Ararapira

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Ararapira

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Qui Jun 16, 2011 6:00 pm

Pessoal,

A barra do Ararapira já e estado do Parana ? Se for então já pesquei robaloes paranaenses e não sabia ... Hehehe

Pansei que a divisa fiosse o proprio canal, mas parece que e antes. E saudade da enseada da baleia e dos robaloes da barra, do almoço no seu Malaquias ...

Acho que vou pescar para o Sul na próxima temporada, não conheço nenhum ponto ao Sul da barra do ararapira, e pelo que o pessoal fala, tem muito robalo no Parana ...

Abcs
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Jun 16, 2011 8:34 pm

Alexandre,

Segundo a Wikipédia a barra de Ararapira pertence ao municipio de Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná.

Quer dizer sim que vc já pode por os nossos robalos no teu currículo. rsrs

Quando quiser pescar em Guaratuba, avise, que combinamos uma nas galhadas.

Grande abraço
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Qui Jun 16, 2011 10:16 pm

Se Deus quiser. Obrigado pelo convite, quando você quiser pescar os robaloes por aqui, e só avisar. Tbm esta convidado.

A nossa temporada aqui começa em Novembro normalmente, agora no inverno só pega no jjig e camarão de borracha, mas tem que ser de barco e eu não conheço muito.

Eu me lembro que fui pescar com um piloteiro que se chamava Joao Grande a 20 anos atras, nos fomos de barco em um lugar que se chamava baia dos pinheiros, ate uma tal de a barra do superagui, mas nesta época eu não sabia pescar ainda, estava aprendendo ... Hehehe

Mas me lembro que era um lugar muito bonito e tinha muito peixe, se não me engano os nomes dos rios eram papagaio, negrinho ... Não me lembro do outro ... Depois a pesca foi proibida nestes rios.

Isto fica em Guaratuba ?

Abcs
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Sex Jun 17, 2011 9:20 am

Alexandre,

Superagui é uma ilha, que também fica na região de Guaraqueçaba.
A baía dos Pinheiros pertence a geografia desta ilha.
É um dos melhores lugares para pescar que eu conheço.
Tem lajes profundas, canais, e rios com muitos robalos.
Se bem me lembro, fica a mais ou menos duas horas saindo de Paranaguá, com um bom motor.
É lugar para ficar no minimo dois dias, devido a distância.
Na ilha tem boas estruturas de hospedagem.
Nesta época entram as sororocas, boas para a pesca de corrico.
Nas lajes tem badejos, garoupas e grandes pescadas.
E nos rios, belos robalos.
Algumas historias desta ilha:
Hà uns 18 anos, uma bióloga passou a se dedicar a proteção ambiental desta ilha, e acabou descobrindo uma nova espécie de mico, veja no link.

http://www.estreladalva.pro.br/p28.htm

O nome dela é Guadalupe Vivekananda, e com a sua luta, conseguiu criar a Reserva ecológica do Superagui.
Talvez um dia façam um filme sobre esta heroína.

Outra vez, conversando com um nativo de idade avançada, da ilha, o mesmo me afirmou que sabia quando as sororocas chegavam, pelo barulho dos maxilares delas.
Eu disse, mas o senhor escuta os peixes embaixo da agua ?
Ele respondeu serenamente, me olhando nos olhos: escuto

É isso ai

Grande abraço

Zotto
Alexandre G Goncalves escreveu:Se Deus quiser. Obrigado pelo convite, quando você quiser pescar os robaloes por aqui, e só avisar. Tbm esta convidado.

A nossa temporada aqui começa em Novembro normalmente, agora no inverno só pega no jjig e camarão de borracha, mas tem que ser de barco e eu não conheço muito.

Eu me lembro que fui pescar com um piloteiro que se chamava Joao Grande a 20 anos atras, nos fomos de barco em um lugar que se chamava baia dos pinheiros, ate uma tal de a barra do superagui, mas nesta época eu não sabia pescar ainda, estava aprendendo ... Hehehe

Mas me lembro que era um lugar muito bonito e tinha muito peixe, se não me engano os nomes dos rios eram papagaio, negrinho ... Não me lembro do outro ... Depois a pesca foi proibida nestes rios.

Isto fica em Guaratuba ?

Abcs
Avatar do usuário
André Almeida - Beluga
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9788
Registrado em: Qua Mai 03, 2006 9:16 am
Cidade:

Mensagem por André Almeida - Beluga » Sex Jun 17, 2011 11:00 am

Alexandre G Goncalves escreveu:Se Deus quiser. Obrigado pelo convite, quando você quiser pescar os robaloes por aqui, e só avisar. Tbm esta convidado.

