Sobre movimento do Fórum

Aqui é nosso espaço de bate papo. Conversas, piadas, brincadeiras e tudo aquilo que nos faz passar tempo. Pedimos moderação ao postar imagens ou mensagens tendenciosas, ofensivas ou que atentem contra a moral e bons costumes. Estas mensagens serão deletadas...
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Douglas Lenz » Dom Dez 23, 2018 9:13 pm

Postei hoje em outro fórum uma reflexão minha sobre nossa Caterva.
Postarei aqui exatamente o que postei lá, é minha visão e minha opinião, tanto lá quanto aqui. Não quero que pareça que estou falando "mal" em outro lugar.

"Uma pena a Caterva ter passado pelo que passou. Fiquei feliz e esperançoso quando o Zeca mandou email querendo reerguer o fórum. Entretanto fiquei muito chateado quando vi ele, o Zeca incentivando e enaltecendo a participação de todos no WHATS oficial da Caterva. 

Incentivando e enaltecendo o que esvaziou o fórum... Uma pena. 

Dou uma passada 2 ou 3 vezes por semana por lá...  4 ou 5 posts novos ou 1 ou 2 respostas nos que já existem. 

Me enchi de esperança e me motivei a "resgatar" o fórum... Mas quando vi incetivo ao whats, abandonei o projeto."

Prova disso que o post com mais acessos por aqui nos últimos tempos é o do Whatsapp da Caterva.

Por um minuto pensei que um dia poderíamos ter o "velho" fórum de novo. Ou mesmo metade do que ele já foi.

Uma pena.

Como diriam os jovens do whatsapp

#tristeedecepcionado


 
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Dez 24, 2018 1:23 am

Oi Douglas, triste ler este post.

Vou tentar explicar o momento que eu estou passando e talvez entenda um pouco das coisas. Minha filha nasceu dia 14 de outubro deste ano. Tudo que eu precisava dar a ela era estabilidade. Mas pelo contrário, minha vida virou de pernas pro ar. Minha empresa, que eu tenho há 19 anos fechou as portas pq não valia mais a pena trabalhar tanto pra não receber nada, nem o suficiente para pagar as contas e muito menos pra conseguir pescar. Meu final de ano e natal tem sido de carregar móveis, vender computador, cadeira, mesa... demitir funcionários (quase 30), cancelar contratos, avisar clientes e receber até email anónimo de ex-funcionário me xingando. E junto disso tenho que continuar a vida, cuidar da família, pagar as contas e se der, conseguir pescar. Este tem sido meus últimos dias (nov e dez) de 2018.

Mas ainda assim eu assumi a responsabilidade de manter tudo aqui funcionando e de pé. Pensei em retornar com o Escambo por aqui, mas seria arrumar mais problemas ainda... Os lojistas/ fabricantes que nunca apoiaram em nada se apressam por mandar inúmeras ameaças (extra-judiciais) para o Nelson deixando bem claro que estariam dispostos a processar a Caterva e o Nelson por deixar o canal para que as pessoas possam vender seus produtos - tentando colocar a culpa da incapacidade deles no fórum. Como eu vinha de um monte de problemas, desisti de retornar com o escambo por aqui, uma vez que isso traria mais problemas do que solução. Visto que centenas que entravam aqui tinham mensagens só neste fórum, sem nunca ter escrito um relato de pesca e nem mesmo ter contribuído em nada com o aprendizado de outros.

Criar o grupo do whatsapp foi uma forma de manter as pessoas por perto, conhecendo e convivendo umas com as outras. É estar no mundo em que as pessoas estão e com isso manter um meio de comunicação mais rápido. Uns gostaram e outros não - mas me surpreende que por apenas ESTE motivo você tenha desistido - eu tive inúmeros outros e ainda continuo acreditando. Realmente eu tenho tentado me manter de pé e manter isto aqui de pé. Tenho perdido horas da minha vida, horas que eu poderia estar passando com minha filha, para gravar com prazer o podcast do Caterva e para entrar aqui e autorizar dezenas de novos usuários todos os dias. Muitos destes usuários que estão chegando através do Podcast e também do grupo de Whatsapp. Infelizmente a rotina das pessoas é corrida hoje em dia, poucos tem tempo de dar um bom dia pros filhos e fica difícil entrar aqui pra escrever um relato de pesca. Então é mais fácil pegar 75 fotos e 3 videos e mandar no whatsapp e pronto, está lá a pescaria dele. Aqui no Caterva é preciso escrever, contar uma história, postar as fotos e etc. É mais difícil... Mas o espírito aqui deveria ser o de querer ajudar as pessoas, contas as técnicas, os detalhes... isso dá trabalho e não é glamuroso como no Instagram. Onde uma pescaria ruim se torna um grande pescaria, pois fazer uma foto de um peixe já é uma bela pescaria, mas produzir um relato precisa de mais do que uma foto, precisa de história. Então eu pensei que lutar contra isso seria mais difícil, seria dar murro em ponta de faca, com isso preferi estar presente lá também. Mas infelizmente isso foi o motivo pelo qual vc desistiu... Triste, triste saber disso... Mas não foi o whatsapp que esvaziou o Caterva, o Whatsapp é apenas o meio, foram as pessoas que esvaziaram o Caterva. Elas é que passaram a fazer campanha contra os relatos, pois os relatos aqui deixavam os pontos delas abertos a matadores. Tinha até gente que vendia relato no Caterva... membro que negociava estadia em pousada dizendo que depois faria um relato aqui.

