Dúvida sobre Sonar x Profundidade x Movimento

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Dúvida sobre Sonar x Profundidade x Movimento

Mensagem por Canali » Seg Jul 29, 2013 5:06 pm

Gurizada, um cliente aqui da loja comprou uma lanchinha de fibra para passeio/wakeboard e quer colocar um sonar que marque a profundidade em movimento...
Não pretende usar para pesca, só quer se garantir com relação a bancos de areia...

O que posso dizer para ele procurar, quais modelos??? Não precisa ser muito caro...

OBS... Não sei exatamente se instalação interna ou externa influencia nisso, mas no nosso barco de pesca o sonar não marca acima de certa velocidade, o sensor é instalado na popa...

Abração,

Ricardo
Avatar do usuário
Junior Estrada
ANZOL DE OURO
Mensagens: 596
Registrado em: Ter Jul 21, 2009 8:11 pm
Cidade:

Mensagem por Junior Estrada » Seg Jul 29, 2013 5:56 pm

Também tenho essa dúvida, o meu fui eu mesmo que instalei e quando o barco atinge certa velocidade ele não marca mais. Não sei se é por causa do modelo do sonar ou se está instalado incorretamente. O modelo é Piranha Max 200.
Abraço!!!
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Ter Jul 30, 2013 12:36 am

O sonar, acima de 15 milhas não marca mais direito, não é mais confiável, principalmente em água rasa. Isto foi o que me informaram.
Imagem
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Ter Jul 30, 2013 9:27 am

Junior Estrada escreveu:Também tenho essa dúvida, o meu fui eu mesmo que instalei e quando o barco atinge certa velocidade ele não marca mais. Não sei se é por causa do modelo do sonar ou se está instalado incorretamente. O modelo é Piranha Max 200.
Abraço!!!
Também entendo muito pouco de sonares, Junior... No máximo ver o que é peixe e a configuração do fundo... ehheheh
No meu acontece a mesma coisa, depois de certa velocidade ele começa a piscar e não marca mais nada....
Rui A. Merlin escreveu:O sonar, acima de 15 milhas não marca mais direito, não é mais confiável, principalmente em água rasa. Isto foi o que me informaram.
Buenas Rui, Bom dia!!!

Gracias pela informação... Então vou dizer para que ele não invista muito no sonar...

Mas me diz o que tu acha, isso independe da instalação ser fora ou dentro do casco, e fibra ou alumínio?
Certa vez li em algum lugar que isso melhorava se fosse casco de fibra e o sensor sendo instalado vedado dentro do casco...
Procurei essa informação aqui no histórico do fórum e não achei, não deve ter sido aqui...

Abraços,

Ricardo
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Ter Jul 30, 2013 10:56 am

A instalação, sendo dentro ou fora do barco, acho que não influi neste quesito. Pode melhorar a sensibilidade na recepção do pulso de retorno do sinal. O eco tem um tempo de retorno que é razão direta da distância do alvo. Se o barco está navegando numa velocidade muito alta e numa profundidade muito baixa, quando o eco retorna ao aparelho, o barco já passou e está muito à frente e recebe o sinal de retorno deturpado, dando leitura errada. O sinal toma a forma de um cone sob o barco, quanto maior a profundidade, maior a base deste cone, o que se reflete na leitura feita no aparelho. Por isso que sonares de dupla frequência são os melhores. Uma frequência para ser usada em grandes profundidades e a outra em pequenas profundidades mas, se a profundidade é muito baixa, nem isto resolve e o sonar não marca a profundidade correta.
Salvo erros de minha parte, acho que é isto.
Imagem
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Ter Jul 30, 2013 2:11 pm

Gracias pela aula, Rui!!!

Em resumo, a não ser que ele opte por algum modelo de dupla frequência, para navegação usual todos os outros são iguais na essência...

No fim das contas vou dizer para escolher pelo preço mesmo, pq sei que além da navegação não vai usar para mais nada mesmo... hehhehe

Abração,

Ricardo
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Ter Jul 30, 2013 4:54 pm

Canali escreveu:Gracias pela aula, Rui!!!

Em resumo, a não ser que ele opte por algum modelo de dupla frequência, para navegação usual todos os outros são iguais na essência...

No fim das contas vou dizer para escolher pelo preço mesmo, pq sei que além da navegação não vai usar para mais nada mesmo... hehhehe

Abração,

Ricardo
Não tem de que, Canali. Cada dia se aprende algo novo e eu estou sempre aprendendo. Abração Colorado Tchê.
Imagem
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Ter Jul 30, 2013 5:01 pm

hehehheh... Não vou comentar sobre futebol senão o tópico vai lá pro outro subfórum!!!!!!

Abração,

Ricardo
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Ter Jul 30, 2013 6:56 pm

Canali o sensor do sonar também é um emissor de sinal.

Emite um sinal, este refletido volta ao sonar. Quando em velocidade a onda emitida não é recebida pois o barco saiu do raio.

A instalação no fundo do Barco melhora a recepção pois estará numa zona de menor turbulência (bolhas).

Para prevenção de bancos de areia esqueça pois só detectará em cima do banco, se estiver em movimento já era.
Imagem
Avatar do usuário
Canali
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4559
Registrado em: Seg Fev 14, 2005 2:41 pm
Cidade:

Mensagem por Canali » Qua Jul 31, 2013 11:28 am

Buenas Bigodon, Bom Dia!!!

Lembro de ter lido isso sobre a instalação dentro do casco melhorar a situação, mas tb que não é tão simples, não pode ficar bolhas entre o sensor e o casco...

O lance dos bancos é f***... Já peguei algumas vezes, ainda bem que estava devagar, senãooooo... eheheheh

Valeu!!!

Abração Tchê!

Ricardo
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Qua Jul 31, 2013 12:21 pm

Canali escreveu:hehehheh... Não vou comentar sobre futebol senão o tópico vai lá pro outro subfórum!!!!!!

Abração,

Ricardo
kkkkkkk
Eu só quis dar um abraço caloroso kkkkkkk daqueles de romper costela
Imagem
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”