Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Aqui é nosso espaço de bate papo. Conversas, piadas, brincadeiras e tudo aquilo que nos faz passar tempo. Pedimos moderação ao postar imagens ou mensagens tendenciosas, ofensivas ou que atentem contra a moral e bons costumes. Estas mensagens serão deletadas...
Avatar do usuário
Eduardo Sone
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6486
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 2:17 pm
Cidade: Brasilia
Estado: DF

Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Eduardo Sone » Qua Dez 02, 2020 10:00 am

No tópico criado pelo amigo Ladislau sobre a Firestick (clique aqui), surgiram alguns comentários que remetiam ao seu trabalho, o que me motivou a questionar: existe trabalho correto de uma isca artificial?
Imagem
Avatar do usuário
Paulo Ramos Storino
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2885
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 6:40 pm
Cidade:

Re: Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Paulo Ramos Storino » Qua Dez 02, 2020 6:44 pm

Bom tópico.

Algumas iscas tem mais de um jeito de trabalhar e as vezes o mesmo trabalho pode ser feito em velocidades diferentes.

Não é incomum que com a mesma isca dois pescadores estejam trabalhando de forma diferente.

Estas variações de trabalho podem ser limitadas na habilidade do pescador, sua experiência com o que entende como melhor, as vezes até de forma não intencional. Lembro de um amigo que estava trabalhando uma Magic Stick quase como uma Subwalk, não tinha quase ação de superfície e ele achou que a isca estava furada. Pedi para ver a isca, não achei o tal furo, coloquei na minha vara e estava normal. Ai fui reparar que ele usava um líder 0,70 grande e um snap pesado, o que mudava muito a isca. Mas estava pegando peixe assim mesmo ...kkk

Numa outra ocasião o Dair estava pescando comigo e com uma Dr. Spook mostrando uma série de trabalhos diferentes. Eu não consigo reproduzir todos os tipos de trabalho que ele fazia. Mas uso a isca do meu modo ( na verdade como sei usar ) e pego peixe.

Acho que a resposta seria que o jeito certo é o jeito que pega peixe.
Imagem

CATEGORIA JUNIOR
Avatar do usuário
Dair Helaehil
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6459
Registrado em: Seg Out 29, 2007 5:47 pm
Cidade:

Re: Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Dair Helaehil » Qua Dez 02, 2020 7:08 pm

Paulo Ramos Storino escreveu:
Qua Dez 02, 2020 6:44 pm
Bom tópico.

Algumas iscas tem mais de um jeito de trabalhar e as vezes o mesmo trabalho pode ser feito em velocidades diferentes.

Não é incomum que com a mesma isca dois pescadores estejam trabalhando de forma diferente.

Estas variações de trabalho podem ser limitadas na habilidade do pescador, sua experiência com o que entende como melhor, as vezes até de forma não intencional. Lembro de um amigo que estava trabalhando uma Magic Stick quase como uma Subwalk, não tinha quase ação de superfície e ele achou que a isca estava furada. Pedi para ver a isca, não achei o tal furo, coloquei na minha vara e estava normal. Ai fui reparar que ele usava um líder 0,70 grande e um snap pesado, o que mudava muito a isca. Mas estava pegando peixe assim mesmo ...kkk

Numa outra ocasião o Dair estava pescando comigo e com uma Dr. Spook mostrando uma série de trabalhos diferentes. Eu não consigo reproduzir todos os tipos de trabalho que ele fazia. Mas uso a isca do meu modo ( na verdade como sei usar ) e pego peixe.

Acho que a resposta seria que o jeito certo é o jeito que pega peixe.
Exatamente Paulo. O melhor jeito de trabalhar a isca é do jeito que o peixe quer. No caso da Spook Jr, mas tem que ser a da KV antiga, eu consigo trabalhar de 5 maneiras diferentes. Eu dou preferencia a iscas que podem ser trabalhadas de mais de um jeito.Isso aumenta a chance de captura , sem ter que ficar trocando as iscas. Algumas iscas(como a T20 , por exemplo) foram adaptadas para o tucunaré, mudando a garatéia de traz.Outras foram adaptadas para o robalo. Mesmo essas iscas dá pra trabalhar de varias maneiras. Agora , vai entender de pescaria: tem dias que o peixe pega no saquinho plastico...hahahaha
Vivendo e aprendendo...
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Re: Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Qua Dez 02, 2020 7:12 pm

Creio que todas as iscas dos fabricantes tradicionais são projetadaqs, testadas e balanceadas dentro de um padrão de trabalho pré-definido, mas nada impede que o pescador o aprimore ou desenvolva técnicas diferentes, maaaaaaaas, porém. contudo, todavia. entretanto concordo com o Paulo Storino: o melhor jeito é aquele que está funcionando. No final, é sempre o peixe quem decide (afinal, o cliente sempre tem razão! rsrsrs). De resto, é técnica e treino constante

Um abraço! 8)
Editado pela última vez por Alcides Barbosa - Piska em Qui Dez 03, 2020 7:10 am, em um total de 3 vezes.
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Ladislau Tenorio Filho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5179
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:37 pm
Cidade:

Re: Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Ladislau Tenorio Filho » Qui Dez 03, 2020 6:49 am

Cada isca tem seus detalhes, mas não quer dizer que seja uma verdade absoluta.
Nos dias mais difíceis, quem tem mais habilidade pode se sair melhor, em virtude de técnicas de uso aprendidas.

