Evinrude 25 E.TEC X MERCURY 25/30 Sea Pro X Mercury 20hp 4T

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
Celso Mendonca
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 160
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 7:11 pm
Cidade:

Evinrude 25 E.TEC X MERCURY 25/30 Sea Pro X Mercury 20hp 4T

Mensagem por Celso Mendonca » Dom Set 22, 2013 7:31 pm

Opa galera.

Estou na dúvida entre esses três motores para equipar um barco de alumínio de 6m, pesando aprox.120 kg.Será usado em rio,águas abrigadas.
Qual a velocidade e consumo navegando com 3 pessoas e tralha?

Abs.
Avatar do usuário
Jairo Prates
ANZOL DE OURO
Mensagens: 869
Registrado em: Qui Mar 26, 2009 11:05 am
Cidade:

Mensagem por Jairo Prates » Dom Set 22, 2013 9:17 pm

o eetec é o mais modelo um ótimo motor eu iria com esse,
Imagem
Avatar do usuário
Celso Mendonca
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 160
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 7:11 pm
Cidade:

Mensagem por Celso Mendonca » Seg Set 23, 2013 11:30 am

Jairo Prates escreveu:o eetec é o mais modelo um ótimo motor eu iria com esse,
Pois é Jairo,estava inclinado a comprar esse,mas fiz o mesmo post no Pescaki e duas pessoas me alertaram quanto a manutenção.Pretendo deixar esse barco em Barcelos/AM,as pescarias serão de vários dias no meio do nada,estou achando que o 2T carburado vai ser mais SEGURO.

Abs.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Set 29, 2013 9:40 pm

Celso Mendonca escreveu:
Jairo Prates escreveu:o eetec é o mais modelo um ótimo motor eu iria com esse,
Pois é Jairo,estava inclinado a comprar esse,mas fiz o mesmo post no Pescaki e duas pessoas me alertaram quanto a manutenção.Pretendo deixar esse barco em Barcelos/AM,as pescarias serão de vários dias no meio do nada,estou achando que o 2T carburado vai ser mais SEGURO.

Abs.
Pesquisou o Maxy ?
http://www.motordepopamaxy.com.br/

É uma boa opção pela simplicidade de operação e facilidade de manutenção ... Além do baixo preço e garantia de 2 anos ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Maxy Motores de Popa
CALOURO
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Set 01, 2013 10:48 pm
Cidade:
Contato:

Re: Evinrude 25 E.TEC X MERCURY 25/30 Sea Pro X Mercury 20hp

Mensagem por Maxy Motores de Popa » Dom Set 29, 2013 11:13 pm

Celso Mendonca escreveu:Opa galera.

Estou na dúvida entre esses três motores para equipar um barco de alumínio de 6m, pesando aprox.120 kg.Será usado em rio,águas abrigadas.
Qual a velocidade e consumo navegando com 3 pessoas e tralha?

Abs.
Boa noite Celso

A princípio, para se ter uma idéia de arrasto colei aqui uma regra básica para se saber o que seu conjunto suporta, tirada de um Tutorial de Uso e Manutenção de motores de popa que postei no Bate Papo, dê uma olhada depois lá para outras informações importantes.

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=86344

Como calcular o arrasto ideal do seu motor:

1 - Qualquer motor carburado, independente do numero de hp’s, funcionando em stand by (funcionando parado), gasta 0,275 ml por hp/hora:
15 Hp x 0.275 ml = 4,13 L/Hora
25 Hp x 0,275 ml = 6,88 L/Hora
40 Hp x 0,275 = 11 L/Hora

2 - Para se chegar ao Arrasto ideal da embarcação, usa-se a regra de 22 a 28 Kg por Hp do motor:
28 Kg x 15 Hp = 420 Kg
28 Kg x 25 Hp = 700 Kg
28 Kg x 40 Hp = 1120 Kg

Então vamos tentar exemplificar essa conta: (aproximadamente)
Barco de Alumínio 5m = 100Kg
Motor de Popa 15Hp = 36Kg
Caixa de Gelo = 20Kg
Motor Elétrico = 4Kg
Bateria 60Amp = 25Kg
Caixas de Isca (3) = 30Kg (já incluído máquina fotográfica, e toda a tralha)
Tanque de Combustível = 25Kg
Pescadores (3) = 240Kg (80Kg cada um)
Total aproximado = 480Kg

Resumindo, neste caso aqui do exemplo, nosso motor de 15 hp estaria trabalhando com um excesso de 60 kg. Talvez perderia um pouco da força máxima, mas não deixaria na mão. No caso de seu barco de 120 Kg, teria 20 Kg a mais de peso. ou seja 80 Kg a mais, o peso de um pescador. De forma geral pesca-se em duas pessoas, logo o peso estaria de acordo para um motor de 15 hp 2 tempos.
Em águas de rio abrigadas, um motor de 25 hp só lhe traria mais gasto de combustível e desconforto para deslocamentos do motor pelo maior peso.
Outra coisa a se pensar é manutenção e peças no estado do Amazonas, onde uma mecânica simples é fundamental. Nossa mecânica similar ao 15 hp Yamaha é conhecida por qualquer oficina náutica e peças são facilmente encontradas. Os dois anos de garantia MAXY completam sua tranquilidade.

