COMEÇO a pescar de FLY FISHING ?

Aqui é nosso espaço de bate papo. Conversas, piadas, brincadeiras e tudo aquilo que nos faz passar tempo. Pedimos moderação ao postar imagens ou mensagens tendenciosas, ofensivas ou que atentem contra a moral e bons costumes. Estas mensagens serão deletadas...
Avatar do usuário
Rodrigo Zhouri
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 94
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 11:06 pm
Apelido: Zhouri
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: rodrigozhouri
Contato:

COMEÇO a pescar de FLY FISHING ?

Mensagem por Rodrigo Zhouri » Qua Jun 19, 2019 12:57 pm

Pescadores e Pescadoras,
Tudo bom?

Meu nome é Rodrigo Zhouri Costa e Silva, a cerca de 10 anos eu comecei a pescar de Fly e desde então para mim é a forma que mais me divirto pescando e confesso que acabou se tornando realmente a única.

Eu quero compartilhar com vocês 7 motivos pelos quais acredito que todo pescador deva pelo menos experimentar o Fly Fishing uma vez na vida. Essas razões são as quais me fizeram migrar e continuar na modalidade.

1° Motivo: Novidade

Como a grande maioria dos pescadores eu comecei pescando com vara de bambu, anzol e minhoca influenciada pelo meu querido pai. Continuei pescando de vara de bambu, fui para molinetes, carretilhas e acabei entrando na modalidade de Baitcasting.

O Bait foi uma novidade e tanto para mim, por 3 meses eu pesquei assim quando comecei mas um certo dia meu amigo, Fernando Starling, tirou uma vara de Fly Fishing de um tubo e começou a fazer arremessos. A linha ia para um lado e para outro no ar e aquilo me deixou muito curioso. Era algo completamente novo que eu havia visto poucas vezes até nos meus 20 anos de vida.

O simples fato de ser uma novidade me levou a querer pescar daquela forma e eu comprei o equipamento usado pelo meu amigo, que passou a ser meu primeiro mentor na modalidade.

2° Motivo: Esportividade



Em minha opinião, esse é um dos principais motivos pelo qual quem começa no Fly Fishing também continua nesse estilo de pesca.

Imagem

Imagine quando você pescava com uma vara de Bambu bem fina, agora adicione aqui uma linha de mão e alguns passadores. Em uma analogia bem bruta é praticamente isso, a vara enverga bem mais, você sente mais o peso no seu braço e antebraço o que gera maior emoção na pesca em si.

Peixes pequenos, médios e grandes no equipamento de Fly quando bem balanceados, exercem esportividade superior em relação a outros equipamentos de pesca de forma geral.


3° Motivo: Desafio


Imagem

As novidades para nós, seres humanos, representam também novos desafios. Tudo que é novo nos salta aos olhos e desperta curiosidade, interesse. No Fly Fishing isso não é diferente.

É uma modalidade desafiadora, pois, apesar de não ser difícil não é intuitiva. Você não simplesmente pega o equipamento e sai fazendo arremessos. É necessário ver vídeos, ter algum amigo que já pescou ou pesca com Fly para lhe passar alguns macetes, ou, da melhor maneira fazer um curso de arremesso.

Por ser algo desafiador o Fly Fishing despertou meu interesse, são diversos arremessos, técnicas de confecção de isca, estratégias para interpretação do que o peixe está comendo e como. É um grande novo universo em que os pescadores envolvidos estão em constante aprendizado, troca de experiências e evolução.

4° Motivo: Arremessos

Você já viu alguém fazendo arremessos com um equipamento de Fly? É algo que quando bem executado salta aos olhos. Chama a atenção, a comoção da linha no ar é algo belo, místico e hipnotizante.

Imagem

Esse por si só, é um dos motivos de tentar essa modalidade. Considero o ápice das técnicas de pesca pois essa demanda coordenação motora, timing, ajustes de velocidade durante um simples arremesso.

E eu te passo a seguinte recomendação: pergunte para alguém que começou a pescar de Fly Fishing e como foi a sensação após dominar algum tipo de arremesso. O sucesso após completar esse feito é enorme e isso é apenas o começo de toda a brincadeira.

5° Motivo: Efetividade

Não entrarei no mérito da discussão Bait X Fly em termos de produtividade. Já vivenciei situações de pesca em que uma seria mais efetiva que a outra e isso varia de acordo com o local, comportamento do peixe e espécie alvo.

