A escolha da maré.

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

A escolha da maré.

Mensagem por Gilson Pasternak » Ter Abr 03, 2007 9:37 pm

Vários fatores são importantes para pesca do Robalo,pressão atmosférica,temperatura,iscas,cor da água,maré e outras.
Um dos fatores que considero fundamental é a maré.
Independende do rio,qual o melhor ponto da maré (altura,velocidade,correndo,parada etc) para pescar robalos?
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qua Abr 04, 2007 3:58 pm

Olá Gilson,

Em geral eu gosto da maré correndo um pouco, mas que dê pra trabalhar bem a isca dentro da galhada, ou seja: não pode correr muito.

Boto mais fé quando a maré já atingiu as raízes do mangue e até quase sair da caixa.

Mas óbvio que isso tudo é bem generalizado, vai depender do rio, do lugar, do dia.... eu gosto mais é de dar uma boa estudada no rio, fazer a leitura e tentar identificar se é de vazante ou de enchente.

Mas também já fiz boas pescarias em marés completamente adversas.

Robalo é isso... um mistério... heheheh
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Qua Abr 04, 2007 8:03 pm

Olá Eloy,também acho que a maré correndo, não muito é melhor. Estou pescando em maré de quarto minguante,parece ser melhor.
Se conhecemos bem o rio,parece que o que importa mesmo é a altura da maré do local marcado.É esperar o momento certo que o robalinho ta lá.

Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qua Abr 04, 2007 10:29 pm

Gilson escreveu:Olá Eloy,também acho que a maré correndo, não muito é melhor. Estou pescando em maré de quarto minguante,parece ser melhor.
Se conhecemos bem o rio,parece que o que importa mesmo é a altura da maré do local marcado.É esperar o momento certo que o robalinho ta lá.

Gilson
Concordo completamente, se estiver na altura certa pro ponto, correndo suficiente pro lado certo... daí acontece aquelas pescarias memoráveis.

Tem ido pra São Chico? Tô com saudades dos robalos da cara-preta de lá.

Soube que o teu vizinho andou pegando flecha.

Quando vier avise, nem que não role pescaria, mas pelo menos umas cervejas.

abraço.


.
Eloy Labatut
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Qua Abr 04, 2007 10:53 pm

Acredito que depois da Páscoa acerto rumo das pescarias.
Conversei com o Anderson ele pegou flecha no quintal do barranco.Interessante a evolução e a dedicação dele para pescaria.Ele está meio enrolado com a carretilha que está quebrada.Andei trocando umas Mp com o Américo que também está interessado nas pescarias.
A água do quintal está clareando. Aviso quando for para lá.
At.
Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Anderson Barrozo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:34 am
Cidade:

Mensagem por Anderson Barrozo » Qua Mai 02, 2007 9:48 pm

Olá Gilson e Elloy.

Gilson, gostaria de lamentar a perda de sua querida amiga, Maria, muito trizte realmente.

Estarei informando sempre que puder, sobre as condições aqui, mas pelo que eu vejo, não vai melhorar muito em breve, os cruéis "pescadores" desta cidade, estão dobrando o numero de REDES aqui na lagoa, onde ja se viu deixar uma rede de malha 5 por mais de 1 mês!

Pude ver a crueldade com pequenos robalos de 10 a 15 cm sendo jogados na agua todos infelizmente mortos, é um absurdo que isso possa ocorrer numa lagoa tão bela e que podeia ser tão promissora para a pesca esportiva se não fosse por esses.... ... ... dizer assim, "pescadores".
...
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Qua Mai 02, 2007 10:18 pm

Grande Anderson, Muito bom vc entrar no Forum.
Oh que falta está fazendo a Maria e ainda customizada.
Perdi porque o snap abriu e o flecha não perdoa nenhuma falha.
As redes são um caso sério.
Como foi a pescaria hoje ?

Gilson
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Mai 02, 2007 10:28 pm

Anderson Koehler Barrozo escreveu:Olá Gilson e Elloy.

Gilson, gostaria de lamentar a perda de sua querida amiga, Maria, muito trizte realmente.