Porém , se mesmo assim, achar que um 25 hp o satisfará melhor, opte por um Yamaha, veja o link de nossa concessionária do grupo
http://www.brandani.com.br/index.php/na ... -bmhs.html

Um abração, espero ter ajudado mais do que o deixado com mais opções a pesar e a pensar, rsrs...
FÁBIO SCARPARO
MOTOR DE POPA MAXY 15 Hp
16-3011 1249
16-98149 0636
skype: fabio.cecilio.scarparo
Avatar do usuário
João Cecilio
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Abr 29, 2013 10:51 pm
Cidade:

Mensagem por João Cecilio » Dom Out 06, 2013 8:07 pm

Já tive o Mercury 25 Sea Pro e tenho hoje um E-Tec 30.
Se eu fosse comprar hoje, um novo NESSA MESMA POTÊNCIA, não teria dúvidas em voltar ao Mercury 25 Sea Pro.
Por diversos fatores estou decepcionado com meu E-tec. A começar pelo desempenho.
Avatar do usuário
Celso Mendonca
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 160
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 7:11 pm
Cidade:

Mensagem por Celso Mendonca » Seg Out 07, 2013 8:11 am

NELSON MACIEL escreveu:
Celso Mendonca escreveu:
Jairo Prates escreveu:o eetec é o mais modelo um ótimo motor eu iria com esse,
Pois é Jairo,estava inclinado a comprar esse,mas fiz o mesmo post no Pescaki e duas pessoas me alertaram quanto a manutenção.Pretendo deixar esse barco em Barcelos/AM,as pescarias serão de vários dias no meio do nada,estou achando que o 2T carburado vai ser mais SEGURO.

Abs.
Pesquisou o Maxy ?
http://www.motordepopamaxy.com.br/

É uma boa opção pela simplicidade de operação e facilidade de manutenção ... Além do baixo preço e garantia de 2 anos ...
Sem dúvida Nelson.Porém eles só tem 15hp,vou precisar de mais motorização.
Abs.
Avatar do usuário
Celso Mendonca
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 160
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 7:11 pm
Cidade:

Mensagem por Celso Mendonca » Seg Out 07, 2013 8:13 am

João Cecilio escreveu:Já tive o Mercury 25 Sea Pro e tenho hoje um E-Tec 30.
Se eu fosse comprar hoje, um novo NESSA MESMA POTÊNCIA, não teria dúvidas em voltar ao Mercury 25 Sea Pro.
Por diversos fatores estou decepcionado com meu E-tec. A começar pelo desempenho.
Opa João.

Obrigado pela opinião,como esse motor vai ser usado em lugares longe de assistência técnica,vou de 2T mesmo.

Abs.
Avatar do usuário
Celso Mendonca
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 160
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 7:11 pm
Cidade:

Re: Evinrude 25 E.TEC X MERCURY 25/30 Sea Pro X Mercury 20hp

Mensagem por Celso Mendonca » Seg Out 07, 2013 8:21 am

Celso Mendonca escreveu:
Maxy Motores de Popa escreveu:
Celso Mendonca escreveu:Opa galera.

Estou na dúvida entre esses três motores para equipar um barco de alumínio de 6m, pesando aprox.120 kg.Será usado em rio,águas abrigadas.
Qual a velocidade e consumo navegando com 3 pessoas e tralha?

Abs.
Boa noite Celso

A princípio, para se ter uma idéia de arrasto colei aqui uma regra básica para se saber o que seu conjunto suporta, tirada de um Tutorial de Uso e Manutenção de motores de popa que postei no Bate Papo, dê uma olhada depois lá para outras informações importantes.

