Qual a relação entre potência (HP) e velocidade.

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Moura Geraldo Antônio
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 392
Registrado em: Qui Dez 11, 2008 10:15 am
Cidade:
Contato:

Qual a relação entre potência (HP) e velocidade.

Mensagem por Moura Geraldo Antônio » Dom Out 02, 2011 8:01 pm

Estou querendo saber se há uma relação entre potencia do motor de popa e a velocidade máxima que se pode ter por HP.
Sei que o peso é determinante no desempenho quanto menor o peso melhor será o rendimento, li que o ideal é de 28 KG por HP.
O que quero saber com determinada potência chegarei ao máximo a velocidade X.
Meu objetivo é saber se estou tirando o melhor proveito de meu motor de popa.
Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio e espero a vontade passar.
Avatar do usuário
Jairo Prates
ANZOL DE OURO
Mensagens: 869
Registrado em: Qui Mar 26, 2009 11:05 am
Cidade:

Mensagem por Jairo Prates » Dom Out 02, 2011 8:31 pm

Moura minha opinião seria o seguinte ... ......

O q vc quer num barco !!!!!!!!!.

velocidade !

O q eu vejo q vc tem big fish e com 60 hp etec . tbém tinha um conjunto meio parecido.nesse conjunto minha veloc max 39 milhas.
agora se vc por um 90 hp pode aumentar consideravel talvez 50 milhas, nesse seu conjunto o q ficaria com uma baita velocidade, agora vc poderia por tbém um 115 vai aumentar bem mais ... .... Agora vc tem q pensar mas será q pode por esses motores com vai ficar estabildade etc etc

Já vi um barco marujo 6 m com 115 etc. e tbém um com 75 etc.

Agora um bass boats classic 5 m funciona com 90 ate 200 hp.

Agora o q eu vejo seria o seguinte , quem quer velocidade sem mudar de barco, tem varias maneiras para aumentar instalar jack, usar hélice com passo bem mais alto , aliviar o maximo de peso, dependendo do motor e do barco é possivel sei lá talvez aumentar de 10 a 20 % essa velocidade ou talvez até mais.

Agora sobre um determinado peso, e uma certa potencia de uma embarção não saberia te dizer , essa relação peso potencia , para chegar a um valor.. tantos kgs por hp.... ....
Avatar do usuário
Moura Geraldo Antônio
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 392
Registrado em: Qui Dez 11, 2008 10:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Moura Geraldo Antônio » Dom Out 02, 2011 9:03 pm

Nada haver com meu conjunto.

O q quero saber, qual a velocidade maxima q se pode ter com determinada potencia, acredito q haja um multiplicador vezes a potência é = velocidade X, chegara a uma velocidade proxima que se deve ter com determinado motor.
Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio e espero a vontade passar.
Avatar do usuário
João A. Ghellere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Mai 20, 2009 9:29 pm
Cidade:

R

Mensagem por João A. Ghellere » Dom Out 02, 2011 9:16 pm

Moura acredito que deva haver uma conta para isto. (q calcule o máximo de velc de um barco chegue, naum que vá atingir tal, pois temos limitande de giros do motor X giros de hélice X passo de hélice), mas com certeza nesta conta iria constar peso da embarcação. E depois vai haver tipo de casco e etc. etc, etc.

Vai falando aí que daqui a pouco, apareçem pessoas mais experientes pra te ajudar.
Dê o peixe ao homem, ele comerá um dia. Ensina a pescar e ele vai querer, comprar varas de carbono, carretilha da shimano, anzois com ponta de diamante, linha multifilamento, lider de fluor carbono, barco, motor, GPS, sonar. etc etc etc
Avatar do usuário
Moura Geraldo Antônio
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 392
Registrado em: Qui Dez 11, 2008 10:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Moura Geraldo Antônio » Dom Out 02, 2011 9:39 pm

Deve haver um multiplicador X potência X Peso = Provável velocidade.
Vamos ver se alguém saberá nos informar.
Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio e espero a vontade passar.
Avatar do usuário
Breno Henrique
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1408
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 10:49 am
Cidade:

Mensagem por Breno Henrique » Seg Out 03, 2011 9:46 am

eu acho q o Alex Dante,tem esse calculo,q se faz para achar o qnto o seu motor tem de atingir de velocidade final.
vamos esperar ele postar ai.
MAIS VALE UM DIA RUIM DE PESCARIA DO QUE UMA SEMANA BOA DE SERVIÇO....