Estarei informando sempre que puder, sobre as condições aqui, mas pelo que eu vejo, não vai melhorar muito em breve, os cruéis "pescadores" desta cidade, estão dobrando o numero de REDES aqui na lagoa, onde ja se viu deixar uma rede de malha 5 por mais de 1 mês!

Pude ver a crueldade com pequenos robalos de 10 a 15 cm sendo jogados na agua todos infelizmente mortos, é um absurdo que isso possa ocorrer numa lagoa tão bela e que podeia ser tão promissora para a pesca esportiva se não fosse por esses.... ... ... dizer assim, "pescadores".
Olá Anderson,

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos ...
Conte-nos um pouco mais de vc para que possamos conhece-lo ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Anderson Barrozo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:34 am
Cidade:

Mensagem por Anderson Barrozo » Qua Mai 02, 2007 10:55 pm

Olhá Gilson, até perdi as contas, mas que eu me lembre, pesquei 2 pequenos robalos hehehehe.... ... mesmo a lagoa estando um verdadeiro espelho quase o dia todo, não estava bom, bem, eu to pescando 2 robalos por dia, parece que isso não vai mudar cedo pra mim, sempre 2, e o mais interessante, é que se eu consseguir a proeza de pescar 3, no dia seguinte, eu so conssigo pescar 1.... .....


Interessante, não acha?

Olá Nelson, agradeço pelo bem vindo, gostei muito do forum.

Sou bem novo na pesca esportiva com iscas artificiais, eu sempre pesquei esportivamente, mesmo quando eu pescava com iscas naturais, sempre soltei o peixe.

Desde o dia que o primeiro robalo atacou uma isca Marurj q eu lancei sem nem uma esperança de pegar um peixe, nunca mais larguei as iscas artificiais, pra falar a verdade, tenho um vicio em iscas douradas.

Tenho 16 anos, comecei a pescar com artificiais com 15, ou seja, falta muito ainda pra mim, a pouco tempo aprendi que devemos amassar as farpas das garateis e anzois.

Moro atras de uma lagoa muito promissora para robalos, com grandes mangues, mas existe o serio problema das redes, ja peguei gandes exemplares no barranco mesmo, o maior que ja peguei dava 2Kg.


Mas pra mim, a pesca esportiva não é só diversão, mas sim uma constante evolução do saber, um desafio a cada dia e um respeito a natureza que nos proporciona os maravilhosos fleshs em baixo de nossas bomber's, rapala's, moro's e deconto's e até nas replicas de iscas que tanto adoramos.
...
Avatar do usuário
E.Labatut
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3096
Registrado em: Sáb Set 11, 2004 10:28 pm
Cidade:

Mensagem por E.Labatut » Qui Mai 03, 2007 6:40 am

Anderson Koehler Barrozo escreveu:Olá Gilson e Elloy.

Gilson, gostaria de lamentar a perda de sua querida amiga, Maria, muito trizte realmente.

Estarei informando sempre que puder, sobre as condições aqui, mas pelo que eu vejo, não vai melhorar muito em breve, os cruéis "pescadores" desta cidade, estão dobrando o numero de REDES aqui na lagoa, onde ja se viu deixar uma rede de malha 5 por mais de 1 mês!

Pude ver a crueldade com pequenos robalos de 10 a 15 cm sendo jogados na agua todos infelizmente mortos, é um absurdo que isso possa ocorrer numa lagoa tão bela e que podeia ser tão promissora para a pesca esportiva se não fosse por esses.... ... ... dizer assim, "pescadores".
Olá Anderson,

Não sei se você lembra de mim, estive aí com o Américo (o japonês), conversamos um pouco.

Realmente as redes são um problema sério. Conversei recentemente com o pessoal da Polícia Ambiental e o problema é que existe muito pescador na região que tem licença profissional e, se eles recolherem uma rede que for de pescador profissional, eles sofrem sansões administrativas.
Quando eu conversar de novo com o Cap. Adilson vou perguntar sobre a malha da rede.

