MOTORES ELÉTRICOS - DICAS INICIAIS

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
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Rodrigo Sgambatti
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MOTORES ELÉTRICOS - DICAS INICIAIS

Mensagem por Rodrigo Sgambatti » Seg Ago 03, 2009 11:01 pm

Fala pessoal!
Apartir de hoje estarei passando algumas dicas sobre motores elétricos, meu tio é dono da SM Motores, o Alfredão, acredito ser a pessoa que tem mais conhecimento e propriedade para falar de motor elétrico no Brasil, por isso aprendi muito com ele e irei compartilhar com vocês o que aprendi ou até mesmo posso caso eu não saiba perguntar a ele, terei o prazer em ajudar.
A SM Motores Elétricos é a única empresa no Brasil exclusivamente dedicada a assistência técnica de Motores Elétricos para Pesca e SeaScooters - SeaDoo. Estam no mercado há mais de 15 anos.
Abaixo algumas dicas essenciais sobre motores elétricos.

Abraxxx



1 - Como escolher um motor elétrico na hora da compra?
Várias perguntas devem ser respondidas:
-Onde será usado o motor : água salgada ou doce?
Motor marinizado ou não
-Qual a embarcação e motor de Popa ?
Motores manuais de fixação “Transon” ( cavalete de fixação nas bordas da embarcação ou no espelho de popa), ou mesmo de fixação de “Suportes ow” ( aqueles que normalmente acompanham os motores de pedal a cabo mecânico). E por falar em motores a pedal, nesta família encontramos aqueles de pedal eletrônico com ou sem fio (wireless) e aqueles de pedal a cabo mecânico.
A potência do motor obviamente está diretamente relacionada ao tamanho da embarcação. Para não cometer um equívoco, procure um serviço autorizado
pelo menos para se informar corretamente.... infelizmente há muita interpretação equivocada quanto à escolha mais apropriada em função dos detalhes acima expostos.

2 - Posso usar o motor elétrico em qualquer situação de pesca?
Sim... O Motor Elétrico ajuda em qualquer situação de pesca salvo a de
barranco, onde não teria a menor utilidade kkkkkkkkk

3 - Posso por o motor elétrico na água salgada?
Antigamente (20 anos atrás) só haviam os motores para água doce, porém
a partir da década de 90 , surgiram os modelos marinizados, que são os mais indicados para uso em água salgada, pois normalmente possuem pintura especial além de outros detalhes como fiação com cobre estanhado, conexões protegidas, placas seladas, etc...

4 - O motor elétrico substitui o remo?
Costumamos chamar o motor elétrico por “ Remo Eletrônico “, e acredito que NENHUM Bom remador supera um motor elétrico bem adequado à embarcação.

5 - Posso usar bateria automotiva para alimentar meu motor elétrico?
Sim. O problema é que a Bateria, por não ser apropriada para esta finalidade, terá sua vida útil bastante reduzida, além do fato de termos de usar uma Bateria maior
para garantirmos nosso dia de pescaria. Explicando melhor: para o mesmo motor elétrico, se utilizarmos duas Baterias de mesma Amperagem porém de aplicações distintas (automotiva e ciclo profundo), a segunda nos permitirá maior tempo de uso do motor.

6 - Qual o tipo de bateria ideal para motores elétricos?
As chamadas de Ciclo Profundo, cuja filosofia de construção leva em conta o fato de fornecer uma energia média por um tempo longo, diferente das automotivas, que são projetadas para fornecer uma energia altíssima, por um período de tempo muito curto (partida) iniciando sua recarga imediatamente após este período.

7 - O que é bateria estacionária?
São Baterias construídas para fornecimento de correntes constantes por longos períodos de descarga o que as tornam apropriadas para alimentação de sistemas No - Breaks, sistemas de alarmes e também de motores elétricos. São projetadas para trabalharem imóveis (Estacionária), que seria a pior situação para o eletrólito (solução ácida utilizada dentro das Baterias). As baterias automotivas, contam com o movimento dos automóveis para homogeneizar o eletrólito otimizando assim o processo de carga e descarga. No caso das estacionárias, elas nem precisam deste detalhe, ou sejam, são tecnicamente melhores quanto sua construção. De baixa ou nenhuma exalação de gases em seu processo de recarga, podem ser protegidas por válvulas contra explosão (VRLA. Por todas estas diferenças em relação às baterias automotivas tem vida útil elevada.

