Aumentando a potência do mercury 15 HP(Super) para 18 HP

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Hercy Junio Magalhães
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 03, 2009 10:59 pm
Cidade:

Aumentando a potência do mercury 15 HP(Super) para 18 HP

Mensagem por Hercy Junio Magalhães » Qui Ago 12, 2010 9:09 pm

Boa noite pessoal!
Hoje levei meu motor Mercury 15 Super que comprei em Março, para revisão de 10 horas, na autorizada Mercury de Belo Horizonte a Cacá Nautica.Fui atendido e muito bem atendido pelo Sr Cacá dono da empresa, o mesmo realizou a troca do oleo da rabeta, regulagem do carburador etc.Eu acompanhei todo o serviço, e perguntei a ele o que teria que fazer para mudar a potencia do motor para 18 HP, ele deu uma risada e ainda brincou que se entregasse o manual e o paquimetro para a secretária dele, até ela mesmo faria, mas teria que me cobrar R$ 25,00 para o serviço, aprovei entao ele fez a regulagem, coisa boba, mas ... ...
Então pensei porque não postar aqui e muitos vão economizar uma graninha..

Ao abrir o capô na parte traseira direita existem dois parafusos de ajuste do curso do acelerador, o parafuso de cima é que regula a potência, ou seja, entre a porca e a cabeça do parafuso, a distancia para uma potencia de 18 HP seria de 9mm e 5 mm para 15 HP, segundo o Sr Cacá, nunca ultrapasse essa distancia de 9mm pois irá comprometer a vida útil dos pistão e perda da garantia!
Perguntei a ele se não teria que realizar a troca de algum componente do carburador, junta, jiglê ou coisa parecida, e ele diz que so do 25 hp troca-se uma junta me parece que é do carburador.
R$ 25,00 foi embora fácil demais, mas temos que valorizar o profissional também né!!!!


Imagem


Espero ter ajudado e desculpe pela qualidade da foto, pois foi tirada em um celular!!!
Hercy Junio Magalhães
Avatar do usuário
Edegar Kimura
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1508
Registrado em: Ter Mai 13, 2008 11:25 am
Cidade:

Mensagem por Edegar Kimura » Qui Ago 12, 2010 9:55 pm

boa dica. eu pergutei pra um mecanico tbm, e é iso msm. simples, e da uma boa melhora com mais 3hp. esse é o melhor 15/18hp do mercado.
abraço
kimura
Avatar do usuário
Geordânio Félix
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 136
Registrado em: Seg Out 19, 2009 8:54 pm
Cidade:

Re: Aumentando a potência do mercury 15 HP(Super) para 18 HP

Mensagem por Geordânio Félix » Sex Ago 13, 2010 9:39 pm

Juninho, quer dizer que o Metalglass Big Fish 5016 TUNADO está agora TURBINADO ? ? ? ? ? ? ? Viva !!!!!!!!!!!!!!!!

Motor do Hercy :
http://www.youtube.com/watch?v=JXS3GBRX ... re=related :D

Depois dos ajustes - performace: http://www.youtube.com/watch?v=wtC5uoRMJT0 :D

Um abraço amigão.
Editado pela última vez por Geordânio Félix em Qua Ago 25, 2010 9:36 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Fernando Corrêa
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 164
Registrado em: Seg Dez 21, 2009 9:54 am
Cidade:

Mensagem por Fernando Corrêa » Sáb Ago 14, 2010 6:17 pm

faltou a calibragem no giclê.... ... ..... se fosse só esse parafusinho aí, tava sussegado mesmo.... ...
mais vale um mau dia de pescaria que um bom dia de trabalho...
Avatar do usuário
Hercy Junio Magalhães
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 03, 2009 10:59 pm
Cidade:

Mensagem por Hercy Junio Magalhães » Dom Ago 15, 2010 12:21 am

Fernando Corrêa escreveu:faltou a calibragem no giclê.... ... ..... se fosse só esse parafusinho aí, tava sussegado mesmo.... ...
Engraçado, eu questionei sobre isso com o mecânico da autorizada e ele disse que não tem alteração nenhuma no carburador e me mostrou até o procedimento no manual de manutenção da Mercury, tambem achei muito estranho porque este parafuso nada mais é que aumentar o curso do acelerador e consequentemente mais gasolina na câmara de combustão, mas vamos vê o que os amigos do furum vão comentar.... ...
Hercy Junio Magalhães
Avatar do usuário
Edgar Maugeri Chaubet
ANZOL DE OURO
Mensagens: 893
Registrado em: Sex Nov 13, 2009 10:29 pm
Cidade:

Mensagem por Edgar Maugeri Chaubet » Ter Set 14, 2010 7:49 pm

Será que dá pra fazer em um jonhson 15 ??
Não consegui abrir a foto inicial do motor.
?????????????
Imagem
Avatar do usuário
Edgar Maugeri Chaubet
ANZOL DE OURO
Mensagens: 893
Registrado em: Sex Nov 13, 2009 10:29 pm
Cidade:

