CARTEIRA DE ARRAIS - CONHECIMENTOS GERAIS

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Alexandre Estanislau (Zeca)
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CARTEIRA DE ARRAIS - CONHECIMENTOS GERAIS

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Dez 10, 2004 1:45 pm

Conhecimentos Gerais


01) Com relação ao leme, podemos dizer que é uma:

:arrow: a) estrutura metálica ou de madeira, que tem por finalidade dar direção a embarcação e mantê-la no rumo determinado
b) estrutura localizada na popa da embarcação, que serve para guiná-la com a ação dos motores
c) estrutura metálica ou de madeira, que possui cana do leme e serve para impulsionar a embarcação, numa direção determinada
d) estrutura geralmente de ferro, que possui alhetas que direcionam a embarcação, num rumo determinado

02) Com relação ao hélice, podemos dizer que é uma:

:arrow: a) estrutura metálica, que possui pás e serve para movimentar a embarcação através de seu próprio giro, acoplado através de um eixo longitudinal a um motor
b) estrutura metálica, que possui pás e serve para impulsionar a embarcação, através de seu eixo longitudinal
c) estrutura metálica, que possui pás laterais, que formam uma cavitação longitudinal, que impulsiona o leme para movimentar a embarcação
d) estrutura metálica, capaz de girar no seu eixo, e movimentar a embarcação no sentido dos bordos, para atracá-la ou desatracá-la

03) As âncoras são, peças metálicas, capazes de:

a) prender no fundo, para permitir que a embarcação garre
b) fundear nos fundeadouros de boa tença
:arrow: c) prender no fundo, para permitir que a embarcação se mantenha fundeada, ou seja, sem se deslocar da posição
d) fundear nos fundeadouros com vento forte ou correnteza, para evitar que a embarcação garre

04) O que são amarras?

a) elos que servem para prender a âncora ao anete
b) elos ou cabo que serve para prender a âncora ao porão da amarra
:arrow: c) elos ou cabo que serve para prender a âncora ao paiol da amarra ou ao convés da embarcação
d) elos ou cabo que serve para prender a âncora ao escovém da embarcação

05) Para atracar deve-se, em regra geral, manobrar da seguinte forma:

a) aproximar do cais, num ângulo de 90°, de modo a passar um cabo de proa, logo que possa, colocado o leme para o bordo do cais, para deslocar a popa para este
:arrow: b) aproximar do cais, num ângulo de 45°, de modo a passar um cabo de proa logo que possa, colocando o leme para o bordo oposto ao do cais, para deslocar a popa para este
c) aproximar do cais, num ângulo de 90°, de modo a passar um cabo de proa logo que possa, colocando o leme para o bordo oposto ao do cais, para deslocar a popa para este
d) aproximar do cais, em qualquer ângulo, desde que, sem seguimento, guinando-se a popa para o cais e passado o cabo de ré

06) Os cabos principais de amarração são:

:arrow: a) lançantes, espringues e traveses
b) lançantes de proa e de popa e traveses
c) espringues de pina e de popa e retinidas
d) lançantes, espringues e retinidas

07) O que são espias e para que servem?

:arrow: a) são cabos de amarração usados na faina de atracar uma embarcação
b) são cabos de fibra vegetal ou sintética, que servem para prender a embarcação a uma bóia ou a outra embarcação
c) são retinidas, que servem para conduzir os cabos de amarração
d) são cabos de aço ou ferro, que servem para prender as amarras às âncoras, em embarcação de esporte e recreio

08) Havendo corrente no local, que se vai atracar uma lancha, devemos aproveitar seu efeito e:

a) atracar a favor da corrente, para aproveitar seu efeito de encostar a embarcação ao cais
b) atracar com um cabo dizendo para vante e outro dizendo para ré
:arrow: c) atracar contra a corrente, passando-se um cabo dizendo para vante e outro dizendo para ré
d) esperar a corrente cessar, para evitar seu efeito, que é prejudicial a manobra de atracação

09) Com corrente de proa minha desatracação se processa:

:arrow: a) folgando primeiro os cabos de vante e mantendo os de ré apertados
b) folgando primeiro os cabos de ré e mantendo os de vante apertados
c) folgando todos os cabos e largando a embarcação ao efeito da corrente
d) espera-se o efeito da corrente cessar, para iniciar a manobra de desatracação

10) Para que utilizamos a bóia de arinque?

a) para amarrar a embarcação num local próximo à marina
b) para evitar que a embarcação garre
:arrow: c) para indicar o local onde a âncora ficou presa no fundo
d) para determinar o local onde podemos fundear com segurança

11) São partes de uma embarcação:

:arrow: a) proa, popa, boca, quilha, bordos e convés
b) través, calado e borda-livre
c) a vante, a ré e meia-nau
d) boreste, bombordo e trim

12) Espia que serve para amarrar a embarcação, saindo perpendicularmente ao cais:

a) lançante de proa
b) espringue de popa
:arrow: c) través
d) retinida

13) Uma embarcação com um hélice, com rotação direita com leme a meio, com seguimento e hélice em marcha avante, a proa guinará para:

a) bombordo
b) boreste rapidamente
:arrow: c) boreste lentamente
d) bombordo lentamente

14) Uma embarcação com um hélice, com rotação direita, com leme a meio, com seguimento e hélice em marcha a ré a proa guinará para:

a) bombordo
b) boreste rapidamente
:arrow: c) boreste lentamente
d) bombordo rapidamente

15) Uma embarcação com um hélice, com rotação direita, com leme a boreste, com seguimento e hélice em marcha avante, a proa guinará para:

a) bombordo rapidamente
b) boreste rapidamente
c) bombordo lentamente
:arrow: d) boreste