8 - Quantos Amperes a bateria tem que ter para o motor ter uma boa autonomia?
Depende do tipo de Bateria empregada e da potência do motor, que é diretamente proporcional ao seu consumo de corrente...
Exemplo: Um motor Elétrico cujo consumo máximo é de 50 Amperes
(+ ou – 50 Lbs) , usando uma Bateria Ciclo Profundo de 90 Ah, na velocidade máxima, sua autonomia será ao redor de 1,53 horas [ (90 x .85) / 50].

9 - A bateria dura quantas horas?
O cálculo aproximado é: Energia da Bateria (Ah) x .85 dividido pela corrente máxima de consumo do motor.

10 - Qualquer carregador de baterias serve para carregar a bateria do motor elétrico?
A vida útil de uma Bateria é diretamente proporcional aos ciclos de carga e descarga da mesma; por esta razão é que devemos sempre utilizar a Bateria apropriada para seu uso (ciclo de descarga correto) e um carregador de qualidade
(ciclo de carga correto) para que se evite principalmente a chamada Sobrecarga.
Costumamos dizer que o primeiro investimento deve ser feito no carregador de qualidade (no mínimo inteligente para evitar sobrecarga e preferencialmente bivolt
com proteção contra curto circuito e inversão de polaridade, o que se traduz em praticidade e segurança). Por tais motivos, devemos escolher muito bem nosso carregador.

11 - Qual carregador de baterias é o melhor? O que recarrega rápido ou lento? Por quê?

O melhor carregador é aquele que fornece no tempo certo a energia necessária para tornar a Bateria Plena de Carga., ou seja um carregador Inteligente, que deverá respeitar o ciclo de carga da Bateria.

12 - Existe alguma manutenção para fazer no motor elétrico?
O ideal é que a cada 6 meses (dependendo do uso do mesmo) se faça uma revisão. O ditado “melhor prevenir que remediar” se aplica muito bem aos cuidados com nosso Equipamento.
Manutenção preventiva pode evitar grandes transtornos. No dia a dia, devemos sempre lavar nosso motor com água doce após cada pescaria e após ter sido seco vale a pena aplicar uma camada fina de Silicone Spray, que ajudará a proteger não só a pintura como também as partes de metais expostos.
Não recomendamos de maneira alguma o uso de WDs.
Nunca se deve jogar água com pressão na cabeça do motor, pois esta água poderá descer pela haste e se alojar dentro da unidade de potência do motor (tbm chamada de torpedo) e causar sérios estragos. Na cabeça do motor apenas um pano umedecido deve ser passado. Devemos sempre manter limpas as garras ou terminais de conexão à Bateria, observando sempre se a junção com o fio está bem feita (de preferência deve estar soldado) e livre de oxidação.
Periodicamente (ou após enroscar em linhas ou grandes quantidades de vegetação) tirar o hélice observando se o eixo está livre de qualquer coisa que possa comprometer o rendimento do motor (linha, mato, plástico, etc).
Realizar esta operação com atenção para não perder o pino do hélice.