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=86344

Como calcular o arrasto ideal do seu motor:

1 - Qualquer motor carburado, independente do numero de hp’s, funcionando em stand by (funcionando parado), gasta 0,275 ml por hp/hora:
15 Hp x 0.275 ml = 4,13 L/Hora
25 Hp x 0,275 ml = 6,88 L/Hora
40 Hp x 0,275 = 11 L/Hora

2 - Para se chegar ao Arrasto ideal da embarcação, usa-se a regra de 22 a 28 Kg por Hp do motor:
28 Kg x 15 Hp = 420 Kg
28 Kg x 25 Hp = 700 Kg
28 Kg x 40 Hp = 1120 Kg

Então vamos tentar exemplificar essa conta: (aproximadamente)
Barco de Alumínio 5m = 100Kg
Motor de Popa 15Hp = 36Kg
Caixa de Gelo = 20Kg
Motor Elétrico = 4Kg
Bateria 60Amp = 25Kg
Caixas de Isca (3) = 30Kg (já incluído máquina fotográfica, e toda a tralha)
Tanque de Combustível = 25Kg
Pescadores (3) = 240Kg (80Kg cada um)
Total aproximado = 480Kg

Resumindo, neste caso aqui do exemplo, nosso motor de 15 hp estaria trabalhando com um excesso de 60 kg. Talvez perderia um pouco da força máxima, mas não deixaria na mão. No caso de seu barco de 120 Kg, teria 20 Kg a mais de peso. ou seja 80 Kg a mais, o peso de um pescador. De forma geral pesca-se em duas pessoas, logo o peso estaria de acordo para um motor de 15 hp 2 tempos.
Em águas de rio abrigadas, um motor de 25 hp só lhe traria mais gasto de combustível e desconforto para deslocamentos do motor pelo maior peso.
Outra coisa a se pensar é manutenção e peças no estado do Amazonas, onde uma mecânica simples é fundamental. Nossa mecânica similar ao 15 hp Yamaha é conhecida por qualquer oficina náutica e peças são facilmente encontradas. Os dois anos de garantia MAXY completam sua tranquilidade.

Porém , se mesmo assim, achar que um 25 hp o satisfará melhor, opte por um Yamaha, veja o link de nossa concessionária do grupo
http://www.brandani.com.br/index.php/na ... -bmhs.html

Um abração, espero ter ajudado mais do que o deixado com mais opções a pesar e a pensar, rsrs...
Opa Fábio.

Agora vc embaralhou tudo.... ... ...

Brincadeira,já estava pensando em dar um up e pegar um 40,o que vc acha?
Analisa comigo,em algumas pescarias vou andar bastante carregado,mais pesado que o 700 kg da tabela referente ao 25hp.Além disso o barco que estou vendo tem 6 m,chapa 2mm,um pouco mais pesado.Muita tralha,3 pessoas e longas distâncias.Nos meus acampamentos na Amazônia,já andei mais de 1.000 km em uma semana,é muito tempo sentado numa voadeira!Preciso de um motor que ande bem,acho que vai ser 40 na cabeça.

Abs.
Avatar do usuário
João Rogério
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1778
Registrado em: Seg Set 13, 2004 3:50 pm
Cidade:

Re: Evinrude 25 E.TEC X MERCURY 25/30 Sea Pro X Mercury 20hp

Mensagem por João Rogério » Seg Out 07, 2013 5:12 pm

Meu barco pesa perto de uns 900kg, com motor, acessórios, toda tralha, baterias e com dois pescadores em cima.
Pela teoria da conta aí de cima, um motor de 35HP seria mais que suficiente!
Só que o fabricante recomenda entre 90 e 150HP.

E agora, em quem confiar?
Abraços,
J R
"Que as pulgas de mil camelos infestem o C* daquele que estragar seu dia e que os braços dele sejam muito curtos pra coçar!"
Avatar do usuário
João Cecilio
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Abr 29, 2013 10:51 pm
Cidade:

Mensagem por João Cecilio » Qua Out 09, 2013 12:02 am

Já que pode ser acima de 30hp eu experimentei antes de comprar meu E-Tec "no escuro", (encomendei sem mesmo ter visto um), um Yamaha 2T 40hp carburado e era um rojão num Wave da Maresias de 19 pés. A diferença de desempenho é bem sensível. Vai gastar bem mais. Se você for como eu, que acha que já que se põe barco na água não se pode reclamar de combustível, o Yamaha 40hp (que tem manche e é mais leve que o Etec 30hp) é uma boa pedida. E fabricado no Brasil.
Avatar do usuário
João Cecilio
CALOURO
Mensagens: 48
Registrado em: Seg Abr 29, 2013 10:51 pm
Cidade:

Mensagem por João Cecilio » Qua Out 09, 2013 12:09 am

Ah, complementando, não sei qual a escolha de seu barco, mas se o representante diz que deve ser de 90HP ou mais é bom pensar direito.
Também atenção se ele falou 90hp 4T. Em função do torque, o desempenho de um 60hp 2T pode ser suficiente.
O duro é montar um barco, gastar, botar na água e o bicho não andar direito.
Avatar do usuário
Ederval Redondo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 991
Registrado em: Qua Abr 22, 2009 11:37 am
Cidade:

Mensagem por Ederval Redondo » Qua Out 16, 2013 8:44 pm

E-Tec ... para mim nunca mais ... o meu só deu problema em 5 pescaria ficou parado ou quebrado em 3, isso em 1 ano de uso !
><((((°> Deus, Família e Pescaria <°))))><
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Out 21, 2013 6:33 pm

Ederval Redondo escreveu:E-Tec ... para mim nunca mais ... o meu só deu problema em 5 pescaria ficou parado ou quebrado em 3, isso em 1 ano de uso !
Ederval

Que pena ... Você deve ter levado um baita azar.
Eu considero o E-Tec um motor fantástico.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
André Ribeiro
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1192
Registrado em: Qua Set 02, 2009 5:29 pm
Cidade:

Mensagem por André Ribeiro » Qua Out 23, 2013 9:43 pm

Nessa faixa de potência compraria um Mercury (que na verdade é um Tohatsu) Sea Pro de olhos fechados.

Motor consagrado sem sombra de dúvidas!

Eu fugi de motor eletrônico o quanto pude. Meu último foi um 90 Hp Mercury.

Depois já fui para um 200 HP e aí basicamente você tem duas opções: Optimax ou Etec.

Infelizmente a Mercury está dominando o mercado com muita folga. Digo infelizmente pois, como consumidor, gostaria de ter mais concorrência e além disso que nenhum motor começasse a se distanciar tanto no Market Share como os Mercury, que são, na minha avaliação, o que tem de melhor no mercado.

Nunca tive um Etec. Vejo pessoas satisfeitas com esses motores. Mas já vi muitos comentários de proprietários e ex-propietários como o relatado acima: "Fuja dos Etec".

Nos EUA também já ouvi muito isso. Infelizmente... POR ENQUANTO eu não arriscaria.


1 abraço!
André Ribeiro

O Homem Tosco
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Out 23, 2013 10:03 pm

André Ribeiro escreveu:Nessa faixa de potência compraria um Mercury (que na verdade é um Tohatsu) Sea Pro de olhos fechados.

Motor consagrado sem sombra de dúvidas!

Eu fugi de motor eletrônico o quanto pude. Meu último foi um 90 Hp Mercury.

Depois já fui para um 200 HP e aí basicamente você tem duas opções: Optimax ou Etec.

Infelizmente a Mercury está dominando o mercado com muita folga. Digo infelizmente pois, como consumidor, gostaria de ter mais concorrência e além disso que nenhum motor começasse a se distanciar tanto no Market Share como os Mercury, que são, na minha avaliação, o que tem de melhor no mercado.

Nunca tive um Etec. Vejo pessoas satisfeitas com esses motores. Mas já vi muitos comentários de proprietários e ex-propietários como o relatado acima: "Fuja dos Etec".

Nos EUA também já ouvi muito isso. Infelizmente... POR ENQUANTO eu não arriscaria.


1 abraço!
André

Estes dias um pescador falou para mim ...

- E-Tec é excelente porque tem assistência técnica em sua região
Se der um pepino qualquer o camarada pluga o computador no conector do motor e o computado "fala" o que tem ...

E é verdade ...

Todo o diagnóstico é realizado de forma inteligente, é um motor moderno, e infelizmente o Brasil é muito grande e a rede de assistência é pequena ... Qualquer mecânico mexe num Mercury, Suzuki, Maxy ou Yamaha ... Num E-Tec não é qualquer um não ...

Talvez isso seja a queixa ... O motor é bom demais para nosso pais ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Claudio Glitz Jr.
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 69
Registrado em: Qua Fev 13, 2013 8:38 pm
Cidade:

Mensagem por Claudio Glitz Jr. » Qui Out 24, 2013 10:20 am

NELSON MACIEL escreveu:
André Ribeiro escreveu:Nessa faixa de potência compraria um Mercury (que na verdade é um Tohatsu) Sea Pro de olhos fechados.

Motor consagrado sem sombra de dúvidas!

Eu fugi de motor eletrônico o quanto pude. Meu último foi um 90 Hp Mercury.

Depois já fui para um 200 HP e aí basicamente você tem duas opções: Optimax ou Etec.