16) A âncora mais comum, a bordo das embarcações de esporte e recreio, é a:

a) fateixa
b) busca-vida
:arrow: c) danforth
d) almirantado

17) São partes do leme:

:arrow: a) madre, cana e porta
b) cabeça, corpo e dobradiças
c) corpo, anete e cepo
d) cabeça, anete e haste

18) Numa atracação, com vento ou corrente perpendicular ao cais, com aproximação a barlavento, deverei me aproximar com a embarcação:

a) paralela ao cais, com muito seguimento
:arrow: b) paralela ao cais, com pouco seguimento
c) com ângulo de 90° com o cais
d) com muito seguimento e pouca inclinação ao cais

19) Numa atracação, com vento ou corrente perpendicular ao cais, com aproximação a sotavento, deverei me aproximar com a embarcação:

a) paralela ao cais, com muito seguimento
b) paralela ao cais, com pouco seguimento
:arrow: c) com um ângulo aproximado de 45° com o cais
d) com um ângulo de 90° com o cais

20) Para se largar de um cais, com vento e corrente pela proa, deverei:

:arrow: a) largar todas as espias, exceto a que diz para vante, na popa, mantendo o leme contrário ao cais
b) largar todas as espias e manter o leme a meio
c) largar todas as espias, exceto a que diz para vante, na proa, mantendo o leme a meio
d) largar todas as espias, exceto a que diz para ré, na popa, mantendo o leme contrário ao cais

21) Para se largar de um cais, com vento e corrente pela popa, deverei:

a) largar todas as espias, exceto a que diz para vante, na popa, mantendo o leme contrário ao cais
b) largar todas as espias e manter o leme a meio
:arrow: c) largar todas as espias, exceto a que diz para ré, na proa, mantendo o leme na direção do cais
d) largar todas as espias, exceto a que diz para vante, na proa, mantendo o leme na direção do cais

22) Qual a regra simples para se determinar a quantidade de amarra a se largar num fundeio normal?

a) no mínimo 2 vezes a profundidade local
b) no mínimo 1,5 vezes a profundidade local
:arrow: c) no mínimo 3 vezes a profundidade local
d) no mínimo 6 vezes a profundidade local

23) Quando houver risco de mau tempo ou o fundeio for muito demorado, qual regra para se largar a amarra, com segurança da embarcação não sair da posição?

a) 8 vezes a profundidade local
:arrow: b) 5 vezes a profundidade local
c) 6 vezes a profundidade local
d) no mínimo 8 vezes a profundidade local

24) O que vem a ser tença?

a) tipo de material que fica no fundo, para segurar a embarcação
:arrow: b) tipo de fundo (qualidade)
c) tipo de âncora
d) ondulações que geram perfis diferenciados do fundo

25) Uma embarcação no visual da minha, para existir, com certeza, o risco de colisão, deverá apresentar a seguinte situação:

a) marcação variando e distância aumentando
b) marcação variando e distância diminuindo
:arrow: c) marcação constante e distância diminuindo
d) marcação constante e distância aumentando

26) Para fundear devemos:

a) parar a máquina e largar a âncora
:arrow: b) inverter a máquina e quando estiver caindo a ré, largar a âncora
c) largar a âncora com seguimento avante
d) quando a embarcação estiver sem seguimento, largar a âncora e dar máquina devagar adiante

27) Quando duas embarcações navegam num canal estreito, em rumos opostos. aproximando-se:

a) a embarcação que navega subindo o canal deve manobrar para boreste e a outra manter o rumo
b) a embarcação que navega descendo o canal deve manobrar para boreste e a outra manter o rumo
:arrow: c) ambas devem tomar a margem de seu boreste
d) ambas devem manter-se boreste com boreste

28) Não é permitido o tráfego e fundeio de sua embarcação na seguinte área?

a) a menos de 100 metros das plataformas de prospecção de petróleo
b) a menos de 200 metros das plataformas de prospecção de petróleo
c) a menos de 400 metros das plataformas de prospecção de petróleo
:arrow: d) a menos de 500 metros das plataformas de prospecção de petróleo

29) O que significa ficar “à matroca”?

a) ter motor ligado não engrenado
b) içar os panos e ligar o motor
c) correr com o vento de popa
:arrow: d) derivar em função do vento e correntes marítimas

30) Para provermos a defesa da embarcação contra choques no cais, devemos colocar presas ao costado ou cais?

a) bochechas
b) alhetas
:arrow: c) defensas
d) cabeço

31) Ao fundearmos uma embarcação, uma da principais preocupações é que o local seja:

a) abrigado de ventos, correntes e ondas
b) tenha uma profundidade adequada a nossa embarcação
c) tenha espaço suficiente para a embarcação girar sem perigo
:arrow: d) todas as afirmativas estão corretas

32) A parte do barco que corresponde a 0º (zero graus) relativos é chamada de:

a) popa
:arrow: b) proa
c) alheta
d) bochecha

33) Um objeto que esteja por nossa alheta de bombordo está na marcação relativa de:

a) 45º graus
b) 90º graus
c) 180º graus
:arrow: d) 225º graus

34) Uma embarcação com uma hélice com rotação direita, com leme a bombordo, com seguimento e hélice em marcha avante, a proa guinará para:

:arrow: a) bombordo
b) bombordo rapidamente
c) boreste
d) boreste rapidamente

35) O peso de água que embarcação desloca quando posta a flutuar em águas tranqüilas chamamos:

a) movimento da embarcação
:arrow: b) deslocamento da embarcação
c) tonelagem de porte bruto da embarcação
d) peso máximo
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
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