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Palio Adventure Locker - instalação elétrica do engate

Enviado: Ter Jul 12, 2011 5:03 pm
por Rodrigo Suzuki - Rodão
Alguém tem esse carro, colocou engate e fez a parte elétrica ?

Ouvi falar que qdo for puxar carreta ao ligar os conectores do engate/carreta, acende uma lampada no painel, tem como dar uma tapeada no módulo ? e como fizeram ?

Abs,

Enviado: Ter Jul 12, 2011 5:21 pm
por Márcio Ravachi
Rodão , se esse carro estiver na garantia eles só cobrem se instalar na concessionária .
Aqui em Curitiba oque recomendo aos meus clientes é que eles se informem qual a marca do engate que a concessionária usa e procure no mercado , geralmente custa a metade do preço .
Uma vez usada a mesma marca a conessionária não tem como saber se foi ela que instalou .
Qto a lampada acender eu desconheço essa informação , tenho uns tres amigos pescadores que faço o seguro que nunca comentaram nada .

Enviado: Ter Jul 12, 2011 8:03 pm
por Walther Volpini
Acho que só se o carro tiver algum sensor para informar uma lâmpada queimada por exemplo.
Em todo caso, procure um bom instalador de acessórios que vc não deverá ter problema pois tem como "enganar" a centralina usando capacitores, resistores ou mudando o aterramento, conforme o caso.
O que o Márcio escreveu também deve ser levado em consideração.
Abraços

Enviado: Ter Jul 12, 2011 9:36 pm
por Marcos Paulo Menin Ribas
Como é de conhecimento de todos, anos após anos os carros saem de
fábrica cada vez mais equipados com sensores, computadores entre outros diversos eletrônicos.
Ocorre que alguns modelos de veículos possuem sensores de consumo de energia.
Nos carros da FIAT, como também em algumas outras marca, é
necessário instalar um relê auxiliar juntamente com a fiação elétrica do engate.
Se não fizer isto, o computador de bordo acusa defeitos que não existem,
bloqueia algumas funções, entre outros defeitos.

abd.

Enviado: Dom Jul 17, 2011 1:29 am
por Rodrigo Suzuki - Rodão
Márcio Ravachi

Rodão , se esse carro estiver na garantia eles só cobrem se instalar na concessionária .
Aqui em Curitiba oque recomendo aos meus clientes é que eles se informem qual a marca do engate que a concessionária usa e procure no mercado , geralmente custa a metade do preço .
Uma vez usada a mesma marca a conessionária não tem como saber se foi ela que instalou .
Qto a lampada acender eu desconheço essa informação , tenho uns tres amigos pescadores que faço o seguro que nunca comentaram nada .
_________________
Valeu Poisnã, obrigado pelos comentários !!!

Abs,

Walther Volpini

Acho que só se o carro tiver algum sensor para informar uma lâmpada queimada por exemplo.
Em todo caso, procure um bom instalador de acessórios que vc não deverá ter problema pois tem como "enganar" a centralina usando capacitores, resistores ou mudando o aterramento, conforme o caso.
O que o Márcio escreveu também deve ser levado em consideração.
Abraços
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Walther,

Obrigado, já me informaram de instalar relês pra dar essa enganada no módulo...

Abs,
Marcos Paulo Menin Ribas
Como é de conhecimento de todos, anos após anos os carros saem de
fábrica cada vez mais equipados com sensores, computadores entre outros diversos eletrônicos.
Ocorre que alguns modelos de veículos possuem sensores de consumo de energia.
Nos carros da FIAT, como também em algumas outras marca, é
necessário instalar um relê auxiliar juntamente com a fiação elétrica do engate.
Se não fizer isto, o computador de bordo acusa defeitos que não existem,
bloqueia algumas funções, entre outros defeitos.

abd.
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Marcos da Fortcar
Marcos, é isso que me falaram, instalar um rele pra tapear o módulo pois a FIAT desenvolveu um módulo que só tem capacidade de ler tantas lampadas(algo nesse sentido)... ...

Abs,

Enviado: Sáb Jul 23, 2011 11:26 am
por Alex César C. Silva
Na Minha Strada Adventure,o dono da auto eletrica insistiu em colocar os reles,mas me pediu 140,00 pelo serviço.Achei caro e mandei em outro fazer,sem instalar nenhum relê.O carro ficou maluco queimando lampadas sem motivo,e fazendo funcionar umas coisas sem ter ligado.
Resumindo minha experiencia,mande instalar os reles numa boa auto eletrica e seja feliz.

