Capacidade de tração reboque do carro.
- Leonardo Renno
- ANZOL DE BRONZE
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- Registrado em: Seg Ago 02, 2010 7:52 pm
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Capacidade de tração reboque do carro.
Olá amigos do fórum!!!
Estive curiosamente olhando o manual do meu carro, palio weekend Adventure, e la estava:
Capacidade de tração reboque: Com freio 1200kg
Sem freio 400kg
E me veio a dúvida, como calcular este valor de tração, peso do barco, motor, carreta, baterias, tanque, carreta, etc... e rolando sobre rodas....
Estava procurando porque estou querendo reforçar o meu engate, ou até mesmo mandar fabricar um mais reforçado que o atual.
Estou reforçando tudo, porque percebo que a carreta está as vezes balançando bem a traseira do carro, mesmo deixando equilibrado ou com pouco peso na bola do engate.
A carreta que estou usando está com roda de liga aro 15 e pneu 195, não sei se pode influenciar usando esta medida.
Meu conjunto hoje é o seguinte:
Carreta FreeHoby (paes engates) Mod FH5 para lancha: 250kg
Barco Levefort Sabre Flydeck ...220kg
Motor Yamaha 60 hp 2 t.... ... ......106kg
Eletrico de pedal.... .....imagino uns.... ... ...... ......12kg
Baterias, eletrica, caixa de direção, etc.... ......30kg
Gasolina.... ... ...... ... ...
TOTAL: ... ... ......[/b]668KG
Sei que o certo seria um carro com chassis, e traçado, acabariam meus problemas, mas por enquanto vou ter que tentar melhorar o que está acontecendo.
Agora pergunto, algum amigo já percebeu isso acontecer???? Conseguiu de alguma forma resolver estes Balanços que a carreta faz no carro??
Este problema só faz com este barco mais pesado, inclusive já troquei de carreta pra ver se resolvia, mas nada!!!
Com o barco mais leve fica bom, sem problemas!!!
Abraço!!!!
Estive curiosamente olhando o manual do meu carro, palio weekend Adventure, e la estava:
Capacidade de tração reboque: Com freio 1200kg
Sem freio 400kg
E me veio a dúvida, como calcular este valor de tração, peso do barco, motor, carreta, baterias, tanque, carreta, etc... e rolando sobre rodas....
Estava procurando porque estou querendo reforçar o meu engate, ou até mesmo mandar fabricar um mais reforçado que o atual.
Estou reforçando tudo, porque percebo que a carreta está as vezes balançando bem a traseira do carro, mesmo deixando equilibrado ou com pouco peso na bola do engate.
A carreta que estou usando está com roda de liga aro 15 e pneu 195, não sei se pode influenciar usando esta medida.
Meu conjunto hoje é o seguinte:
Carreta FreeHoby (paes engates) Mod FH5 para lancha: 250kg
Barco Levefort Sabre Flydeck ...220kg
Motor Yamaha 60 hp 2 t.... ... ......106kg
Eletrico de pedal.... .....imagino uns.... ... ...... ......12kg
Baterias, eletrica, caixa de direção, etc.... ......30kg
Gasolina.... ... ...... ... ...
TOTAL: ... ... ......[/b]668KG
Sei que o certo seria um carro com chassis, e traçado, acabariam meus problemas, mas por enquanto vou ter que tentar melhorar o que está acontecendo.
Agora pergunto, algum amigo já percebeu isso acontecer???? Conseguiu de alguma forma resolver estes Balanços que a carreta faz no carro??
Este problema só faz com este barco mais pesado, inclusive já troquei de carreta pra ver se resolvia, mas nada!!!
Com o barco mais leve fica bom, sem problemas!!!
Abraço!!!!
- Leonardo Renno
- ANZOL DE BRONZE
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- Registrado em: Seg Ago 02, 2010 7:52 pm
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Falei a pouco com meu primo, ele tem um bigfish 5014 com um mercury 60 hp, ele me falou que na Pajero tr4 estes balanços não ocorrem, mas quando rebocava na Fiat Idea Adventure dele era a mesma coisa!!! Com pisos irregulares a carreta balançava a traseira do carro, comprometendo até sua estabilidade..
- Marcos Paulo Menin Ribas
- ANZOL DE BRONZE
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Re: Capacidade de tração reboque do carro.
"E me veio a dúvida, como calcular este valor de tração, peso do barco, motor, carreta, baterias, tanque, carreta, etc... e rolando sobre rodas...."
A CMT - Capacidade Máxima de Tração descrita no manual dos veículo refere-se ao peso máximo do reboque e não propriamente a tração em sí. Este índice já leva em considerações as leis da física (inércia)
"Estou reforçando tudo, porque percebo que a carreta está as vezes balançando bem a traseira do carro, mesmo deixando equilibrado ou com pouco peso na bola do engate."
