Elétrico Pedal para Bassboat

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Elétrico Pedal para Bassboat

Mensagem por Rafael Fernandes » Dom Set 15, 2013 9:05 pm

Olá pessoal, to bem por fora dos modelos atuais de elétricos, meu antigo barco tinha um motorguide de pedal, marca que eu sempre gostei muito, atualmente tenho visto a maioria dos bass com minn kota, e dos minn kota vejo que hoje existem inumeros modelos..

Gostaria da ajuda dos amigos para esta escolha, em relação ao custo x benefício, quais as marcas e os modelos mais indicados e as principais características a observar??
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Cassio Ferreira Nunes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 944
Registrado em: Seg Set 12, 2005 10:17 pm
Cidade:

Mensagem por Cassio Ferreira Nunes » Seg Set 16, 2013 9:13 am

Rafael

eu tenho no meu, um motorguide wireles

muito bom motor
Editado pela última vez por Cassio Ferreira Nunes em Seg Set 16, 2013 5:29 pm, em um total de 2 vezes.
Cassio F Nunes
Dia bom para pescar é segunda feira, tem pouco vagabundo pra atrapalhar
Avatar do usuário
Rui A. Merlin
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1406
Registrado em: Qui Set 11, 2008 5:15 pm
Cidade:

Mensagem por Rui A. Merlin » Seg Set 16, 2013 10:50 am

Eu tenho o Minnkota Powerdrive 55 V2, gosto muito, só acho que com a maré correndo forte, ele apanha um pouco.
Imagem
Avatar do usuário
IVAN CORRÊA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 558
Registrado em: Dom Mar 19, 2006 9:10 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por IVAN CORRÊA » Seg Set 16, 2013 12:49 pm

Rafa, eu acho demais a linha terrova da Minkota com I- pilot, mas o
Minn Kota Power Drive V2 55 Com Pedal para os nossos barcos acredito que é o melhor $$. NA minha singela opinião.

E outro desabafo, pra quem vai ler este tópico, NUNCA compre uma motor ma Marine Sports de pedal, é uma falta de atenção total da fabrica não ter as peças para reposição e uma vergonha termos que improvisar com cabo de bicicleta. Estou a 6 meses atras do cabo de aço para colocar no mesmo e não encontro.

Já me perdoe por usar seu tópico com minha insatisfação.
Abraço do Ivan
www.gruposoma.ind.br
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Set 16, 2013 2:27 pm

Não tenho Bassboat, mas uso em meu barco um Motor Guide 55 Wireless

Imagem

Imagem

Baita motor, não precisa ficar com o pé no pedal, isso cansa demais ...
Tenho Hérnia de Disco em três vértebras Lombares, o que tornava o ato de se abaixar constantemente para controlar o elétrico manual um suplício, muitas vezes, ao final do dia não havia analgésico que resolvesse ...

Procurei um motor com controle de pedal, com cabos, mas o esforço de controlar e manter o pedal premido o tempo todo era muito problemático.


http://www.nitroimports.com.br/nitro_im ... guide.html
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
IVAN CORRÊA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 558
Registrado em: Dom Mar 19, 2006 9:10 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por IVAN CORRÊA » Seg Set 16, 2013 4:42 pm

NELSON MACIEL escreveu:Não tenho Bassboat, mas uso em meu barco um Motor Guide 55 Wireless

Imagem

Imagem

Baita motor, não precisa ficar com o pé no pedal, isso cansa demais ...
Tenho Hérnia de Disco em três vértebras Lombares, o que tornava o ato de se abaixar constantemente para controlar o elétrico manual um suplício, muitas vezes, ao final do dia não havia analgésico que resolvesse ...