Depois veio a onda das redes sociais, que era tudo tão mais fácil e rápido, nem precisava mais escrever, basta postar a foto e aguardar os likes. As pessoas se viciaram em likes - aqui pra dar like precisa escrever um post. E depois dos likes vieram a vontade de se tornar famoso, a disputa de quem tem mais seguidores e tentar ser notado no mundo da pesca para quem sabe se tornar um pro-staff do Tralha Box da vez. Outros montaram perfis para ficar repetindo fotos e ganhando seguidores para depois tentar vender bonés. Tudo isso esvaziou a Caterva. As pessoas se tornaram egoistas com as redes sociais, quanto mais likes recebiam mais egoistas elas se tornavam. E ainda teve aqueles que aprenderam tudo aqui e que hoje ignoram a casa que ensinou tudo. Tem até profissionais da pesca que depois que fez a carreira aqui foi escrever post criticando o Caterva em outro fórum. Tudo isso afastou as pessoas daqui. O whatsapp é só mais um... O que precisa mudar é o egoismo e as prioridades das pessoas. Deixar o vício por likes e vontade de ser alguém pra vir aqui contribuir e compartilhar conhecimento com as pessoas. Quando isso acontecer, talvez tenhamos o Caterva dos velhos tempos de volta. Mas colocar a culpa em um aplicativo é tentar resolver o sintoma sem curar a doença, ela volta.

Douglas, um recomeço precisa de dar o primeiro passo. Hoje mesmo eu ativei vários novos usuários. Tenho feito isto com frequência... mas quando leio o seu post eu repenso... começo a achar que realmente não vale tanto manter isto de pé... seria tão mais fácil pra mim, pode apostar... Não ter que aguentar certas coisas... certas críticas... Douglas, fiz muitas amizades na Caterva, mas infelizmente aqui também eu aprendi o que é a inveja, a falsidade e o quanto as pessoas são perversas e influenciáveis. Mas ainda assim eu continuo achando que existe mais coisas positivas do que negativas.

Mas respeito o que escreveu e respeito sua opinião... mas eu precisava dizer isto... se você abandonou o projeto, #tristeedecepcionado eu também estou.



Douglas Lenz escreveu:
Dom Dez 23, 2018 9:13 pm
Postei hoje em outro fórum uma reflexão minha sobre nossa Caterva.
Postarei aqui exatamente o que postei lá, é minha visão e minha opinião, tanto lá quanto aqui. Não quero que pareça que estou falando "mal" em outro lugar.

"Uma pena a Caterva ter passado pelo que passou. Fiquei feliz e esperançoso quando o Zeca mandou email querendo reerguer o fórum. Entretanto fiquei muito chateado quando vi ele, o Zeca incentivando e enaltecendo a participação de todos no WHATS oficial da Caterva. 

Incentivando e enaltecendo o que esvaziou o fórum... Uma pena. 

Dou uma passada 2 ou 3 vezes por semana por lá...  4 ou 5 posts novos ou 1 ou 2 respostas nos que já existem. 

Me enchi de esperança e me motivei a "resgatar" o fórum... Mas quando vi incetivo ao whats, abandonei o projeto."

Prova disso que o post com mais acessos por aqui nos últimos tempos é o do Whatsapp da Caterva.

Por um minuto pensei que um dia poderíamos ter o "velho" fórum de novo. Ou mesmo metade do que ele já foi.

Uma pena.

Como diriam os jovens do whatsapp

#tristeedecepcionado


 
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Dez 24, 2018 1:37 am

Aliás, sabe o que eu já ouvi dizer... pessoas questionando o Nelson de como ele consegue ser meu amigo e gostar de mim mesmo eu sendo um eleitor de esquerda - e pior, eu não voto e nem votei no PT - apenas por eu não ser a favor da escolha deles. Olha o nível de besteira e ignorância que eu tenho que aguentar... Um ex-amigo, que viajou comigo pra uma pescaria, já cansou de me elogiar e de dizer que sentia saudades da pescaria que o grupo fez me excluir da vida dele pq eu não era a favor do candidato dele. Por umas coisas assim que eu me afastei completamente do mundo da pesca. Num dia a pessoa te elogiar pra no outro detonar. Este é o mundo que a pesca vem se tornando e piorou desde 2014. Muitos inclusive saíram da Caterva quando eu retornei e retirei aquele cancer que era o fórum de política do ar. Aquela porcaria que foi criada pra cultivar pensamentos como estes que descrevi acima. E com isso tudo eu ainda estou aqui...
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Ter Dez 25, 2018 10:06 am

8) Eu sempre passo por aqui! Acredito no projeto e sinceramente, prefiro o forum aqui do que no WhatsApp! Parabéns pelo esforço Zeca!

