Baterias, e Carregadores para Motor Elétrico -Verdades/Mitos

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
DELANO
NOVATO
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Out 21, 2008 8:24 am
Cidade:

Mensagem por DELANO » Ter Nov 04, 2008 7:14 am

A SOLUÇÃO E COMPRAR UMA BATEIRA DE 100 OU 120 AMPERES E FAZER UM CARREGADOR NO CARRO.ISSO EVITA O CARREGA E DESCARREGA BATERIA OU QUE FIQUE TEMPO PARADA.DEPOIS QUE FIZ ISSO ESQUECI OS PROBLEMAS DE BATERIA.A VIDA UTIL DELA AUMENTA MUITO MUITO MUITO.

CAIXINHA NO PORTA MALAS COM UM RELE FORTE ,CLARO QUE NO CASO USO MEU CARRO O DIA INTEIRO.... ......MAS E UMA BOA SOLUÇÃO.

ESPERO QUE SIRVA PRA ALGUEM

ABRAÇOS
Avatar do usuário
Semionovas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1822
Registrado em: Dom Jan 28, 2007 3:21 pm
Apelido: russo
Cidade:

Mensagem por Semionovas » Ter Nov 04, 2008 9:47 am

Delano ,
sua idéia "parece boa" mas tem um erro que e dificil de se entender , o alternador do veiculo tem um sensor que limita a carga da bateria em 14 volts , quando você coloca duas baterias para carregar no mesmo alternador quando qualquer uma delas atingir este valor( 14 v ) o alternador para de enviar carga para as baterias , como as baterias tem uso e capacidade diferentes uma vai descaregar mais que a outra , e a mais descaregada nunca vai carregar totalmente pois a outra vai ativar o sensor do alternador antes disso.
quando se tem mais de uma bateria e nescessário se instalar um separador de baterias eletronico para se poder usar o alternador para carga.
falo com colhecimento de causa , pois já aconteceu comigo , no meu veleiro ,e cheguei a perder uma bateria por causa disso.
este separador só e encontrado em lojas de equipamento náutico , se tiver dificuldade em achar , me de um toque que eu lhe ajudo .
tem diversas configurações de separador , com uma ou duas entradas para quando se tem parelha de motores , e com duas ,tres ou quatro saidas para as baterias.
Semionovas
Não bebo água, pois os peixes fazem sexo dentro dela.
Avatar do usuário
Marcelo Lanzara
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 124
Registrado em: Sex Jan 23, 2009 12:59 pm
Cidade:

Mensagem por Marcelo Lanzara » Ter Jan 27, 2009 2:08 pm

E os carregadores inteligentes que ficam ligados na energia o tempo todo???
Tipo esses www.able.com.br

Tenho um há mais de 2 anos, uso pra pescar a noite uma bateria de 45A já usada, também há mais de 1 ano e nunca fiquei na mão... deixo sempre ligada uma lampada de 21W...

Acho que funciona, ou estou enganado?

Abraços
Avatar do usuário
Semionovas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1822
Registrado em: Dom Jan 28, 2007 3:21 pm
Apelido: russo
Cidade:

Mensagem por Semionovas » Qua Jan 28, 2009 12:06 am

bem vindo a Caterva , Marcelo ,
este carregador se desliga automaticamente quando a bateria está carregada , e volta a ligar quando a voltagem torna a cair .
Semionovas
Não bebo água, pois os peixes fazem sexo dentro dela.
Avatar do usuário
Walther Volpini
ANZOL DE OURO
Mensagens: 960
Registrado em: Qui Mai 29, 2008 11:22 am
Cidade:

Mensagem por Walther Volpini » Seg Fev 23, 2009 11:44 am

Tenho usado uma bateria de gel da marca Newmax de apenas 40 amp/h. (específica para no-break) e recarrego em carregador inteligente.
Num motor de 44 Lbs. e empurrando um BigFish 5014 Console, que é um barco pesado, dura o dia inteiro de pescaria.
Já tenho essa bateria a quase um ano e está perfeita.
Abração
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Paulo Roussenq
ANZOL DE OURO
Mensagens: 581
Registrado em: Ter Nov 13, 2007 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Roussenq » Sáb Abr 18, 2009 1:09 pm

Ola pessoal;