Mas... nos próximos meses (talvez alguns anos) deve ser implantado o plano de manejo do parque Acaraí, e a lagoa como área de entorno também vai ter regras mais rígidas e, espera-se, fiscalização. Também existe um boato de que o ministério público quer retirar as casas irregulares da beira da lagoa, mas esta é outra história beeem mais longa, que vai demorar muuuuito pra chegar em algo conclusivo.

Com o Gilson e o Américo como professores você tá feito, vai ter muito o que aprender. É só saber escutar.

E o costão da enseada? Você pesca por lá também?

Qualquer hora aparecemos por aí.

Abraço.
Eloy Labatut
Anderson Barrozo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:34 am
Cidade:

Mensagem por Anderson Barrozo » Qui Mai 03, 2007 10:36 pm

Eloy, lembro de você sim.


Hj de manhã, fui dar uma volta na praia, e achei interessante um ponto da praia da Enseada que fica um pouco antes das pedras, existe praticamente uma lagoa, pude ver nos lugares rasos, muitas pedras que formam um esconderijo pro robalo, acredito que quando estiver cheio, deva ser muito bom para a pesca com artificiais, ja que são varios montes de pedras separados.

E o Americo?

Ele ta meio sumido ultimamente....
...
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Dom Mai 06, 2007 3:25 pm

Olá Anderson! que legal ter mais uma pessoa da região aficcionada pelos robalos! seja bem vindo ao fórum e boa sorte com os robalinhos!
Abraço!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Dom Mai 06, 2007 3:46 pm

Como já foi dito, conhecer o rio, a influência das marés em cada lugar é o que vai diferenciar os grandes pescadores desta espécie, hoje temos uma aliada que é a tábua, nem sempre ela bate, mas dá pra fazer um planejamento legal,
eu particularmente prefiro para pescar nos rios as marés de quarto, mais lentas, propiciam, "mais conforto" fica mais facil, posicionar o barco, trabalhar a isca, a pescaria fica mais agradavel, etc..
entretanto o peixe as vezes parece prefirir aquela maré um pouco mais nervosinha, recusando as marés mortas... quando isso acontece, é um pouco chato, a gente bate em lugares épicos, e o peixe se mostra bundão... e quando a maré corre de mais, o peixe tá lá, mais não dá de trabalhar a isca direito, fica dificil por o barco na posição certa, a isca já vai em cima do pesqueiro... rsrs

tem alguns macetes, algumas iscas trabalham melhor em situações de maré correndo, a lampejinho é um bom exemplo, tirar a linha dágua e tentar trabalhar a isca com a ponta de vara para cima, ajuda bastante...
em marés mto paradas, se houver pontos de flexas por perto.. procure-os, de preferência para pontos onde não há movimentos de embarcações, se não houver, eu gosto de usar sticks, e iscas de meia agua trabalhadas em cima, apenas com leves toques, fazendo a isca dançar mto vagarosamente na sup, iscas articuladas fazem bem este trabalho... tem funcionado bem..
quando a maré abaixa demais, e as estruturas saem da agua, o pescador deve ter um portfólio de estruturas de meio de rio, estruturas maiores onde geralmente vai haver uma boa concentração...
quando a maré sobe de mais, sai da caixa, marés 1,60 1,70m, pode se usar algumas técnicas para pescar no mangue, e uma ótima opção se a agua estiver limpa, é procurar ilhas que ficam alagadas, existe uma explosão de comida e esconderijos nas pedras.. pescar com minnows alongados e suspendings, é uma festa
e pra terminar, quando a maré corre só por baixo, levantando aquela sujeirinha a meia água, trabalhar shads e doa na meia água tbm rendem bons exemplares, pq a maré move o fundo, levantando esses organismos, e o robalo sempre tá atrás disso...
é isso, a maré é a grande responsável pela biodiversidade dos mangues, o sobe e descer das águas, é o baile que nunca acaba, e "sempre tem gente dançando"... ... rsrsrs
Abração
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Seg Mai 07, 2007 9:21 pm

Rafael, beleza de dicas.Concordo com você.No domingo dia 29/04 o tempo estava horrível,vento,garoa e água correndo muito.Segurar o barco era muito trabalhoso.Resultado muitas ações e muitos peixes.
Triste foi ver o flecha levando a Maria porque o Snap abriu.Era um da Norman,nunca tinha aberto e elogia bastante.Estou revendo o conceito deste snap.
O Anderson estava comigo e presenciou a triste cena.