Um grande abraço e feliz 2019! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Ter Dez 25, 2018 1:57 pm

Aliás, achei corretíssimo tirar o fórum de política deste site. Só serviu para alimentar e fomentar a discórdia e vi muitos colegas infelizmente deixarem o fórum por causa disso, e eu inclusive, me afastei uma época exatamente pelo mesmo problema... Ahhhh! Como tenho saudades de ler os relatos de viagem, dicas de equipamento e técnicas, confecção de varas e iscas, das saudosas pizzas da Caterva quando eu morava em Curitiba e tudo mais que me fez crescer muito como pescador e amante da pesca esportiva. Fiz amigos aqui, marquei pescarias e conheci muitas pessoas incríveis que não conheceria em outros ambientes (menos ainda na esfera política, aliás, fui militante uma época mas isso não vem ao caso...). Vamos pescar, fazer amizades, churrasquear e apreciar a bela natureza e a riqueza dos rios que (ainda) temos à disposição e sobretudo, preservá-los!

Viva o espírito Caterva!
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Douglas Lenz » Ter Dez 25, 2018 9:29 pm

Zeca

Sinto muito pela tua empresa. Espero sinceramente que as coisas se resolvam da melhor forma possível dentro das possibilidades que algo tão desagradável possa se resolver.

Quanto às empresas que atacam o fórum por causa do "escambo" acredito que empresas que tem medo de concorrência devam rever sua existência.

Quanto ao projeto de retomar o movimento do fórum, realmente fiquei chateado, talvez exatamente por ter ficado muito entusiasmado com a possibilidade de uma Caterva como antigamente. Podes ter certeza que não é nada pessoal e sim chateado de como o inicio das coisas foram levadas. É normal do ser humano, quando as coisas não são feitas "da sua forma" isso lhe trazer descontento e estranheza. Como disse é um sentimento meu em relação à situação.

Sou um fervoroso combatente do tal whatsapp, instalei ha menos de 15 dias e a cada dia que passa vejo mais motivos para não te-lo do que vantagens e mante-lo em meu telefone. Não sei se o mantenho até o fim do ano...

Certamente as redes sociais, todas elas,colaboraram cada uma a seu modo, com a diminuição de posts e perda de frequência de usuários no fórum.

Minha relação com o fórum sempre foi a de um "amigo" muito próximo, que "via e interagia" todos os dias. Pra mim, essa diminuição do uso do fórum foi como a perda de um amigo. Que não é nada comparando ao sentimento de vocês que fizeram nascer e viram crescer o fórum. Sem dúvida pra ti e pro Nelson o sentimento é muito maior.

Zeca, como disse é uma reação e sentimento em relação à situação. Infelizmente não te conheço pessoalmente por isso não me conheces e sabe como sou, como penso. O Nelson me conhece bem e já nos encontramos muitas vezes nas suas visitas a Porto Alegre. podes ter maiores informações a meu respeito com ele.

Sei que não é fácil manter um fórum deste tamanho em atividade. Sei que tens muito mais noção que eu de como lidar com as situações que envolvem ele e estás agindo da forma que achas que terás melhor resultado.

No fundo tenho certeza que nosso sentimento e intenção em relação ao fórum sejam os mesmos, só agiríamos de forma diferente para alcançar o mesmo propósito. Espero que entenda.
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Dez 25, 2018 9:57 pm

Douglas, não só entendo como valorizo sua postura. Eu valorizo as pessoas que expressam suas opiniões e pode ter certeza que hoje te valorizo mais que antes.

Sempre que penso sobre o whatsapp eu fico querendo desabilitar mesmo.
Douglas Lenz escreveu:
Ter Dez 25, 2018 9:29 pm
Zeca

Sinto muito pela tua empresa. Espero sinceramente que as coisas se resolvam da melhor forma possível dentro das possibilidades que algo tão desagradável possa se resolver.

Quanto às empresas que atacam o fórum por causa do "escambo" acredito que empresas que tem medo de concorrência devam rever sua existência.

Quanto ao projeto de retomar o movimento do fórum, realmente fiquei chateado, talvez exatamente por ter ficado muito entusiasmado com a possibilidade de uma Caterva como antigamente. Podes ter certeza que não é nada pessoal e sim chateado de como o inicio das coisas foram levadas. É normal do ser humano, quando as coisas não são feitas "da sua forma" isso lhe trazer descontento e estranheza. Como disse é um sentimento meu em relação à situação.

Sou um fervoroso combatente do tal whatsapp, instalei ha menos de 15 dias e a cada dia que passa vejo mais motivos para não te-lo do que vantagens e mante-lo em meu telefone. Não sei se o mantenho até o fim do ano...

Certamente as redes sociais, todas elas,colaboraram cada uma a seu modo, com a diminuição de posts e perda de frequência de usuários no fórum.

Minha relação com o fórum sempre foi a de um "amigo" muito próximo, que "via e interagia" todos os dias. Pra mim, essa diminuição do uso do fórum foi como a perda de um amigo. Que não é nada comparando ao sentimento de vocês que fizeram nascer e viram crescer o fórum. Sem dúvida pra ti e pro Nelson o sentimento é muito maior.