Infelizmente a Mercury está dominando o mercado com muita folga. Digo infelizmente pois, como consumidor, gostaria de ter mais concorrência e além disso que nenhum motor começasse a se distanciar tanto no Market Share como os Mercury, que são, na minha avaliação, o que tem de melhor no mercado.

Nunca tive um Etec. Vejo pessoas satisfeitas com esses motores. Mas já vi muitos comentários de proprietários e ex-propietários como o relatado acima: "Fuja dos Etec".

Nos EUA também já ouvi muito isso. Infelizmente... POR ENQUANTO eu não arriscaria.


1 abraço!
André

Estes dias um pescador falou para mim ...

- E-Tec é excelente porque tem assistência técnica em sua região
Se der um pepino qualquer o camarada pluga o computador no conector do motor e o computado "fala" o que tem ...

E é verdade ...

Todo o diagnóstico é realizado de forma inteligente, é um motor moderno, e infelizmente o Brasil é muito grande e a rede de assistência é pequena ... Qualquer mecânico mexe num Mercury, Suzuki, Maxy ou Yamaha ... Num E-Tec não é qualquer um não ...

Talvez isso seja a queixa ... O motor é bom demais para nosso pais ...
É como foi o início da injeção eletrônica nos carros, no início era novidade, custava caro, era coisa só de carrão importado, muitos tinham medo pq se estragasse já esperavam a facada e eram pouquíssimos lugares que mexiam, às vezes nem a concessionária tinha o equipamento de diagnóstico. Hoje em dia qualquer oficina de esquina tem um computador pra plugar na central e fazer diagnóstico, injeção eletrônica já chegou até nas motos mais populares, se encontra kits pra plugar até celular na central do carro, pra quem é meio mecânico e fuçador.

Com os barcos vai ser assim também, ainda tem-se muito receio dos motores com injeção, mas eles vão se popularizando e em alguns anos (talvez muitos até) serão regra e carburado será coisa do passado, talvez junto com os 2T, que eu acredito que cedo ou tarde serão descontinuados por conta de alguma norma anti-poluição...

O único porém é que com os barcos a situação é um pouco diferente: barcos são usados pra pescaria, muitas vezes nos confins do Judas, onde a praticidade da manutenção rápida do carburador ainda é um fator a se considerar, afinal, em caso de pane, vai ser complicado puxar um notebook pra plugar no motor e dar um jeito. Talvez isso ainda vá segurar os carburados na jogada por mais tempo, mas cedo ou tarde acho que só vai rolar carburador e 2T em motores pequenos, 30hp pra baixo e olhe lá.
Avatar do usuário
Thiago Zanetti FSB
ANZOL DE OURO
Mensagens: 924
Registrado em: Sáb Abr 18, 2009 6:25 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Thiago Zanetti FSB » Qui Out 24, 2013 5:43 pm

NELSON MACIEL escreveu:
Talvez isso seja a queixa ... O motor é bom demais para nosso pais ...[/b][/color]
Acertou no comentário.

Existem inúmeras coisas que são boas demais para nossas condições.

É muito comum reclamarem que um Camaro nos EUA custa o mesmo que um Palio aqui. Só que se de Palio e afins os motoristas brasileiros já fazem tanta ca-gada, tanta barbaridade no trânsito, imagine se estivessem de Camaro! Seria uma chacina geral.

Estava vendo para importar um motor 4 tempos 25 cv Yamaha. Na ficha técnica diz que o máximo de etanol tolerável pelo motor é 10%. E vai a Dilma e libera mais álcool na gasolina...

Triste.
Avatar do usuário
André Ribeiro
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1192
Registrado em: Qua Set 02, 2009 5:29 pm
Cidade:

Mensagem por André Ribeiro » Qui Out 24, 2013 6:12 pm

Nélson,

Acho que o problema não é só assistência.

Competi em um torneio nos EUA que tinha 1000 barcos. Não vi nenhum Etec e fiquei curioso. Perguntei às pessoas e descobri que a reputação do motor no que tange à confiabilidade não era boa. Os problemas mais relatados eram em bicos injetores e rabetas.

Fazendo uma estimativa (na verdade um chute) acho que neste torneio uns 75% dos motores eram Mercury e 25% Yamaha.

Que fique bem claro que não sou fanboy de marca nenhuma. Já tive Mercury, Tohatsu, Evinrude (carburado), Johnson, Yamaha e Suzuki e todos eles me atenderam muito bem!


1 abraço!
André Ribeiro

O Homem Tosco
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Sex Out 25, 2013 6:29 am

Motor é YAMAHA o resto é cartão de visitas de mecânico.

Esta história de economia e assistência técnica é linda enquanto estiver numa grande cidade com o motor no porta malas do carro, agoooooora quando estiver numa lagoa no meio do nada tudo vai por água abaixo.

