QUER SER UM DOS SOLDADOS DA PESCA ESPORTIVA - LEIA AQUI.

Aqui é nosso espaço de bate papo. Conversas, piadas, brincadeiras e tudo aquilo que nos faz passar tempo. Pedimos moderação ao postar imagens ou mensagens tendenciosas, ofensivas ou que atentem contra a moral e bons costumes. Estas mensagens serão deletadas...
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

QUER SER UM DOS SOLDADOS DA PESCA ESPORTIVA - LEIA AQUI.

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Out 14, 2019 11:20 pm

marca-caterva.png
Olá pessoal, vamos tentar deixar de maneira clara e cristalina a real intenção deste grupo.

Inúmeras vezes nos últimos 15 anos eu ví iniciativas de alavancar a pesca esportiva no Brasil morrer na praia ou nem mesmo chegar a nascer. E na sua maioria o principal motivo está na incapacidade dos próprios pescadores esportivos conseguirem se entender e definir uma pauta realista e batalhar por ela. Ví pessoas espetaculares e com muita vontade, desistir e jogar a toalha. Eu mesmo fiz isto em algum momento e me distanciei por 11 anos do ativismo pela Pesca Esportiva. Ví associações serem formadas e desaparecer sem conseguir realizar um trabalho relevante e na sua maioria por falta de representatividade e sem dinheiro em caixa ($$$). Ví pessoas disponibilizando capital intelectual e financeiro para levar uma ação coletiva como se fosse pessoal e ainda ser criticado por isto. Quando criamos este grupo existia um objetivo muito claro, que justifica o nome de Soldados da Pesca.

E quem se mantiver aqui é preciso acreditar e concordar com este objetivo.

Quando me convidaram para seguir a frente da Diretoria de Marketing eu estava retornando ao mundo do ativismo da pesca, depois de ficar 11 anos fora. Mas não fiquei distante, acompanhei muito de perto, só não me envolvi. Então quando o Marcão me convidou e eu aceitei... era pra fazer diferente do que já fizeram antes.

Primeiro quero aproveitar pra colocar aqui algumas credenciais para que as pessoas que não me conhecem não pensem que estão falando com um aventureiro. E para evitar que eu tenha que escutar novamente que eu sou mais um que quer ganhar like nas redes sociais.

Quando eu iniciei na pesca, praticamente não existia internet no Brasil, muito menos celular com a capacidade que temos hoje. Em 2004 criei junto com o Nelson Maciel o fórum Caterva (caterva.com.br) que veio a se tornar o um dos maiores fóruns de Pesca Esportiva do Brasil e assim se manteve durante anos. Iniciei e ajudei a fundar a FBPE - Federação Brasileira de Pesca Esportiva, que infelizmente não foi adiante. Estive de 2004 a 2009 diante de toda e qualquer ação que visava o crescimento da pesca esportiva no estado de Minas Gerais e em algumas de cunho nacional. Participei de reuniões no Ministério da Pesca em Brasilia e em Belo Horizonte, estive várias vezes presentes nas reuniões do IEF-MG para a elaboração da portaria de defeso (esta que protege o tucunaré de novembro a fevereiro). Estive presente no primeiro encontro nacional da pesca em Brasília e foi justamente por este encontro que eu preferi pescar e me divertir. E por conta de tudo que foi falado acima, o Marcão me convidou para retornar ao ativismo e me tornar diretor de marketing da ANEPE - Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva. E se eu aceitei... é pra fazer direito e voltar com força total.

Então, deixa eu parar de falar e vamos pro que interessa.

Junto com o Caterva eu ví nascer o pescador ativista digital muito antes de existir Facebook ou Instagram. E o comportamento é o mesmo desde sempre.

Convide os pescadores para uma reunião presencial para tratar da portaria da piracema na Bacia do São Francisco e vai ver 2 ou 3 atenderem o chamado e são sempre os mesmos.

Poste uma imagem com uma fieira de peixe morto e vai ver a ira de centenas de pescadores engajados, cobrando a punição aos responsáveis.

Então, o que eu pensei... nem tudo está perdido, no mundo de hoje o digital é de extrema importância e pode mudar realidades sim, afinal eu trabalho com isto há 20 anos. Então, ao invés de criticar este comportamento, que tal EU olhar o lado bom e ganharmos força com ele.

Então tive a ideia de formar o SOLDADOS DA PESCA. E tem um motivo pra se chamar soldados, pois soldados fazem acontecer, soldados acreditam em um ideal e vão pra batalha. E qual é a batalha que precisamos hoje?

REPRESENTATIVIDADE 

Existem inúmeras ações acontecendo no Brasil com relação a pesca amadora e esportiva. Várias delas a ANEPE nem pode colocar em público. Mas estas ações seriam mais vitoriosas se tivéssemos mais representatividade.

Então vou citar um exemplo fictício.

Imagina que tenhamos um Projeto de Lei tramitando que é de nosso interesse que vá adiante. Digamos que a gente queira influenciar positivamente e mostrar aos parlamentares que existem centenas, milhares de pessoas aguardando que o PL seja aprovada. Então nós criamos uma ação para impactar aqueles parlamentares nas redes sociais.