Zeca, como disse é uma reação e sentimento em relação à situação. Infelizmente não te conheço pessoalmente por isso não me conheces e sabe como sou, como penso. O Nelson me conhece bem e já nos encontramos muitas vezes nas suas visitas a Porto Alegre. podes ter maiores informações a meu respeito com ele.

Sei que não é fácil manter um fórum deste tamanho em atividade. Sei que tens muito mais noção que eu de como lidar com as situações que envolvem ele e estás agindo da forma que achas que terás melhor resultado.

No fundo tenho certeza que nosso sentimento e intenção em relação ao fórum sejam os mesmos, só agiríamos de forma diferente para alcançar o mesmo propósito. Espero que entenda.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Dez 25, 2018 10:00 pm

Aquele fórum foi um erro completo.
Alcides Barbosa - Piska escreveu:
Ter Dez 25, 2018 1:57 pm
Aliás, achei corretíssimo tirar o fórum de política deste site. Só serviu para alimentar e fomentar a discórdia e vi muitos colegas infelizmente deixarem o fórum por causa disso, e eu inclusive, me afastei uma época exatamente pelo mesmo problema... Ahhhh! Como tenho saudades de ler os relatos de viagem, dicas de equipamento e técnicas, confecção de varas e iscas, das saudosas pizzas da Caterva quando eu morava em Curitiba e tudo mais que me fez crescer muito como pescador e amante da pesca esportiva. Fiz amigos aqui, marquei pescarias e conheci muitas pessoas incríveis que não conheceria em outros ambientes (menos ainda na esfera política, aliás, fui militante uma época mas isso não vem ao caso...). Vamos pescar, fazer amizades, churrasquear e apreciar a bela natureza e a riqueza dos rios que (ainda) temos à disposição e sobretudo, preservá-los!

Viva o espírito Caterva!
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Walter Tanaka
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 80
Registrado em: Qui Set 27, 2018 5:56 pm
Apelido: Tanaka
Cidade: Jarinu
Estado: SP

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Walter Tanaka » Qua Dez 26, 2018 9:39 am

Caros,

Desculpe dar meu pitaco... Sou novo no fórum e sou um destes que não tenho relatos aqui, mas posso garantir que foi simplesmente pelo fato de não ter pescado... Na verdade até pesquei, mas como as coisas não foram bem, achei melhor não postar, não sei se fiz errado... O meu ingresso a este fórum foi para ter ao menos algo para se distrair, ver locais de pesca, discutir sobre técnicas (não que eu seja expert, muito pelo contrário, tenho muito, mas muito a aprender) e principalmente, ter, quem sabe, companhia para pescar... infelizmente há 6 anos perdi meu grande companheiro de pesca que era meu pai... de lá pra cá, geralmente pesco sozinho ou as vezes na companhia de alguns dos meus filhos, o que é raro...

Vejo que o intuito aqui é criar laços e sei também que há quem queira levar vantagem ou obter status com o fórum (infelizmente há pessoas assim). AS redes sociais vieram e com ela a facilidade de reencontrar amigos, por outro lado, vejo também que a praticidade de se inserir uma foto, escrever algo rápido e instantâneo sobre o que está fazendo naquele exato momento, acaba talvez dificultando as postagens no forum, pois como o amigo acima disse, aqui tem que "perder" tempo para montar uma historia, inserir a foto, fazer comentários, colocar em "ordem cronológica" do dia da pescaria, pensar, lembrar de detalhes... enfim, tudo aquilo que normalmente reclamamos que é a "falta de tempo".

Porém acredito que aqui há ainda muitos pescadores que, como vocês e a mim mesmo, que acessam o forum com a possibilidade de ver mais relatos e dicas... e ainda na espera de fazer uma grande pescaria para relatar aos amigos aqui...

Grande agraço a todos!
Um dia vou viver só de pescaria!!!!
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Douglas Lenz » Qua Dez 26, 2018 1:01 pm

Walter
Não espere uma "grande pescaria" para relatar aqui. Relate a próxima!

Essa será a melhor das pescarias que fez, ou não, podes até não pegar nada, mas algo terás à relatar.

Sobre pescarias, sempre penso que a melhor é a próxima, mesmo que ela demore 3 meses para sair, ou mesmo que eu não pegue nada nela, uma pescaria que realizamos, independente do resultado é uma boa pescaria.

Abração e que tua frase se realize na tua vida.. que um dia possa vive só de pescaria!
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Walter Tanaka
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 80
Registrado em: Qui Set 27, 2018 5:56 pm
Apelido: Tanaka
Cidade: Jarinu
Estado: SP

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Walter Tanaka » Qua Dez 26, 2018 1:33 pm

Caro Douglas,

Tem razão em dizer que a melhor pescaria é sem dúvida a próxima. Pensando melhor, é interessante, mesmo que tenha sido um dia ruim, seja relatado "o que" foi ruim. Somente assim a troca de informações irá fluir.

Quanto a frase, sei o quão utópico no momento possa ser, porém sempre de alguma forma tento, se não viver "apenas", ao menos pescar ou "treinar" para pescar...

