GASOLINA NO TANQUE?

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Marcos Kida
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 50
Registrado em: Seg Fev 26, 2007 3:09 pm
Cidade:

GASOLINA NO TANQUE?

Mensagem por Marcos Kida » Ter Abr 10, 2007 4:04 pm

Ouvi falar que não devemos utilizar a gasolina do tanque do motor de popa 2 tempos após um tempo parado,mas qual seria um tempo seguro para não termos problemas no funcionamento do mesmo.

Grato
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Re: GASOLINA NO TANQUE?

Mensagem por João Rogério » Ter Abr 10, 2007 4:08 pm

SHIM escreveu:Ouvi falar que não devemos utilizar a gasolina do tanque do motor de popa 2 tempos após um tempo parado,mas qual seria um tempo seguro para não termos problemas no funcionamento do mesmo.

Grato
Os mecânicos aconselham não passar de 15 dias.
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
Marcelo Longo
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 95
Registrado em: Ter Set 19, 2006 8:01 am
Cidade:

Gasolina

Mensagem por Marcelo Longo » Qua Abr 11, 2007 11:15 am

Shim,

Pode confiar, dá para utilizá-la com total segurança se armazenada no tanque com óleo 2 t durante um mês. Após isto é melhor jogá-la fora.

Marcelo Longo
Avatar do usuário
Murilo Dantas
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5598
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:27 am
Cidade:

Re: GASOLINA NO TANQUE?

Mensagem por Murilo Dantas » Qua Abr 11, 2007 11:30 am

João Rogério escreveu:
SHIM escreveu:Ouvi falar que não devemos utilizar a gasolina do tanque do motor de popa 2 tempos após um tempo parado,mas qual seria um tempo seguro para não termos problemas no funcionamento do mesmo.

Grato
Os mecânicos aconselham não passar de 15 dias.
hahahahahahahahahahahahha
Sobrou.... hahahahahahahahahahhahahah
Amigo do Nelson Maciel.
Avatar do usuário
Garcia Guarujá
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2687
Registrado em: Sex Mar 31, 2006 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Garcia Guarujá » Qua Abr 11, 2007 1:26 pm

"Segundo" a Petrobras: gasolina comun 60 dias, gasolina podium 90 dias.

Por medida de segurança eu uso na metade desse prazo.

Vejam no link http://www.nautica.com.br/forum/viewtopic.php?t=2117 tópico sobre esse assunto. Esse cara que responde (Ricardo) é considerado expert em motores de popa.

Abraços.
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Mensagem por João Rogério » Qua Abr 11, 2007 1:46 pm

Garcia Guarujá escreveu:"Segundo" a Petrobras: gasolina comun 60 dias, gasolina podium 90 dias.

Por medida de segurança eu uso na metade desse prazo.

Vejam no link http://www.nautica.com.br/forum/viewtopic.php?t=2117 tópico sobre esse assunto. Esse cara que responde (Ricardo) é considerado expert em motores de popa.

Abraços.
Esse prazo de 60 dias é pra gasolina não batizada com óleo 2T.
O que faz com que a gasolina estrague mais rápido é o óleo misturado direto na gasolina.
Em motores grandes onde existe o sistema de carter, que faz a mistura do óleo com a gasolina automaticamente, a gasolina é colocada no tanque "in natura" e o próprio sistema faz a mistura. Já nos motores menores, precisamos misturar o óleo com a gasolina direto dentro do tanque e é essa gasolina misturada com o óleo que tem a validade de 15 dias. ( Pelo menos é esse o prazo que os mecânicos de motores aqui de Curitiba estão dizendo que é seguro utilizar).
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
Garcia Guarujá
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2687
Registrado em: Sex Mar 31, 2006 10:36 am
Cidade:

Mensagem por Garcia Guarujá » Qua Abr 11, 2007 1:55 pm

Valeu JR. Abração.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Abr 11, 2007 8:44 pm

Quando tinha barco, a gasolina que sobrava no tanque, ia direto para o tanque da viatura ... Nunca arrisquei utilizar gasolina batizada com mais de 20 dias ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Beto Andrade
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1330
Registrado em: Qua Jun 28, 2006 3:53 pm
Cidade:

Mensagem por Beto Andrade » Qua Abr 11, 2007 9:17 pm

rsrsrrs Tenho um Motor Mariner 15 HP ano 98 ou 99 se não me engano... Ele nunca apresentou problema! Como ele fica numa casa de praia, eu só utilizo com frequencia no verão, no resto do ano eu uso ele em média 1 vez por mês ou 1 vez a cada 2 meses. Só reponho a gasolina quando ela acaba, nunca jogo fora a gasolina velha.. Misturo com a nova e pronto...

Não aconselho ninguém a fazer isso!

Só estou tentando mostrar que o risco não é tão grande como alguns pensam!

Se não deu para botar gasolina nova não deixe de ir pescar pq vc tá com gasolina velha!

