Página 1 de 3

XTREME X1 – O MAIS BRASILEIRO DOS BASS BOATS

Enviado: Qua Jul 20, 2011 4:44 am
por Gilberto Costa
Olá Caterveiros!

É com grande expectativa e com muito prazer que nós da XTREME BOATS apresentamos nossa nova alternativa de embarcação para pesca esportiva brasileira. Trata-se de barco de pesca modelo bass boat com dimensões 1,80 x 4,80m para motorização de 50 a 90 hp.

Foram dois longos anos de trabalho árduo de desenvolvimento e testes para oferecer a você um produto inovador. Buscamos em nosso projeto atender aos anseios dos pescadores em diversos aspectos e, neste sentido, a Caterva e os amigos deste fórum atuaram com CONSULTORES enriquecendo-nos de idéias. É isso mesmo, vocês nos ajudaram em muito na construção deste sonho!

Como forma de agradecimento a todos, faremos aqui um passo-a-passo da construção de um barco de fibra, algo que acredito ser inédito por aqui, compartilhando assim a nossa experiência e mostrando a essência de nosso produto. E acreditem, com dedicação e paixão é possível construir um sonho!

Boa leitura.

Desenvolvimento do XTREME X1

Nosso primeiro desafio foi encontrar referências técnicas para o projeto. A internet ajuda mas existe muito pouco material sobre embarcações de alta performance. Visitamos feiras, estaleiros e tivemos um breve contato com a stock boat, melhorando nosso apanhado do assunto. Definimos então, até pelos apelos de muitos caterveiros, que atenderíamos inicialmente o segmento para baixas motorizações. Modelos famosos como BULLET, RANGER, NITRO, SKEETER, BASSCAT, ALISSON entre outros foram exaustivamente visitados, contudo muitas idéias simplesmente não são viáveis em barcos com tamanho e motorização reduzidos. Assim, surgem os primeiros rascunhos de nosso projeto. E antes que nos perguntem, o XTREME X1 não é cópia mesmo!

Imagem

Com o projeto básico definido, projeto detalhado em mãos e até a execução de um modelo em escala reduzida, iniciamos a construção do cavername e da estrutura de chapeação.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Nossas experiências anteriores nos levaram à escolha do material para a confecção do protótipo, em MDF. Os principais motivos para a escolha do MDF como material do protótipo estão no custo, disponibilidade e versatilidade do material. Descobrimos mais tarde que as variações dimensionais em função da umidade são um problema. A solução foi reforçar a superfície com fibra de vidro.

Imagem

O trabalho em um protótipo é em parte técnico e em parte artístico. Praticamente o casco foi sendo esculpido com massa poliéster sobre a estrutura de madeira. Trabalho duro!

Imagem
Imagem
Imagem

Inicia-se após “esculpirmos” o casco o trabalho de acabamento fino do protótipo. Nesta fase todos os defeitos ficam evidentes e precisam ser corrigidos para que não fiquem impressos no molde. A partir da aplicação deste fundo azul das fotos a seguir o modelo ainda foi pintado por mais duas vezes para tratamento dos detalhes da superfície.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Depois da aplicação de desmoldante e da laminação da fibra sobre a superfície do protótipo nasce um molde provisório do casco. Infelizmente faltam algumas fotos em nossos arquivos. Aqui o molde já aparece com a aplicação da primeira camada de laminação do casco, a camada de gelcoat branco aplicada sobre o molde e que será a superfície externa do casco quando desmoldado.

Imagem
Imagem

Infelizmente após tanto trabalho o protótipo foi para o lixo. Deu vontade de chorar nesta hora!

Imagem

Voltamos para a laminação em fibra de vidro, agora sobre o molde. Os conceitos de laminação com estrutura em sanduiche e o uso de materiais compósitos foram postos em prática nesta fase. Ocorreu também a definição dos moldes da estrutura interna e flutuação.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Surge o casco do primeiro XTREME X1.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Cinco meses após o início, um barco pronto? Que nada! Voltamos para o trabalho em madeira para a construção do convés.
Enquanto o casco seguiu um projeto baseado em conceitos de hidro e aerodinâmica, definido sob ele linhas de fluxo calculadas e relativamente comportadas, o convés foi só dificuldade. Cantos, curvas e ângulos mínimos para o desmolde quase nos deixaram loucos! Construído sobre o casco recém laminado para o encaixe perfeito, o barco começou a tomar forma.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Ergonomia, proporções harmônicas e espaço limitado são definitivamente antagônicos. Abusamos da criatividade e do retrabalho, desmanchando várias vezes os trabalhos na busca da melhor configuração.