Enviado: Seg Jul 25, 2011 12:48 pm
por Rodrigo Suzuki - Rodão
Alex César C. Silva

Na Minha Strada Adventure,o dono da auto eletrica insistiu em colocar os reles,mas me pediu 140,00 pelo serviço.Achei caro e mandei em outro fazer,sem instalar nenhum relê.O carro ficou maluco queimando lampadas sem motivo,e fazendo funcionar umas coisas sem ter ligado.
Resumindo minha experiencia,mande instalar os reles numa boa auto eletrica e seja feliz.
Alex,

Obrigado !

Abs,

Enviado: Sáb Jul 30, 2011 11:02 pm
por Jairo Prates
Marcos Paulo Menin Ribas escreveu:Como é de conhecimento de todos, anos após anos os carros saem de
fábrica cada vez mais equipados com sensores, computadores entre outros diversos eletrônicos.
Ocorre que alguns modelos de veículos possuem sensores de consumo de energia.
Nos carros da FIAT, como também em algumas outras marca, é
necessário instalar um relê auxiliar juntamente com a fiação elétrica do engate.
Se não fizer isto, o computador de bordo acusa defeitos que não existem,
bloqueia algumas funções, entre outros defeitos.

abd.

Gde Marcão....

Esse sabe, conheçe mesmo tudo sobre carreta e engate.... ... ... só faltou falar para fazer a instalação dentro das normas.
G abraço.

Re: Palio Adventure Locker - instalação elétrica do engate

Enviado: Qui Ago 04, 2011 11:08 pm
por Hercy Junio Magalhães
Rodrigo Suzuki - Rodão escreveu:Alguém tem esse carro, colocou engate e fez a parte elétrica ?

Ouvi falar que qdo for puxar carreta ao ligar os conectores do engate/carreta, acende uma lampada no painel, tem como dar uma tapeada no módulo ? e como fizeram ?

Abs,

Tenho uma Strada adventure, e o computador acusa avaria na luz de freio, como o pessoal citou, quando você liga a tomada da carreta, as luzes são ligadas em paralelo com as do carro, aumentando assim a corrente de consumo e consequentemente o computador de bordo acusa uma avaria (opinião minha), acho que vou ter que mandar 12V da bateria até o engate e instalar interface de relé.(

Enviado: Sáb Out 15, 2011 2:58 pm
por Leonardo Renno
Reativando o tópico, comprei uma Palio Weekend, ano 2005 e também estou com problemas. Ao ligar a tomada da carreta acende uma luz no painel, e as setas piscam de forma irregular, rapidinho. Fui em uma boa auto eletrica e eles me falaram que estes carros da FIAT tem um módulo que não reconhece a instalação eletrica da carreta, assim quando conecta a tomada aumenta a carga de energia no sistema, e indicaram a não usar lampadas na carreta e sim dispositivo de LED, pois assim com o LED consumindo bem pouca energia, o modulo não percebe a ligação da carreta e conseguiria acabar com o problema.
Alguem ja fez isso, ou algo que realmente resolve????
Abraço!!!!

Enviado: Sáb Out 15, 2011 8:14 pm
por Walther Volpini
Ops!

Enviado: Sáb Out 15, 2011 8:17 pm
por Walther Volpini
Leonardo Renno escreveu:Reativando o tópico, comprei uma Palio Weekend, ano 2005 e também estou com problemas. Ao ligar a tomada da carreta acende uma luz no painel, e as setas piscam de forma irregular, rapidinho. Fui em uma boa auto eletrica e eles me falaram que estes carros da FIAT tem um módulo que não reconhece a instalação eletrica da carreta, assim quando conecta a tomada aumenta a carga de energia no sistema, e indicaram a não usar lampadas na carreta e sim dispositivo de LED, pois assim com o LED consumindo bem pouca energia, o modulo não percebe a ligação da carreta e conseguiria acabar com o problema.
Alguem ja fez isso, ou algo que realmente resolve????
Abraço!!!!
Não sei se dá certo mas faz sentido.

Enviado: Seg Out 17, 2011 10:57 pm
por Leonardo Renno
Waltão, fui em mais tres auto eletricas aqui e me falaram o seguinte, não adianta nada trocar as lampadas por LED, pois no carro se queimar apenas uma lampada de placa, de 5wats, ja acusa no painel, então a somatória de todas as lampadas da carreta, mesmo com LED ultrapassa e muito este numero de 5 wats. O último eletricista falou o seguinte, pluga a tomada no carro e boa pescaria!!!!!
Como ultima tentativa vou na FIAT daqui para saber o que a fábrica recomenda!!! Perguntar sobre o relê!!!
Abraço!!!!!