13 - O que significam as libras em um motor elétrico?
Quando os motores Elétricos foram lançados comercialmente, com a finalidade
de evitar-se comparativos depreciativos com Horse Power (HP), os fabricantes convencionaram a utilização da unidade Libras Thrust que é uma medida de força.
Não há uma relação direta entre Libras Thrust e HP, mas a partir da” Wattagem”
de um motor (Tensão de alimentação x Corrente de consumo) dividido por 746, encontramos um valor aproximado em HP.
Exemplo: Alimentação: 12 Volts Corrente de consumo 55 Amperes

55 x 12 = 0,88 HP
746

14 - Alguma dica para quem tem ou usa o motor elétrico?
Procure sempre um serviço autorizado para tirar qualquer dúvida sobre uso ou mesmo escolha do motor mais apropriado; verifique sempre se a marca do motor escolhido tem assistência técnica autorizada, informe-se sobre os detalhes de garantia; procure sempre usar os equipamentos adequados, pois sua briga deve ser com o peixe e não com o equipamento.
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Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Ago 04, 2009 12:03 am

Muito bom ... ...
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Fabio A.
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Mensagem por Fabio A. » Ter Ago 04, 2009 1:05 pm

Legal o artigo.

Aproveitando, saberia me dizer onde se acha bateria de ciclo profundo na net? Obviamente um lugar de confiança.

Um motor 36 lbs deve consumir o quê?
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Paulo Roussenq
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Mensagem por Paulo Roussenq » Ter Ago 04, 2009 4:53 pm

Muito legal o artigo. Parabéns
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Massaaaa

Mensagem por Diego C. Feldhaus » Qua Ago 05, 2009 1:16 pm

Muito bom, considerações muito válidas Rodrigo!
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Mensagem por Rodrigo Sgambatti » Ter Ago 11, 2009 11:10 pm

Fábio Fish escreveu:Legal o artigo.

Aproveitando, saberia me dizer onde se acha bateria de ciclo profundo na net? Obviamente um lugar de confiança.

Um motor 36 lbs deve consumir o quê?

Fala Fábio!
Entra no site www.smmotores.com.br da uma olhada!

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Mensagem por Rodrigo Sgambatti » Ter Ago 11, 2009 11:11 pm

Paulo Roussenq escreveu:Muito legal o artigo. Parabéns
Valeu Paulo!

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Re: Massaaaa

Mensagem por Rodrigo Sgambatti » Ter Ago 11, 2009 11:12 pm

Diego C. Feldhaus escreveu:Muito bom, considerações muito válidas Rodrigo!
Show Diego que gostou! Valeu

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Mensagem por Rodrigo Sgambatti » Ter Ago 11, 2009 11:12 pm

NELSON MACIEL escreveu:Muito bom ... ...
Valeu Nelsão!

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Mensagem por Ricardo Krause » Qui Ago 13, 2009 1:23 pm

10 o artigo kra, tenho ainda uma dúvida, comprei um eletrico de 54lbs pq a haste era maior q os com menos lbs, so q ta gastando mto rapido a bateria (estou usando as automotivas).
Se eu usar na velocidade 1 ow 2 por ex, ele vai gastar o equivalente a velocidade 4 ow 5 de ums de 34lbs por ex?
Obrigado!
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Rick Morais
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Mensagem por Rick Morais » Sex Ago 21, 2009 4:49 pm

Ricardo Krause escreveu:10 o artigo kra, tenho ainda uma dúvida, comprei um eletrico de 54lbs pq a haste era maior q os com menos lbs, so q ta gastando mto rapido a bateria (estou usando as automotivas).
Se eu usar na velocidade 1 ow 2 por ex, ele vai gastar o equivalente a velocidade 4 ow 5 de ums de 34lbs por ex?
Obrigado!
Xará...bateria automotiva foi feita pra uma descarga forte em pouco tempo, como a partida de um carro.

A de ciclo profundo é o inverso. Carga constante por muito tempo.

Só compre bateria pra eletrico se for de ciclo profundo.
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Guilherme Nakashato
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Mensagem por Guilherme Nakashato » Sáb Set 26, 2009 1:29 am

Rodrigo,
Parabéns pelas informações, sempre são muito úteis, pois nem sempre conseguimos saber o que é certo e errado neste assunto.

Tenho um motor 34 lb e bateria de CP de 110 A. Algumas dúvidas:
1- Após o uso do elétrico e da limpeza, como faço para aplicar o spray de silicone: apenas na região do motor e hélice ou em alguma parte mais específica? Precisar passar um pano depois?