Comprei um elétrico phantom 54lbs e pretendo ultiliza-lo como motor de propulsão com barcos alugados para o capivari, vossoroca e no mangue em morretes...
Estou precisando de ajuda para comprar a bateria, pelo que entendi com este topico devo usar um bateria de ciclo profundo com aproximadamente 100 ~ 115 Ah. Alguem poderia me informar algum lugar em curitiba para eu comprar esta bateria e carregador tb? (que o preço não seja muito salgado :D )

Muito obrigado...
In God we trusth!
Catch and Release Forever!
Avatar do usuário
Paulo Roussenq
ANZOL DE OURO
Mensagens: 581
Registrado em: Ter Nov 13, 2007 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Roussenq » Seg Abr 20, 2009 8:09 pm

Paulo Roussenq escreveu:Ola pessoal;

Comprei um elétrico phantom 54lbs e pretendo ultiliza-lo como motor de propulsão com barcos alugados para o capivari, vossoroca e no mangue em morretes...
Estou precisando de ajuda para comprar a bateria, pelo que entendi com este topico devo usar um bateria de ciclo profundo com aproximadamente 100 ~ 115 Ah. Alguem poderia me informar algum lugar em curitiba para eu comprar esta bateria e carregador tb? (que o preço não seja muito salgado :D )

Muito obrigado...
Alguem? :roll:
In God we trusth!
Catch and Release Forever!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Abr 20, 2009 9:41 pm

Paulo,

Entre em contato com o Tozin, das Baterias Jupiter http://www.bateriasjupiter.com.br , ele é frequentador aqui da Caterva ... Ele vai te auxiliar ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Paulo Roussenq
ANZOL DE OURO
Mensagens: 581
Registrado em: Ter Nov 13, 2007 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Roussenq » Ter Abr 21, 2009 12:57 am

NELSON MACIEL escreveu:Paulo,

Entre em contato com o Tozin, das Baterias Jupiter http://www.bateriasjupiter.com.br , ele é frequentador aqui da Caterva ... Ele vai te auxiliar ...
Muito obrigado tio Nerso :wink:
In God we trusth!
Catch and Release Forever!
Avatar do usuário
Ricardo Krause
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 365
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 2:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Krause » Qui Ago 13, 2009 2:49 pm

José Zuanon escreveu:Aproveitando que esse tópico voltou a ser visitado, meu visinho é fabrincante
de vários tipos de carregadores de bateria, aparelho de solda e outro pra testar baterias....
o Site é
http://www.paulitech.net/

Eu estou usando atualmente este carregador do tipo "inteligente". Acho que é o mais adequado para o nossso perfil de consumidor que geralmente carrega apenas uma bateria de cada vez....
http://www.paulitech.net/vendo.asp?ID=159
Se não me engano o preço está por volta de 200 reais + frete.

Salvoi minha pele, meu pai vende esse carregador na loja de peças agricolas dele, gostaria de saber se ele é bom e agora vc me salvou, valeu!!
Avatar do usuário
Ricardo Krause
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 365
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 2:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Krause » Qui Ago 13, 2009 4:05 pm

Este tópico está mto bom mesmo, mto esclarecedor...
mais afinal, qual a marca da bateria e o carregador inteligente que o pessoal está utilizando??
abraços
Avatar do usuário
Leomar Franco
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 181
Registrado em: Ter Set 28, 2004 4:34 pm
Cidade:

Mensagem por Leomar Franco » Qui Fev 04, 2010 9:49 am

Deixa eu perguntar uma coisa, comprei um barco com elétrico de 24v, vou ligar 02 baterias FREEDOM DF2000 de 115amp em série para fornecer os 24v, tô com dúvidas quanto ao carregador, estou pensando em comprar um de 24v 15a inteligente para efetuar a carga das baterias de uma vez só, alguém já faz isto??

Estou vendo este carregador aqui:

http://www.netcomerce.com.br/

Alguém conhece??
Avatar do usuário
Luiz Martinez
CALOURO
Mensagens: 36
Registrado em: Ter Dez 08, 2009 10:41 am
Cidade:

Mensagem por Luiz Martinez » Seg Mar 01, 2010 1:08 am

PESSOAL,

QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA A BATERIA APOS O USO?