Enviado: Ter Out 18, 2011 8:27 am
por Walther Volpini
Tenho um vizinho que possui uma Strada Adventure e reboca um jet com ela. Vou perguntar se ele sabe como foi feita a instalação.

Enviado: Qua Out 19, 2011 10:22 am
por Leonardo Renno
Ok Walter!!! Fico no aguardo!!!

Enviado: Dom Out 30, 2011 10:42 am
por Alessandro Sanches
Leonardo Renno escreveu: Como ultima tentativa vou na FIAT daqui para saber o que a fábrica recomenda!!! Perguntar sobre o relê!!!
Abraço!!!!!
Leonardo,

Voce foi na Fiat??

O que eles recomendam??

Semana que vem to pegando uma Locker nova, perguntei na propria concessionaria sobre o engate e eles me disseram que não é um item original de serie, e, por isso eles não comercializam, mas não me falaram nada sobre qual utilizar.

Caso alguem ja tenha um posicionamento oficial da Fiat, ficaria grato pela informação!!

Abçs!!
:D :D

Enviado: Dom Out 30, 2011 2:13 pm
por Leonardo Renno
Alessandro Sanches escreveu:
Leonardo Renno escreveu: Como ultima tentativa vou na FIAT daqui para saber o que a fábrica recomenda!!! Perguntar sobre o relê!!!
Abraço!!!!!
Leonardo,

Voce foi na Fiat??

O que eles recomendam??

Semana que vem to pegando uma Locker nova, perguntei na propria concessionaria sobre o engate e eles me disseram que não é um item original de serie, e, por isso eles não comercializam, mas não me falaram nada sobre qual utilizar.

Caso alguem ja tenha um posicionamento oficial da Fiat, ficaria grato pela informação!!

Abçs!!
:D :D
Olá Alessandro!!! Ainda não fui na FIAT, mas dia 15 de novembro irei pescar, então até lá preciso ir à revenda, mas a opinião dos eletricistas é que não tem como arrumar, é usar desta forma, com a luz do painel indicando algo errado por não reconhecer a carreta e a luz de seta piscando rapidinho!!!!!!

Enviado: Ter Nov 01, 2011 12:49 pm
por André Abreu
Para carro FIAT instala o relê e boa.
Não tem erro.
Todo instalador de reboque sabe disso (ou pelo menos deveria)

Tinha um Idea Adventure e nunca tive problemas

Enviado: Qua Nov 02, 2011 9:50 am
por Hercy Junio Magalhães
André Abreu escreveu:Para carro FIAT instala o relê e boa.
Não tem erro.
Todo instalador de reboque sabe disso (ou pelo menos deveria)

Tinha um Idea Adventure e nunca tive problemas

Foi o que eu comentei :lol:
Só que pra instalar o relé tem puxar os 12V da bateria direto no contato aberto do relé, vou solicitar a concessionaria que faça isso no meu carro pois ele ainda está na garantia!!!

Enviado: Dom Nov 06, 2011 12:02 pm
por Iraides de Freitas
Pessoal, tenho uma Palio Adventure Locker que coloquei rabicho exatamente para puxar meu barco e como estava na garantia a instalação foi feita na Fiat (150,00) e nunca deu problemas.
Em carros com computador de bordo essa instalação é super complicada, precisa de dois reles e uma reprogramação, tanto que em 03 elétricas de renome na cidade nenhuma aceitou fazer a instalação.
Então, o certo é ir na concessionária e jamais deixar eletricista aventureiro fazer teste no seu carro, pois descontrola todo o sistema do computador, acendendo e apagando todas as luzes do painel.

Abrax.

Enviado: Seg Nov 07, 2011 9:38 pm
por Rodrigo Suzuki - Rodão
Opaaaa, estava de férias e não tinha visto o tópico reativado.... ... .....

Vamos lá, antes de instalar o engate e consequentemente a parte elétrica, fui na FIAT conversar com eles(concessionária Andretta), o responsável me disse que a palio weekend adventure(locker) não foi planejada pra puxar reboque e por isso não foi desenvolvido um módulo planejado para tal(coisa de loko, inclusive disse isso pra ele, blá blá blá). No final me disse que instalaria o reboque, a parte elétrica mas disse que tenho que assinar um termo me responsabilizando pela instalação e isentando a FIAT de problemas elétricos que pudesse aparecer.