2- A bateria de ciclo profundo deve ser recarregada após o uso ou apenas antes de usá-la novamente (digamos que pesco a cada 20 dias +ou-)? Precisa descarregar toda bateria ou não há necessidade disso?

3- Durante a pescaria, a bateria pode tomar chuva ou ser molhada? Há risco de curto-circuito?

abs,
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Vicente Senna Jr
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Mensagem por Vicente Senna Jr » Qua Jul 14, 2010 10:43 am

Amigos,

Parabéns pelo tópico.

Estou querendo comprar um motor elétrico para colocar em um lancha MARUJO 500 CLX, para pescar tucunas. Não entendo nada de motor elétrico, mas já vi que com pedal quase dobra o preço, estou certo? Sendo assim, qual seria o motor elétrico ideal para este barco? O SUMAX 56LBS é bom? Além do motor elétrico, devo comprar uma bateria própria e um carregador, certo? Quanto devo gastar, em média, para compra um motor elétrico e seus acessórios?

Abraço
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Almery de Almeida
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motor eletrico

Mensagem por Almery de Almeida » Qua Jul 14, 2010 3:44 pm

Prezado Rodrigo talvez voce possa me indicar alguma loja onde eu encontre a helice do motor phantom 34 lb.Se for em Curitiba melhor.Obrigado.
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Rangel Fernandes
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Mensagem por Rangel Fernandes » Qui Jul 29, 2010 12:39 am

:shock: ESTE ARTIGO VAI AJUDAR MUITO NA COMPRA DO MEU 1º MOTOR ELETRICO!

OBRIGADO AO AUTOR PELO POST!
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Wagner Barbosa
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Mensagem por Wagner Barbosa » Qui Nov 04, 2010 10:02 pm

Olá Rodrigo.

Excelente artigo. Tirou muitas das minhas dúvidas. Porém restaram algumas que talvez você possa me ajudar (ou os outros colegas).

1. O tamanho da haste é de acordo com a altura do barco até a água, mas como não comprei o barco ainda, essa informação não consta na ficha técnica. Existe alguma haste meio que padrão para barcos bass de alumínio (estou decidindo qual barco ainda)?

2. Se eu decidir comprar o motor em uma viagem aos EUA, eles são de fácil instalação ou preciso encaminhar para um serviço autorizado?

3. Nunca operei um motor elétrico, e fico me perguntando se o controle de pedal é algo fácil de usar ou requer uma certa habilidade?

Bom, é isso. Obrigado pela ajuda. Abraço.
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Tiago Araujo
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Mensagem por Tiago Araujo » Seg Jan 24, 2011 9:59 am

Muito boas as dicas.
Nao tenho um eletrico ainda mas pretendo ter, ja me adiantou um bocado.
Vlw

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Wagner Barbosa
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Mensagem por Wagner Barbosa » Seg Fev 28, 2011 10:04 pm

volto a esse forum para agradecer aos amigos pois várias das dúvidas de iniciante me foram sanadas antes da compra do meu barco e seu motor. Acabei decidindo pelo Phanton 54 de Pedal e estou bastante satisfeito. Também adquiri uma bateria da EMG de 125 A e um carregador da Bosch. Abraço
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Afif
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Mensagem por Afif » Seg Ago 29, 2011 5:57 pm

Aproveitando, a SM vende os Motorguide. Tenho um modelo Wireless, show de bola.

Vale a pena o investimento. Estou muito satisfeito.

