Problema na ré do motor 40hp Mercury 2t

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Márcio Maminhak
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Set 29, 2009 12:49 pm
Cidade:

Problema na ré do motor 40hp Mercury 2t

Mensagem por Márcio Maminhak » Ter Set 20, 2011 10:48 am

Bom dia pessoal,

estou com um problema no meu motor, após a primeira revisão, observei que a ré não tem força, levei na oficina e mecânico disse que está normal, infelizmente não tenho autorizada na cidade e nem perto, mas gostaria de saber se alguém teve esse problema ou sabe se é normal mesmo, o que não acho, pois meu 15 tem mais força na ré que o 40.

Valeu pessoal.
--------------------------------------------------
Márcio Maminhak
Rondônia
Avatar do usuário
TUBA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 753
Registrado em: Sáb Out 16, 2004 9:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por TUBA » Ter Set 20, 2011 12:31 pm

Motor de popa tem menos tração na marcha ré mesmo, isso é causado pelos gases do escapamento saindo pelo centro do hélice que criam um efeito de cavitação.

isso só não acontece com motores em que o escapamento não sai pelo hélice.


abraço
www.pescaki.com

A Inveja é uma Mer.... ... ...... .....
Avatar do usuário
Walther Volpini
ANZOL DE OURO
Mensagens: 960
Registrado em: Qui Mai 29, 2008 11:22 am
Cidade:

Mensagem por Walther Volpini » Ter Set 20, 2011 7:19 pm

Nem de longe tenho a pretensão de discordar do Tuba quando o assunto é motores náuticos, mas não custa mandar olhar a regulagem do cabo do acelerador que abre a borboleta.
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
TUBA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 753
Registrado em: Sáb Out 16, 2004 9:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por TUBA » Ter Set 20, 2011 7:31 pm

Walther Volpini escreveu:Nem de longe tenho a pretensão de discordar do Tuba quando o assunto é motores náuticos, mas...
Mande dar uma olhada na regulagem do cabo do acelerador que abre a borboleta.


o cabo do acelerador não tem nada a ver com a ré. o motor acelera da mesma maneira e com o mesmo cabo tanto para a frente como para trás, só o que muda é o engate da corrediça dentro do cambio amigão.


Em um motor de popa as engrenagens tanto de ré como avante estão sempre em contato com o pinhão, existe uma peça chamada de corrediça que engata o eixo do hélice para avante ou ré quando essa corrediça estraga o motor não engata mais e faz um barulhão danado, não existe a possibilidade de ficar fraco de ré, quando quebra é de uma vez.


Com certeza são os gases do escapamento.



abração
www.pescaki.com

A Inveja é uma Mer.... ... ...... .....
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Ter Set 20, 2011 7:49 pm

Acho que cabe dizer:

1- Motor de popa não foi feito pra navegar de ré.
2- O hélice não fica com a mesma eficiência como no sentido avante, incluindo ai os gases de escape que continuam forçando o motor avante.
3- Precisa ver se o engate esta ocorrendo por completo, como a engrenagem é cônica a rotação depende do encaixe completo.
Imagem
Avatar do usuário
Kennedy Ricardo
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1109
Registrado em: Ter Jan 06, 2009 8:36 am
Cidade:

Mensagem por Kennedy Ricardo » Ter Set 20, 2011 7:57 pm

TUBA escreveu:
Walther Volpini escreveu:Nem de longe tenho a pretensão de discordar do Tuba quando o assunto é motores náuticos, mas...
Mande dar uma olhada na regulagem do cabo do acelerador que abre a borboleta.


o cabo do acelerador não tem nada a ver com a ré. o motor acelera da mesma maneira e com o mesmo cabo tanto para a frente como para trás, só o que muda é o engate da corrediça dentro do cambio amigão.


Em um motor de popa as engrenagens tanto de ré como avante estão sempre em contato com o pinhão, existe uma peça chamada de corrediça que engata o eixo do hélice para avante ou ré quando essa corrediça estraga o motor não engata mais e faz um barulhão danado, não existe a possibilidade de ficar fraco de ré, quando quebra é de uma vez.


Com certeza são os gases do escapamento.



abração
É isso aí, se o Tuba falou, tá falado, além do fato de verificar se o motor está preso, pois se deixar solto ele levanta e não vai pra trás a não ser que vc vá bem na lentinha....
Como bem disse o companheiro, motor de popa não foi feito pra navegar de ré, a ré vc somente usa bem na lentinha só pra "manobrar" o barco, assim que a proa desloca-se para a direção contrária vc já engata o bicho e sai de frente...
Fishing in the World.... bait casting, catch and release...
Avatar do usuário
Breno Henrique
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1408
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 10:49 am
Cidade:

Mensagem por Breno Henrique » Ter Set 20, 2011 9:59 pm

TUBA escreveu:Motor de popa tem menos tração na marcha ré mesmo, isso é causado pelos gases do escapamento saindo pelo centro do hélice que criam um efeito de cavitação.

isso só não acontece com motores em que o escapamento não sai pelo hélice.


abraço
interesante,nao sabia,sempre achei q a ré era mais reduzida.
MAIS VALE UM DIA RUIM DE PESCARIA DO QUE UMA SEMANA BOA DE SERVIÇO....