Largei mão e fui procurar uma empresa que faz instalação de engates e que conheçam bem a parte elétrica. Depois de umas procuras fui instalar o engate e parte elétrica em uma loja que já conhecia, pois tinha que buscar o meu barco que estava na pousada da minha prima a mais de um ano.
O dono da loja me explicou o que acontece com a adventure locker(ano 2010), assim que você conecta o reboque, acende a luz de avaria, mas as luzes do reboque acendem normal, a luz de freio funciona, pisca pisca funciona rápido, e que depois de desconectar o reboque precisa desligar o carro, ligar o carro e depois as luzes, e ligar as setas que a luz de avaria apaga, mas somente isso, não dá pane e que poderia ficar sossegado. Realmente funcionou como ele me disse, não deu nenhum problema, rodei 500km com o reboque e foi tranquilo.

O dono da loja me disse que alguns carros da FIAT(se não me engano me disse que o stillo é assim) tem módulo que faz uma espécie de identificação ponto a ponto da parte elétrica pra ver se tudo está funcionando, por exemplo, avisa que a porta direita traseira está aberta(alguns só falam porta direita, não avisa se é dianteira ou traseira) e que nesses carros precisam realmente tapear o módulo, a instalação é mais complicada.

Minha sugestão, procure quem conhece, quem já instalou engates em carros como os nossos e que o dono realmente puxa reboque.

Abs,
Rodão

Enviado: Qua Nov 09, 2011 8:21 pm
por Iraides de Freitas
Rapaziada, esse cara da Fiat realmente tá maluco, lógico que o carro não é um trator, mas foi sim preparado para puxar reboque até 400 kg, conforme é afirmado no manual, e os furos para a instalação do rabicho vem de fábrica.

A instalação que fiz na Fiat em Uberlândia não deu diferença alguma de quando não tinha rabicho. O segredo são 02 reles e a reprogramação do sistema, salvo engano só feito na concessionária.

Rodão, essa história desse eletricista de acender essa ou aquela luz, ligar carro e tal está me cheirando "gambiarra", a minha instalação e de amigos aqui nunca precisou disso, porque não deu diferença com ou sem rabicho.

Mas, instalado o rabicho, bem ou mal, não pode é deixar de pescar...hehehe.

Abrax

Enviado: Sex Nov 11, 2011 5:45 pm
por Rodrigo Suzuki - Rodão
Iraides de Freitas
Rapaziada, esse cara da Fiat realmente tá maluco, lógico que o carro não é um trator, mas foi sim preparado para puxar reboque até 400 kg, conforme é afirmado no manual, e os furos para a instalação do rabicho vem de fábrica.

A instalação que fiz na Fiat em Uberlândia não deu diferença alguma de quando não tinha rabicho. O segredo são 02 reles e a reprogramação do sistema, salvo engano só feito na concessionária.

Rodão, essa história desse eletricista de acender essa ou aquela luz, ligar carro e tal está me cheirando "gambiarra", a minha instalação e de amigos aqui nunca precisou disso, porque não deu diferença com ou sem rabicho.

Mas, instalado o rabicho, bem ou mal, não pode é deixar de pescar...hehehe.

Abrax
Iraides, no meu carro foi instalado somente o rabicho nada mais, não foi instalado nenhum relê e reprogramado o sistema. O instalador disse que nesse carro(ano) não precisaria instalar mais nada, que não teria problema, mas que se eu quisesse eles instalariam relê, mas que não havia necessidade. Agora, nos carros que fazem verificação ponto a ponto, esses sim precisam instalar, senão o carro começa a mostrar defeito aonde não existe.

O fato de depois de desconectar a parte elétrica do reboque, ter que desligar/ligar o carro, acender os fárois, ligar as setas, é pro sistema(módulo) detectar que está tudo funcionando OK quando está fazendo a verificação e assim a luz de avaria se apagar.

Abs,
Rodão

Enviado: Seg Nov 21, 2011 11:02 am
por Alessandro Sanches
Rodrigo Suzuki - Rodão escreveu:Opaaaa, estava de férias e não tinha visto o tópico reativado.... ... .....

Vamos lá, antes de instalar o engate e consequentemente a parte elétrica, fui na FIAT conversar com eles(concessionária Andretta), o responsável me disse que a palio weekend adventure(locker) não foi planejada pra puxar reboque e por isso não foi desenvolvido um módulo planejado para tal(coisa de loko, inclusive disse isso pra ele, blá blá blá). No final me disse que instalaria o reboque, a parte elétrica mas disse que tenho que assinar um termo me responsabilizando pela instalação e isentando a FIAT de problemas elétricos que pudesse aparecer.