A nossa temporada aqui começa em Novembro normalmente, agora no inverno só pega no jjig e camarão de borracha, mas tem que ser de barco e eu não conheço muito.

Eu me lembro que fui pescar com um piloteiro que se chamava Joao Grande a 20 anos atras, nos fomos de barco em um lugar que se chamava baia dos pinheiros, ate uma tal de a barra do superagui, mas nesta época eu não sabia pescar ainda, estava aprendendo ... Hehehe

Mas me lembro que era um lugar muito bonito e tinha muito peixe, se não me engano os nomes dos rios eram papagaio, negrinho ... Não me lembro do outro ... Depois a pesca foi proibida nestes rios.

Isto fica em Guaratuba ?

Abcs
Td bem Alexandre??

Conheço um pouco da região de Cananéia, por coincidencia falei a poucos meses com o João Grande, que continua pilotando por lá, mas não na mesma frequencia que antes! É uma das pessoas que mais conhece aquela região e seus robalos, pescar com ele deve ser uma aula, pena que ainda não tive a oportunidade!
A baia dos Pinheiros é lindíssima, mas como todos os bons pontos de pesca, já não é mais a mesma. Como disse o amigo Zotto, tem peixe bom por lá, mas não está fácil de acha-los.

Abração!
Avatar do usuário
André Almeida - Beluga
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9788
Registrado em: Qua Mai 03, 2006 9:16 am
Cidade:

Mensagem por André Almeida - Beluga » Sex Jun 17, 2011 11:03 am

Marcos Zotto escreveu:Alexandre,

Superagui é uma ilha, que também fica na região de Guaraqueçaba.
A baía dos Pinheiros pertence a geografia desta ilha.
É um dos melhores lugares para pescar que eu conheço.
Tem lajes profundas, canais, e rios com muitos robalos.
Se bem me lembro, fica a mais ou menos duas horas saindo de Paranaguá, com um bom motor.
É lugar para ficar no minimo dois dias, devido a distância.
Na ilha tem boas estruturas de hospedagem.
Nesta época entram as sororocas, boas para a pesca de corrico.
Nas lajes tem badejos, garoupas e grandes pescadas.
E nos rios, belos robalos.
Algumas historias desta ilha:
Hà uns 18 anos, uma bióloga passou a se dedicar a proteção ambiental desta ilha, e acabou descobrindo uma nova espécie de mico, veja no link.

http://www.estreladalva.pro.br/p28.htm

O nome dela é Guadalupe Vivekananda, e com a sua luta, conseguiu criar a Reserva ecológica do Superagui.
Talvez um dia façam um filme sobre esta heroína.

Outra vez, conversando com um nativo de idade avançada, da ilha, o mesmo me afirmou que sabia quando as sororocas chegavam, pelo barulho dos maxilares delas.
Eu disse, mas o senhor escuta os peixes embaixo da agua ?
Ele respondeu serenamente, me olhando nos olhos: escuto

É isso ai

Grande abraço

Zotto
Alexandre G Goncalves escreveu:Se Deus quiser. Obrigado pelo convite, quando você quiser pescar os robaloes por aqui, e só avisar. Tbm esta convidado.

A nossa temporada aqui começa em Novembro normalmente, agora no inverno só pega no jjig e camarão de borracha, mas tem que ser de barco e eu não conheço muito.

Eu me lembro que fui pescar com um piloteiro que se chamava Joao Grande a 20 anos atras, nos fomos de barco em um lugar que se chamava baia dos pinheiros, ate uma tal de a barra do superagui, mas nesta época eu não sabia pescar ainda, estava aprendendo ... Hehehe

Mas me lembro que era um lugar muito bonito e tinha muito peixe, se não me engano os nomes dos rios eram papagaio, negrinho ... Não me lembro do outro ... Depois a pesca foi proibida nestes rios.

Isto fica em Guaratuba ?

Abcs

Marcão, saindo de Paranagua com meu motor de 40, em condições climáticas boas, dá 1:20 até lá, e é um passeio muito bom, quem nunca fez deveria fazer!
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Sex Jun 17, 2011 2:32 pm

Valeu Beluga,

Informações atualizadas sempre são melhores.
Faz muito tempo que não vou para lá.
Só não gostei de saber que o lugar está sofrendo esta pressão de pesca.
Se almenos as autoridades fizessem alguma fiscalização que fosse, tudo ia ser bem diferente.
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Sex Jun 17, 2011 4:06 pm

Muito legal Marcos, eu lembro que era um lugar bem preservado, inclusive nos chegávamos na ilha de barco e não era permitido pescar na ilha do superagui, só do outro lado da barra.