Este é o erro mais comum cometido pelos clientes. Deixar o reboque com pouco peso dianteiro ou equilibrado, faz o conjunto perder estabilidade e balançar após os 70km/h
Via de regra, o peso frontal do reboque deve ser no mínimo 4% do peso total do conjunto. No seu caso é cerca de 27 kg.
A CMT - Capacidade Máxima de Tração descrita no manual dos veículo refere-se ao peso máximo do reboque e não propriamente a tração em sí. Este índice já leva em considerações as leis da física (inércia)
"Estou reforçando tudo, porque percebo que a carreta está as vezes balançando bem a traseira do carro, mesmo deixando equilibrado ou com pouco peso na bola do engate."
Este é o erro mais comum cometido pelos clientes. Deixar o reboque com pouco peso dianteiro ou equilibrado, faz o conjunto perder estabilidade e balançar após os 70km/h
Via de regra, o peso frontal do reboque deve ser no mínimo 4% do peso total do conjunto. No seu caso é cerca de 27 kg.
Marcos da Fortcar
- Cassio Ferreira Nunes
- ANZOL DE OURO
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- Registrado em: Seg Set 12, 2005 10:17 pm
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o que voce tem que fazer e balancear o peso do reboque para que não fique muito traseiro ou muito pesdado na frente
a minha carreta quando ficava traseira a carreta ficava rebolando destabilizando o carro
o que faço e o seguinte
coloco um pouco mais de peso a frente e ela fica lisinha, peso este que eu consiga levantar so e sem muito esforço.
um abraço
a minha carreta quando ficava traseira a carreta ficava rebolando destabilizando o carro
o que faço e o seguinte
coloco um pouco mais de peso a frente e ela fica lisinha, peso este que eu consiga levantar so e sem muito esforço.
um abraço
Cassio F Nunes
Dia bom para pescar é segunda feira, tem pouco vagabundo pra atrapalhar
Dia bom para pescar é segunda feira, tem pouco vagabundo pra atrapalhar
- Leonardo Renno
- ANZOL DE BRONZE
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- Registrado em: Seg Ago 02, 2010 7:52 pm
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Marcos, primeiramente obrigado pela atenção e ajuda, confio plenamente no que você fala, uma vez que sei da qualidade dos produtos desenvolvidos e fabricado por você.
Vou fazer exatamente o que você falou, chegar o barco cerca de 8 a 10 cm para frente já me darão os 27 kg de peso sobre a bola do engate.
Muito obrigado pela ajuda, forte abraço e boas pescarias!!!
Vou fazer exatamente o que você falou, chegar o barco cerca de 8 a 10 cm para frente já me darão os 27 kg de peso sobre a bola do engate.
Muito obrigado pela ajuda, forte abraço e boas pescarias!!!
- Leonardo Renno
- ANZOL DE BRONZE
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- Registrado em: Seg Ago 02, 2010 7:52 pm
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- Leonardo Renno
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- Registrado em: Seg Ago 02, 2010 7:52 pm
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Olá amigos, hoje a tarde estava mais tranquilo e fiz as mudanças, cheguei o barco para frente coisa de 10 cm, já me deram uns 25 kg sobre a bola do engate.
Aproveitei para testar na cidade e estrada, e melhorou 90% o que estava acontecendo. Aqueles balanços pra cima e pra baixo praticamente desapareceram!!!!
Foi de grande Valia a ajuda dos amigos, portanto gostaria de agradecer a cada um pela ajuda no tópico!!! Muito obrigado!!!
Abraço a todos!!!!
Aproveitei para testar na cidade e estrada, e melhorou 90% o que estava acontecendo. Aqueles balanços pra cima e pra baixo praticamente desapareceram!!!!
Foi de grande Valia a ajuda dos amigos, portanto gostaria de agradecer a cada um pela ajuda no tópico!!! Muito obrigado!!!
Abraço a todos!!!!
- Mário Cardin
- ANZOL DE BRONZE
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Meu depoimento: O que o Marcos falou foi o que resolveu o problema que passei no passado.
E por incrivel que possa parecer, conheço fabricantes de carretas que insistem em dizer que o equipamento precisa estar "equilibrado", ou seja, praticamente sem peso na frente.... ... engano.
O meu conjunto pesa uma tonelada. E fica ótimo com uns 35/40 quilos no engate.
E por incrivel que possa parecer, conheço fabricantes de carretas que insistem em dizer que o equipamento precisa estar "equilibrado", ou seja, praticamente sem peso na frente.... ... engano.
O meu conjunto pesa uma tonelada. E fica ótimo com uns 35/40 quilos no engate.