Comprar ou alugar barco?

Aqui é nosso espaço de bate papo. Conversas, piadas, brincadeiras e tudo aquilo que nos faz passar tempo. Pedimos moderação ao postar imagens ou mensagens tendenciosas, ofensivas ou que atentem contra a moral e bons costumes. Estas mensagens serão deletadas...
thiagotortiz
NOVATO
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Fev 16, 2019 10:34 pm
Cidade: Jundiai
Estado: SP

Comprar ou alugar barco?

Mensagem por thiagotortiz » Dom Jun 21, 2020 9:14 pm

Caros, estou com um grande duvida...

Moro em Jundiai, aqui por perto tenho a represa de Nazaré Pta/Joanópolis, depois mais longinho Santa Maria da Serra e em 4hs de viagem tem os rios Tiete e Grande, no interior do estado.

Assim, a opção mais facil é o pesqueiro, não sou fã, mas ajuda as vezes.

Sou um pescador esporadico no Rio Tiete, pros lados de Borborema, o "famoso" pescador de corvinas.
Geralmente, a pescaria é bem cedinho ou a tardezinha, e durante o periodo do almoço fico com os filhos e a patroa.

No máximo, faço 6 viagens ao ano, aos fins de semanas e feriados e sempre viajo com a familia. Nestas viagens fazemos a pescaria em 3, 4 amigos, com barco de amigos ou alugados.
Alugar um barco e piloteiro custa $400 a diaria.

Ha tempos venho pensando em comprar um conjunto 6m e motor 25hp e assim ter mais liberdade, nao dependendo de "barcos amigos" ou piloteiros com barco não cuidado.
A ideia é deixar-lo em casa, nao pagar marina, e sempre viajar com ele puxando de carro.

Mas sempre bate a duvida: realmente vale a pena ter um barco para este uso? E ai, vou adiando a ideia.

O que me dizem? Pra meu uso, será 2 alegrias?

Obrigado e saudações
Avatar do usuário
Dair Helaehil
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6459
Registrado em: Seg Out 29, 2007 5:47 pm
Cidade:

Re: Comprar ou alugar barco?

Mensagem por Dair Helaehil » Sex Nov 20, 2020 7:20 pm

Thiago , ja faz um bom tempo que voce postou.Talvez ja tenha até comprado o barco.Mas vamos lá:
Eu ja tive 3 barcos.Hoje não tenho mais.
Mudei para apartamento e tinha que pagar estacionamento pra deixar(quase o valor de marina)
A idade (67 anos) dificultava a vontade de cuidar do barco(dá trabalho)

Mas, enquanto tive, eu pescava muito mais.Ia direto pra Nazaré, Piracaia , Cubatão ,etc(com barco você pesca muito mais e não deve favor a ninguém)
Com barco você se aventura mais.Procura lugares novos, pontos novos(e não fica chateado com guias que você está pagando pra ELE pescar...hahaha)
Tendo barco você vai ganhar um monte de novos amigos(barco atrai amizades...é como ter uma piscina olimpica em casa...hahaha)
Barco é igualzinho automóvel. Você nunca vai estar contente com o que você tem. Sempre vai querer um melhor.Prepare-se($$$$$)
Essa foto do meu avatar é no Rio Maranhão,Tocantins.Com meu último barco.Uma lanchinha Pety Goiania com Mercury 60 HP.
abç
Vivendo e aprendendo...
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Comprar ou alugar barco?

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Dom Nov 29, 2020 11:28 pm

Estava hoje na pescaria com dois amigos e conversamos sobre isso... o resultado que chegamos é de que não vale a pena comprar barco.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Comprar ou alugar barco?

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Dom Nov 29, 2020 11:28 pm

Estava hoje na pescaria com dois amigos e conversamos sobre isso... o resultado que chegamos é de que não vale a pena comprar barco.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Murilo Macionk
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 217
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 1:24 pm
Apelido: Gardenal
Cidade: Almirante Tamandaré
Estado: PR
Instagram: @murilomacionk

Re: Comprar ou alugar barco?

Mensagem por Murilo Macionk » Ter Dez 01, 2020 9:54 pm

Eu opto por alugar, quem sabe num futuro próximo eu até adquira um motor de 15 a 25HP, mas não um conjunto completo, senão vejamos:

-Para ter embarcação própria, teria mais o gasto da compra do casco.
-Gastos com documentação de registro da mesma.
-Gastos com eventuais manutenções/reparos periódicos.
-Não possuo local com espaço para deixar uma embarcação, teria de pagar mensalidade numa marina.
-Teria de adquirir também uma carreta para levar a embarcação.
-Além da compra da carreta, teria gastos com manutenção e eventuais reparos, mais o licenciamento anual da mesma.
-Para transportar a embarcação, o carro teria maior gasto de combustível, e de tarifas de pedágio, além de talvez maior desgaste de alguns componentes do mesmo, além da inconveniência que é ter de dirigir e principalmente manobrar com uma carreta.

Bom, acho que se colocar tudo isso na ponta do lápis, se for o caso entre eu alugar ou comprar um barco, sai mais barato eu alugar toda vez que resolver pescar embarcado, locais com embarcações para aluguel não faltam, inclusive muitos já alugam até mesmo com o motor também, porém nesse último caso acho que é mais interessante adquirir o próprio motor e levar ele no porta malas até o local predestinado para a pescaria...

..até lá, eu sigo alugando um barco quando necessário, e pescando de caiaque que, mesmo que seja "pior" para a pesca em vários aspectos, é muito mais prático, cômodo e econômico.
Na dúvida? FISGA!

~^~~^|~^~~^~~^~
|
¿<°))))><
Responder

Voltar para “- BATE PAPO -”