O Joao Grande nos levou em um ponto, indo em direção ao mar, como saindo para o Mar, o ultimo rio do lado direito. Era um rioque tinha a barra bem rasa e pequena, quase que o motor não passava no fim da vazante. Nos entramos uns 200 mts e havia uma grande pedra bem no meio do rio, então o Joao apoitou o barco, não tinha nem elétrico na época, e começamos a tomar "café da manha" esperando a maré, o Joao falava que a maré ia trazer os peixes, nos só precisariamos estar esperando por eles. Quando a maré começava a encher, os peixes apareciam, era incrível. Com o barco amarrado era um robalo atras do outro, nas mirrolures quem gostava de artificial e bóias com camarão vivo quem não gostava. O mais incrível e que os cardudmes iam passando e dava para perceber quando chegava outro porque o padrão dos peixes mudava, era muito peixe.

Mas depois nunca mais voltei lá, comecei a pescar do barranco nas barras, praias e costoes em Itanhaem com 12 anos de idade e nunca mais parei ... ... Hehehe o máximo para o Sul que eu ia eram o costao do Maruja, a praia de lajes e a barra do Ararapira ... Mar perigoso e traiçoeiro, mas tem muito peixe, de todos os lugares que eu conheço, só perde para Itanhaem em flecha grande.

Acho que vou investir no Parana na próxima temporada ... Com certeza existem pesqueiros inacreditáveis, e deve ser muito mais preservado que Sao Paulo tbm.

Abcs,
Marcos Zotto escreveu:Alexandre,

Superagui é uma ilha, que também fica na região de Guaraqueçaba.
A baía dos Pinheiros pertence a geografia desta ilha.
É um dos melhores lugares para pescar que eu conheço.
Tem lajes profundas, canais, e rios com muitos robalos.
Se bem me lembro, fica a mais ou menos duas horas saindo de Paranaguá, com um bom motor.
É lugar para ficar no minimo dois dias, devido a distância.
Na ilha tem boas estruturas de hospedagem.
Nesta época entram as sororocas, boas para a pesca de corrico.
Nas lajes tem badejos, garoupas e grandes pescadas.
E nos rios, belos robalos.
Algumas historias desta ilha:
Hà uns 18 anos, uma bióloga passou a se dedicar a proteção ambiental desta ilha, e acabou descobrindo uma nova espécie de mico, veja no link.

http://www.estreladalva.pro.br/p28.htm

O nome dela é Guadalupe Vivekananda, e com a sua luta, conseguiu criar a Reserva ecológica do Superagui.
Talvez um dia façam um filme sobre esta heroína.

Outra vez, conversando com um nativo de idade avançada, da ilha, o mesmo me afirmou que sabia quando as sororocas chegavam, pelo barulho dos maxilares delas.
Eu disse, mas o senhor escuta os peixes embaixo da agua ?
Ele respondeu serenamente, me olhando nos olhos: escuto

É isso ai

Grande abraço

Zotto
Alexandre G Goncalves escreveu:Se Deus quiser. Obrigado pelo convite, quando você quiser pescar os robaloes por aqui, e só avisar. Tbm esta convidado.

A nossa temporada aqui começa em Novembro normalmente, agora no inverno só pega no jjig e camarão de borracha, mas tem que ser de barco e eu não conheço muito.

Eu me lembro que fui pescar com um piloteiro que se chamava Joao Grande a 20 anos atras, nos fomos de barco em um lugar que se chamava baia dos pinheiros, ate uma tal de a barra do superagui, mas nesta época eu não sabia pescar ainda, estava aprendendo ... Hehehe

Mas me lembro que era um lugar muito bonito e tinha muito peixe, se não me engano os nomes dos rios eram papagaio, negrinho ... Não me lembro do outro ... Depois a pesca foi proibida nestes rios.

Isto fica em Guaratuba ?

Abcs
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Sex Jun 17, 2011 5:37 pm

Beluga escreveu:
Alexandre G Goncalves escreveu:Se Deus quiser. Obrigado pelo convite, quando você quiser pescar os robaloes por aqui, e só avisar. Tbm esta convidado.

A nossa temporada aqui começa em Novembro normalmente, agora no inverno só pega no jjig e camarão de borracha, mas tem que ser de barco e eu não conheço muito.

Eu me lembro que fui pescar com um piloteiro que se chamava Joao Grande a 20 anos atras, nos fomos de barco em um lugar que se chamava baia dos pinheiros, ate uma tal de a barra do superagui, mas nesta época eu não sabia pescar ainda, estava aprendendo ... Hehehe

Mas me lembro que era um lugar muito bonito e tinha muito peixe, se não me engano os nomes dos rios eram papagaio, negrinho ... Não me lembro do outro ... Depois a pesca foi proibida nestes rios.