Grande abraço!

Douglas Lenz escreveu:
Qua Dez 26, 2018 1:01 pm
Walter
Não espere uma "grande pescaria" para relatar aqui. Relate a próxima!

Essa será a melhor das pescarias que fez, ou não, podes até não pegar nada, mas algo terás à relatar.

Sobre pescarias, sempre penso que a melhor é a próxima, mesmo que ela demore 3 meses para sair, ou mesmo que eu não pegue nada nela, uma pescaria que realizamos, independente do resultado é uma boa pescaria.

Abração e que tua frase se realize na tua vida.. que um dia possa vive só de pescaria!
Um dia vou viver só de pescaria!!!!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Dez 26, 2018 11:08 pm

Faaala Tanaka, muito legal que tenha escrito.. sempre que tiver um relato será um prazer poder ler. E mesmo em dia de pescaria ruim, conta aqui... que sejam algumas poucas linhas. Os dias ruins são os a gente mais aprende. Mas legal sua participação e seja sempre bem-vindo por aqui.

Walter Tanaka escreveu:
Qua Dez 26, 2018 9:39 am
Caros,

Desculpe dar meu pitaco... Sou novo no fórum e sou um destes que não tenho relatos aqui, mas posso garantir que foi simplesmente pelo fato de não ter pescado... Na verdade até pesquei, mas como as coisas não foram bem, achei melhor não postar, não sei se fiz errado... O meu ingresso a este fórum foi para ter ao menos algo para se distrair, ver locais de pesca, discutir sobre técnicas (não que eu seja expert, muito pelo contrário, tenho muito, mas muito a aprender) e principalmente, ter, quem sabe, companhia para pescar... infelizmente há 6 anos perdi meu grande companheiro de pesca que era meu pai... de lá pra cá, geralmente pesco sozinho ou as vezes na companhia de alguns dos meus filhos, o que é raro...

Vejo que o intuito aqui é criar laços e sei também que há quem queira levar vantagem ou obter status com o fórum (infelizmente há pessoas assim). AS redes sociais vieram e com ela a facilidade de reencontrar amigos, por outro lado, vejo também que a praticidade de se inserir uma foto, escrever algo rápido e instantâneo sobre o que está fazendo naquele exato momento, acaba talvez dificultando as postagens no forum, pois como o amigo acima disse, aqui tem que "perder" tempo para montar uma historia, inserir a foto, fazer comentários, colocar em "ordem cronológica" do dia da pescaria, pensar, lembrar de detalhes... enfim, tudo aquilo que normalmente reclamamos que é a "falta de tempo".

Porém acredito que aqui há ainda muitos pescadores que, como vocês e a mim mesmo, que acessam o forum com a possibilidade de ver mais relatos e dicas... e ainda na espera de fazer uma grande pescaria para relatar aos amigos aqui...

Grande agraço a todos!
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Walter Tanaka
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 80
Registrado em: Qui Set 27, 2018 5:56 pm
Apelido: Tanaka
Cidade: Jarinu
Estado: SP

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Walter Tanaka » Qui Dez 27, 2018 7:47 am

Opaaa!!!

Obrigado Alexandre,

Vou postar sim... hehehehe... acho legal a troca de informações e há quem ache isso um saco ou inútil... eu acho simplesmente sensacional. Entro na Caterva praticamente todos os dias para ver se há algo novo. Espero um dia poder pescar com os amigos aqui!!

Grande abraço!!!!

Alexandre Estanislau (Zeca) escreveu:
Qua Dez 26, 2018 11:08 pm
Faaala Tanaka, muito legal que tenha escrito.. sempre que tiver um relato será um prazer poder ler. E mesmo em dia de pescaria ruim, conta aqui... que sejam algumas poucas linhas. Os dias ruins são os a gente mais aprende. Mas legal sua participação e seja sempre bem-vindo por aqui.

Walter Tanaka escreveu:
Qua Dez 26, 2018 9:39 am
Caros,

Desculpe dar meu pitaco... Sou novo no fórum e sou um destes que não tenho relatos aqui, mas posso garantir que foi simplesmente pelo fato de não ter pescado... Na verdade até pesquei, mas como as coisas não foram bem, achei melhor não postar, não sei se fiz errado... O meu ingresso a este fórum foi para ter ao menos algo para se distrair, ver locais de pesca, discutir sobre técnicas (não que eu seja expert, muito pelo contrário, tenho muito, mas muito a aprender) e principalmente, ter, quem sabe, companhia para pescar... infelizmente há 6 anos perdi meu grande companheiro de pesca que era meu pai... de lá pra cá, geralmente pesco sozinho ou as vezes na companhia de alguns dos meus filhos, o que é raro...

