XTREME X1 – O MAIS BRASILEIRO DOS BASS BOATS
Enviado: Qua Jul 20, 2011 4:44 am
Olá Caterveiros!
É com grande expectativa e com muito prazer que nós da XTREME BOATS apresentamos nossa nova alternativa de embarcação para pesca esportiva brasileira. Trata-se de barco de pesca modelo bass boat com dimensões 1,80 x 4,80m para motorização de 50 a 90 hp.
Foram dois longos anos de trabalho árduo de desenvolvimento e testes para oferecer a você um produto inovador. Buscamos em nosso projeto atender aos anseios dos pescadores em diversos aspectos e, neste sentido, a Caterva e os amigos deste fórum atuaram com CONSULTORES enriquecendo-nos de idéias. É isso mesmo, vocês nos ajudaram em muito na construção deste sonho!
Como forma de agradecimento a todos, faremos aqui um passo-a-passo da construção de um barco de fibra, algo que acredito ser inédito por aqui, compartilhando assim a nossa experiência e mostrando a essência de nosso produto. E acreditem, com dedicação e paixão é possível construir um sonho!
Boa leitura.
Desenvolvimento do XTREME X1
Nosso primeiro desafio foi encontrar referências técnicas para o projeto. A internet ajuda mas existe muito pouco material sobre embarcações de alta performance. Visitamos feiras, estaleiros e tivemos um breve contato com a stock boat, melhorando nosso apanhado do assunto. Definimos então, até pelos apelos de muitos caterveiros, que atenderíamos inicialmente o segmento para baixas motorizações. Modelos famosos como BULLET, RANGER, NITRO, SKEETER, BASSCAT, ALISSON entre outros foram exaustivamente visitados, contudo muitas idéias simplesmente não são viáveis em barcos com tamanho e motorização reduzidos. Assim, surgem os primeiros rascunhos de nosso projeto. E antes que nos perguntem, o XTREME X1 não é cópia mesmo!
Com o projeto básico definido, projeto detalhado em mãos e até a execução de um modelo em escala reduzida, iniciamos a construção do cavername e da estrutura de chapeação.
Nossas experiências anteriores nos levaram à escolha do material para a confecção do protótipo, em MDF. Os principais motivos para a escolha do MDF como material do protótipo estão no custo, disponibilidade e versatilidade do material. Descobrimos mais tarde que as variações dimensionais em função da umidade são um problema. A solução foi reforçar a superfície com fibra de vidro.
O trabalho em um protótipo é em parte técnico e em parte artístico. Praticamente o casco foi sendo esculpido com massa poliéster sobre a estrutura de madeira. Trabalho duro!
Inicia-se após “esculpirmos” o casco o trabalho de acabamento fino do protótipo. Nesta fase todos os defeitos ficam evidentes e precisam ser corrigidos para que não fiquem impressos no molde. A partir da aplicação deste fundo azul das fotos a seguir o modelo ainda foi pintado por mais duas vezes para tratamento dos detalhes da superfície.
Depois da aplicação de desmoldante e da laminação da fibra sobre a superfície do protótipo nasce um molde provisório do casco. Infelizmente faltam algumas fotos em nossos arquivos. Aqui o molde já aparece com a aplicação da primeira camada de laminação do casco, a camada de gelcoat branco aplicada sobre o molde e que será a superfície externa do casco quando desmoldado.
Infelizmente após tanto trabalho o protótipo foi para o lixo. Deu vontade de chorar nesta hora!
Voltamos para a laminação em fibra de vidro, agora sobre o molde. Os conceitos de laminação com estrutura em sanduiche e o uso de materiais compósitos foram postos em prática nesta fase. Ocorreu também a definição dos moldes da estrutura interna e flutuação.
Surge o casco do primeiro XTREME X1.
Cinco meses após o início, um barco pronto? Que nada! Voltamos para o trabalho em madeira para a construção do convés.