Imagem
A minha colocação é que o Fly Fishing, no mínimo deveria ser um equipamento que todo pescador deve ter, pois, em diversas situações é sim a forma mais efetiva de pescar com isca artificial.

No Fly Fishing a mosca (isca) pode atingir diferentes formas e pesos. O que quero dizer com isso é que você pode arremessar uma imitação de mosquisto em anzol #22 ou um popper em anzol 4/0. O céu é o limite e a criatividade dos pescadores cada vez sobrepõe padrões previamente estabelecidos. Os padrões clássicos são extremamente eficientes, mas o processo criativo dos pescadores e atadores de Fly Fishing é digno de nota.

6° Motivo: Misticismo

Você sabia que o Fly Fishing é a modalidade de pesca artificial mais antiga da história da humanidade? Existem menções que esse estilo surgiu no Egito antigo, apesar disso os relatos mais fidedignos foram feitos em 50 D.C. e eu cito:

“Who has not seen the scarus rise,
Decoyed and killed by fraudulent flies?”

Essa citação nos remete ao fato de já utilizarem “moscas fraudulentas”, imitações de insetos artificiais para enganar os peixes. Interessante não é mesmo?

Imagem

7° Motivo: Confeccionar as próprias iscas

É notório e já de conhecimento geral que pescadores de baitcasting podem confeccionar suas próprias iscas. No entanto muitos preferem comprar as mesmas já prontas e a diversidade é imensa.

Agora pense que você assim como muitos de seus colegas pescadores confeccionam as próprias iscas. Vocês se reúnem periodicamente, contam seus casos e preparam as iscas que conhecem ou inventaram para novas pescarias ou para ensinar amigos. Esse é basicamente um dos encontros de pescadores de Fly Fishing, isso ocorre periodicamente por todo o país, em diferentes cidades e é incentivado em grande parte pela Associação Brasileira de Pesca com Mosca e suas regionais.

Imagem

Obs: Para muitos de nós, inclusive eu que só acredita vendo... Recomendo você ver dois filmes de Fly Fishing que passaram no cinema. O mais conhecido e renomado é o “Nada é Para Sempre” em inglês “A River Runs Throught It”, o segundo é o “Amor Impossível” ou “Salmon Fishing in the Yemen”.


Outros filmes digno de nota na internet e que estão vinculados pelo Youtube e que retratam a pescaria de Fly Fishing no Brasil são:

Jungle Fly Fishing por Todd Moen: https://www.youtube.com/watch?v=frflavF7Vgc

Pirarucú por Todd Moen: https://www.youtube.com/watch?v=p--inyNsbzM&t=5s

OBS: Eu trabalhei por 100 dias nesses dois locais, no primeiro em 2017 e no segundo em 2018. Se você tiver alguma dúvida fique à vontade.


Outros filmes:

Kendjam pela Untamed Angling : https://www.youtube.com/watch?v=n4vLITII-cc

Damnation: https://www.youtube.com/watch?v=kuvBRAfT2g0


Então é isso!

Esses são os 7 motivos para começar a pescar de Fly Fishing ou pelo menos experimentar a modalidade. Essa é a minha recomendação para você.

Grande abraço e boas pescarias para todos!
Imagem
Avatar do usuário
Alfredo Dias - Godô
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 271
Registrado em: Ter Jun 24, 2008 2:52 pm
Cidade:

Re: COMEÇO a pescar de FLY FISHING ?

Mensagem por Alfredo Dias - Godô » Qua Jun 19, 2019 2:11 pm

boa tarde!
Muito bom texto, bem explicativo e de alguém apaixonado pela prática do fly, eu acho show, admiro muito quem pratica. Mas o motivo de eu não começar é justamente porque provavelmente vou gostar, daí terei 2 problemas kkkkkk, primeiro dar destino ha quase 300 iscas de bait e pelo menos 5 conjuntos de vara e carretilha bons, segundo comprar tudo de fly kkkkk.
Essa brincadeira acaba custando caro então sempre deixei para lá.
Avatar do usuário
Wesley Vieira Cortez
NOVATO
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Fev 02, 2014 12:28 pm
Apelido: Safadão - PEM
Cidade: Divinópolis
Estado: mg
Instagram: wesscortez

Re: COMEÇO a pescar de FLY FISHING ?

Mensagem por Wesley Vieira Cortez » Qui Jun 20, 2019 9:27 am

Texto top parceiro! Já pesquei uma vez e gostei muito!!!
Abraço!
Pesque e solte sempre galera!! /ct0 /ctf
Avatar do usuário
Rodrigo Zhouri
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 94
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 11:06 pm
Apelido: Zhouri
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: rodrigozhouri
Contato:

Re: COMEÇO a pescar de FLY FISHING ?