Infelizmente ainda não estamos preparados para motores de popa com muita eletrônica embarcada, isto pega legal para pescarias perto de casa ou como no exterior onde as marinas tem mecânicos e peças de plantão.

São como os carros atuais, o meu se parar não adianta nem abrir o cofre do motor é chamar o guincho e mandar para a autorizada.

Para tua aplicação especifica vá de Yamaha só adaptando a potência ao conjunto e seja feliz, já tive vários motores de praticamente todas as marcas e modelos o "Pé de Bode da Yamaha" nunca me deixou no meio do nada.

Quanto a consumo, não vá estragar uma pescaria por causa de 3 litros de combustível, será que dez reais vão pagar tamanha chateação.

Fique muito atento quanto a opiniões, as que envolvem interesses comerciais são perigosíssimas pois não substituem a experiencia de muitos anos com o uso real do equipamento.
Imagem
Avatar do usuário
Murilo Dantas
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5598
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:27 am
Cidade:

Mensagem por Murilo Dantas » Sex Out 25, 2013 10:43 am

Angelo Roberto escreveu:Motor é YAMAHA o resto é cartão de visitas de mecânico.

Esta história de economia e assistência técnica é linda enquanto estiver numa grande cidade com o motor no porta malas do carro, agoooooora quando estiver numa lagoa no meio do nada tudo vai por água abaixo.

Infelizmente ainda não estamos preparados para motores de popa com muita eletrônica embarcada, isto pega legal para pescarias perto de casa ou como no exterior onde as marinas tem mecânicos e peças de plantão.

São como os carros atuais, o meu se parar não adianta nem abrir o cofre do motor é chamar o guincho e mandar para a autorizada.

Para tua aplicação especifica vá de Yamaha só adaptando a potência ao conjunto e seja feliz, já tive vários motores de praticamente todas as marcas e modelos o "Pé de Bode da Yamaha" nunca me deixou no meio do nada.

Quanto a consumo, não vá estragar uma pescaria por causa de 3 litros de combustível, será que dez reais vão pagar tamanha chateação.

Fique muito atento quanto a opiniões, as que envolvem interesses comerciais são perigosíssimas pois não substituem a experiencia de muitos anos com o uso real do equipamento.
Eu tenho um Yamaha 15hp que levo no carro. É ano 2007 (comprei novo).
Até hoje, a única vez que não pegou foi quando o tanço aqui, após fazer uma limpeza em casa, esqueci de reconectar os cabos de vela...
Conectou, pegou, nunca mais..
Troca de oleo de rabeta a cada 6 meses, limpeza em casa por mim mesmo e um abraço pro gaiteiro...Zero incomodo em 6 anos.
Amigo do Nelson Maciel.
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Sex Out 25, 2013 10:55 am

eu iria de 25 sea pro!
sem nem pestanejar!
acho um motor fantástico (nem o tenho)!
em qqr lugar que vc perguntar, falarão bem deste motor!
ótima relação custo/benefício!
assistencia técnica fácil de achar, e motor simples de mecanica!
e outra coisa...
assistencia técnica, vc precisa demais, em motores que dao problema, o que não será seu caso, caso escolha o 25 sea pro!
falam de yamaha pra cima e pra baixo, tbm é uma boa opção, sem sombra de dúvidas, tanto, que é praticamente lider de vendas no brasil, mas a questao é outra!
acho que qndo vai se comprar algo, devemos optar pelo melhor, e acho, que o 25 sea pro, tá em cima da lista!
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Ederval Redondo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 991
Registrado em: Qua Abr 22, 2009 11:37 am
Cidade:

Mensagem por Ederval Redondo » Dom Out 27, 2013 9:22 am

Angelo Roberto escreveu:Motor é YAMAHA o resto é cartão de visitas de mecânico.

Esta história de economia e assistência técnica é linda enquanto estiver numa grande cidade com o motor no porta malas do carro, agoooooora quando estiver numa lagoa no meio do nada tudo vai por água abaixo.

Infelizmente ainda não estamos preparados para motores de popa com muita eletrônica embarcada, isto pega legal para pescarias perto de casa ou como no exterior onde as marinas tem mecânicos e peças de plantão.

São como os carros atuais, o meu se parar não adianta nem abrir o cofre do motor é chamar o guincho e mandar para a autorizada.

Para tua aplicação especifica vá de Yamaha só adaptando a potência ao conjunto e seja feliz, já tive vários motores de praticamente todas as marcas e modelos o "Pé de Bode da Yamaha" nunca me deixou no meio do nada.