Enquanto o casco seguiu um projeto baseado em conceitos de hidro e aerodinâmica, definido sob ele linhas de fluxo calculadas e relativamente comportadas, o convés foi só dificuldade. Cantos, curvas e ângulos mínimos para o desmolde quase nos deixaram loucos! Construído sobre o casco recém laminado para o encaixe perfeito, o barco começou a tomar forma.
Ergonomia, proporções harmônicas e espaço limitado são definitivamente antagônicos. Abusamos da criatividade e do retrabalho, desmanchando várias vezes os trabalhos na busca da melhor configuração.
Em praticamente oito meses foi inventado um novo bass boat. Todas as linhas gerais estavam definidas.
Se este barco terá desempenho? Eitah, dúvida que nos perseguia!
Continuando com o acabamento do protótipo do convés ou deck. Etapa prévia à laminação do molde do convés. Observe que tudo aqui é madeira! Ops, madeira e muita massa poliéster!
Nova etapa: a laminação do molde sobre o protótipo do convés. Agora, assim como foi no molde do casco, os controles sobre as quantidades de catalizador e diluentes adicionados à resina são essenciais para evitar a cura precoce da resina, a retração excessiva da peça e a perda da resistência do material compósito. Esta “tinta” laranja aplicada sobre o convés trata-se do gelcoat da superfície do molde. Este é aplicado primeiro e tem propriedade especificas para garantir o desmolde de várias unidades mantendo a qualidade do acabamento. Paralelamente, peças como os consoles foram sendo desenvolvidas.
Já laminada a primeira peça de convés, já foi possível acoplá-la ao casco anteriormente construído e ter um gostinho da embarcação. Nesta hora a ansiedade quase nos matou!
Testamos o visual dos consoles. Nos consoles aproveitamos e testamos a aplicação e o visual do acabamento em glitter.
Foram instalados os consoles, recortadas as bocas dos compartimentos para acesso e colocação de lastros, realizadas as instalações provisórias do motor e comandos. Fomos aos testes de campo, ou melhor, de água. Uma faixa cinza foi pintada apenas para referência para as curvas dos frisos que seriam acrescentados ao molde definitivo. Os teste foram realizados com um motor 60 hp. Neste momento já haviam se passado 11 meses desde o primeiro rascunho.
De volta à oficina, o barco foi desmontado. Foram realizadas melhorias aos pontos críticos do casco verificados nos testes na água. Surge a nova configuração para a popa do X1, melhorando tanto as caracteristicas de design quanto de navegabilidade. São realizados os trabalhos de re-pintura e novo tratamento da superfície, aplicação dos frisos que definem o arranjo de cores do barco, criação da borda de laminação e só então um novo molde do casco foi construído sobre a peça. Lá se foram mais três meses.
Confiantes nos resultados partimos para a montagem definitiva e acabamento final do primeiro XTREME X1. A escolha das cores foi obviamente determinada pela atenção que desejávamos ao barco. (Agora sabemos que funciona. Ou adoram ou odeiam, mas ninguém deixa de olhar! rsrsrsrsrs)
O modelo recebeu carpete náutico em nylon de alta qualidade, bancos personalizados, motor elétrico, acessórios, instalações hidráulicas e elétricas, comandos e um motor Mercury Optimax 90 hp com 170 kg. Este motor tão pesado, o mais pesado da categoria, foi um desafio para um barco com 4,80m de comprimento. Então, outras modificações de casco foram introduzidas após as navegações com o Optimax 90 hp .
Obviamente, a história aqui está resumida. Mas é sincera. Ocorreram alguns tropeços ao longo do trabalho, mas nos orgulhamos do resultado final!
Deste ponto em diante convido a todos para conferir os resultados deste trabalho e a continuidade de nossa história em nosso site: www.xtremeboats.com.br
Não deixem também de conferir as fotos do andamento de nossa produção no FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002584648982
Foi um prazer compartilhar nosso sonho!
Ah! E quanto a Performance e os números?
Vamos fazer o seguinte:
Assistam o vídeo promocional do XTREME X1, tirem suas próprias conclusões e então conversamos.