Digamos que nossos soldados sejam 1000 pessoas.

Então a gente colocaria a missão.

Pessoal, compartilhem este post e marquem estas pessoas.

Então o exército atuaria - então vamos a algumas contas. 

Se 1000 pessoas iniciarem, numa mesma hora e no mesmo dia, uma ação coordenada como esta e cada uma destas pessoas conseguirem que outras 20 republiquem o conteúdo, já seremos 20mil pessoas. Imagine que destas 20mil pessoas que foram impactadas conseguirem engajar outras 5 republiquem - então somaremos 100mil pessoas falando sobre um mesmo assunto, num mesmo momento. Tenho certeza que seremos ouvidos. E eu não coloquei aqui nenhum número impossível.

Entendeu, este espaço aqui é apenas um espaço para que consigamos falar com todos de maneira rápida e coordenada.

Existem duas maneiras de ajudar e ambas são muito bem-vindas:
1. Fazendo parte deste grupo e realmente atuar nas pautas definidas.
2. Fazendo parte deste grupo e se tornando associado da ANEPE e contribuindo financeiramente e com direito a voto sobre as questões que devem ser abordadas.

MUITA GENTE TEM MUITO A CONTRIBUIR e nós sabemos disso. Muita gente quer expor suas ideias. No entanto, o Whatsapp não é a plataforma adequada para este tipo de conversa. Esta ferramenta é muito boa para mobilização imediata e para coisas pontuais, mas um lixo para uma discussão mais profunda sobre os temas que precisamos tratar. Então, quando temos um grupo de mais de 200 pessoas pra dar ideias, fica impossível controlar. Por isso o grupo PRECISA e VAI se manter fechado.

Se você quer propor pautas e cobrar que elas sejam avaliadas é preciso fazer parte da associação. E para fazer parte é preciso contribuir com tempo, capital intelectual e financeiro. Ai sim poderá propor e cobrar da diretoria.

Mas ainda assim queremos ouvir as demandas. Para isto foi criado um formulário para envio de sugestão de pauta e foi criado um fórum exclusivo e secreto dentro da Caterva para quem quiser participar. Mas definitivamente o WhatsApp não é o local para isto.

Uma associação é um local de debate e discussão e TUDO é decidido por consenso. Ou seja, cada um vai ter que ceder em algum ponto para que exista consenso e TODOS trabalhem por uma causa em comum. Mas infelizmente vivemos em um momento em que TUDO está polarizado. E infelizmente as pessoas querem que somente o que ela pense é que seja válido e não está disposta a ceder - vemos isto com frequência, quando o cara entra, joga tudo que pensa e quando não encontra eco ele sai.

Exemplos:
- Vocês só vão falar da proteção do Tucunaré, e o dourado, e todos os outros peixes?
Sim, precisamos nos prender aos que são factíveis. Você gostando ou não, o tucunaré é o embaixador nacional da pesca no Brasil. Não é o único, mas precisamos escolher por onde começar. Tendo sucesso com um, nos teremos um caso real para apresentar e propor outros.

- O mundo vai acabar em tucunaré?
Esperamos que não, mas se o ritmo de barragens continuar é bem provável que sim.

- Todo mundo quer proteger o tucunaré e não falam nada do meio ambiente?
Claro que fala, mas ai esbarramos em um monte de outras barreiras muito mais complexas de resolver e neste momento estamos precisando começar a ganhar um pouco, só perder desestimula.

- Tem que ter cota zero em tudo que é lugar
Por mais que vc queira isso não é possível. Eu não transporto peixe, na verdade nem gosto de peixe. Mas sabemos que algumas pessoas gostam de levar um peixe pra casa. Então, por mais que eu seja a favor da Cota Zero, eu sei que não é viável em 100% das vezes. Então, vamos lutar para que seja regulamentado, que exista legislação de controle e principalmente, que exista fiscalização. Só isso já faria uma grande diferença.

- Tem que acabar com a pesca profissional
Concordo que não se deva existir pesca profissional extrativista em águas interiores. E também acho que a criação de peixes em cativeiro é uma saída, mas entenda que nem todo mundo tem condições de deixar a atividade. E nós não podemos, do conforto da nossa casa, do nosso barco, retirar uma importante renda de famílias inteiras. Temos sim que cobrar a fiscalização e o controle da farra das carteiras de pesca profissional e cobrar que os que continuarem a pescar sejam igualmente fiscalizados.

- Tem que obrigar pousadas a instituir a pesca esportiva.
Utopia, podemos sugerir, pedir, alinhar... mas obrigar ainda não é possível. Se uma pousada recebe pescador extrativista ou mesmo mergulhador pescando de arpão, se pergunte, quantos pescadores esportivos se hospedam lá? Garanto que se o dono começasse a perceber mudança de público e ele tivesse cheio de pescadores esportivos ele ia pensar duas vezes antes de aceitar estes outros. Mas até que isso não aconteça, nós não pagamos as contas do dono da pousada.

