Caterva: Uma Jornada de Amizade, Superação e Paixão pela Pesca

Aqui é nosso espaço de bate papo. Conversas, piadas, brincadeiras e tudo aquilo que nos faz passar tempo. Pedimos moderação ao postar imagens ou mensagens tendenciosas, ofensivas ou que atentem contra a moral e bons costumes. Estas mensagens serão deletadas...
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Caterva: Uma Jornada de Amizade, Superação e Paixão pela Pesca

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Dom Jun 18, 2023 11:06 pm

Há anos atrás, em setembro de 2004, nasceu a Caterva. Tudo começou como um fórum dedicado aos pescadores esportivos no Brasil, e rapidamente se tornou o principal ponto de encontro para essa comunidade apaixonada. Com mais de 30 mil acessos únicos diários e mais de 15 mil inscritos, a Caterva se estabeleceu como um espaço de troca de experiências, dicas e histórias entre os pescadores esportivos.

No entanto, a história da Caterva vai além de seu sucesso na internet. Antes de 2004, Nelson, um dos membros fundadores, enfrentava grandes dificuldades financeiras. Ele havia criado um site chamado TBFTT.com.br, mas após uma viagem do grupo ao Xingu, o responsável pela parte tecnológica decidiu expulsá-lo de sua própria criação. Nelson se viu privado do que mais amava: agregar pessoas. Foi então que Zeca, outro membro do grupo, tomou a decisão de criar um novo fórum. E assim, em 9 de setembro, nasceu o Fórum da Caterva.

Quando Zeca convidou Nelson para se cadastrar no novo fórum, ele fez uma condição: "Eu só entro se você ficar como meu sócio nessa história toda." Zeca aceitou de imediato, e juntos eles seguiram em frente, construindo a Caterva e estabelecendo-a como um espaço de referência para os pescadores esportivos.

Durante anos, Nelson foi a principal figura de referência e o grande aglutinador de pessoas na Caterva. No entanto, em 2010, Zeca tomou uma decisão difícil. Após vivenciar uma experiência negativa em um evento de Pesca Esportiva em Brasília, ele decidiu se afastar dos holofotes da Caterva. Zeca percebeu que lutar pela pesca esportiva não valia a pena, pois muitas pessoas estavam envolvidas nessa causa por interesse pessoal. Apesar de seu afastamento, Zeca nunca deixou de manter contato com Nelson, que se tornou como um segundo pai para ele. Afinal, Zeca havia perdido seu pai em 2005, apenas um ano após a criação da Caterva.

A Caterva se tornou a reconstrução da vida de Nelson. Através desse espaço, ele conseguiu se reerguer, adquirir um carro, um apartamento e construir uma vida ao lado de Pati, o amor de sua vida. Pati era uma pessoa especial, de coração generoso e maior que o mundo. Zeca é imensamente grato por tudo o que ela fez por Nelson.

Em uma das muitas ligações intermináveis entre Zeca e Nelson, este último revelou algo doloroso: "Zeca, estou com câncer de próstata e preciso me tratar. Não estou em condições de cuidar da Caterva. Vou desativar o site." Zeca sentiu a dor na voz de Nelson e se recusou a aceitar essa decisão. Ele tranquilizou Nelson, dizendo que cuidaria de tudo enquanto ele se tratava. Assim, em 2018, Zeca assumiu a liderança da Caterva. Ele criou grupos no WhatsApp, lançou o podcast da Caterva e reorganizou o fórum. Além disso, deu início ao site da Caterva.

Nelson iniciou o tratamento contra o câncer, mas a batalha deixou sequelas em sua coluna. Com sete hérnias, havia dias em que ele mal conseguia sair da cama. As dores se intensificaram e Nelson ficou impossibilitado de trabalhar, acumulando dívidas. No entanto, ele nunca compartilhou diretamente esses problemas com Zeca. Apesar de suas dificuldades, Nelson permanecia feliz e com um astral surpreendente. Mas Zeca sabia, após anos convivendo com ele, que algo não estava bem.

Determinado a ajudar seu amigo, Zeca decidiu tomar uma atitude. Ele criou quatro modelos de bonés e iniciou uma pré-venda. O dinheiro arrecadado seria destinado a Nelson, para auxiliá-lo nas questões financeiras. Todos os bonés foram vendidos, gerando mais de 6 mil reais. No entanto, isso ainda não era suficiente. Então, Zeca organizou uma série de rifas, com itens doados por pessoas de todo o Brasil. Graças a essa iniciativa, eles conseguiram arrecadar 18 mil reais, exatamente o valor necessário para quitar a dívida com o banco. Com essa dívida paga, o foco agora era cuidar da coluna de Nelson. No entanto, antes que os exames pudessem ser realizados, a pandemia de Covid-19 eclodiu e todas as cirurgias eletivas foram canceladas. A cirurgia de Nelson também foi adiada, e uma nova espera começou, durando anos, até que a pandemia pudesse passar e a normalidade pudesse ser retomada.