Mensagem por Edgar Maugeri Chaubet » Dom Set 19, 2010 3:00 pm

Edgar Maugeri escreveu:Será que dá pra fazer em um jonhson 15 ??
Não consegui abrir a foto inicial do motor.
?????????????
E ai, alguem sabe me dizer. O 15 e ano 93, mas está quase okm, pois ficou parado uns dez anos.

abç
Imagem
Avatar do usuário
Kennedy Ricardo
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1109
Registrado em: Ter Jan 06, 2009 8:36 am
Cidade:

Mensagem por Kennedy Ricardo » Dom Set 19, 2010 5:27 pm

O que ocorre é que o motor mercury 15 super é na realidade um Tohatsu 18hp que vem "travado" de fábrica para 15, por isso é que com um procedimento ele vai a 18hp, o motor johnson 15 a principio isso não vai funcionar...
Fishing in the World.... bait casting, catch and release...
Avatar do usuário
Edgar Maugeri Chaubet
ANZOL DE OURO
Mensagens: 893
Registrado em: Sex Nov 13, 2009 10:29 pm
Cidade:

Mensagem por Edgar Maugeri Chaubet » Dom Set 19, 2010 5:51 pm

Kennedy Ricardo escreveu:O que ocorre é que o motor mercury 15 super é na realidade um Tohatsu 18hp que vem "travado" de fábrica para 15, por isso é que com um procedimento ele vai a 18hp, o motor johnson 15 a principio isso não vai funcionar...
Vlw Kennedy
Que pena :( :(
Mas voce disse "a princípio"... ....vamos aguardar se tem algum prof. pardal que conseguiu rsrsrsrsrs
abç
Imagem
Avatar do usuário
Marcelo Hayashiuchi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 898
Registrado em: Qua Jul 19, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcelo Hayashiuchi » Seg Set 20, 2010 11:11 am

Olá PEssoal

Eu comprei um Mercury 15 Super tb.... ... depois da revisão mandei fazer o tal ajuste para 18.
Só que aparentemente não notei diferença no desempenho...pois continua a mesma coisa.
Pesquisei na internet e vi que tem um esquema de mexer na calibragem do Glicleur.... ... alguem ja fez isso???

Abraço
Marcelo
Cornélio Procópio - PR.

Imagem
Avatar do usuário
Leonardo Renno
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Ago 02, 2010 7:52 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Renno » Qui Set 23, 2010 10:32 am

Olá amigos do forum! Ja tive dois 15 super, e um tohatsu 18hp, e posso lhes dizer o seguinte: 1º. esta regulagem de 05mm para 09, ou 10mm no avanço, faz sim que o motor acelere mais. 2º. para otimizar a nova regulagem deve observar se no tanque de testes e na agua, se não esta dando falta ou ruim para arrancar com o motor. caso afirmativo deve-se corrigir o gicle. 3º. é o mais difícil, se observar o mercury 15 super, ao acelerar 100% o manche, a borboleta do carburador não abre totalmente, em virtude de uma pecinha que é ligada ao avanço do motor que faz o carburador abrir (acelerar). No caso do 18hp tohatsu, esta pecinha é um pouco maior, fazendo o carburador abrir totalmente, acelerando tudo, e por sua vez andar um pouquinho mais. Ja até mandei fazer uma vez esta pecinha no torno, igual a um 18hp tohatsu, melhorando ainda mais.
Reparem que ao acelerar o 15 mercury super 100% no manche, com o motor se capô, voces ainda conseguirão manualmente puchando para baixo a vareta de aceleração do carburador movimenta-la mais um pouco, acelerando o restinho que falta para dar os reais 18 hp, sem que a borboleta feche negativamente. abraço!!!
Avatar do usuário
Edgar Maugeri Chaubet
ANZOL DE OURO
Mensagens: 893
Registrado em: Sex Nov 13, 2009 10:29 pm
Cidade:

Mensagem por Edgar Maugeri Chaubet » Qui Set 23, 2010 10:56 am

leonardo renno escreveu:Olá amigos do forum! Ja tive dois 15 super, e um tohatsu 18hp, e posso lhes dizer o seguinte: 1º. esta regulagem de 05mm para 09, ou 10mm no avanço, faz sim que o motor acelere mais. 2º. para otimizar a nova regulagem deve observar se no tanque de testes e na agua, se não esta dando falta ou ruim para arrancar com o motor. caso afirmativo deve-se corrigir o gicle. 3º. é o mais difícil, se observar o mercury 15 super, ao acelerar 100% o manche, a borboleta do carburador não abre totalmente, em virtude de uma pecinha que é ligada ao avanço do motor que faz o carburador abrir (acelerar). No caso do 18hp tohatsu, esta pecinha é um pouco maior, fazendo o carburador abrir totalmente, acelerando tudo, e por sua vez andar um pouquinho mais. Ja até mandei fazer uma vez esta pecinha no torno, igual a um 18hp tohatsu, melhorando ainda mais.
Reparem que ao acelerar o 15 mercury super 100% no manche, com o motor se capô, voces ainda conseguirão manualmente puchando para baixo a vareta de aceleração do carburador movimenta-la mais um pouco, acelerando o restinho que falta para dar os reais 18 hp, sem que a borboleta feche negativamente. abraço!!!
E o 15 Jonhson, nada pode ser feito ???
Imagem
Avatar do usuário
Leonardo Renno
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Ago 02, 2010 7:52 pm
Cidade:

Mensagem por Leonardo Renno » Sex Set 24, 2010 7:01 am

Sei muito pouco dos Jhonson, mas se o seu motor for os ultimos, redondinhos, acho que de 1994 para ca, alguns amigos trocaram o carburador de cuba plastica (carburador original), pelos carburadores de cuba de ferro (que equipava os de 1993 para tras), melhorando a resposta do acelerador e ficando mais economico, mais pela economia, mas acho que não compensa!!! ok!! abraço!!!
Avatar do usuário
Edgar Maugeri Chaubet
ANZOL DE OURO
Mensagens: 893
Registrado em: Sex Nov 13, 2009 10:29 pm
Cidade:

Mensagem por Edgar Maugeri Chaubet » Sex Set 24, 2010 3:29 pm

leonardo renno escreveu:Sei muito pouco dos Jhonson, mas se o seu motor for os ultimos, redondinhos, acho que de 1994 para ca, alguns amigos trocaram o carburador de cuba plastica (carburador original), pelos carburadores de cuba de ferro (que equipava os de 1993 para tras), melhorando a resposta do acelerador e ficando mais economico, mais pela economia, mas acho que não compensa!!! ok!! abraço!!!
No caso, o meu já é o redondinho, mas de nov/1993. Mas tambem acho que não compensa, se for só para economia, pois o bichinho já é bem economico. Queria mesmo é aumentar a acelereção e potencia.
Vlw, abç
Imagem
Avatar do usuário
Rafael T. Grando
CALOURO
Mensagens: 30
Registrado em: Dom Out 03, 2010 5:39 pm
Cidade:

Re: Aumentando a potência do mercury 15 HP(Super) para 18 HP

Mensagem por Rafael T. Grando » Qui Nov 04, 2010 7:13 pm

Hercy Junio Magalhães escreveu:Boa noite pessoal!
Hoje levei meu motor Mercury 15 Super que comprei em Março, para revisão de 10 horas, na autorizada Mercury de Belo Horizonte a Cacá Nautica.Fui atendido e muito bem atendido pelo Sr Cacá dono da empresa, o mesmo realizou a troca do oleo da rabeta, regulagem do carburador etc.Eu acompanhei todo o serviço, e perguntei a ele o que teria que fazer para mudar a potencia do motor para 18 HP, ele deu uma risada e ainda brincou que se entregasse o manual e o paquimetro para a secretária dele, até ela mesmo faria, mas teria que me cobrar R$ 25,00 para o serviço, aprovei entao ele fez a regulagem, coisa boba, mas ... ...
Então pensei porque não postar aqui e muitos vão economizar uma graninha..

Ao abrir o capô na parte traseira direita existem dois parafusos de ajuste do curso do acelerador, o parafuso de cima é que regula a potência, ou seja, entre a porca e a cabeça do parafuso, a distancia para uma potencia de 18 HP seria de 9mm e 5 mm para 15 HP, segundo o Sr Cacá, nunca ultrapasse essa distancia de 9mm pois irá comprometer a vida útil dos pistão e perda da garantia!
Perguntei a ele se não teria que realizar a troca de algum componente do carburador, junta, jiglê ou coisa parecida, e ele diz que so do 25 hp troca-se uma junta me parece que é do carburador.
R$ 25,00 foi embora fácil demais, mas temos que valorizar o profissional também né!!!!


Imagem


Espero ter ajudado e desculpe pela qualidade da foto, pois foi tirada em um celular!!!

Ola Hercy, tudo bem?

Tens como colocar a foto novamente, não esta abrindo...

Abraço, Rafael
Avatar do usuário
Bruno de Pieri
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 163
Registrado em: Qui Mar 27, 2008 3:34 am
Cidade:

Re: Aumentando a potência do mercury 15 HP(Super) para 18 HP

Mensagem por Bruno de Pieri » Sáb Fev 10, 2018 5:46 pm

Boa tarde !!!
Não consigo abrir as imagens..,
Alguém ainda as possui ?
Alguém tem como orientar pra ver se o meu que comprei já está convertido para 18 ?
Bruno de Pieri
brunodepieri@ymail.com
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Aumentando a potência do mercury 15 HP(Super) para 18 HP

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Fev 12, 2018 8:35 pm

Bruno de Pieri escreveu:Boa tarde !!!
Não consigo abrir as imagens..,
Alguém ainda as possui ?
Alguém tem como orientar pra ver se o meu que comprei já está convertido para 18 ?
Como já expliquei em outros tópicos ...

As fotos foram postadas pelos autores do tópico e o Photobucket mudou as regras de hospedagem
Infelizmente não tenho com corrigir, minha esperança é que os próprios autores dos tópicos o façam ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”