- Alguns estão aqui por amor, mas a maioria só está aqui por dinheiro.
Tudo que eu quero é que pesca esportiva seja uma fonte de renda para todos que trabalham nesta área. Desta maneira, o guia seria exemplo na comunidade dele, uma pousada não precisaria abrir espaço para matadores... uma infinidade de coisas aconteceriam se este mercado girasse muito dinheiro. Então, pare de se preocupar com o que o outro está ganhando e comece a se preocupar com o que você está perdendo.

Por mais que eu concorde com vários dos pontos que temos acima, precisamos nos prender aos que são factíveis. Não adianta nada querer proteger TODOS e acabar não protegendo nenhum. Não adianta falar em cota zero quando não se tem nenhum estudo ou dado que justifique tal atitude. Não adianta bater de frente com a colônia de pescadores profissionais, eles são muito mais organizados que todos nós juntos.

Então, pra evitar isto, quero propor a autocrítica abaixo:
Se você responder SIM a todas estas perguntas, fique no grupo - se uma delas receber um NÃO, repense sua resposta, se ela continuar sendo não, melhor sair.

- Você acredita que radicalizar é o pior caminho e que teremos resultados dialogando, sendo positivos e propositivos?
- Você acredita que precisamos vencer uma batalha por vez e que passo-a-passo estaremos cada vez mais próximos da situação ideal?
- Você está disposto a doar uma parte do seu tempo pra ajudar neste projeto?
- Você entende que este grupo não deve ser usado como palanque para se promover ou promover seu produto/serviço?
- Você quer ver a pesca esportiva crescer e se tornar cada dia mais forte?
- Você entende que aqui não é local para a publicação de fotos/vídeos de denúncia e que não somos (nem tempos poder) para julgar e punir os envolvidos?
- Você quer fazer parte disso?
- Está disposto a ceder para chegar num consenso e empenhar o mesmo vigor como se a ideia fosse a sua?

Se você responder sim a todas estes pontos acima, você entendeu o que é este grupo e deve ficar. Se teve algum não, não fique ou nem entre no grupo.

A partir de hoje o grupo de mantém fechado e já temos uma missão importante, precisamos crescer este grupo até o limite de 257 e depois encher outros 3 grupos como este. Mas não divulgue o link aberto nas suas redes. Dê a quem você conhece, só dê o link a quem você convidaria para uma pescaria com você.

Se quiser fazer parte do fórum exclusivo aqui na Caterva só responder esta postagem.

Se você chegou aqui e não é cadastrado - aproveite e faça seu cadastro pra poder participar.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: QUER SER UM DOS SOLDADOS DA PESCA ESPORTIVA - LEIA AQUI.

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Out 15, 2019 12:30 am

Excelente Zeca !
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Tammer Mendes
CALOURO
Mensagens: 31
Registrado em: Qui Set 19, 2019 1:27 pm
Apelido: Tammer
Cidade: Campestre
Estado: MG

Re: QUER SER UM DOS SOLDADOS DA PESCA ESPORTIVA - LEIA AQUI.

Mensagem por Tammer Mendes » Qua Out 16, 2019 6:53 pm

To dentro Zeca! Conte comigo!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: QUER SER UM DOS SOLDADOS DA PESCA ESPORTIVA - LEIA AQUI.

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qui Out 17, 2019 11:40 pm

Tammer Mendes escreveu:
Qua Out 16, 2019 6:53 pm
To dentro Zeca! Conte comigo!
Pronto.. segue link da postagem com os links - viewtopic.php?f=91&t=95143
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Dair Helaehil
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6459
Registrado em: Seg Out 29, 2007 5:47 pm
Cidade:

Re: QUER SER UM DOS SOLDADOS DA PESCA ESPORTIVA - LEIA AQUI.

Mensagem por Dair Helaehil » Sáb Out 19, 2019 9:21 pm

Zeca , toda iniciativa em prol da pesca esportiva tem que ser apoiada. Alguns, já desiludidos por não terem visto resultados no passado ,dirão que é mais uma perda de tempo. Paciência. Infelizmente , este ano não pude estar no Conselho da ANEPE , por motivos pessoais. Mas sei bem do grande trabalho que vem sendo realizado.
Se eu puder ajudar de alguma forma, conte comigo
abç
Vivendo e aprendendo...
Avatar do usuário
Murilo Macionk
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 217
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 1:24 pm
Apelido: Gardenal
Cidade: Almirante Tamandaré
Estado: PR
Instagram: @murilomacionk

Re: QUER SER UM DOS SOLDADOS DA PESCA ESPORTIVA - LEIA AQUI.

Mensagem por Murilo Macionk » Sex Out 25, 2019 9:59 am

Muito bom Zeca!
juntos somos mais fortes!
Na dúvida? FISGA!

~^~~^|~^~~^~~^~
|
¿<°))))><
Responder

Voltar para “- BATE PAPO -”