Imagem
Imagem
Imagem

Em praticamente oito meses foi inventado um novo bass boat. Todas as linhas gerais estavam definidas.
Se este barco terá desempenho? Eitah, dúvida que nos perseguia!
Continuando com o acabamento do protótipo do convés ou deck. Etapa prévia à laminação do molde do convés. Observe que tudo aqui é madeira! Ops, madeira e muita massa poliéster!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Nova etapa: a laminação do molde sobre o protótipo do convés. Agora, assim como foi no molde do casco, os controles sobre as quantidades de catalizador e diluentes adicionados à resina são essenciais para evitar a cura precoce da resina, a retração excessiva da peça e a perda da resistência do material compósito. Esta “tinta” laranja aplicada sobre o convés trata-se do gelcoat da superfície do molde. Este é aplicado primeiro e tem propriedade especificas para garantir o desmolde de várias unidades mantendo a qualidade do acabamento. Paralelamente, peças como os consoles foram sendo desenvolvidas.

Imagem
Imagem
Imagem

Já laminada a primeira peça de convés, já foi possível acoplá-la ao casco anteriormente construído e ter um gostinho da embarcação. Nesta hora a ansiedade quase nos matou!

Imagem
Imagem

Testamos o visual dos consoles. Nos consoles aproveitamos e testamos a aplicação e o visual do acabamento em glitter.

Imagem
Imagem

Foram instalados os consoles, recortadas as bocas dos compartimentos para acesso e colocação de lastros, realizadas as instalações provisórias do motor e comandos. Fomos aos testes de campo, ou melhor, de água. Uma faixa cinza foi pintada apenas para referência para as curvas dos frisos que seriam acrescentados ao molde definitivo. Os teste foram realizados com um motor 60 hp. Neste momento já haviam se passado 11 meses desde o primeiro rascunho.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

De volta à oficina, o barco foi desmontado. Foram realizadas melhorias aos pontos críticos do casco verificados nos testes na água. Surge a nova configuração para a popa do X1, melhorando tanto as caracteristicas de design quanto de navegabilidade. São realizados os trabalhos de re-pintura e novo tratamento da superfície, aplicação dos frisos que definem o arranjo de cores do barco, criação da borda de laminação e só então um novo molde do casco foi construído sobre a peça. Lá se foram mais três meses.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Confiantes nos resultados partimos para a montagem definitiva e acabamento final do primeiro XTREME X1. A escolha das cores foi obviamente determinada pela atenção que desejávamos ao barco. (Agora sabemos que funciona. Ou adoram ou odeiam, mas ninguém deixa de olhar! rsrsrsrsrs)

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

O modelo recebeu carpete náutico em nylon de alta qualidade, bancos personalizados, motor elétrico, acessórios, instalações hidráulicas e elétricas, comandos e um motor Mercury Optimax 90 hp com 170 kg. Este motor tão pesado, o mais pesado da categoria, foi um desafio para um barco com 4,80m de comprimento. Então, outras modificações de casco foram introduzidas após as navegações com o Optimax 90 hp .

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Obviamente, a história aqui está resumida. Mas é sincera. Ocorreram alguns tropeços ao longo do trabalho, mas nos orgulhamos do resultado final!
Deste ponto em diante convido a todos para conferir os resultados deste trabalho e a continuidade de nossa história em nosso site: www.xtremeboats.com.br
Não deixem também de conferir as fotos do andamento de nossa produção no FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002584648982
Foi um prazer compartilhar nosso sonho!
Ah! E quanto a Performance e os números?
Vamos fazer o seguinte:
Assistam o vídeo promocional do XTREME X1, tirem suas próprias conclusões e então conversamos.

<object width="560" height="349"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/yLAjvK8MjNc?ve ... ram><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/yLAjvK8MjNc?ve ... rel=0&hd=1" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="349" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>


Estamos à disposição,
Obrigado.

Enviado: Qua Jul 20, 2011 7:36 am
por Cassio Ferreira Nunes
Parabens pelo barco

um belo projeto


um abraço

Enviado: Qua Jul 20, 2011 8:01 am
por NELSON MACIEL
Parabéns Gilberto e Fernando

Belissímo trabalho ...