Não sei se é sorte minha, se meu motor é bom ou seu eu sou muito "pão duro" mesmo... Mas eu não jogo nem uma gota fora, coloco tudo dentro! rsrsrsrsrs
Imagem Imagem
Fisgando Tucunaré com isca de Acarajé!
Avatar do usuário
João Reis
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1511
Registrado em: Qui Abr 21, 2005 6:54 am
Cidade:

Mensagem por João Reis » Qua Abr 11, 2007 10:02 pm

Uso com até 30 dias. Depois disso coloco na moto.
Avatar do usuário
Aurélio Burda
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Mar 30, 2005 1:50 pm
Cidade:

Mensagem por Aurélio Burda » Qui Abr 12, 2007 10:12 am

Como o JR falou, ja conversei com alguns mecânicos de motores aqui de Ctba e eles me falaram a mesma coisa, 15 dias no maximo.

Como eu uso gasolina polium no motor, arrisco deixar uns 20 dias, mas eh raro o barco ficar parado por tanto tempo, hehehe


O esquema eh sempre abastecer com uma quantidade que vc sabe que usará toda ou quaaaaaaaaaase toda na pescaria, e para garantir, carregar um galão sem misturar com o oleo, de reserva. Se sobrar no final da pescaria, essa sem o óleo pode ser aproveitada no tanque do carro, eh isso que estou fazendo.

Ai nunca tem gasolina velha parada !
ImagemImagem
Avatar do usuário
Maruyama
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7571
Registrado em: Qui Fev 23, 2006 8:25 am
Cidade:

Mensagem por Maruyama » Qui Abr 12, 2007 3:23 pm

- Gasolina ? 15 dias sem duvida , mas tem alguns cuidados com relação a gasolina que pouca gente toma. É habito da maioria retirar a mangueira de combustivel do motor e deixar queimar o que sobrou no carburador , mas se esqueçem da gasolina que ficou na mangueira ( bulbo ) e desta forma , quando se dá a partida com gasolina nova , a primeira que vai é a velha cheia de borra que estava no bulbo.
- Eu ao invé de desconectar a manguiera do motor , desconecto do tanque , coloco em um nivel mais alto , aperto a esfera e deixo queimar tudo, assim posso guardar o motor por muitos meses ( se for o caso ).

- abração a todos.
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Abr 12, 2007 3:29 pm

Maruyama escreveu:- Gasolina ? 15 dias sem duvida , mas tem alguns cuidados com relação a gasolina que pouca gente toma. É habito da maioria retirar a mangueira de combustivel do motor e deixar queimar o que sobrou no carburador , mas se esqueçem da gasolina que ficou na mangueira ( bulbo ) e desta forma , quando se dá a partida com gasolina nova , a primeira que vai é a velha cheia de borra que estava no bulbo.
- Eu ao invé de desconectar a manguiera do motor , desconecto do tanque , coloco em um nivel mais alto , aperto a esfera e deixo queimar tudo, assim posso guardar o motor por muitos meses ( se for o caso ).

- abração a todos.
Excelente observação Muru Sam ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Maruyama
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7571
Registrado em: Qui Fev 23, 2006 8:25 am
Cidade:

Mensagem por Maruyama » Sex Abr 13, 2007 9:28 am

NELSON MACIEL escreveu:
Maruyama escreveu:- Gasolina ? 15 dias sem duvida , mas tem alguns cuidados com relação a gasolina que pouca gente toma. É habito da maioria retirar a mangueira de combustivel do motor e deixar queimar o que sobrou no carburador , mas se esqueçem da gasolina que ficou na mangueira ( bulbo ) e desta forma , quando se dá a partida com gasolina nova , a primeira que vai é a velha cheia de borra que estava no bulbo.
- Eu ao invé de desconectar a manguiera do motor , desconecto do tanque , coloco em um nivel mais alto , aperto a esfera e deixo queimar tudo, assim posso guardar o motor por muitos meses ( se for o caso ).

- abração a todos.
Excelente observação Muru Sam ...
- Espero que todos observem esse detalhe , vai poupar muito trabalho na hora de fazer o motor pegar e vai aumentar a vida util do danado.
Imagem
braier
CALOURO
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 9:39 pm
Cidade:

Boto fora ou aproveito?

Mensagem por braier » Dom Abr 15, 2007 8:34 pm

Tá, entendido, a minha tá parada a quase 30 dias e não vou usar a mesma no meu motor de popa na próxima pescaria.... ..., me digam uma coisa, boto fora ou posso repassar para o tanque do carro? Será que vai prejudicar o motor 1.0 da caranga?

Agradeço comentários.

Abs,
Cristiano Braier
Porto Alegre - RS
Avatar do usuário
Semionovas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1822
Registrado em: Dom Jan 28, 2007 3:21 pm
Apelido: russo
Cidade:

Mensagem por Semionovas » Dom Abr 15, 2007 11:23 pm

braier
você perdeu a oportunidade de colocar esta gazolina no tanque da caranga há um mês atras, agora só serve para lavar peças com graxa, etc.
Semionovas
braier
CALOURO
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 9:39 pm
Cidade:

Mensagem por braier » Dom Abr 15, 2007 11:28 pm

Bom, lá se vão uns R$ 50,00.... ..., em experiência neste assunto quanto devo ter ganhado em saber que poderia prejudicar meu motor que está sendo retificado? O barco e com isto o tanque só estão parados por este simples motivo :)

Viva a Caterva e aos amigos aqui presentes. Muito obrigado.

Grande abraço,
Cristiano Braier
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”