Quanto a consumo, não vá estragar uma pescaria por causa de 3 litros de combustível, será que dez reais vão pagar tamanha chateação.

Fique muito atento quanto a opiniões, as que envolvem interesses comerciais são perigosíssimas pois não substituem a experiencia de muitos anos com o uso real do equipamento.

AH ... ...

esqueci de dizer ... ...
Na ultima do meu E-TEC 25HP(ultima presepada dele que fiquei na mão com menos de 40hrs de uso e na garantia ainda)No outro dia apos chegar da pescaria levei ele na autorizada(Paraqueda em Rio Claro) e peguei um Yamaha 25HP agora espero ser feliz...
><((((°> Deus, Família e Pescaria <°))))><
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Dom Out 27, 2013 10:06 am

Ederval Redondo escreveu:
Angelo Roberto escreveu:Motor é YAMAHA o resto é cartão de visitas de mecânico.

Esta história de economia e assistência técnica é linda enquanto estiver numa grande cidade com o motor no porta malas do carro, agoooooora quando estiver numa lagoa no meio do nada tudo vai por água abaixo.

Infelizmente ainda não estamos preparados para motores de popa com muita eletrônica embarcada, isto pega legal para pescarias perto de casa ou como no exterior onde as marinas tem mecânicos e peças de plantão.

São como os carros atuais, o meu se parar não adianta nem abrir o cofre do motor é chamar o guincho e mandar para a autorizada.

Para tua aplicação especifica vá de Yamaha só adaptando a potência ao conjunto e seja feliz, já tive vários motores de praticamente todas as marcas e modelos o "Pé de Bode da Yamaha" nunca me deixou no meio do nada.

Quanto a consumo, não vá estragar uma pescaria por causa de 3 litros de combustível, será que dez reais vão pagar tamanha chateação.

Fique muito atento quanto a opiniões, as que envolvem interesses comerciais são perigosíssimas pois não substituem a experiencia de muitos anos com o uso real do equipamento.

AH ... ...

esqueci de dizer ... ...
Na ultima do meu E-TEC 25HP(ultima presepada dele que fiquei na mão com menos de 40hrs de uso e na garantia ainda)No outro dia apos chegar da pescaria levei ele na autorizada(Paraqueda em Rio Claro) e peguei um Yamaha 25HP agora espero ser feliz...
Não espere.... ... ...... ... ...... ... ...... ....tenha a certeza.... ... ...... ... ...... ... .....provou mais uma vez que é super inteligente.

Ederval por uma série de circunstâncias o meu ficou embalado entre uma pescaria e outra em SM (6 meses) e não deu tempo de dar uma prévia no mesmo, chegando lá coloquei no barco e duas fieiradas naveguei por 4 dias sem problema algum.

E se precisar é só passar um WD no carburador, coisa de cinco minutos e que eu mesmo poderia fazer.

Outra vez com um Mercury de um amigo tivemos problemas e saímos do Geraldinho rumo a Niquelândia atrás de mecânico, passamos pelos dois da cidade e não resolveram nada, meio dia de pesca na caixa prego e tivemos que usa-lo mesmo com dúvidas, imagine naquele lago, em uma grota travado como ficaria com a assistência maravilhosa da pousada.

Não tiro o mérito dos novos motores e as novas tecnologias que temos, o problema maior é a infra estrutura necessária que ainda não temos, principalmente no caso especifico da necessidade deste tópico.
Imagem
Avatar do usuário
Alessandro Sanches
ANZOL DE OURO
Mensagens: 861
Registrado em: Qui Mai 01, 2008 1:41 pm
Cidade: MONTE CARMELO
Estado: MG

Mensagem por Alessandro Sanches » Dom Out 27, 2013 11:41 am

Tive um Mercury Sea Pro (infelizemente tive que vender meu conjutno) e hoje tenho um Aruak com um Mercury 5 Hp.

Fui muito feliz com meu Sea Pro (anda muito, gasta pouco e é mais barato que o 25 Yamaha), e estou muito feliz com meu Mercury 5hp (anda muito, gasta pouco e é mais barata que o Yamaha da mesma categoria), e, no final do ano quero comprar um Mercury 15 Super (nunca tive esse, mas ja naveguei muito junto com um parceiro de pesca que tem um) (anda muito, gasta pouco e é mais barato que o Yamaha 15 hp).

Outro ponto que observei, sempre que fui a Serra da Mesa (ja pesquei em tres pousadas diferentes la) todos os barcos são montados com motores mercuy, e sempre que converesa com os piloteiros, eles diziam que o motor mercury é melhor que o yamaha.