BRENO 7LAGOAS
Avatar do usuário
TUBA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 753
Registrado em: Sáb Out 16, 2004 9:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por TUBA » Ter Set 20, 2011 10:13 pm

Angelo Roberto escreveu:Acho que cabe dizer:

1- Motor de popa não foi feito pra navegar de ré.
2- O hélice não fica com a mesma eficiência como no sentido avante, incluindo ai os gases de escape que continuam forçando o motor avante.
3- Precisa ver se o engate esta ocorrendo por completo, como a engrenagem é cônica a rotação depende do encaixe completo.
Angelo as engrenagens da Rabeta ficam engatadas direto no pinhão. o que muda de avante para ré é uma corrediça dentada que se move entre as engrenagens.

essas engrenagens nunca se desencaixam.
são as peças 21 e 22 nesse desenho, a corrediça que se move é a peça 23

Imagem


abração
Editado pela última vez por TUBA em Ter Set 20, 2011 10:18 pm, em um total de 1 vez.
www.pescaki.com

A Inveja é uma Mer.... ... ...... .....
Avatar do usuário
TUBA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 753
Registrado em: Sáb Out 16, 2004 9:34 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por TUBA » Ter Set 20, 2011 10:16 pm

Breno Henrique escreveu:
TUBA escreveu:Motor de popa tem menos tração na marcha ré mesmo, isso é causado pelos gases do escapamento saindo pelo centro do hélice que criam um efeito de cavitação.

isso só não acontece com motores em que o escapamento não sai pelo hélice.


abraço
interesante,nao sabia,sempre achei q a ré era mais reduzida.


a Relação é a mesma de Ré e Avante, quando se usa uma parelha de motores um hélice tem passo direito e o outro esquerdo.

olhe um conjunto de engrenagens de avante ré é pinhão
Imagem

em reversores de motores diesel, como os que eu uso atualmente a relação também é igual para avante e ré.


abraços
www.pescaki.com

A Inveja é uma Mer.... ... ...... .....
Avatar do usuário
Márcio Maminhak
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Set 29, 2009 12:49 pm
Cidade:

Re: Problema na ré do motor 40hp Mercury 2t

Mensagem por Márcio Maminhak » Qua Set 21, 2011 9:37 am

Bom dia pessoal, agradeço desde já todos os posts. Concordo que motores não foram feitos para andar de ré, mas no entando se chegar a parar em um água pé "tarope" ou até mesmo encavalar a ponta do barco no barranco e ter que usar o remo ou outros recursos para sair é complicado, não tive problemas com outros motores o yamaha por exemplo é um cutucão e ele tá lá fora. Outro fato é que motores de maior potência fica perigoso ter a ré potente, mas tão fraquinha assim? Quanto ao comentário do Kennedy, com o motor solto e "enrolando o cabo" nem esboça a vontade de levantar. Valeu pessoal!
--------------------------------------------------
Márcio Maminhak
Rondônia
Avatar do usuário
TUBA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 753
Registrado em: Sáb Out 16, 2004 9:34 pm
Cidade:
Contato:

Re: Problema na ré do motor 40hp Mercury 2t

Mensagem por TUBA » Qua Set 21, 2011 9:51 am

Márcio Maminhak escreveu:Bom dia pessoal, agradeço desde já todos os posts. Concordo que motores não foram feitos para andar de ré, mas no entando se chegar a parar em um água pé "tarope" ou até mesmo encavalar a ponta do barco no barranco e ter que usar o remo ou outros recursos para sair é complicado, não tive problemas com outros motores o yamaha por exemplo é um cutucão e ele tá lá fora. Outro fato é que motores de maior potência fica perigoso ter a ré potente, mas tão fraquinha assim? Quanto ao comentário do Kennedy, com o motor solto e "enrolando o cabo" nem esboça a vontade de levantar. Valeu pessoal!
o Motor é novo Marcio?
se está tão fraco a ponto de não levantar o motor pode ser a corrediça do cambio que está estragada, porém é muito difícil estragar o lado da ré pois se usa muito pouco, pode ser o embuchamento do hélice patinando também mas aí patina para os dois lados.


abraço
www.pescaki.com

A Inveja é uma Mer.... ... ...... .....
Avatar do usuário
Márcio Maminhak
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Set 29, 2009 12:49 pm
Cidade:

Re: Problema na ré do motor 40hp Mercury 2t

Mensagem por Márcio Maminhak » Qua Set 21, 2011 10:30 am

TUBA escreveu:
Márcio Maminhak escreveu:Bom dia pessoal, agradeço desde já todos os posts. Concordo que motores não foram feitos para andar de ré, mas no entando se chegar a parar em um água pé "tarope" ou até mesmo encavalar a ponta do barco no barranco e ter que usar o remo ou outros recursos para sair é complicado, não tive problemas com outros motores o yamaha por exemplo é um cutucão e ele tá lá fora. Outro fato é que motores de maior potência fica perigoso ter a ré potente, mas tão fraquinha assim? Quanto ao comentário do Kennedy, com o motor solto e "enrolando o cabo" nem esboça a vontade de levantar. Valeu pessoal!
o Motor é novo Marcio?
se está tão fraco a ponto de não levantar o motor pode ser a corrediça do cambio que está estragada, porém é muito difícil estragar o lado da ré pois se usa muito pouco, pode ser o embuchamento do hélice patinando também mas aí patina para os dois lados.


abraço

O motor é novo, não tem 15 horas de uso, quanto para frente ... está voando baixo! isso é o que está estranho!
--------------------------------------------------
Márcio Maminhak
Rondônia
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Qua Set 21, 2011 7:44 pm

Marcio não pense porque é novo que não dá problema, já tive um Jonhson que abriu o bico em 20 minutos de navegação( soltou a parte inferior da biela) é por causa da "maldita curva da bacia".

Vendo pelo desenho do motor que o Tuba postou, e comentou, tem fundamento o curso do braço de engate.
Imagem
Avatar do usuário
Márcio Maminhak
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Set 29, 2009 12:49 pm
Cidade:

Mensagem por Márcio Maminhak » Sex Set 23, 2011 9:49 am

Angelo Roberto escreveu:Marcio não pense porque é novo que não dá problema, já tive um Jonhson que abriu o bico em 20 minutos de navegação( soltou a parte inferior da biela) é por causa da "maldita curva da bacia".

Vendo pelo desenho do motor que o Tuba postou, e comentou, tem fundamento o curso do braço de engate.
Ah Angelo, disso eu tenho certeza, infelizmente ... rsrs, bom ... na época quando comprei, foram 3 motores junto com uns amigos, no mesmo pedido e todos me relataram o mesmo suposto "problema" ou isso é normal ou é algum defeito de fábrica. Outra coisa que achei bem estranho é o barulho que ele faz na desaceleração, como engrenagens roçando, observei esse mesmo barulho nos 3 motores, segundo o vendedor isso é normal outras pessoas que adquiriram relatou o mesmo som. Qualquer coisa está na garantia. rsrsrs

Pessoal por enquanto agradeço a todos pela dicas e esclarecimentos, fiquem com Deus e ótima pescarias a todos.
--------------------------------------------------
Márcio Maminhak
Rondônia
Avatar do usuário
Luiz Logo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 994
Registrado em: Seg Jun 11, 2007 7:13 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Logo » Qua Out 05, 2011 5:03 pm

Joia Marcio?!

meu... o mercury 40 que tenho não é fraco de ré... se destravado tem que segurar para o motor não pular e se bobear entra agua na popa...

sobre o barulho... tb encuquei com isso quando peguei o motor... o mecanico da autorizada me disse que é normal... tem como amenizar regulando os carburadores... estou esperando a primeira revisão para fazer isso.

abração!!
_______________________
Compulsive Fly Fisherman!!
Pesque e solte!!

Imagem
Avatar do usuário
Márcio Maminhak
NOVATO
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Set 29, 2009 12:49 pm
Cidade:

Mensagem por Márcio Maminhak » Sex Out 14, 2011 2:11 pm

E ai Luiz jóia!

então, estive viajando esses dias ... e acabei achando uma mecânica de motor de polpa, segundo o rapaz, esse motores acima de 30hp tem limitador, independente se vc enrolar o cabo, o giro vai ser o mesmo, e disse que alguns motores pode dar diferença no giro ... só que para resolver tem que cortar um pino limitador, isso vou ver ainda, semana que vem vou fazer a última pescaria do ano, se isso me incomodar vou cortar, se não ... deixo como está!

Valeu!
Abraços a todos!!!
Luiz Logo escreveu:Joia Marcio?!

meu... o mercury 40 que tenho não é fraco de ré... se destravado tem que segurar para o motor não pular e se bobear entra agua na popa...

sobre o barulho... tb encuquei com isso quando peguei o motor... o mecanico da autorizada me disse que é normal... tem como amenizar regulando os carburadores... estou esperando a primeira revisão para fazer isso.

abração!!
--------------------------------------------------
Márcio Maminhak
Rondônia
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”