ALGUMAS QUESTOES SOBRE HELICE

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

ALGUMAS QUESTOES SOBRE HELICE

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Out 17, 2012 2:41 pm

SOBRE HELICE - Algumas pesquisas que tenho feito.

Imagem

Imagem

Fiz algumas pesquisas e encontrei algumas respostas que pode ser útil pra vcs.

A minha dúvida era entender de vez o que significa aqueles números nas hélices. Pra poder escolher a que eu estou comprando. E me ajudou muito. Vou contar a minha experiência. Tenho um motor Etec 75hp montado em um Trick460 - ele vem de fábrica com a hélice 13 1/4" 17" - e o que significa isso?

Na verdade são dois números que temos aqui, o primeiro é 13 1/4" - que indica o diámetro da hélice. E ao variar este tamanho muda-se o giro do seu motor. Ou seja, uma hélice 13" vai girar mais do que uma 14 7/8" pelo simples fato de que a de diâmetro maior gera mais atrito com a água e consequentemente reduz o giro.

O segundo número é a angulação da pá da hélice. Ou seja, a minha tem uma angulação de 17".

E o que significa isso?Significa que quanto maior a angulação, mais ataque ela exerce na água, o que me dá um MAIOR tempo de planeio, no entanto ela me dá MAIOR velocidade final. Ou seja, meu barco vai arrancar mais devagar e vai me entregar mais velocidade final, ou seja, em um barco de cruzeiro, isso pode ser interessante, mas em um barco de pesca, eu prefiro um planeio mais rápido. Porque? Quanto mais rápido eu estiver planado menos combustível eu gasto e menos tempo eu levo para que meu barco esteja navegando mais acima da linha d'água, o que evita que eu bata em algum obstáculo durante esta manobra - que em geral acontece em locais mais rasos pelas condições de pesca que temos por aqui - tucunaré.

No caso do meu barco, com uma hélice de alumínio de 13 1/4" 17" ele atinge 44mph com um giro na casa dos 5000 RPM e tem um planeiro extremamente rápido média de 3 a 4 seg, o que pra mim está satisfatório. Então o que quero é melhorar o giro do motor, para trabalhar mais dentro da faixa indicada pelo fabricante e que consequentemente vai acabar me entregando mais velocidade final. O que não será muito significativo, mas pode melhorar algunas milhas.

Problema:Meu barco não tem um bom desempenho navegando com 3 pessoas, não tenho muito trim nem consigo manter um bom planeio. No entanto, por rodar em um giro mais baixo, na casa de 4500, tenho um baixo consumo de combustível.

Sabendo que a faixa indicada para meu barco é até 5500 de RPM. Eu defini qual a hélice é mais indicada. Estou comprando uma hélice de inox, que tem comportamento diferente da hélice de alumínio. A hélice de inox cavita menos que a de alumínio, porque? Porque ela deforma menos e com isso ela consegue cortar melhor a água e empurrar mais a embarcação. Além disso ela gera menor turbulência, o que me dar a possibilidade de subir mais o jack e trabalhar com ela mais alta e consequentemente subir o giro do motor sem que ele cavite.

Ao fazer a pesquisa da hélice encontrei uma VIPER 13 1/4" 17" - ela seria a mais indicada para minha embarcação, pois é exatamente a mesma de alumínio e provavelmente me daria no mínimo a mesma performance da atual, com melhoras na cavitação nas curvas e um pequeno aumento no giro e consequentemente um pequeno aumento na velocidade final.

Ao fazer uma segunda pesquisa encontrei uma mesma VIPER 13" 17", ou seja, uma hélice com o diâmetro menor (porém pouco) e a mesma angulação, ou seja, mantém minha velocidade de planeio na mesma e aumenta ainda mais o meu giro e me entrega também uma boa velocidade final, no entanto, por ser menor, talvez eu ganhe uma melhor performance com o barco mais pesado, navegando com 3 pessoas. Porque? Por me entregar mais giro eu vou poder melhorar minha arrancada e manter minha velocidade de cruzeiro mais alta e melhorar o meu uso do trim.

Alguns artigos indicados pelo André Ribeiro para leitura:
http://www.propeller-repair.co.uk/SV-FR ... ASKED.html

http://www.evinrude-parts.com/boat_prop ... ticle.html
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Diego C. Feldhaus
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3098
Registrado em: Sex Fev 27, 2009 2:49 pm
Cidade: LAGES
Estado: SC
Instagram: @dcfeldhaus

Helices

Mensagem por Diego C. Feldhaus » Qua Out 17, 2012 5:18 pm

Muito Interessante Zeca, agora não sou mais um "total desconhecedor" acerca das helices, havia alguma suposição de que as medidas indicadas eram dos tamanhos das pás, mas a real influência dessas medidas e suas variações eram ignoradas. Obrigado e Parabéns pelo Estudo!
Diego Constantino Feldhaus
Avatar do usuário
Alessandro Sanches
ANZOL DE OURO
Mensagens: 861
Registrado em: Qui Mai 01, 2008 1:41 pm
Cidade: MONTE CARMELO
Estado: MG

Mensagem por Alessandro Sanches » Qua Out 17, 2012 11:40 pm

Muito bom o topico Zeca!!

Obrigado por compartilhar!!
"Quanto mais eu pesco, mais sorte eu tenho!!!"
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”