Largei mão e fui procurar uma empresa que faz instalação de engates e que conheçam bem a parte elétrica. Depois de umas procuras fui instalar o engate e parte elétrica em uma loja que já conhecia, pois tinha que buscar o meu barco que estava na pousada da minha prima a mais de um ano.
O dono da loja me explicou o que acontece com a adventure locker(ano 2010), assim que você conecta o reboque, acende a luz de avaria, mas as luzes do reboque acendem normal, a luz de freio funciona, pisca pisca funciona rápido, e que depois de desconectar o reboque precisa desligar o carro, ligar o carro e depois as luzes, e ligar as setas que a luz de avaria apaga, mas somente isso, não dá pane e que poderia ficar sossegado. Realmente funcionou como ele me disse, não deu nenhum problema, rodei 500km com o reboque e foi tranquilo.

O dono da loja me disse que alguns carros da FIAT(se não me engano me disse que o stillo é assim) tem módulo que faz uma espécie de identificação ponto a ponto da parte elétrica pra ver se tudo está funcionando, por exemplo, avisa que a porta direita traseira está aberta(alguns só falam porta direita, não avisa se é dianteira ou traseira) e que nesses carros precisam realmente tapear o módulo, a instalação é mais complicada.

Minha sugestão, procure quem conhece, quem já instalou engates em carros como os nossos e que o dono realmente puxa reboque.

Abs,
Rodão
Blza Rodão!!

Fiz a instalação do engate no meu carro, foi numa concessionaria da Fiat em Goiania.

Eles não falaram nada sobre o comprometimendo da Garantia. Eles me disseram que tiveram que instalar quatro reles, e, tudo ficou funcionando perfeitamente.

Abçs!!

Enviado: Seg Nov 21, 2011 3:36 pm
por Chrisley Lima
Ola pessoal tenho oficina de Auto Eletrica e ja fiz esta instalacao em pelo menos 50 veiculos so colocamos os rele em no maximo 3 ou 4 que o cliente pediu o resto foi tudo sem rele. O que acontece e que quando ta conectado a carretinha a luz no painel acende e a seta pisca um pouco mais rapido, tirou a carreta ligou as luzes ta pronto volta ao normal. Espero ter esclarecido...

Re: Palio Adventure Locker - instalação elétrica do engate

Enviado: Qui Mai 26, 2016 12:56 pm
por Sandro Almeida
Olá!

Vou desenterrar o tópico.

Tentamos fazer a instalação em uma strada adventure. Deu o mesmo problema reportado aqui.

Para resolver o problema do pisca acelerado, trocamos as lâmpadas do pisca, por lâmpadas de apenas 10w. Resolveu.

Mas não deixou de ficar avisando no painel que tinha problema nas luzes.

A pergunta é: vou fazer o mesmo serviço em uma hilux. Há notícias desse problema em hilux? Procurei e não achei nada.


Abçs a todos.

Re: Palio Adventure Locker - instalação elétrica do engate

Enviado: Seg Ago 01, 2016 9:13 pm
por Luis Fernando L. Pereira
Resolvi este problema colocando lâmpadas de led.

Re: Palio Adventure Locker - instalação elétrica do engate

Enviado: Seg Ago 15, 2016 3:19 pm
por Angelo Roberto
Tentando ajudar:
1-Carros modernos tentam avisar quando há um problema no circuito.

2-Quando se instala a carreta teremos 2 lâmpadas em paralelo para cada função.

3-Duas lâmpadas em paralelo (sendo iguais) consomem o dobro de corrente (Amperes).

4-Para o equipamento detector isto vai ser encarado como um eventual problema (+- como um curto).

5-As soluções encontradas são:
A- Instalação de um relé auxiliar (acoplador) no ML existem para venda já montados numa placa.

B- Substituição das lâmpadas convencionais (filamento) por " lâmpadas" de LED em função do
Baixo consumo desta última.

Obs. Quando a lâmpada indicadora de direção localizada no painel pisca mais rápido é justamente para indicar defeito no sistema.

Re: Palio Adventure Locker - instalação elétrica do engate

Enviado: Seg Ago 15, 2016 3:38 pm
por Angelo Roberto
http://mlb-d1-p.mlstatic.com/388611-MLB ... 016-F.webp

Placa de relés para Arduino

R$ 30,00

Re: Palio Adventure Locker - instalação elétrica do engate

Enviado: Qua Ago 17, 2016 8:31 am
por Angelo Roberto
Esqueci; Na entrada desta placa t que colocar reresistor em série com os sinais, ou soldar direto na bobina do rele.
Na compra pedir relé de 12 vcc