Procurei um motor com controle de pedal, com cabos, mas o esforço de controlar e manter o pedal premido o tempo todo era muito problemático.


http://www.nitroimports.com.br/nitro_im ... guide.html
Nelson esta tecnologia wireless nos eletrico é recente ou já é amplamente aprovada?
Abraço do Ivan
www.gruposoma.ind.br
Avatar do usuário
Cassio Ferreira Nunes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 944
Registrado em: Seg Set 12, 2005 10:17 pm
Cidade:

Mensagem por Cassio Ferreira Nunes » Seg Set 16, 2013 5:33 pm

Ivan

o meu ja tem um ano e não troquei a pilha do pedal

e igual este do Nelson

como o proprio ja falou, e um baita motor
Cassio F Nunes
Dia bom para pescar é segunda feira, tem pouco vagabundo pra atrapalhar
Avatar do usuário
IVAN CORRÊA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 558
Registrado em: Dom Mar 19, 2006 9:10 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por IVAN CORRÊA » Seg Set 16, 2013 5:36 pm

Cassio Ferreira Nunes escreveu:Ivan

o meu ja tem um ano e não troquei a pilha do pedal

e igual este do Nelson

como o proprio ja falou, e um baita motor

Era justamente esta tal de pilha que me incomodava, não botei muita fé.. legal.. vou pensar neste motor com uma hipotese, na verdade por enquanto vou usar meu usado da Phanton.. depois vou trocar..
Abraço do Ivan
www.gruposoma.ind.br
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Set 16, 2013 7:14 pm

Ivan

A bateria utilizada é a CR 2032, fácil de encontrar, baratinha e dura um montão ... Tanto o pedal como o controle remoto de mão utilizam duas baterias cada um.

Imagem

Custa R$ 8,00
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
IVAN CORRÊA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 558
Registrado em: Dom Mar 19, 2006 9:10 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por IVAN CORRÊA » Seg Set 16, 2013 10:53 pm

NELSON MACIEL escreveu:Ivan

A bateria utilizada é a CR 2032, fácil de encontrar, baratinha e dura um montão ... Tanto o pedal como o controle remoto de mão utilizam duas baterias cada um.

Imagem

Custa R$ 8,00
Bacana, se dura um ano, gasta menos que o afinador de meu violão. rsrrs

Obrigado pela informação Nelson.
Abraço do Ivan
www.gruposoma.ind.br
Avatar do usuário
Cassio Ferreira Nunes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 944
Registrado em: Seg Set 12, 2005 10:17 pm
Cidade:

Mensagem por Cassio Ferreira Nunes » Ter Set 17, 2013 8:55 am

Ivan

O meu barco tem aproximadamente 30h

o motor eletrico tem mais ou menos isto tambem
Cassio F Nunes
Dia bom para pescar é segunda feira, tem pouco vagabundo pra atrapalhar
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Sáb Set 21, 2013 10:21 pm

Muito obrigado pelas respostas pessoal.. na verdade eu tenho as minhas duvidas se 55lb suportam o barco em condições de maré, estava pensando num modelo 70lb ou mais...

este motorguide Wirelles nao tem pedal?

eu sempre fui fa dos motorguide, acho os pedais deles melhores, mais confortáveis, mas também nao tive a oportunidade de testar estes novos modelos, infelizmente os modelos top estao custando uma fortuna :?

o que me preocupa muito são as peças, minnkota e motorguide estão com bom acesso a peças no BR atualmente?

a questão motor marinizado ou não, faz tanta diferença? meu antigo era marinizado, mesmo assim deu pau muitas vezes... rsrs

me preocupa também a questão de furação da proa, nao queria ficar trocando de motor e furando várias vezes o casco, acredito que as furações nao devem ser compatíveis...

importação destes carinhas é o mais dificil atualmente..
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Mensagem por João Rogério » Seg Set 23, 2013 8:27 am

Fala Rafael!

Eu fiquei no mesmo dilema que você no começo do ano quando montei meu barco.

Já te aviso que nem pense em colocar um 55lb, vai sofrer e passar raiva com certeza. 55lb em um bass boat só pra quem pesca em represa, e olha lá. Com maré e correnteza tem que ser 24V.