Durante esse tempo, Zeca decidiu reformular a marca da Caterva. Ele redesenhou o logotipo e registrou a nova marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Surgiu, então, a possibilidade de transformar a Caterva em um negócio. Nelson apoiou integralmente essa ideia. Foi nesse momento que um amigo em comum, Ladislau Tenório, encontrou um médico e também membro da Caterva. Ao mencionar o problema de saúde de Nelson, o médico ofereceu prontamente a oportunidade de operá-lo gratuitamente em seu hospital. Essa era a chance que Nelson aguardava: a oportunidade de se livrar das dores na coluna e recuperar uma vida normal, onde pudesse pescar, caminhar e acordar de manhã sem lutar para se levantar da cama.

A cirurgia foi marcada, e Nelson foi internado em Umuarama. Sua última mensagem para Zeca foi uma imagem de uma mão com a representação de um ânus no centro, acompanhada da frase: "Estou com o c* na mão." Nelson tinha medo da cirurgia, afinal, já havia passado dos 60 anos, sobrevivido a um câncer, passado muito tempo de cama e estava fisicamente debilitado. No entanto, era o que ele mais desejava: a oportunidade de operar a coluna e se livrar das dores.

Durante a cirurgia, ocorreu uma complicação. Nelson sofreu uma tromboembolia pulmonar (TEP) e precisou ser reanimado, permanecendo sedado por um tempo. Felizmente, ele se recuperou e foi transferido para o quarto. Ainda frágil, Nelson conseguiu se comunicar com Zeca, enviando mensagens e fotos. Sua saúde melhorava rapidamente, e ele recebeu alta do hospital, hospedando-se em um hotel na cidade. No entanto, dois dias depois, Nelson precisou ser levado às pressas de volta ao hospital devido a uma infecção grave. Infelizmente, ele não resistiu e faleceu. Foi um dos dias mais difíceis da vida de Zeca, e, para a Caterva, foi o dia mais doloroso, pois perderam a pessoa que mais unia o grupo, o pai da comunidade. Zeca também perdeu seu segundo pai.

Naquele momento, ainda em meio à pandemia, não havia possibilidade de realizar um velório ou um enterro adequado. Zeca, distante fisicamente, sentiu saudades e não pôde se despedir de seu amigo em Curitiba.

Após a perda de Nelson, surgiram outros desafios, como decidir o que fazer com todos os equipamentos de pesca que ele possuía em casa. Zeca e os membros da Caterva dividiram esses itens, vendendo parte deles aos amigos que desejavam guardar uma lembrança de Nelson e promovendo rifas com o restante para arrecadar dinheiro e auxiliar Pati nas despesas. Agora, a Caterva seguia adiante sem Nelson.

Zeca assumiu o compromisso que havia feito com seu amigo, de manter o negócio em funcionamento. Ele ergueu a cabeça e começou a produzir camisetas e bonés com a nova marca. Atualmente, ele está dando os primeiros passos como fabricante de equipamentos de pesca. Além disso, o fórum da Caterva continua ativo, preservando todo o conteúdo e mantendo viva a comunidade. Agora, a Caterva faz parte da história de reconstrução de vida de Zeca e, quem sabe, do futuro de sua filha nesse ramo.

A história da Caterva é uma jornada repleta de superações, amizade e paixão pela pesca esportiva. Apesar das dificuldades enfrentadas ao longo do caminho, essa comunidade persevera, honrando a memória de Nelson e buscando escrever novos capítulos em sua história. A Caterva se tornou muito mais do que um fórum online; é uma família unida pelo amor pela pesca e pela lembrança de seu pai fundador. E assim, com determinação e resiliência, a Caterva segue em frente, guiada pelo espírito de união e amizade que sempre a caracterizou.
FB_IMG_1639718903638.jpeg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Guilherme Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2503
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 3:08 pm
Cidade:

Re: Caterva: Uma Jornada de Amizade, Superação e Paixão pela Pesca

Mensagem por Guilherme Morais » Seg Jun 19, 2023 6:51 am

Muito legal, Zeca!

O véio certamente está feliz pela sequência do Caterva!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Caterva: Uma Jornada de Amizade, Superação e Paixão pela Pesca

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Jun 19, 2023 11:23 pm

Guilherme Morais escreveu:
Seg Jun 19, 2023 6:51 am
Muito legal, Zeca!

O véio certamente está feliz pela sequência do Caterva!
Pois é, olhando pra trás, está sendo prazeiroso pra mim.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Re: Caterva: Uma Jornada de Amizade, Superação e Paixão pela Pesca

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Sex Jul 28, 2023 4:45 am

Uma bela história repleta de desafios, conquistas e superações. Parabéns Zeca pelo apoio e companheirismo e que o legado do Nelsão continue guiando e inspirando nós e as futuras gerações de pescadores. UMPA! 🙌🎣🤠
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Re: Caterva: Uma Jornada de Amizade, Superação e Paixão pela Pesca

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Ago 18, 2023 1:44 am

Alcides Barbosa - Piska escreveu:
Sex Jul 28, 2023 4:45 am
Uma bela história repleta de desafios, conquistas e superações. Parabéns Zeca pelo apoio e companheirismo e que o legado do Nelsão continue guiando e inspirando nós e as futuras gerações de pescadores. UMPA! 🙌🎣🤠

Valeu Piska... obrigado!!!
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Responder

Voltar para “- BATE PAPO -”