Enviado: Qua Jul 20, 2011 8:33 am
por Luiz Mortate
belo trabalho...


parabens....

Enviado: Qua Jul 20, 2011 8:37 am
por Otavio Costa
TOP vey.
Maravilhoso trabalho!!!

Enviado: Qua Jul 20, 2011 8:41 am
por Maruyama
-Show de tópico , deixa eu parar de bábar , depois eu comento , hshshshshshshshshshshs.

- Maru

Enviado: Qua Jul 20, 2011 9:00 am
por Tardeli
Bonito barco!
Sucesso na nova empreitada!
Depois poste os resultados pois a maioria dos que compram esses barcos, primeiro diz que não se importam com desempenho, mas basta a primeira navegada para ficar alucinado por isso..rs

Enviado: Qua Jul 20, 2011 9:00 am
por Alexandre Dick
Parabéns pela conquista Gilberto. Realmente o tópico ficou excelente e nos passou exatamente como foi difícil chegar ao resultado final, partindo do 0! Achei o barco com um design bem bacana e me parece que uma excelente performance! :D

Quantas MPH andou o X1? Que configuração de Jack e hélice?

Quanto vai custar?! hehehehe

Essas perguntas me deixam curioso!

Grande abraço e meus sinceros parabéns mais uma vez.

Enviado: Qua Jul 20, 2011 9:09 am
por Vitor Isaia
Simplesmente espetacular, fabuloso, sensacional!! Caramba, que belíssimo trabalho de pesquisa, projeto e desenvolvimento. Meus parabéns! A pintura escolhida ficou belíssima!

Enviado: Qua Jul 20, 2011 9:10 am
por Eduardo Eifert
Belíssima história!
Por um breve período, perdi a noção do tempo.
Parabéns pelo empreendedorismo e a idéia.
Nosso esporte só tem a ganhar.
Gostei do barco, gostaria de ver números, mas isso o tempo dirá. Gostei do projeto, mas das cores, não gostei não....rrssrs
Parabens novamente aos idealizadores!

Enviado: Qua Jul 20, 2011 9:22 am
por Alex Santin
ótimo trabalho heim... e meus parabéns por terem optado por esse nicho de mercado, afinal, nem todos tem $$ suficiente para barcos enormes e motores maiores ainda.

Enviado: Qua Jul 20, 2011 9:33 am
por Adriano R Patussi
Muito bacana o tópico ...

Parabéns pelo barco

Enviado: Qua Jul 20, 2011 9:40 am
por Murilo Dantas
Parabens pelo projeto,o barco está muito bonito.
Se o desempenho for bom e conseguir se inserir num nicho de mercado que ainda não está tão desenvolvido, pode inclusive colocar uma dúvida muito grande em quem procura um barco de aluminio com motor de 40 porque não tem $$ para um de fibra com motor de 115. Esta é a expectativa.

Enviado: Qua Jul 20, 2011 9:42 am
por Eduardo Ribas
Parabéns!
mt legal o tópico com a história do barco!

Desse jeito Curitiba vai se tornar a capital brasileira dos bass boats! (se é que já não é! heheh)

abração! e mais uma vez parabéns!

Enviado: Qua Jul 20, 2011 10:55 am
por Carlos Salatti
Bom...

Gostaria de parabenizá-los pelo barco, projeto, iniciativa e todo o esforço que tiveram.

Acredito que esse tipo de iniciativa só vem a engrandecer pesca e tudo que vem atrelado à ela.

Cumprimento também pela coragem de começar uma empreitada do zero e "dar a cara a tapa" sabendo que tem muito produto bom no mercado.

Gostaria de fazer algumas considerações.

Gostei bastante do acabamento do barco, me parece sólido e muito bem construído.

Divido com o Dick a mesma curiosidade sobre desempenho e custo.

Gostei bastante do site

Assim como o Ribas, quando ví que eram de Curitiba, pensei que a cidade já é a Capital Nacional de Bass Boats (BassBoat, BassWay, XtremeBoats, CDS, etc...)

Enfim, fico feliz em saber que temos mais uma opção nesse segmento.

Eu acho que a Xtreme Boats tem tudo para entrar no mercado com força e realmente espero que isso aconteça.

Um grande Abraço e Sucesso na empreitada!

Enviado: Qua Jul 20, 2011 11:30 am
por Márcio Ravachi
Gilberto , parabens pela história pelo arrojo e coragem de meter a cara .
Agora é colocar esse barco na água para ir acertando a sintona fina da nave e isso é muito difícil ... mas parabens e sucesso .