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Estamos à disposição,
Obrigado.
É com grande expectativa e com muito prazer que nós da XTREME BOATS apresentamos nossa nova alternativa de embarcação para pesca esportiva brasileira. Trata-se de barco de pesca modelo bass boat com dimensões 1,80 x 4,80m para motorização de 50 a 90 hp.
Foram dois longos anos de trabalho árduo de desenvolvimento e testes para oferecer a você um produto inovador. Buscamos em nosso projeto atender aos anseios dos pescadores em diversos aspectos e, neste sentido, a Caterva e os amigos deste fórum atuaram com CONSULTORES enriquecendo-nos de idéias. É isso mesmo, vocês nos ajudaram em muito na construção deste sonho!
Como forma de agradecimento a todos, faremos aqui um passo-a-passo da construção de um barco de fibra, algo que acredito ser inédito por aqui, compartilhando assim a nossa experiência e mostrando a essência de nosso produto. E acreditem, com dedicação e paixão é possível construir um sonho!
Boa leitura.
Desenvolvimento do XTREME X1
Nosso primeiro desafio foi encontrar referências técnicas para o projeto. A internet ajuda mas existe muito pouco material sobre embarcações de alta performance. Visitamos feiras, estaleiros e tivemos um breve contato com a stock boat, melhorando nosso apanhado do assunto. Definimos então, até pelos apelos de muitos caterveiros, que atenderíamos inicialmente o segmento para baixas motorizações. Modelos famosos como BULLET, RANGER, NITRO, SKEETER, BASSCAT, ALISSON entre outros foram exaustivamente visitados, contudo muitas idéias simplesmente não são viáveis em barcos com tamanho e motorização reduzidos. Assim, surgem os primeiros rascunhos de nosso projeto. E antes que nos perguntem, o XTREME X1 não é cópia mesmo!
Com o projeto básico definido, projeto detalhado em mãos e até a execução de um modelo em escala reduzida, iniciamos a construção do cavername e da estrutura de chapeação.
Nossas experiências anteriores nos levaram à escolha do material para a confecção do protótipo, em MDF. Os principais motivos para a escolha do MDF como material do protótipo estão no custo, disponibilidade e versatilidade do material. Descobrimos mais tarde que as variações dimensionais em função da umidade são um problema. A solução foi reforçar a superfície com fibra de vidro.
O trabalho em um protótipo é em parte técnico e em parte artístico. Praticamente o casco foi sendo esculpido com massa poliéster sobre a estrutura de madeira. Trabalho duro!
Inicia-se após “esculpirmos” o casco o trabalho de acabamento fino do protótipo. Nesta fase todos os defeitos ficam evidentes e precisam ser corrigidos para que não fiquem impressos no molde. A partir da aplicação deste fundo azul das fotos a seguir o modelo ainda foi pintado por mais duas vezes para tratamento dos detalhes da superfície.
Depois da aplicação de desmoldante e da laminação da fibra sobre a superfície do protótipo nasce um molde provisório do casco. Infelizmente faltam algumas fotos em nossos arquivos. Aqui o molde já aparece com a aplicação da primeira camada de laminação do casco, a camada de gelcoat branco aplicada sobre o molde e que será a superfície externa do casco quando desmoldado.
Infelizmente após tanto trabalho o protótipo foi para o lixo. Deu vontade de chorar nesta hora!
Voltamos para a laminação em fibra de vidro, agora sobre o molde. Os conceitos de laminação com estrutura em sanduiche e o uso de materiais compósitos foram postos em prática nesta fase. Ocorreu também a definição dos moldes da estrutura interna e flutuação.
Surge o casco do primeiro XTREME X1.
Cinco meses após o início, um barco pronto? Que nada! Voltamos para o trabalho em madeira para a construção do convés.
