tentaria seriam os camarões de silicone com e sem jig, vai depender da profundidade e etc... Esta seria a minha primeira aposta.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Re: Artificial com molinete. Com girador ou sem girador

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Seg Dez 10, 2018 2:08 pm

André, qual profundidade que tem ali? No píer que eu pesco a isca mais eficaz é jig head leve (1 até 3 gramas) com grubs e micro shads. Mesmo em profundidas não tão grandes ele é bem produtivo. A maior vantagem ao meu ver é que, pelo custo baixo, é possível "arriscar" mais nos arremessos e tentar buscar o peixe em locais com mais enrosco, pois caso a isca fique enroscada, o custo é bem menor do que se fosse um plug ou um jumping jig.
Avatar do usuário
Xiru
NOVATO
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Fev 19, 2019 8:36 pm
Apelido: Saicanga
Cidade: Curitiba
Estado: PR

Re: Artificial com molinete. Com girador ou sem girador

Mensagem por Xiru » Qua Fev 20, 2019 11:45 pm

André, ao meu ver, o girador atrapalha o trabalho dos plugs. os usaria se fosse pescar com spinners ou grandes hélices de tucunaré. Se for utilizar, opte por um que não atrapalhe a isca, pequeno de preferência. obtenha um já preso ao snap...
UL FISHING PARANÁ - PESQUE E SOLTE. /cat2 /ct0
Saicanga, 2019
Avatar do usuário
toneto
NOVATO
Mensagens: 5
Registrado em: Qui Fev 21, 2019 4:34 pm
Apelido: xandão
Cidade: campinas
Estado: sp
Instagram: aletoneto

Re: Artificial com molinete. Com girador ou sem girador

Mensagem por toneto » Qui Fev 21, 2019 9:27 pm

Sem girador e mesmo sabendo que o snap facilita muito, qdo acertar a cor e tipo de isca....opte por tirar ele também....algumas iscas vem com uma argola no bico, ate isso eu retiro....boa pesca amigo
Responder

Voltar para “- BATE PAPO -”