Vejo que o intuito aqui é criar laços e sei também que há quem queira levar vantagem ou obter status com o fórum (infelizmente há pessoas assim). AS redes sociais vieram e com ela a facilidade de reencontrar amigos, por outro lado, vejo também que a praticidade de se inserir uma foto, escrever algo rápido e instantâneo sobre o que está fazendo naquele exato momento, acaba talvez dificultando as postagens no forum, pois como o amigo acima disse, aqui tem que "perder" tempo para montar uma historia, inserir a foto, fazer comentários, colocar em "ordem cronológica" do dia da pescaria, pensar, lembrar de detalhes... enfim, tudo aquilo que normalmente reclamamos que é a "falta de tempo".

Porém acredito que aqui há ainda muitos pescadores que, como vocês e a mim mesmo, que acessam o forum com a possibilidade de ver mais relatos e dicas... e ainda na espera de fazer uma grande pescaria para relatar aos amigos aqui...

Grande agraço a todos!
Um dia vou viver só de pescaria!!!!
Avatar do usuário
Rodrigo Medina
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Set 20, 2009 8:24 pm
Cidade:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Rodrigo Medina » Sex Dez 28, 2018 9:04 am

Zeca, obrigado por continuar com o Caterva, foi aqui que aprendi, que fiz amigos que me levaram para pescar a primeira vez o Robalo e lá pra cá jamais parei. Foi aqui também que em meados de 2011 comprei meus primeiros equipamentos de pesca. Obrigado pelo o post sincero, obrigado por lutrar e seguir adiante com o fórum de pesca. Realmente nosso mercado de pesca está arruinado, ganancia, disputa por likes e afins só racha o mercado. Sempre que posso passo por aqui para ler os posts, aprender e quem sabe dar um pitaco naquilo que conheço.
Robalo rei do Mangue
Avatar do usuário
Walter Tanaka
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 80
Registrado em: Qui Set 27, 2018 5:56 pm
Apelido: Tanaka
Cidade: Jarinu
Estado: SP

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Walter Tanaka » Sáb Mar 02, 2019 1:59 pm

Olha só que Legal!!!

Movimento do fórum aumentando bastante!!!
Um dia vou viver só de pescaria!!!!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Dom Mar 03, 2019 9:02 am

Eu é que digo obrigado. Valeu demais!
Rodrigo Medina escreveu:
Sex Dez 28, 2018 9:04 am
Zeca, obrigado por continuar com o Caterva, foi aqui que aprendi, que fiz amigos que me levaram para pescar a primeira vez o Robalo e lá pra cá jamais parei. Foi aqui também que em meados de 2011 comprei meus primeiros equipamentos de pesca. Obrigado pelo o post sincero, obrigado por lutrar e seguir adiante com o fórum de pesca. Realmente nosso mercado de pesca está arruinado, ganancia, disputa por likes e afins só racha o mercado. Sempre que posso passo por aqui para ler os posts, aprender e quem sabe dar um pitaco naquilo que conheço.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Dom Mar 03, 2019 9:03 am

Walter Tanaka escreveu:
Sáb Mar 02, 2019 1:59 pm
Olha só que Legal!!!

Movimento do fórum aumentando bastante!!!
Cada dia mais...
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Chrystopher Batista
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 84
Registrado em: Qui Mai 15, 2008 5:12 pm
Apelido: Chrys
Cidade:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Chrystopher Batista » Sex Mar 08, 2019 4:08 pm

As coisas mudam e é preciso se adaptar.

Infelizmente os fóruns já não são mais frequentados como antigamente, e a migração para outras plataformas é algo natural. Não adianta viver de saudosismo e lutar contra isso. É o mesmo caso do post da Revista x Rede Social...

O Caterva contém um grande acervo sobre os mais variados assuntos de pesca, eu mesmo já gastei horas e horas lendo e tirando proveito das informações e dicas aqui postadas, e é dessa forma que eu o encaro hoje em dia, como um local onde posso buscar informações quando preciso. Mas pretender que ele seja dinâmico como era antigamente, sinceramente acho complicado.

Fico feliz pelo esforço e dedicação em manter este espaço, bem como a expansão para outros locais (mesmo não conseguindo gostar de grupos de pesca no whatsapp kkk) e desejo a melhor sorte!

PS: "Depois veio a onda das redes sociais, que era tudo tão mais fácil e rápido, nem precisava mais escrever, basta postar a foto e aguardar os likes. As pessoas se viciaram em likes - aqui pra dar like precisa escrever um post." Quanto a isso, existem fóruns em que é possível dar "likes" para as postagens e comentários, é uma forma de animar o pessoal, fica uma sugestão :)
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Sáb Mar 09, 2019 4:27 pm

Estamos vivos! Apesar dos pesares...
Abs
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Dom Mar 10, 2019 12:01 am

Chrystopher Batista escreveu:
Sex Mar 08, 2019 4:08 pm
As coisas mudam e é preciso se adaptar.

Infelizmente os fóruns já não são mais frequentados como antigamente, e a migração para outras plataformas é algo natural. Não adianta viver de saudosismo e lutar contra isso. É o mesmo caso do post da Revista x Rede Social...

O Caterva contém um grande acervo sobre os mais variados assuntos de pesca, eu mesmo já gastei horas e horas lendo e tirando proveito das informações e dicas aqui postadas, e é dessa forma que eu o encaro hoje em dia, como um local onde posso buscar informações quando preciso. Mas pretender que ele seja dinâmico como era antigamente, sinceramente acho complicado.