Assim, minha escolha é mercury!!

Abçs!!
"Quanto mais eu pesco, mais sorte eu tenho!!!"
Avatar do usuário
Angelo Roberto
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9354
Registrado em: Dom Jun 27, 2010 8:39 pm
Apelido: BigOde
Cidade: Itatiba
Estado: SP

Mensagem por Angelo Roberto » Dom Out 27, 2013 6:44 pm

Alessandro Sanches escreveu:Tive um Mercury Sea Pro (infelizemente tive que vender meu conjutno) e hoje tenho um Aruak com um Mercury 5 Hp.

Fui muito feliz com meu Sea Pro (anda muito, gasta pouco e é mais barato que o 25 Yamaha), e estou muito feliz com meu Mercury 5hp (anda muito, gasta pouco e é mais barata que o Yamaha da mesma categoria), e, no final do ano quero comprar um Mercury 15 Super (nunca tive esse, mas ja naveguei muito junto com um parceiro de pesca que tem um) (anda muito, gasta pouco e é mais barato que o Yamaha 15 hp).

Outro ponto que observei, sempre que fui a Serra da Mesa (ja pesquei em tres pousadas diferentes la) todos os barcos são montados com motores mercuy, e sempre que converesa com os piloteiros, eles diziam que o motor mercury é melhor que o yamaha.

Assim, minha escolha é mercury!!

Abçs!!

Alessandro já que citou várias vezes o Yamaha me permita fazer algumas observações:

-Meu primeiro motor foi um Haupt, também conhecido por ser uma excelente poita, já tive praticamente todas as marcas de motores e também nas versões 2 e 4 tempos.
-Sou um eterno mexanico e gosto de revisar meus motores assim como fazer reparos quando há necessidade, advindo dai a experiência de conhecer os motores também por dentro.
-Quando defendo o Yamaha é por ver a qualidade e simplicidade do mesmo (O que é muito importante para o proposto pelo autor do tópico).
-Preço eu não discuto pois costuma-se agregar algumas vantagens na elaboração do mesmo.
-Consumo é outro fator indiscutível pois depende muito de quem e como se pilota um motor, o mais econômico que já tive (hp por hp) foi um Suzuki 30.
-Quanto a piloteiros opinarem é super relativo pois os mesmos não pagam o combustível que usam além de não conhecerem outra marca de motor (SM ainda é muito novo para servir como parâmetro), inclusive a maior parte dos motores de pousada em SM são de 40Hp, dai para piloteiro motor que anda mais é melhor (25 X 40 rsrsrs).
-Pegue um Yamaha e converse com o Tonico da Sorabo Hélices e peça um hélice para sua aplicação, vai ver se tem motor tão veloz e econômico como ele.
-Deves conhecer o Pantanal, chegue em Corumba e veja a opinião sobre os Yamaha: "É dinheiro em caixa", ou veja em outros lugares de maior frequência que a opinião vai ser a mesma.

Hoje estes motores novos são espetaculares mas agregam tecnologias que infelizmente nossos mecânicos não estão acompanhando, com exceção das autorizadas dos mesmos e mesmo assim às vezes empacam na solução trocando peças desnecessárias.

A coisa mais normal que tem em motores com o "auto Lub" é desativa-lo no primeiro problema que o motor da, além do alto custo de reposição.

Fatores preponderantes que devem ser levados em consideração na aquisição de um motor de popa são o local e a frequência de utilização, além dos conhecimentos e cuidados que o proprietário tem sobre mecânica e elétrica dos mesmos, hoje são raros os pescadores que não dependem de terceiros para efetuarem qualquer reparo de urgência.

O espaço existe mas são poucos os tópicos destinados a esta preparação do usuário para lidar com motores, o pessoal quer saber de pescar e mais nada, sou do tempo em que se falava que rio não tem posto nem esquina, portanto não haveria gasolina/mecânico/guincho a disposição, então tínhamos que escolher além do melhor o mais fácil de se mexer e em 45 anos nunca fiquei na água por defeito de motor a não ser um Johnson de 30 que soutou a parte de baixo da biela com 20 minutos de uso.

Resumindo: Qualquer motor é muito bom desde que seja cuidado com a atenção necessária e tenha origem conhecida, motor de popa é por si problemático pois nem todos são bem cuidados ou mesmo utilizados com boa frequência (este o maior inimigo), de resto temos que ser felizes com o que temos ou podemos ter.

Só defendo o Yamaha por ser até hoje o que nunca falhou, nunca engasopou ... ... ...... ... ...... ... ......rsrsrsrsrsrsr

abraços.
Imagem
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”