Viveiro do Barco

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Viveiro do Barco

Mensagem por Gilson Pasternak » Ter Fev 19, 2013 11:26 pm

A muito tempo, tenho estudado o funcionamento dos viveiros ou os chamados Keep Alive ou Livewell, dos barcos de pesca esportiva.

Encontrei pouca coisa na literatura/internet brasileira.Os Italianos e Espanhões publicam bastante informação.Os Americanos são os top no assunto, muita informação caseira para barcos de alumínios e os profissionais para os Bass Boat.Com Kit prontos para comprar e instalar.

Como meu barco é plataformado e de alumínio, a entrada e saída de água são as tradicionais, por baixo com os butijões com boca voltada para popa (saída) e para proa (entrada).Resolvi preservar isto,mas melhorar o fluxo de água quando pescamos com motor elétrico ou mesmo parados.

Ah, como pratico pesca esportiva e não mato os peixes,utilizo o viveiro para colocar iscas vivas e também alguns robalos para tirar fotografias depois que o cardume saiu do ponto de pesca.

Segue o link : http://www.naclinho.com/IndexViveiro.html

Já testei nas últimas pescarias e funciona direitinho.

Espero que gostem.

Sugestões e dicas são bem vindas

At

Gilson
Editado pela última vez por Gilson Pasternak em Qua Fev 20, 2013 12:37 am, em um total de 3 vezes.
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Fev 19, 2013 11:46 pm

Excelente ...
Parabéns Gilson ..
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Wellinsson Cleber
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 395
Registrado em: Qui Jan 22, 2009 8:14 pm
Cidade:

Mensagem por Wellinsson Cleber » Qua Fev 20, 2013 9:01 am

Gilson,

Muito bom o esquema que foi feito. Em um campeonato fiquei muito preocupado quanto a oxigenação do peixe e a soltura do mesmo em perfeitas condições. Seu sistema vai ser muito útil. Vou tentar montar o esquema por aqui também.

Quando puder, manda o vídeo aqui :wink:
Abs, e boas pescas.

Pescar e Preservar por toda a vida.
=====Acompanhe os videos - http://www.youtube.com/user/BigTucuna ========
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Yamaki
ANZOL DE OURO
Mensagens: 692
Registrado em: Qua Dez 17, 2008 12:56 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Yamaki » Qua Fev 20, 2013 6:58 pm

Fiz em minha lancha um aerador mais simples que o mostrado, baseado no funcionamento das bombas de aquários.
Utiliza uma bomba de porão pequena, fixada no fundo do viveiro, até aí nada de mais. A diferença está na colocação de uma mangueira de aquário, que deve ter uma das pontas fixadas bem acima da linha da água do viveiro. A outra ponta deve ser fixada na bomba de porão ABAIXO do orifício de sucção da água e por dentro da grade de proteção. Mas a posição deve ser exata, de modo que a bomba consiga sugar a água + ar que vem pela mangueira.
O jato de água sairá com micro bolhas, assim como as bombas de aquários. Esta é a forma mais eficiente de oxigenação , porque as trocas gasosas se dão pela superficie de contato agua/ar. Com a injeção de bolhas e micro bolhas na água, existe um aumento absurdo da superfície de contato com a água, gerando uma maior eficiencia e rapidez nas trocas gasosas.
A sobrevivencia será maior se aliar a oxigenação com a renovação da água com a simples abertura dos bujões no momento em que se está usando o motor elétrico. A renovação é vital pois retira a água saturada em Co2 e principalmente Amonia e demais excretas dos peixes e iscas.

Desta forma não é necessário canos, redutores extras para fazer a agua cair como chuveirinho.

Além, esse sistema é controlado normalmente com timers de viveiros, desses da Arieltek.
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Qua Fev 20, 2013 7:28 pm

NELSON MACIEL escreveu:Excelente ...
Parabéns Gilson ..
Obrigado Nelson !!!

