4 dúvidas sobre motores de popa que podem ser as suas

Vamos falar sobre navegação ? Barcos, botes, canoas e todos os meios de locomoção sobre as águas... É aqui mesmo...
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

4 dúvidas sobre motores de popa que podem ser as suas

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Jun 29, 2015 9:37 am

4 dúvidas sobre motores de popa que podem ser as suas


Entre as opções de motorização disponíveis no mercado, e a utilização variada de motores nas embarcações, não é incomum que surjam algumas dúvidas sobre o assunto. Por isso, NÁUTICA falou com o empresário Ricardo Paragon para sanar algumas delas:

1-É preciso adoçar sempre o motor?
Os motores de popa são feitos de alumínio, material que dilata em alta temperatura. Ao acontecer isto, micro ranhuras vão aparecer e, nelas, o sal ficará depositado. Deste contato, resultará uma oxidação, caso o motor não seja lavado corretamente. Posteriormente, o resultado do acúmulo de sal impedirá a passagem de água e a refrigeração do motor, fazendo com que ele esquente, as ranhuras aumentem e a vida útil do motor diminua consideravelmente.

2-Como proceder se o motor começar a perder potência e morrer?
Pode ser sinal de carburador entupido ou bomba elétrica travada. Para confirmar o motivo, é necessário abrir o capô do motor e tentar dar partida com o auxílio de um spray lubrificante. Se o motor ameaçar a pegar, é a confirmação de que os carburadores estão entupidos e sujos, ou os bicos injetores e/ou a bomba elétrica estão inoperantes. Para limpar um carburador é necessário ter conhecimento técnico, o mesmo se aplica para os novos motores eletrônicos de injeção, já que o uso de procedimentos inadequados pode colocar vidas em risco.

3-O que fazer se o motor não dá sinal de partida?
É porque houve pane na parte elétrica. Pode ser um simples fusível queimado. Como todos os motores tem um fusível de reserva, você mesmo pode trocá-lo. Se o barco tem um corta-circuito, veja se ele está no lugar, pois pode ter se desprendido por algum motivo, deixando o motor sem vida. Ou o motor está engrenado, e só pega na posição de neutro (ponto morto).

4-Como agir em caso de superaquecimento?
Mesmo na constatação de superaquecimento do motor, jamais se deve desligar no ato. O ideal é engatar uma ré e acelerar bruscamente por ½ segundo, para expulsar o que tiver obstruindo a refrigeração. Acelerar o motor no manual em ponto morto, e verificar se está saindo água pelo xixi também é importante. Caso comece a gotejar, veja se há progresso, mas se sair fumaça, significa que o rotor está danificado e o motor não irá refrigerar. Neste caso, para não danificar o motor, o correto é desligá-lo e aguardar reboque.


Fonte: Revista Náutica

http://www.goldfish.com.br/4-duvidas-so ... -ser-suas/
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- NAVEGAR É PRECISO - FÓRUM NÁUTICO”