Como a grana estava curta, não pude investir em um modelo top como os fortrex da minnkota e nem em um modelo wireless com ipilot. Tive que colocar um Edge 70lb 24V.

É um motor que toca um bass boat, mas não tem o conforto e a tecnologia dos tops! Digamos que é o mínimo que você vai precisar em questões de elétrico. É robusto e confiáel, tudo simples, tipo Jipe! rsrsrs! Até gostei pois nesse tipo de coisa aquela estória de que quanto mais peças existem, maior a chance de quebrar, sendo simples de tudo a chance de quebra fica menor.

Enfim... tudo vai depender da grana que você tem disponível, se estiver sobrando mais de 8.500mil, olhe os modelos eletrônicos, com Ipilot, wireless, etc. Com uns 6.500, vai de Fortrex, que é a opção que a maioria do pessoal que monta bass boat hoje coloca. O modelo que eu uso ( EDGE ), sai por uns 3.500.

E pense que vai gastar nas baterias também... Pro motor elétrico, é ideal serem estacionárias, que não são baratas e não vale a pena colocar marca barbante, senão vai se incomodar também.

Boa sorte e se precisar de algo grite, que está tudo fresquinho na memória o que foi gasto e onde foi comprado.
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
Cassio Ferreira Nunes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 944
Registrado em: Seg Set 12, 2005 10:17 pm
Cidade:

Mensagem por Cassio Ferreira Nunes » Seg Set 23, 2013 8:28 am

Rafael

ele tem pedal sim
o que acontece e que o pedal dele não tem fio ligando ele ao motor
e por onda de radio
Cassio F Nunes
Dia bom para pescar é segunda feira, tem pouco vagabundo pra atrapalhar
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Set 23, 2013 10:13 am

João Rogério escreveu:Fala Rafael!

Eu fiquei no mesmo dilema que você no começo do ano quando montei meu barco.

Já te aviso que nem pense em colocar um 55lb, vai sofrer e passar raiva com certeza. 55lb em um bass boat só pra quem pesca em represa, e olha lá. Com maré e correnteza tem que ser 24V.

Como a grana estava curta, não pude investir em um modelo top como os fortrex da minnkota e nem em um modelo wireless com ipilot. Tive que colocar um Edge 70lb 24V.

É um motor que toca um bass boat, mas não tem o conforto e a tecnologia dos tops! Digamos que é o mínimo que você vai precisar em questões de elétrico. É robusto e confiáel, tudo simples, tipo Jipe! rsrsrs! Até gostei pois nesse tipo de coisa aquela estória de que quanto mais peças existem, maior a chance de quebrar, sendo simples de tudo a chance de quebra fica menor.

Enfim... tudo vai depender da grana que você tem disponível, se estiver sobrando mais de 8.500mil, olhe os modelos eletrônicos, com Ipilot, wireless, etc. Com uns 6.500, vai de Fortrex, que é a opção que a maioria do pessoal que monta bass boat hoje coloca. O modelo que eu uso ( EDGE ), sai por uns 3.500.

E pense que vai gastar nas baterias também... Pro motor elétrico, é ideal serem estacionárias, que não são baratas e não vale a pena colocar marca barbante, senão vai se incomodar também.

Boa sorte e se precisar de algo grite, que está tudo fresquinho na memória o que foi gasto e onde foi comprado.
Oi Jota, muito obrigado pelas info, estamos alinhados é isso aí mesmo... abração se eu precisar de algo te falo!!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Set 23, 2013 10:14 am

Cassio Ferreira Nunes escreveu:Rafael

ele tem pedal sim
o que acontece e que o pedal dele não tem fio ligando ele ao motor
e por onda de radio
Oi Cassio, muito obrigado!! nao tem perigo do pedal voar e cair na agua nao??
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Cassio Ferreira Nunes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 944
Registrado em: Seg Set 12, 2005 10:17 pm
Cidade:

Mensagem por Cassio Ferreira Nunes » Seg Set 23, 2013 1:38 pm

que tem, tem sim.