Fico feliz pelo esforço e dedicação em manter este espaço, bem como a expansão para outros locais (mesmo não conseguindo gostar de grupos de pesca no whatsapp kkk) e desejo a melhor sorte!

PS: "Depois veio a onda das redes sociais, que era tudo tão mais fácil e rápido, nem precisava mais escrever, basta postar a foto e aguardar os likes. As pessoas se viciaram em likes - aqui pra dar like precisa escrever um post." Quanto a isso, existem fóruns em que é possível dar "likes" para as postagens e comentários, é uma forma de animar o pessoal, fica uma sugestão :)
Concordo com o que disse, porém existe um fator importante a ser considerado... Estes dias eu estava conversando com o Oga sobre isto e comentei que como minha filha nasceu eu tenho pescado pouco e o tempo que passo aqui na Caterva é como se eu estivesse pescando. Acredito que assim como eu existem outros que pensam e sentem da mesma maneira.

Do mesmo jeito que tem aqueles que acham que uma amizade se sustenta por mensagens de whatsapp e likes no Instagram.

E existe outro fator importante - mais da metade de pessoas que entravam aqui era para comprar material no escambo e praticamente nunca escreveu um relato de uma pescaria. Como não tem mais o escambo, fica a vontade de compartilhar. Isso é pra poucos apaixonados - o restante aproveita para consumir.

De certa forma as pessoas se viciaram na futilidade e na velocidade das redes sociais... mas é visto que a cada dia as próprias redes sociais estão perdendo atividade. O Facebook está numa campanha ferrenha para que as pessoas voltem a postar lá. Veja que o Facebook virou um balcão de notícias apenas - falsas e verdadeiras. Perdeu a credibilidade completamente. E o fórum continua aqui, com o conteúdo que ensinou e continua ensinando muita gente a pescar, mas que infelizmente não recebe de volta a atenção devida. Mas este é um comportamento do brasileiro, que depois de formado e depois de ter sucesso na vida profissional nunca mais volta na sua universidade pra
ajudar os outros que lá estão se formando, como ele foi ajudado um dia.

Isso é muito diferente com os americanos por exemplo, os profissionais dos esportes geralmente retornam às suas bases para ajudar aqueles que o ajudaram. Mas temos alguns poucos guerreiros por aqui, e enquanto existir, o local vai estar vivo.

Hoje, estamos com o mesmo volume de acessos que tínhamos no mesmo período em 2009, ou seja, hoje temos o mesmo volume de 10 anos atrás. No entanto são de novas pessoas... pois os usuários antigos não tem mais participado como antes. Mas aos poucos vai retornando... Mesmo que muitos torçam contra... O que obviamente não é o seu caso - mas se acha importante, tire um tempo para voltar a ler e a postar.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
ErickdaMaia
CALOURO
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Jan 03, 2019 1:47 pm
Apelido: DAMAIA
Cidade: Mafra
Estado: SC
Instagram: erickdamaia

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por ErickdaMaia » Dom Abr 07, 2019 10:37 am

Bom dia.

Senhores sou novo na Caterva, mas acho o fórum espetacular. Não que eu não goste de grupos de WhatsApp, mais o fórum é algo mais organizado e com tópicos específicos, o que facilita as conversas.

Um abraço a todos
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sex Ago 02, 2019 11:17 am

B. Dia,
Tvz mais de ano/s sem entrarmos ( eu e/ou meu pitaqueiro) : vida complicada, corrida, etc.
De repente, vejo marido de nariz vermeiado e olhos mareados...
Resumiu o tópico, já tendo passado por outro ref saúde do Tio Nelson (?!).

Não saberíamos expressar o tamanho das felicidades, cujos caminhos aqui descobrimos. E o tamanho da parte de nós que morreria junto, se isto acabar um dia. Preferimos nem pensar na possibilidade.

Que Tio Nelson se recupere;
Que o Zeca, culto e inteligente, logo encontre um atalho pra contornar sua montanha;
E que o Caterva sobreviva e continue a espalhar suas + que boas sementes.
Abç a tds.
Ilza ( e Edu)
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Ago 09, 2019 11:33 pm

Estava com saudades daquilo que vivemos ...rs...

A Caterva está voltando a ser o que era, o Zeca assumiu magistralmente uma coisa que estava sendo impossível para mim num período muito complicado em que eu precisava me desligar de tudo para poder lutar por dias melhores

Sei que ainda que retornar ao meu ritmo de antes será muito difícil, mas aos poucos quero estar mais presente e poder ajudar o Zeca neste mister de fazer a Caterva recuperar seus dias de glória.

Sei também que tenho uma grande parcela de culpa pela Caterva ter "esvaziado".
Peço desculpas à todos aqueles que se afastaram e é com muita alegria que os vejo retornando à Casa dos Amigos ...