BRENO 7LAGOAS
Avatar do usuário
Kennedy Ricardo
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1109
Registrado em: Ter Jan 06, 2009 8:36 am
Cidade:

Mensagem por Kennedy Ricardo » Seg Out 03, 2011 9:58 am

Segundo o Fabrício Biguá, grande estudioso a respeito do assunto, no tópico http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... =74&t=5902 ele comenta:

"Como saber a velocidade máxima alcançada pelo seu motor: (teóricamente)
1 - Vamos usar uma fórmula básica.

RPM X Relação X Passo X 0,0009469 = Velocidade Máxima Teórica


2 - Normalmente os motores de 15hp, 25hp e 40hp tem a relação da engrenagem da rabeta de 2.00:1, ou seja, a cada 2 voltas completas do eixo principal da transmissão a hélice dá 1 volta completa em torno do seu eixo. (os Mercury/Mariner são assim. Já o Sea Pro tem relação de 1.92:1. Cheque a relação do seu motor no manual do usuário)
3 - Usarei o Mercury Sea Pró de 25 Hp para exemplificar:
5600 x 0,521 x 13 x 0.0009469 = 35.91 milhas por hora x 1,85200 = 66,5 Km/h.
Essa é a velocidade máxima do motor navegando sozinho, sem piloto, barco ou outra coisa pra arrastar..kkkkk..."
Fishing in the World.... bait casting, catch and release...
Alex Dante
ANZOL DE OURO
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jan 18, 2008 8:31 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Alex Dante » Seg Out 03, 2011 11:56 am

DR. não sei qual formula seria por HP mas pode acontecer de usar o mesmo motor e cascos diferente com mesmo peso e um andar mais que o outro. Tem muita variação para isso; formato, tipo de material, etc.

O que realmente se usa é a velocidade teorica, para ter um norte em seus resultados.

O que vc precisa ficar preocupado é o SLIP, ou seja, a perca da velocidade teorica para velocidade real.

Quanto menor o slip, melhor aproveitamento vc terá do seu conjunto.

Com relação a peso, eu achei um numero aproximado sobre o que coloco ou tiro do meu barco para ganhar ou perder velocidade.

1x, 2x ou 3x pessoas por exemplo.

Espero que tenha ajudado

Grande abraço
Avatar do usuário
Moura Geraldo Antônio
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 392
Registrado em: Qui Dez 11, 2008 10:15 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Moura Geraldo Antônio » Seg Out 03, 2011 8:17 pm

Esta parecendo não ser tão simples assim multiplicar um numero fixo pela potência x peso e chegar à provável velocidade, vamos ver se alguém tem uma formula mágica.
Quando tenho vontade de trabalhar pego minha tralha de pesca vou para o rio e espero a vontade passar.
Avatar do usuário
Arthur B. Gaertner
ANZOL DE OURO
Mensagens: 532
Registrado em: Sex Ago 29, 2008 9:56 pm
Cidade:

Mensagem por Arthur B. Gaertner » Seg Out 03, 2011 10:54 pm

O Problema que cada casco terá um Arrasto diferente... :roll:
Avatar do usuário
Luiz Guilherme
ANZOL DE OURO
Mensagens: 594
Registrado em: Ter Out 31, 2006 2:22 pm
Cidade:

Mensagem por Luiz Guilherme » Ter Out 04, 2011 12:02 pm

É muito relativo.. são vários fatores influenciando, ai complica !

Ah não ser que alguém aqui se candidate a inventar essa fórmula, hahaha ..
Imagem

CATERVA OESTE! Pesca Esportiva Medianeira

Engenharia de Pesca / Toledo-Pr
Avatar do usuário
Marcio Freitag
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1120
Registrado em: Seg Mar 12, 2007 1:01 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio Freitag » Qua Out 05, 2011 9:06 am

Kennedy Ricardo escreveu:Segundo o Fabrício Biguá, grande estudioso a respeito do assunto, no tópico http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... =74&t=5902 ele comenta:

"Como saber a velocidade máxima alcançada pelo seu motor: (teóricamente)
1 - Vamos usar uma fórmula básica.

