É sabido que os barcos tipo bass boat, quando em alta velocidade, ficam sujeitos ao efeito Chine Walk, que acredito, nada mais é do que um balanço lateral causado pela pouca área de apoio em contato com a água e agravado por esta área ter o V bem reduzido.
Fiquei pensando em alguma solução e queria compartilhar com vocês, mesmo correndo o risco de estar escrevendo uma barbaridade e que me achem um perfeito idiota.
Jamais vi um barco desses com flaps, porque?
Será que esse agregado não daria a sustentação que falta em altas velocidades. Se afirmativo, ainda que perdesse algumas milhas de final, essa não seria compensada pela maior estabilidade e com isso se poderia navegar a uma velocidade final também maior?
Ainda no campo das elucubrações (da onde tirei isso), a exemplo das pranchas de surf, um par de quilhas dispostas no fundo e na popa do casco também não poderia minimizar esse efeito?
Cito um par de quilhas por achar que uma central poderia gerar uma indesejável turbulência antes do hélice e diminuir sua eficácia.
Por enquanto é isso.
Abração
Chine Walk em bass boat - Dúvida.
- Walther Volpini
- ANZOL DE OURO
- Mensagens: 960
- Registrado em: Qui Mai 29, 2008 11:22 am
- Cidade:
Chine Walk em bass boat - Dúvida.
Editado pela última vez por Walther Volpini em Ter Jan 22, 2013 10:24 pm, em um total de 1 vez.
-
- ANZOL DE OURO
- Mensagens: 848
- Registrado em: Sex Jan 18, 2008 8:31 am
- Cidade:
- Contato:
Dr. Vou ser bem sincero sobre o assunto;
Esqueça flap e outra coisa que possam inventar, isso torno-se um arrasto e diminui a velocidade e assim não existe chine.
Tempo de assento e equilíbrio de peso interno.
No inicio das navegações se possível deixe o viveiro um pouco cheio para equilibrar e pesar um pouco.
Digo pra vc que esses são os maiores conselhos que pode existir.
Se tiver oportunidade de navegar ao lado ou observar vídeo de alguém controlar e um grande aprendizado.
Grande abraço
Esqueça flap e outra coisa que possam inventar, isso torno-se um arrasto e diminui a velocidade e assim não existe chine.
Tempo de assento e equilíbrio de peso interno.
No inicio das navegações se possível deixe o viveiro um pouco cheio para equilibrar e pesar um pouco.
Digo pra vc que esses são os maiores conselhos que pode existir.
Se tiver oportunidade de navegar ao lado ou observar vídeo de alguém controlar e um grande aprendizado.
Grande abraço
- Walther Volpini
- ANZOL DE OURO
- Mensagens: 960
- Registrado em: Qui Mai 29, 2008 11:22 am
- Cidade:
Mas é aí que entra a dúvida. Vou tentar me explicar com números absolutamente aleatórios.
1- Um bass alcança 80 milhas com muito chine e 70 milhas "liso".
2- Os flaps roubariam 5% do desempenho mas andaria liso.
3- Com flaps se poderia andar a 75 milhas com conforto e segurança.
Acho que estou lendo muito e navegando pouco. rsrsrs
Abraços
1- Um bass alcança 80 milhas com muito chine e 70 milhas "liso".
2- Os flaps roubariam 5% do desempenho mas andaria liso.
3- Com flaps se poderia andar a 75 milhas com conforto e segurança.
Acho que estou lendo muito e navegando pouco. rsrsrs
Abraços
- João Caparroz
- ANZOL DE ALUMÍNIO
- Mensagens: 67
- Registrado em: Qui Abr 12, 2007 8:54 pm
- Cidade:
Flap e um recurso usado mais para fazer com q o barco pare de cavalgar, no caso de alta velocidade acredito q o flap nem na agua toque direito devido sua instalacao ser mais aberta, se isso funcionasse a gente iria ver algo sendo utilizado em barcos americanos de alta performance, nem precisa ser bassboats. Existe outras maneiras de minimizar o chine, tais como equilibrar peso, retrabalhar o fundo do casco ou ate colocar torque tabs na rabeta do motor, mais tudo isso so ajuda nao elimina o efeito.
abraco
Joao Caparroz
abraco
Joao Caparroz
-
- ANZOL DE OURO
- Mensagens: 848
- Registrado em: Sex Jan 18, 2008 8:31 am
- Cidade:
- Contato:
Com o tempo de pilotagem vai controlar sem pensar, como trocar de marcha do carro. É automático e sem pensar.Walther Volpini escreveu:Mas é aí que entra a dúvida. Vou tentar me explicar com números absolutamente aleatórios.
1- Um bass alcança 80 milhas com muito chine e 70 milhas "liso".
2- Os flaps roubariam 5% do desempenho mas andaria liso.
3- Com flaps se poderia andar a 75 milhas com conforto e segurança.
Acho que estou lendo muito e navegando pouco. rsrsrs
Abraços
Se o barco atingi 80 com muito chine, vc irá passar das 80 e com o barco "liso" e confortável.
Se tiver um barco com chine incontrolavel, pode ter certeza que o peso está mal distribuído ou o ajuste de altura está errado.
Grande abraço