DEPOIS DA PESCARIA DEVEMOS CARREGAR A BATERIA MESMO QUE A PROXIMA UTILIZACAO SEJA DEPOIS DE UM CERTO TEMPO??? 1 SEMANA, 1 MES OU SEJA NA PROXIMA PESCARIA...RS

ABRACO
PEIXE NÃO ANDA DE CARRO!!!
------------------------------------
E-MAIL E MSN:
luizmartinez@gmail.com
Avatar do usuário
Semionovas
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1822
Registrado em: Dom Jan 28, 2007 3:21 pm
Apelido: russo
Cidade:

Mensagem por Semionovas » Seg Mar 01, 2010 9:06 am

Luiz ,
Quanto mais rápido você recaregar a bateria melhor , bateria descaregada vai sendo danificada com o tempo .

Semionovas
Não bebo água, pois os peixes fazem sexo dentro dela.
Avatar do usuário
Luiz Martinez
CALOURO
Mensagens: 36
Registrado em: Ter Dez 08, 2009 10:41 am
Cidade:

Mensagem por Luiz Martinez » Seg Mar 01, 2010 1:32 pm

OBRIGADO PELA DICA...
PEIXE NÃO ANDA DE CARRO!!!
------------------------------------
E-MAIL E MSN:
luizmartinez@gmail.com
Avatar do usuário
Lucas Cota
CALOURO
Mensagens: 36
Registrado em: Qua Out 21, 2009 7:43 am
Cidade:

Mensagem por Lucas Cota » Ter Ago 10, 2010 11:52 am

Alguém de Belo Horizonte pode dar uma dica de onde comprar baterias Freedom? Ja procurei por lista de revendedores e nao acho nem a pau. Estou quererndo comprar uma DF 1000 (70ah). Pelo que estou percebendo está saindo na faixa de R$300,00.

Obrigado!
--
Lucas Cota
Avatar do usuário
Lucas Cota
CALOURO
Mensagens: 36
Registrado em: Qua Out 21, 2009 7:43 am
Cidade:

Mensagem por Lucas Cota » Ter Ago 10, 2010 4:12 pm

Freedom DF 1000 70Ah
EM BH achei na loja No-Brake e Cia por R$264,00
Em SP achei na www.esabaterias.com.br por R$230,00 frete gratis na grande SP
--
Lucas Cota
Avatar do usuário
Iraides de Freitas
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 62
Registrado em: Sex Ago 14, 2009 2:34 pm
Cidade:

Mensagem por Iraides de Freitas » Qui Mai 26, 2011 10:24 pm

Tópico de alto nível. Dá ótima base teórica e prática sobre baterias e seu uso, ajudando muito o pescador.
Então, resumindo, o carregador deve ser inteligente, a bateria de ciclo profunfo/estacionária, carregar imediatamente antes e após o uso e se ficar muito tempo sem uso deixar ligada no carregador inteligente, guarda-la em local suspenso do chão, não deixar descarregar totalmente (usar até 70%) e aí vai...
Avatar do usuário
Marco Aurélio Codato
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 150
Registrado em: Sex Out 23, 2009 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Marco Aurélio Codato » Seg Out 17, 2011 8:48 am

alguem pode me indicar um carregador inteligente ?
Avatar do usuário
Andre Andreasi
CALOURO
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:07 pm
Cidade:

Mensagem por Andre Andreasi » Seg Jul 23, 2012 8:19 pm

De antemão, peço desculpas caso ja tenham explicado o que irei perguntar mas confesso que realmente nao encontrei nas respostas dos conpanheiros acima.

Segue minha duvida:

E os tais retificadores de corrente? Funcionam ou apenas /reduzem a degradaçao da bateria? É necessario comprar aqueles carregadores on board tipo minn kotta?

Tenho um amigo que só usa o retificador e a bateria dele sempre da conta da pescaria e ja tem 1 ano e 4 meses. Pescamos com um eletrico 44 lbs e ela nunca nos deixou na mao. Agora nao sei se é sorte ou realmente presta.

Em breve comprarei um 50hp e instalarei um retificador, por isso surgiu a minha duvida.

Abracos e agradeço desde ja.
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

+

Mensagem por Angelo Roberto » Ter Jul 24, 2012 8:22 am

Andre Andreasi escreveu:De antemão, peço desculpas caso ja tenham explicado o que irei perguntar mas confesso que realmente nao encontrei nas respostas dos conpanheiros acima.

Segue minha duvida:

E os tais retificadores de corrente? Funcionam ou apenas /reduzem a degradaçao da bateria? É necessario comprar aqueles carregadores on board tipo minn kotta?