RPM X Relação X Passo X 0,0009469 = Velocidade Máxima Teórica


2 - Normalmente os motores de 15hp, 25hp e 40hp tem a relação da engrenagem da rabeta de 2.00:1, ou seja, a cada 2 voltas completas do eixo principal da transmissão a hélice dá 1 volta completa em torno do seu eixo. (os Mercury/Mariner são assim. Já o Sea Pro tem relação de 1.92:1. Cheque a relação do seu motor no manual do usuário)
3 - Usarei o Mercury Sea Pró de 25 Hp para exemplificar:
5600 x 0,521 x 13 x 0.0009469 = 35.91 milhas por hora x 1,85200 = 66,5 Km/h.
Essa é a velocidade máxima do motor navegando sozinho, sem piloto, barco ou outra coisa pra arrastar..kkkkk..."


Pessoal... pelo que eu estudei de física e mecânica (e não foi muito... hehehehehe!!!) esta fórmula me parece muito plausível.

A única coisa é que não se usa a relação, é o inverso dela ou seja:

Velocidade máxima teórica = RPM * 1/Relação * Passo * 0,0009469

Ela tem todos os elementos:

1º Uma característica do motor que é a Relação.
2º Os elementos RPM e Passo são inversamente proporcionais, isto é aumenta-se o Passo e a RPM vai diminuir, mantendo o resultado.
3º Uma constante inventada pelo homem.

Além do mais fica um resultado que seria o ideal (máximo teórico), inatingível, como se o motor não tivesse peso ou causasse atrito.

Para se obter o resultado real deve-se saber um coeficiente de arrasto (atrito com a água), que será particular de cada barco, e levará em conta: se ele é rebitado ou soldado, o atrito do material de que é feito e da tinta aplicada (alumínio/madeira/fibra); a hidrodinâmica do projeto; o peso etc. Aí sim fica difícil de calcular, sendo mais prático o método de tentativa e erro, que é o que usamos.

Ou seja, não esperem uma fórmula muito diferente dessas e nem uma que calcule a velocidade final para cada conjunto de barco e motor

Também tive um motor Sea Pro desses e fizemos muitos testes, não lembro bem a velocidade máxima mas não passava de 32 mph.

Uma coisa que fiquei em dúvida: tenho a impressão que o resultado exemplificado pelo amigo é em milhas terrestres não náuticas. Será que que é isso?

O tópico ficaria muito interessante se alguns amigos colocassem as características de seu motores para calcularmos a VMTMP (velocidade máxima teórica do motor de popa heheheheheheh!!!), a fim de ver se a fórmula realmente funciona.

Abraço a todos.
Avatar do usuário
João A. Ghellere
ANZOL DE OURO
Mensagens: 539
Registrado em: Qua Mai 20, 2009 9:29 pm
Cidade:

R

Mensagem por João A. Ghellere » Qua Out 05, 2011 7:51 pm

Como leigo que sou creio que seja algo poor aí, mas deve haver o peso e arrasto do casco, (talvez seja mencionado no último número, o q naum é variavel). /???????????????????
Dê o peixe ao homem, ele comerá um dia. Ensina a pescar e ele vai querer, comprar varas de carbono, carretilha da shimano, anzois com ponta de diamante, linha multifilamento, lider de fluor carbono, barco, motor, GPS, sonar. etc etc etc
Avatar do usuário
Marcio Freitag
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1120
Registrado em: Seg Mar 12, 2007 1:01 pm
Cidade:

Re: R

Mensagem por Marcio Freitag » Qui Out 06, 2011 10:33 am

João A. Ghellere escreveu:Como leigo que sou creio que seja algo poor aí, mas deve haver o peso e arrasto do casco, (talvez seja mencionado no último número, o q naum é variavel). /???????????????????
Isto mesmo... esse número é uma constante, inventada pelo autor da fórmula, serve para ajustar uma multiplicação entre RPM, Relação do motor e passo da hélice para no final dar um resultado de velocidade. Isto é bem comum em física

Sendo assim, conforme já exposto acima, a fórmula calcula um número teórico, como se o motor fosse andar sozinho, descartado qualquer arrasto, até o do próprio motor!

A diferença entre o valor tórico e o real é fruto do arrasto, e varia pra cada embarcação. Isto sim fica difícil calcular previamente, é mais fácil simplesmente colocar o barco na água e medir.

Na verdade essa diferença serve de noção de quanto o casco e a montagem são bem projetados.
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”