Vamos em frente sempre

Forte abraço à todos ..
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Douglas Lenz
ANZOL DE OURO
Mensagens: 804
Registrado em: Qua Ago 17, 2005 5:00 pm
Cidade:
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Douglas Lenz » Ter Ago 13, 2019 8:53 am

Nelson

Que boa sensação ver tuas letras verdes novamente em um post do Caterva. Coisa boa mesmo! Seja bem vindo "de volta" e que Deus abençoe e tu não te afaste mais.

Abração
Abração do meu tamanho !
Respeitosamente
DOUGLAS LENZ
doug.lenz@gmail.com
Avatar do usuário
Augusto Rocha
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 224
Registrado em: Ter Mai 19, 2009 10:43 pm
Apelido: Guto
Cidade:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Augusto Rocha » Qua Ago 14, 2019 1:21 pm

Nelson, muito bom ter a sua presença novamente no fórum!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Ago 14, 2019 3:47 pm

NELSON MACIEL escreveu:
Sex Ago 09, 2019 11:33 pm
Estava com saudades daquilo que vivemos ...rs...

A Caterva está voltando a ser o que era, o Zeca assumiu magistralmente uma coisa que estava sendo impossível para mim num período muito complicado em que eu precisava me desligar de tudo para poder lutar por dias melhores

Sei que ainda que retornar ao meu ritmo de antes será muito difícil, mas aos poucos quero estar mais presente e poder ajudar o Zeca neste mister de fazer a Caterva recuperar seus dias de glória.

Sei também que tenho uma grande parcela de culpa pela Caterva ter "esvaziado".
Peço desculpas à todos aqueles que se afastaram e é com muita alegria que os vejo retornando à Casa dos Amigos ...

Vamos em frente sempre

Forte abraço à todos ..
Como eu to feliz de te ver de volta Nelson... mesmo... de verdade! A casa é sua e vc sempre cuidou muito bem dela.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Ago 21, 2019 11:20 pm

Valeu Amigos ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Vitor Isaia » Qui Ago 22, 2019 8:16 am

É incrível como as circunstâncias da vida tem um peso no caminho que as coisas tomam, mas enfim.... Zeca, que coisa, desejo sucesso e recuperação, assim como para o Nelson, obviamente.

A onda do 'zap zap' levou muita gente pra fora de foruns, mas pra mim sempre ficou claro que seria passageiro, pois o nível de interação e riqueza é muito inferior, ao meu ver, do que foruns de verdade.

Através da Caterva fiz amizades, especialmente aqui em Floripa, que são pra vida toda. Eu, certamente, continuarei acessando o forum e, se voltar a pescar um dia (kkkkkkkkkkkkk) colocarei relatos novamente como costumava fazer com enorme alegria.

Grande abraço!
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qui Ago 22, 2019 8:31 am

Vitor Isaia escreveu:
Qui Ago 22, 2019 8:16 am
É incrível como as circunstâncias da vida tem um peso no caminho que as coisas tomam, mas enfim.... Zeca, que coisa, desejo sucesso e recuperação, assim como para o Nelson, obviamente.

A onda do 'zap zap' levou muita gente pra fora de foruns, mas pra mim sempre ficou claro que seria passageiro, pois o nível de interação e riqueza é muito inferior, ao meu ver, do que foruns de verdade.

Através da Caterva fiz amizades, especialmente aqui em Floripa, que são pra vida toda. Eu, certamente, continuarei acessando o forum e, se voltar a pescar um dia (kkkkkkkkkkkkk) colocarei relatos novamente como costumava fazer com enorme alegria.

Grande abraço!
Exatamente no ponto... whatsapp a informação de perde, é uma zona... aqui a informação fica armazenada. Valeu pelo retorno... e volta a pescar logo... kkkk
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Re: Sobre movimento do Fórum

Mensagem por Vitor Isaia » Qui Ago 22, 2019 12:38 pm

Alexandre Estanislau (Zeca) escreveu:
Qui Ago 22, 2019 8:31 am
Vitor Isaia escreveu:
Qui Ago 22, 2019 8:16 am
É incrível como as circunstâncias da vida tem um peso no caminho que as coisas tomam, mas enfim.... Zeca, que coisa, desejo sucesso e recuperação, assim como para o Nelson, obviamente.

A onda do 'zap zap' levou muita gente pra fora de foruns, mas pra mim sempre ficou claro que seria passageiro, pois o nível de interação e riqueza é muito inferior, ao meu ver, do que foruns de verdade.

Através da Caterva fiz amizades, especialmente aqui em Floripa, que são pra vida toda. Eu, certamente, continuarei acessando o forum e, se voltar a pescar um dia (kkkkkkkkkkkkk) colocarei relatos novamente como costumava fazer com enorme alegria.

Grande abraço!
Exatamente no ponto... whatsapp a informação de perde, é uma zona... aqui a informação fica armazenada. Valeu pelo retorno... e volta a pescar logo... kkkk
Valeu Zeca! Até o final de 2017 eu estava pescando de vez em quando, cheguei inclusive a ter um caiaque, que acabei vendendo pq meu segundo filho iria nascer logo na sequência. Depois de lá não pesquei mais. Mas fiz alguns videos, acho que vou consolidar pra transformar em relatos...

abraços
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Responder

Voltar para “- BATE PAPO -”