Tenho um amigo que só usa o retificador e a bateria dele sempre da conta da pescaria e ja tem 1 ano e 4 meses. Pescamos com um eletrico 44 lbs e ela nunca nos deixou na mao. Agora nao sei se é sorte ou realmente presta.

Em breve comprarei um 50hp e instalarei um retificador, por isso surgiu a minha duvida.

Abracos e agradeço desde ja.

André o retificador de corrente a que vc se refere creio que seja o acoplado diretamente ao motor, se for vai a explicação:

-Este retificador na verdade é um conjunto, retificador + regulador, ele carrega a bateria sim porém só o faz com o motor de popa ligado.

-Ai o tempo de carga da bateria vai depender do descarregamento que sofreu, este tempo de carga normalmente excede 4 horas e dificilmente você rodaria 4 horas com o motor de popa, não carregando corretamente a bateria.

Então passa a ser necessário um carregador externo de preferencia os chamados inteligentes.

Fator muito importante para durabilidade da bateria é sua marca e sua corrente. Qualquer bateria quando carregada degrada, porém é lento e dependente muito do processo de carga.

A dica é uma boa bateria, eu pessoalmente não uso estacionária (não valem a pena em função do preço) mas dou preferencia as de boa marca.

Eu uso uma Delco prata de 100A, carregadinha pesco (tucuna) 2 dias tranquilo.

QQ coisa da um toque.
Imagem
Avatar do usuário
Andre Andreasi
CALOURO
Mensagens: 18
Registrado em: Seg Fev 21, 2011 6:07 pm
Cidade:

Re: +

Mensagem por Andre Andreasi » Ter Jul 24, 2012 9:17 am

Angelo Roberto escreveu:
Andre Andreasi escreveu:De antemão, peço desculpas caso ja tenham explicado o que irei perguntar mas confesso que realmente nao encontrei nas respostas dos conpanheiros acima.

Segue minha duvida:

E os tais retificadores de corrente? Funcionam ou apenas /reduzem a degradaçao da bateria? É necessario comprar aqueles carregadores on board tipo minn kotta?

Tenho um amigo que só usa o retificador e a bateria dele sempre da conta da pescaria e ja tem 1 ano e 4 meses. Pescamos com um eletrico 44 lbs e ela nunca nos deixou na mao. Agora nao sei se é sorte ou realmente presta.

Em breve comprarei um 50hp e instalarei um retificador, por isso surgiu a minha duvida.

Abracos e agradeço desde ja.

André o retificador de corrente a que vc se refere creio que seja o acoplado diretamente ao motor, se for vai a explicação:

-Este retificador na verdade é um conjunto, retificador + regulador, ele carrega a bateria sim porém só o faz com o motor de popa ligado.

-Ai o tempo de carga da bateria vai depender do descarregamento que sofreu, este tempo de carga normalmente excede 4 horas e dificilmente você rodaria 4 horas com o motor de popa, não carregando corretamente a bateria.

Então passa a ser necessário um carregador externo de preferencia os chamados inteligentes.

Fator muito importante para durabilidade da bateria é sua marca e sua corrente. Qualquer bateria quando carregada degrada, porém é lento e dependente muito do processo de carga.

A dica é uma boa bateria, eu pessoalmente não uso estacionária (não valem a pena em função do preço) mas dou preferencia as de boa marca.

Eu uso uma Delco prata de 100A, carregadinha pesco (tucuna) 2 dias tranquilo.

QQ coisa da um toque.
Muito obrigado pela informação. Ja tinha escutado de que uma boa bateria automotiva tambem da certo. O retificador que me referia é exatamente esse que voce falou, aquele acoplado diretamente no motor.
Irei instala-lo e tambem irei adquirir um carregador "inteligente".


Um abraço e agradeço novamente.
Avatar do usuário
José de A. Carvalho Neto
CALOURO
Mensagens: 41
Registrado em: Qui Mai 31, 2012 12:19 am
Apelido: Neto
Cidade: Sao Jose do Rio Preto
Estado: SP

Re: Baterias, e Carregadores para Motor Elétrico -Verdades/Mitos

Mensagem por José de A. Carvalho Neto » Qui Fev 21, 2019 12:27 am

Pessoal, reativando o tópico.

Tenho uma bateria Fredom DF2000 de 115A.

Estou procurando um bom carregador para ela.

Andei pesquisando e temos os da Usina e gostei também dos Carrex.

O que vcs sugerem?

Abraços

Neto
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”