Mas o comandante de tudo isso será o peixe e sua disposição em comer e atacar naquele dia.

Como foi falado aqui, o melhor jeito é o que está funcionando, e o peixe sempre tem razão!
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Re: Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Qui Dez 03, 2020 7:25 am

Complementando o que postei acima, técnica e treino constante também são muito importantes para o aprimoramento e resultados. Certa vez aprendi com meu estimado Mestre Hirashima que o resultado de uma pescaria depende basicamente da técnica e da sorte. Ele sabiamente disse: "O desafio supremo do pescador é vencer a barreira da sorte usando a sua melhor técnica" . Isso para mim, foi um divisor de águas e desde então busco aprimorar as minhas técnicas seja pela observação de outros escadores.pela humildade em perguntar e aprender, ou pelos erros e tentativas na prática.

Um abraço! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Eduardo Sone
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6486
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 2:17 pm
Cidade: Brasilia
Estado: DF

Re: Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Eduardo Sone » Qui Dez 03, 2020 12:29 pm

Alcides Barbosa - Piska escreveu:
Qui Dez 03, 2020 7:25 am
Complementando o que postei acima, técnica e treino constante também são muito importantes para o aprimoramento e resultados. Certa vez aprendi com meu estimado Mestre Hirashima que o resultado de uma pescaria depende basicamente da técnica e da sorte. Ele sabiamente disse: "O desafio supremo do pescador é vencer a barreira da sorte usando a sua melhor técnica" . Isso para mim, foi um divisor de águas e desde então busco aprimorar as minhas técnicas seja pela observação de outros escadores.pela humildade em perguntar e aprender, ou pelos erros e tentativas na prática.

Um abraço! 8)
Sensacional.

Treino. Observação. Humildade em perguntar e aprender. Acho que são as melhores virtudes para se evoluir na pesca... e em quase tudo na vida.

Obrigado por compartilhar conosco.
Imagem
Avatar do usuário
Eduardo Sone
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6486
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 2:17 pm
Cidade: Brasilia
Estado: DF

Re: Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Eduardo Sone » Qui Dez 03, 2020 1:03 pm

E eu concordo com todos os amigos: O jeito certo é aquele que pega o peixe.
Outras coisas que eu acredito muito são o treino e a observação. Para aprender sobre a isca, ela precisa ir pra água. Precisamos dessa rodagem. Tentar formas diferente de apresentar a isca. É treinar rs. E para nos balizar, nada melhor que pescar com amigos. Muitos amigos. A gente sempre tem algo para aprender, seja perguntando ou simplesmente observando.

Voltando na dita firestick, meu amigo Lucas (fiz vários relatos aqui de nossas pescarias) tem a manha de usá-la num trabalho cadenciado, sem pressa. E o cara pegava peixe demais dessa forma. Eu já prefiro a velocidade 5 rsrs. Acho o nado errático dela sensacional. E ambos usando a firestick nos mesmos pontos, mesmo dia, no mesmo barco, saia peixe pra tudo mundo. E olha que a gente não era dos mais pé quentes rsrs. Chuva, vento, peixe manhoso era o nosso normal kkkkkk. Sei lá... acho que essa história não tem muito a ver com o tópico, mas quis contar rsrs
Imagem
Avatar do usuário
Eduardo Sone
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6486
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 2:17 pm
Cidade: Brasilia
Estado: DF

Re: Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Eduardo Sone » Qui Dez 03, 2020 1:11 pm

Paulo Ramos Storino escreveu:
Qua Dez 02, 2020 6:44 pm
Bom tópico.
Sem citar nome para não o expor, mas você lembra de um pescador (magrelo rs) que insistia em zarar a jumping minnow numa situação em que o peixe pegava muito mais na velocidade 6 e com arremessos no máximo a 5cm de troncos (macaquerecuia kkkkkk)??