Isto fica em Guaratuba ?

Abcs
Td bem Alexandre??

Conheço um pouco da região de Cananéia, por coincidencia falei a poucos meses com o João Grande, que continua pilotando por lá, mas não na mesma frequencia que antes! É uma das pessoas que mais conhece aquela região e seus robalos, pescar com ele deve ser uma aula, pena que ainda não tive a oportunidade!
A baia dos Pinheiros é lindíssima, mas como todos os bons pontos de pesca, já não é mais a mesma. Como disse o amigo Zotto, tem peixe bom por lá, mas não está fácil de acha-los.

Abração!
Oi Beluga,

Que legal que vocês conhecem o Joao Grande, tbm tinha o Rosalino que e um mestre de pesca de robalos.

Aquela região tem muito peixe ainda, e muito grande. O robalo esteve difícil esta ultima temporada, porque o comportamento da pressão atmosférica foi completamente atípico, algo esta mudando no clima do mundo e afeta muito os peixes, lembra da mortandade de robalos na florida a um tempo atraz?

Mas de um ano para outro tudo muda. Por outro lado a quantidade de peixe diminui gradativamente, ano a ano e isto e visível, não se pode negar. O Brasil precisa seguir o exemplo do controle de vida mainha e estuarina dos Estados Unidos bem como de águas interiores, porque não adianta apenas ser um pais desenvolvido economicamente, precisa ser desenvolvido culturalmente, ecologicamente, socialmente ... Etc ... Mas acredito que estamos no caminho, graças a Deus.

Vamos pescar qualquer dia destes ... Abcs

Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Ronaldo B. Faria
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 100
Registrado em: Qua Abr 07, 2010 10:49 am
Cidade:

Mensagem por Ronaldo B. Faria » Qua Jun 22, 2011 4:08 pm

A divisa dos estados está exatamente no canal do Ariri, que separa continente da Ilha do Superagui e mais adiante Canal do Varadouro que faz a mesma divisa.
Já fui muitas vezes a Baia dos Pinheiros. Lá temos o rio do Papagaio, Tibicanga, entre outros. O rio citado com a pedra no meio é o que chamamos de Rio do meio e um pouco mais adiante no sentido da barra tem o rio de baixo, também muitíssimo bom com maré enchendo. Uma boa amplitude de maré para lá é de até 1 metro em 6 horas, se passar disso a água entra com muita força e embola com areia. O lugar é realmente fantástico e uma boa notícia é que frequentemente cruzo com a polícia ambiental por lá e os caras fiscalizam mesmo. Encostam barco a barco , entram no seu barco olham viveiros, apetrechos, documentação tudo que é da competência deles.
Como o Beluga disse o João Grande continua na ativa assim como o Rosa também. Os dois de cabeça branca e atuando. É que a profissão é muito estressante.
Abraço
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Ter Jun 28, 2011 6:31 pm

Muito legal Ronaldo, tem feito boas pescarias por lá ?

Me lembro que tinha muito flecha lá para os lados da Barra do Ararapira.

Abcs
Ronaldo B. Faria escreveu:A divisa dos estados está exatamente no canal do Ariri, que separa continente da Ilha do Superagui e mais adiante Canal do Varadouro que faz a mesma divisa.
Já fui muitas vezes a Baia dos Pinheiros. Lá temos o rio do Papagaio, Tibicanga, entre outros. O rio citado com a pedra no meio é o que chamamos de Rio do meio e um pouco mais adiante no sentido da barra tem o rio de baixo, também muitíssimo bom com maré enchendo. Uma boa amplitude de maré para lá é de até 1 metro em 6 horas, se passar disso a água entra com muita força e embola com areia. O lugar é realmente fantástico e uma boa notícia é que frequentemente cruzo com a polícia ambiental por lá e os caras fiscalizam mesmo. Encostam barco a barco , entram no seu barco olham viveiros, apetrechos, documentação tudo que é da competência deles.
Como o Beluga disse o João Grande continua na ativa assim como o Rosa também. Os dois de cabeça branca e atuando. É que a profissão é muito estressante.
Abraço
Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
André Almeida - Beluga
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9788
Registrado em: Qua Mai 03, 2006 9:16 am
Cidade:

Mensagem por André Almeida - Beluga » Qua Jun 29, 2011 10:32 am

Amigos, tá aqui nossa chance de nos conhecermos e fazermos uma otima pescaria! Nono, já vai agilizando o esquema...

viewtopic.php?t=64375
Responder

Voltar para “- ROBALO -”