ele tem lugar de aparafusar

mas eu acho que o melhor e voce colocar ele em local aonde não voa na hora de navegar

o meu fica meio que jogado na frente da plataforma
ele e bem baixo e não voa facil não

quando lembro dele, eu o coloco mais protegido
Cassio F Nunes
Dia bom para pescar é segunda feira, tem pouco vagabundo pra atrapalhar
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Set 23, 2013 8:14 pm

Cassio Ferreira Nunes escreveu:que tem, tem sim.

ele tem lugar de aparafusar

mas eu acho que o melhor e voce colocar ele em local aonde não voa na hora de navegar

o meu fica meio que jogado na frente da plataforma
ele e bem baixo e não voa facil não

quando lembro dele, eu o coloco mais protegido
Acho que dá pra colar um velcro forte na parte de baixo, se o seu barco tem carpet ele segura bem no carpet... deve ajudar.. mas que deve dar uma PT grande jogar um destes na agua deve dar.. rsrs
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Cassio Ferreira Nunes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 944
Registrado em: Seg Set 12, 2005 10:17 pm
Cidade:

Mensagem por Cassio Ferreira Nunes » Ter Set 24, 2013 8:51 am

da pra colar o velcro sim

mas eu acho que ele vai desfiar o carpet com o uso diario

por isto e que eu não coloco

mas ele não voa assim não, ja andei com ele na frente do barco a umas 50 m/h e ele esta la bonitinho

mas acho que quando passar por alguma rajada de vento com o barco andando ele pode voar sim
agora voce tem que ver qual o barco que voce comprou
os barcos do Juarez , a plataforma e muito rasa ou rente da borda, por isto e que voce tem que que ficar velhaco quanto ao que voce coloca nela,porque voa mesmo
ja voou um som meu, quando olhei pra ele, ele estava passando por mim e caindo dentro dagua
Cassio F Nunes
Dia bom para pescar é segunda feira, tem pouco vagabundo pra atrapalhar
Avatar do usuário
Frederico Virmond
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 7:12 pm
Cidade:

Mensagem por Frederico Virmond » Ter Set 24, 2013 9:29 am

Independente do motor eletrico que comprar compre de 70lb pra cima, tinha um 55lb num X1 e apanhava bastante dependendo da mare, comprei um MinnKota PowerDrive V2 e estou mto satisfeito alem do que tem a opcao de comprar o Kit iPilot e instalar nele.
Avatar do usuário
IVAN CORRÊA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 558
Registrado em: Dom Mar 19, 2006 9:10 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por IVAN CORRÊA » Ter Set 24, 2013 11:26 am

Frederico Virmond escreveu:Independente do motor eletrico que comprar compre de 70lb pra cima, tinha um 55lb num X1 e apanhava bastante dependendo da mare, comprei um MinnKota PowerDrive V2 e estou mto satisfeito alem do que tem a opcao de comprar o Kit iPilot e instalar nele.
frederico, já estou desistindo do meu phanton, acho que vou fazer um esforço para seguir seu conselho.

Se souber de alguem que queira trocar um puro sangue Crioulo num motor eletrico me avise. rsrsrrsrsrrs

abraços..
Abraço do Ivan
www.gruposoma.ind.br
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Ter Set 24, 2013 11:59 am

Frederico Virmond escreveu:Independente do motor eletrico que comprar compre de 70lb pra cima, tinha um 55lb num X1 e apanhava bastante dependendo da mare, comprei um MinnKota PowerDrive V2 e estou mto satisfeito alem do que tem a opcao de comprar o Kit iPilot e instalar nele.
O que o Ipilot tem de tão bom??
ele faz ancoragem eletronica?? me disseram que ele salva rotas, mas como isso é feito? tem interface com software??

sinceramente se for pelo controle nao me faz falta, pq sou mto mais controlar via pedal do que controle, já que as mãos estao ocupadas, o controle deve ser bom para controlar a distancia no caso de um guia...
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Frederico Virmond
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Jun 21, 2010 7:12 pm
Cidade:

Mensagem por Frederico Virmond » Ter Set 24, 2013 1:17 pm

Rafael Fernandes escreveu:
Frederico Virmond escreveu:Independente do motor eletrico que comprar compre de 70lb pra cima, tinha um 55lb num X1 e apanhava bastante dependendo da mare, comprei um MinnKota PowerDrive V2 e estou mto satisfeito alem do que tem a opcao de comprar o Kit iPilot e instalar nele.
O que o Ipilot tem de tão bom??
ele faz ancoragem eletronica?? me disseram que ele salva rotas, mas como isso é feito? tem interface com software??

sinceramente se for pelo controle nao me faz falta, pq sou mto mais controlar via pedal do que controle, já que as mãos estao ocupadas, o controle deve ser bom para controlar a distancia no caso de um guia...

O iPilot é um acessorio do modelo PowerDrive V2 , eu ainda nao tenho esse acessorio no meu, da uma olhada nesse link que explica as funcoes

http://www.minnkota.com.au/about/trolli ... water.html
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Set 29, 2013 10:22 pm

Rafael Fernandes escreveu:
Cassio Ferreira Nunes escreveu:Rafael

ele tem pedal sim
o que acontece e que o pedal dele não tem fio ligando ele ao motor
e por onda de radio
Oi Cassio, muito obrigado!! nao tem perigo do pedal voar e cair na agua nao??
Rafael

O pedal é este aqui


Imagem
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
IVAN CORRÊA
ANZOL DE OURO
Mensagens: 558
Registrado em: Dom Mar 19, 2006 9:10 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por IVAN CORRÊA » Ter Nov 05, 2013 9:29 pm

João Rogério escreveu:Fala Rafael!

Eu fiquei no mesmo dilema que você no começo do ano quando montei meu barco.

Já te aviso que nem pense em colocar um 55lb, vai sofrer e passar raiva com certeza. 55lb em um bass boat só pra quem pesca em represa, e olha lá. Com maré e correnteza tem que ser 24V.

Como a grana estava curta, não pude investir em um modelo top como os fortrex da minnkota e nem em um modelo wireless com ipilot. Tive que colocar um Edge 70lb 24V.

É um motor que toca um bass boat, mas não tem o conforto e a tecnologia dos tops! Digamos que é o mínimo que você vai precisar em questões de elétrico. É robusto e confiáel, tudo simples, tipo Jipe! rsrsrs! Até gostei pois nesse tipo de coisa aquela estória de que quanto mais peças existem, maior a chance de quebrar, sendo simples de tudo a chance de quebra fica menor.

Enfim... tudo vai depender da grana que você tem disponível, se estiver sobrando mais de 8.500mil, olhe os modelos eletrônicos, com Ipilot, wireless, etc. Com uns 6.500, vai de Fortrex, que é a opção que a maioria do pessoal que monta bass boat hoje coloca. O modelo que eu uso ( EDGE ), sai por uns 3.500.

E pense que vai gastar nas baterias também... Pro motor elétrico, é ideal serem estacionárias, que não são baratas e não vale a pena colocar marca barbante, senão vai se incomodar também.

Boa sorte e se precisar de algo grite, que está tudo fresquinho na memória o que foi gasto e onde foi comprado.

Amigos.... ... depois de pesquisar e ver os motores de perto comprei um fortrexx, achei demais o motor.

Imagem

Obrigado a todas as dicas e ao Miguel, Paulo e Marcelo da quest, baita ajuda.
Abraço do Ivan
www.gruposoma.ind.br
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Sáb Dez 14, 2013 8:02 pm

Oi pessoal, decidi pela compra de um minn kota powerdrive v2 24v 70lb Ap... Em breve posto fotos do conjunto que ta ficando pronto!! Muito obrigado a todos que ajudaram na escolha!!!!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”