Enquanto o casco seguiu um projeto baseado em conceitos de hidro e aerodinâmica, definido sob ele linhas de fluxo calculadas e relativamente comportadas, o convés foi só dificuldade. Cantos, curvas e ângulos mínimos para o desmolde quase nos deixaram loucos! Construído sobre o casco recém laminado para o encaixe perfeito, o barco começou a tomar forma.
Ergonomia, proporções harmônicas e espaço limitado são definitivamente antagônicos. Abusamos da criatividade e do retrabalho, desmanchando várias vezes os trabalhos na busca da melhor configuração.
Em praticamente oito meses foi inventado um novo bass boat. Todas as linhas gerais estavam definidas.
Se este barco terá desempenho? Eitah, dúvida que nos perseguia!
Continuando com o acabamento do protótipo do convés ou deck. Etapa prévia à laminação do molde do convés. Observe que tudo aqui é madeira! Ops, madeira e muita massa poliéster!
Nova etapa: a laminação do molde sobre o protótipo do convés. Agora, assim como foi no molde do casco, os controles sobre as quantidades de catalizador e diluentes adicionados à resina são essenciais para evitar a cura precoce da resina, a retração excessiva da peça e a perda da resistência do material compósito. Esta “tinta” laranja aplicada sobre o convés trata-se do gelcoat da superfície do molde. Este é aplicado primeiro e tem propriedade especificas para garantir o desmolde de várias unidades mantendo a qualidade do acabamento. Paralelamente, peças como os consoles foram sendo desenvolvidas.
Já laminada a primeira peça de convés, já foi possível acoplá-la ao casco anteriormente construído e ter um gostinho da embarcação. Nesta hora a ansiedade quase nos matou!
Testamos o visual dos consoles. Nos consoles aproveitamos e testamos a aplicação e o visual do acabamento em glitter.
Foram instalados os consoles, recortadas as bocas dos compartimentos para acesso e colocação de lastros, realizadas as instalações provisórias do motor e comandos. Fomos aos testes de campo, ou melhor, de água. Uma faixa cinza foi pintada apenas para referência para as curvas dos frisos que seriam acrescentados ao molde definitivo. Os teste foram realizados com um motor 60 hp. Neste momento já haviam se passado 11 meses desde o primeiro rascunho.
De volta à oficina, o barco foi desmontado. Foram realizadas melhorias aos pontos críticos do casco verificados nos testes na água. Surge a nova configuração para a popa do X1, melhorando tanto as caracteristicas de design quanto de navegabilidade. São realizados os trabalhos de re-pintura e novo tratamento da superfície, aplicação dos frisos que definem o arranjo de cores do barco, criação da borda de laminação e só então um novo molde do casco foi construído sobre a peça. Lá se foram mais três meses.
Confiantes nos resultados partimos para a montagem definitiva e acabamento final do primeiro XTREME X1. A escolha das cores foi obviamente determinada pela atenção que desejávamos ao barco. (Agora sabemos que funciona. Ou adoram ou odeiam, mas ninguém deixa de olhar! rsrsrsrsrs)
O modelo recebeu carpete náutico em nylon de alta qualidade, bancos personalizados, motor elétrico, acessórios, instalações hidráulicas e elétricas, comandos e um motor Mercury Optimax 90 hp com 170 kg. Este motor tão pesado, o mais pesado da categoria, foi um desafio para um barco com 4,80m de comprimento. Então, outras modificações de casco foram introduzidas após as navegações com o Optimax 90 hp .
Obviamente, a história aqui está resumida. Mas é sincera. Ocorreram alguns tropeços ao longo do trabalho, mas nos orgulhamos do resultado final!
Deste ponto em diante convido a todos para conferir os resultados deste trabalho e a continuidade de nossa história em nosso site: www.xtremeboats.com.br
Não deixem também de conferir as fotos do andamento de nossa produção no FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002584648982
Foi um prazer compartilhar nosso sonho!
Ah! E quanto a Performance e os números?
Vamos fazer o seguinte:
Assistam o vídeo promocional do XTREME X1, tirem suas próprias conclusões e então conversamos.
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Estamos à disposição,
Obrigado.