Enviado: Qua Jul 20, 2011 11:36 am
por Fernando Maia
Noooossa parabens mesmo...um show de tópico e principalmente de Barco!!!!
Tambem compartilho as duvidas de desempenho e valor!

Enviado: Qua Jul 20, 2011 11:40 am
por Adriano Ribas
Fernando Maia escreveu:Noooossa parabens mesmo...um show de tópico e principalmente de Barco!!!!
Tambem compartilho as duvidas de desempenho e valor!
2 X

Enviado: Qua Jul 20, 2011 11:54 am
por Leonardo Andrade
Demais...

Excelente trabalho de cair o keixo...

Parabéns.

Enviado: Qua Jul 20, 2011 12:21 pm
por Luciano Nogueira
Bacana demais...nosso mercado que apenas engatinha(ainda),parece se desenvolver com vigor...que vocês tenham muita sorte nessa jornada...!

Enviado: Qua Jul 20, 2011 3:10 pm
por Luiz Guilherme
Que show de barco!! Parabéns pelo projeto, lindo de mais ..

Mesmo em vídeo, tive impressão de um desempenho ótimo para motor 90 HP, qnto andou??

Abraço

Enviado: Qua Jul 20, 2011 3:14 pm
por Daniel Yoshida
Gostei tbm...

O barco ficou muito bonito..

so faltam especificações mais detalhadas!

[]s

Enviado: Qua Jul 20, 2011 3:51 pm
por Murilo Dantas
No arrica tudo do show do milhão, pelos chutes de tempo e distância que ele passa entre as pontes do capivari, chegue a conclusão que ele estava em torno de 45 milhas/h naquele trecho...hehehehehe...

Enviado: Qua Jul 20, 2011 4:21 pm
por Aristides de Paula
Entraram num ramo que jah tah bem competitivo e nao vao deixar a desejar ,,,,
Sucesso e parabens pelo primeiro modelo...
Abraxxxxx

Enviado: Qua Jul 20, 2011 4:43 pm
por Edno Nunes Pires
belo barco....vendo como foi feito.... fiquei interessado...

Enviado: Qua Jul 20, 2011 5:56 pm
por Alex Dante
Muito bom...parabens e muito sucesso.

Coloca os números do desempenho...isso será muito importante para termos comparativo.

Eu particularmente adoro os pequenos bass boat (small boats).

Sou proprietário de um Bassboat trick, tento extrair o máxino que ele pode me oferecer em performance.

Por isso falo para vc colocar os números. "contra fatos não há argumento".

Estou esperando o novo trick ficar pronto...mas confeço a vc que gostaria de andar em seu barco.

Grande abraço

Enviado: Qua Jul 20, 2011 5:59 pm
por Felipe Michelini
Mto bacana o barco
agora tire nossas duvidas com relacao a configuracao do mesmo e principelmente, o $$ ehhe

abraço

Re: XTREME X1 – O MAIS BRASILEIRO DOS BASS BOATS

Enviado: Qua Jul 20, 2011 10:22 pm
por William Kuczynski
Cara parabéns! Que projeto porreta e a finalização então! Fico orgulhoso e saiba de uma coisa nós curitibanos estamos torcendo e desejando todo sucesso pelo seu empenho. Se for fácil passe seu endereço via MP, para que eu possa fazer uma visita e conhecer melhor seu trabalho! Abraços...

Enviado: Qui Jul 21, 2011 7:18 am
por Rubens Sales
Todo projeto por mais completo e estudado que seja sempre é possível que tenha erros e defeitos e não raro precisa de correções e ajustes e isto também não se resolve na 1a. ou 2a. vez, vai tempo e constantemente incorpora-se mais conhecimento, experiência e soluções,
mas de verdade eu admiro quem tem peito e determinação para encarar grandes desafios e sei que muito tempo, esforço e empenho foi (e ainda será) dedicado, e mesmo que apareçam barreiras e até mesmo críticas, sintam-se orgulhosos de terem chegado até aqui e mirem os novos portos, pois é assim que se conquista algo.

Parabéns!!!

Enviado: Qui Jul 21, 2011 9:35 am
por Eduardo Arashida
Parabéns!!!
Show de bola...
Isso q o nosso mercado precisa!!! de pessoas com coragem e capacidade de inovar...