Tá aí um exemplo de pescador que não dava o braço a torcer e pouco variava o cardápio para os peixes rsrsrs
Imagem
Avatar do usuário
Paulo Ramos Storino
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2885
Registrado em: Sáb Fev 13, 2010 6:40 pm
Cidade:

Re: Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Paulo Ramos Storino » Qui Dez 03, 2020 10:11 pm

Eduardo Sone escreveu:
Qui Dez 03, 2020 1:11 pm
Paulo Ramos Storino escreveu:
Qua Dez 02, 2020 6:44 pm
Bom tópico.
Sem citar nome para não o expor, mas você lembra de um pescador (magrelo rs) que insistia em zarar a jumping minnow numa situação em que o peixe pegava muito mais na velocidade 6 e com arremessos no máximo a 5cm de troncos (macaquerecuia kkkkkk)??

Tá aí um exemplo de pescador que não dava o braço a torcer e pouco variava o cardápio para os peixes rsrsrs
Lembro sim , não vamos citar o nome da besta teimosa do Moisés para não comprometer

#paz
Imagem

CATEGORIA JUNIOR
Avatar do usuário
Ladislau Tenorio Filho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5179
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:37 pm
Cidade:

Re: Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Ladislau Tenorio Filho » Sex Dez 04, 2020 5:49 am

Paulo Ramos Storino escreveu:
Qui Dez 03, 2020 10:11 pm
Eduardo Sone escreveu:
Qui Dez 03, 2020 1:11 pm
Paulo Ramos Storino escreveu:
Qua Dez 02, 2020 6:44 pm
Bom tópico.
Sem citar nome para não o expor, mas você lembra de um pescador (magrelo rs) que insistia em zarar a jumping minnow numa situação em que o peixe pegava muito mais na velocidade 6 e com arremessos no máximo a 5cm de troncos (macaquerecuia kkkkkk)??

Tá aí um exemplo de pescador que não dava o braço a torcer e pouco variava o cardápio para os peixes rsrsrs
Lembro sim , não vamos citar o nome da besta teimosa do Moisés para não comprometer

#paz

Kkkkk
Será que o Moisés perdeu a teimosia!
Avatar do usuário
Ladislau Tenorio Filho
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5179
Registrado em: Qua Fev 11, 2009 9:37 pm
Cidade:

Re: Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Ladislau Tenorio Filho » Sex Dez 04, 2020 5:49 am

Paulo Ramos Storino escreveu:
Qui Dez 03, 2020 10:11 pm
Eduardo Sone escreveu:
Qui Dez 03, 2020 1:11 pm
Paulo Ramos Storino escreveu:
Qua Dez 02, 2020 6:44 pm
Bom tópico.
Sem citar nome para não o expor, mas você lembra de um pescador (magrelo rs) que insistia em zarar a jumping minnow numa situação em que o peixe pegava muito mais na velocidade 6 e com arremessos no máximo a 5cm de troncos (macaquerecuia kkkkkk)??

Tá aí um exemplo de pescador que não dava o braço a torcer e pouco variava o cardápio para os peixes rsrsrs
Lembro sim , não vamos citar o nome da besta teimosa do Moisés para não comprometer

#paz

Kkkkk
Será que o Moisés perdeu a teimosia!
Avatar do usuário
Eduardo Sone
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6486
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 2:17 pm
Cidade: Brasilia
Estado: DF

Re: Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Eduardo Sone » Sex Dez 04, 2020 8:47 am

Paulo Ramos Storino escreveu:
Qui Dez 03, 2020 10:11 pm
Eduardo Sone escreveu:
Qui Dez 03, 2020 1:11 pm
Paulo Ramos Storino escreveu:
Qua Dez 02, 2020 6:44 pm
Bom tópico.
Sem citar nome para não o expor, mas você lembra de um pescador (magrelo rs) que insistia em zarar a jumping minnow numa situação em que o peixe pegava muito mais na velocidade 6 e com arremessos no máximo a 5cm de troncos (macaquerecuia kkkkkk)??

Tá aí um exemplo de pescador que não dava o braço a torcer e pouco variava o cardápio para os peixes rsrsrs
Lembro sim , não vamos citar o nome da besta teimosa do Moisés para não comprometer

#paz
kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk kkkkk

Um abraço Adauto.
Imagem
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Re: Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Sex Dez 04, 2020 10:54 am

[
Lembro sim , não vamos citar o nome da besta teimosa do Moisés para não comprometer

#paz
[/quote]

É isso aí! Vamos respeitar o anonimato do "MOISÈS"! kkkkkk
Editado pela última vez por Alcides Barbosa - Piska em Qua Dez 09, 2020 8:40 pm, em um total de 1 vez.
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Wallace Peres
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Qui Abr 12, 2018 4:33 pm
Cidade: Goiânia
Estado: Go
Contato:

Re: Existe TRABALHO CORRETO de uma isca artificial?

Mensagem por Wallace Peres » Qua Dez 09, 2020 10:01 am

trabalho quem define é o peixe,ai entra nos pescadores,para extrair o máximo de uma isca para descobrir o que ele vai aceitar!Apesar de que as fábricas já pré definem o trabalho de suas iscas!
Responder

Voltar para “- BATE PAPO -”