Nunca tinha usado um de pedal, na primeira pescaria a adaptação já foi rápida, outro nível.
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Fernando R. Cesar
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Mensagem por Fernando R. Cesar » Sáb Mar 30, 2013 7:40 am

Muito bom. Seria interessante ter uma tabela de consumos de corrente para os motores mais encontrados no comercio. Desta forma teríamos uma relação (libras), embora não direta, com potencia em HP. Não sei por que razão os motores da Minn Kota estão num preço inacessível. Assim, o espaço para os Marine Sport & derivados ficou muito grande.
Nada substitui o bom humor.
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NELSON MACIEL
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Mensagem por NELSON MACIEL » Sáb Mar 30, 2013 9:35 pm

frcesar escreveu:Muito bom. Seria interessante ter uma tabela de consumos de corrente para os motores mais encontrados no comercio. Desta forma teríamos uma relação (libras), embora não direta, com potencia em HP. Não sei por que razão os motores da Minn Kota estão num preço inacessível. Assim, o espaço para os Marine Sport & derivados ficou muito grande.
Olá Amigo

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Mensagem por Bruno de Pieri » Qui Jun 04, 2015 1:40 pm

Estou querendo comprar um eletrico, sera meu prineiro motorzinho, favo pescarias aqui no rio grande e ultimamente utilizo o remo mesmo, como nao quero gastar muito e por na maioria das vezes utilizar canoa 5m com apenas 2 pescadores e sem nehum item a mais a nao ser colote e as varas, gostaria de saber se um motorzinho 34lbs com uma bateria de 70amp modeo de veiculo mesmo quanto tempo duraria mais ou menos e se atenderia minhas espectativas iniciais... Muito obgado pessoal
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Wagner Barbosa
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Mensagem por Wagner Barbosa » Qui Jun 04, 2015 5:05 pm

Caro, vou responder com base na experiência própria. Vamos ver o que os colegas opinam.
1. Compre o motor. Remo é coisa do passado.
2. Não espere que o motor de 42 ou 54 lb suba uma correnteza forte do Rio Grande mas certamente que no remo vc também não sobre as corredeiras.
3. Como pesco mais na represa eu comprei inicialmente um de pedal e acabei comprando um manual depois pois o sistema de pedal a cabo não ajuda e no Rio o manual é mais interessante.
4. Compre a bateria de ciclo correto (eu uso a Moura Náutica 110). Apesar de cara, se vc cuidar bem, dura muito. Mas não se esqueça: carregue-a numa amperagem baixa. Não use alternador de carro ou coisa parecida.
5. Eu recomendo os motores mais comuns do mercado (os meus são o Phantom).

Boa sorte e boas pescarias
Pesque com seu filho. Eu pesco com meu.
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Dilson Castiglioni
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Re: MOTORES ELÉTRICOS - DICAS INICIAIS

Mensagem por Dilson Castiglioni » Qui Ago 18, 2016 1:37 pm

BOA TARDE
PESSOAL ESTOU COM MEU MOTOR ELETRICO MARURI COM UM PROBLEMA ME ROUBARÃO O PEDAL DELE E JA PROCUREI PRA COMPRAR EM TODAS AS LOJAS ALGUEM PODERIA ME AJUDAR E UM MOTOR MARURI 80 LBS FT 80 DR.
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Re: MOTORES ELÉTRICOS - DICAS INICIAIS

Mensagem por José Adolfo Muntsch » Sáb Set 10, 2016 9:41 pm

Dilson Castiglioni escreveu:BOA TARDE
PESSOAL ESTOU COM MEU MOTOR ELETRICO MARURI COM UM PROBLEMA ME ROUBARÃO O PEDAL DELE E JA PROCUREI PRA COMPRAR EM TODAS AS LOJAS ALGUEM PODERIA ME AJUDAR E UM MOTOR MARURI 80 LBS FT 80 DR.
Em Cidade De Leste no Paraguay tem lojas da Maruri, e eles provavelmente tenham o pedal para lhe vender. Tente entrar em contato com eles.
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Wagner Barbosa
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Re: MOTORES ELÉTRICOS - DICAS INICIAIS

Mensagem por Wagner Barbosa » Dom Jan 22, 2017 10:00 pm

Depois de insistir com os nacionais mudei para o MinnKota Powerdrive. O motor é ótimo com uma exceção. Difícil de colocar e tirar da água. Péssimo design nesse quesito. Porém o pedal e o controle remoto dão outra perspectiva na pescaria. Se fosse comprar outro investiria num
Modelo um pouco mais caro da MinnKota porém sem esse erro.
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