Mensagem por Rodrigo Zhouri » Qua Jun 26, 2019 11:52 am

Alfredo Dias - Godô escreveu:
Qua Jun 19, 2019 2:11 pm
boa tarde!
Muito bom texto, bem explicativo e de alguém apaixonado pela prática do fly, eu acho show, admiro muito quem pratica. Mas o motivo de eu não começar é justamente porque provavelmente vou gostar, daí terei 2 problemas kkkkkk, primeiro dar destino ha quase 300 iscas de bait e pelo menos 5 conjuntos de vara e carretilha bons, segundo comprar tudo de fly kkkkk.
Essa brincadeira acaba custando caro então sempre deixei para lá.
Alfredo,

Obrigado pelas palavras!

Entendo seu receio kkkkkk. Apesar disso dê uma chance para o Fly! Existem muitos pescadores que pescam de ambas as modalidades, de repente passa a ser mais uma opção para seu arsenal de ferramentas. Tenho certeza que você vai ficar bem entusiasmado quando pegar o primeiro e o Bait, por ser uma grande paixão sua vai continuar tendo seu espaço.

Grande abraço e boas pescarias.
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Zhouri
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 94
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 11:06 pm
Apelido: Zhouri
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: rodrigozhouri
Contato:

Re: COMEÇO a pescar de FLY FISHING ?

Mensagem por Rodrigo Zhouri » Qua Jun 26, 2019 11:53 am

Wesley Vieira Cortez escreveu:
Qui Jun 20, 2019 9:27 am
Texto top parceiro! Já pesquei uma vez e gostei muito!!!
Abraço!
Show de bola Wesley, foram Tucunas?

Abração!
Imagem
Avatar do usuário
Alfredo Dias - Godô
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 271
Registrado em: Ter Jun 24, 2008 2:52 pm
Cidade:

Re: COMEÇO a pescar de FLY FISHING ?

Mensagem por Alfredo Dias - Godô » Sáb Jun 29, 2019 4:06 pm

Rodrigo Zhouri escreveu:
Qua Jun 26, 2019 11:52 am
Alfredo Dias - Godô escreveu:
Qua Jun 19, 2019 2:11 pm
boa tarde!
Muito bom texto, bem explicativo e de alguém apaixonado pela prática do fly, eu acho show, admiro muito quem pratica. Mas o motivo de eu não começar é justamente porque provavelmente vou gostar, daí terei 2 problemas kkkkkk, primeiro dar destino ha quase 300 iscas de bait e pelo menos 5 conjuntos de vara e carretilha bons, segundo comprar tudo de fly kkkkk.
Essa brincadeira acaba custando caro então sempre deixei para lá.
Alfredo,

Obrigado pelas palavras!

Entendo seu receio kkkkkk. Apesar disso dê uma chance para o Fly! Existem muitos pescadores que pescam de ambas as modalidades, de repente passa a ser mais uma opção para seu arsenal de ferramentas. Tenho certeza que você vai ficar bem entusiasmado quando pegar o primeiro e o Bait, por ser uma grande paixão sua vai continuar tendo seu espaço.

Grande abraço e boas pescarias.
Valeu Rodrigo, uma hora crio coragem rsrs, vontade não falta, sem dúvida deve ser uma modalidade apaixonante.
forte abraço
Avatar do usuário
Wesley Vieira Cortez
NOVATO
Mensagens: 7
Registrado em: Dom Fev 02, 2014 12:28 pm
Apelido: Safadão - PEM
Cidade: Divinópolis
Estado: mg
Instagram: wesscortez

Re: COMEÇO a pescar de FLY FISHING ?

Mensagem por Wesley Vieira Cortez » Sáb Ago 10, 2019 12:11 pm

Rodrigo Zhouri escreveu:
Qua Jun 26, 2019 11:53 am
Wesley Vieira Cortez escreveu:
Qui Jun 20, 2019 9:27 am
Texto top parceiro! Já pesquei uma vez e gostei muito!!!
Abraço!
Show de bola Wesley, foram Tucunas?

Abração!
Foram tucunas sim! Represa de Furnas! diversao esse dia foi garantida! top dmais.

abraço!
Pesque e solte sempre galera!! /ct0 /ctf
Responder

Voltar para “- BATE PAPO -”