At
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Qua Fev 20, 2013 7:30 pm

Wellinsson Cleber escreveu:Gilson,

Muito bom o esquema que foi feito. Em um campeonato fiquei muito preocupado quanto a oxigenação do peixe e a soltura do mesmo em perfeitas condições. Seu sistema vai ser muito útil. Vou tentar montar o esquema por aqui também.

Quando puder, manda o vídeo aqui :wink:
Wellinsson, muito obrigado.
Vou tirar umas fotos e montar um vídeo.

At
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Qua Fev 20, 2013 7:41 pm

Rodrigo Yamaki escreveu:Fiz em minha lancha um aerador mais simples que o mostrado, baseado no funcionamento das bombas de aquários.
Utiliza uma bomba de porão pequena, fixada no fundo do viveiro, até aí nada de mais. A diferença está na colocação de uma mangueira de aquário, que deve ter uma das pontas fixadas bem acima da linha da água do viveiro. A outra ponta deve ser fixada na bomba de porão ABAIXO do orifício de sucção da água e por dentro da grade de proteção. Mas a posição deve ser exata, de modo que a bomba consiga sugar a água + ar que vem pela mangueira.
O jato de água sairá com micro bolhas, assim como as bombas de aquários. Esta é a forma mais eficiente de oxigenação , porque as trocas gasosas se dão pela superficie de contato agua/ar. Com a injeção de bolhas e micro bolhas na água, existe um aumento absurdo da superfície de contato com a água, gerando uma maior eficiencia e rapidez nas trocas gasosas.
A sobrevivencia será maior se aliar a oxigenação com a renovação da água com a simples abertura dos bujões no momento em que se está usando o motor elétrico. A renovação é vital pois retira a água saturada em Co2 e principalmente Amonia e demais excretas dos peixes e iscas.

Desta forma não é necessário canos, redutores extras para fazer a agua cair como chuveirinho.

Além, esse sistema é controlado normalmente com timers de viveiros, desses da Arieltek.
Muito obrigado Rodrigo.Você está corretíssimo nas suas observações.
No anterior em fazia igual como você escreveu.
Segue o diagrama anterior :
Imagem

Observe o cano acima com um furinho de 1 mm. Funciona muito bem.
Andei lendo, que este processo não seria o mais ideal e sim somente o chuverinho.Na dúvida retirei,mas se eu perceber que é necessário coloco novamente.

O Redutor, que é foi tirado de uma mangueira é somente para equilibrar a saída da água com o chuveirinho.

O cano de saída, é porque nos meus testes achei que a renovação da água era muito pouco.Como já tinha a bomba de porão resolvi fazer a saída forçada.

Sobre o Timer,como gosto de eletrônica resolvi montar um para verificar como funciona.

Valeu !!

At
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Rodrigo Yamaki
ANZOL DE OURO
Mensagens: 692
Registrado em: Qua Dez 17, 2008 12:56 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Yamaki » Qua Fev 20, 2013 8:43 pm

O ideal só pode ser confirmado usando um oxímetro.
Eu até tenho um da época em que trabalhava com piscicultura, mas a membrana dele estragou.

Só pra finalizar, tenho usado o sistema com sucesso, e para mim ele é ideal porque o viveiro é pequeno e não caberia todo um sistema de canos.
valew
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Qui Fev 21, 2013 12:06 am

Rodrigo Yamaki escreveu:O ideal só pode ser confirmado usando um oxímetro.
Eu até tenho um da época em que trabalhava com piscicultura, mas a membrana dele estragou.

Só pra finalizar, tenho usado o sistema com sucesso, e para mim ele é ideal porque o viveiro é pequeno e não caberia todo um sistema de canos.
valew
OK,obrigado Rodrigo.

At
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Dom Out 27, 2013 11:20 pm

Instalei o timer e ajustei para desligar 7 minutos e ligar 1 minuto.

Coloquei dois robalinhos no viveiro e deixem das 10:00hs até as 16:00hs, os dois ficaram vivos e bem ativos na hora que os soltei.

Utilizei um termômetro de aquário e a temperatura do viveiro ficou naquela faixa verde.

Segue o link : http://www.naclinho.com/IndexViveiro.html


At
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”