Abraços

Gilson.
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Avatar do usuário
Antonio Carlos
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 436
Registrado em: Qui Mar 22, 2007 10:06 pm
Cidade:

metendo minha colher em conversa alheia...

Mensagem por Antonio Carlos » Seg Mai 07, 2007 9:30 pm

pergunto aos amigos a questao da pressao atmosferica, que sempre se diz ser fundamental...será que é mesmo ???
Pesca e Solta !!
Seu neto agradecerá !!
Imagem
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Mai 07, 2007 10:48 pm

Gilson escreveu:Rafael, beleza de dicas.Concordo com você.No domingo dia 29/04 o tempo estava horrível,vento,garoa e água correndo muito.Segurar o barco era muito trabalhoso.Resultado muitas ações e muitos peixes.
Triste foi ver o flecha levando a Maria porque o Snap abriu.Era um da Norman,nunca tinha aberto e elogia bastante.Estou revendo o conceito deste snap.
O Anderson estava comigo e presenciou a triste cena.


Abraços

Gilson.
Bah que pena ein Gilson, pros grandões eu uso um snap super reforçado.. fluor 60mm e multi 30lb mesmo assim não dá pra vacilar..
a respeito da maré, tem como utilizar uma corrente pra essas situações pra amenizar um pouco a deriva, eu to testando uns outros tipos de pesos...
Abração!!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Rafael Fernandes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3102
Registrado em: Ter Dez 14, 2004 8:54 am
Cidade:
Contato:

Re: metendo minha colher em conversa alheia...

Mensagem por Rafael Fernandes » Seg Mai 07, 2007 10:52 pm

Antonio Carlos escreveu:pergunto aos amigos a questao da pressao atmosferica, que sempre se diz ser fundamental...será que é mesmo ???
Pro peva mais do que pro flexa, esse lance de pressão, cabe uma interpretação, não é a pressão baixa que estraga a pescaria, é uma mudança muito brusca em curto intervalo de tempo...
estava 1017mb cai pra 1002mb, os peixes ficam que nem mulher grávida.. enjoados, grogs.. rsrs
Porém, o Flexa me parece ter um estinto de armazenamento, oportunismo dessas situações, já tive várias oportunidades de pegar mta atividade de flexa com condições super desfavoráveis, onde os pevas sumiram e ficaram só os flexas, em uma oportunidadeem que estava eu e o Eloy, capturamos dois flexas de 3 kg e mtos outros menores com 996mb ao nivel do mar... contando ng acredita...
Abração!
Rafael Fernandes
Joinville - SC
Caterva Barriga Verde
"O pesque e solte implica num salto filosófico que transforma a alimentação do corpo, na alimentação da alma"
Avatar do usuário
Gilson Pasternak
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2516
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 12:48 am
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Instagram: naclinho
Contato:

Mensagem por Gilson Pasternak » Ter Mai 08, 2007 1:12 am

Rafael, o duro que saí para pegar uns pevinhas e entra o maluco do flexa.
Realmente pressão de 996 mb já é pressão de serra alta,uns 700 metros de altitude.
A idéia da corrente é interessante.As dúvidas são maresia,ferrugem etc. Mande notícias sobre os testes.

Antonio,o que Rafael escreveu é o que acontece as variações rápidas que são ruins.A estabilidade da pressão que normalmente é melhor.Digo Normalmente porque,o Robalo é manhoso que só.As vezes todas as condições são favoráveis e não se pega nada e as vezes é tudo desfavorável e você pega.
Por isto que é muito bom pegar e soltar este peixe.

At.
Gilson.
http://www.naclinho.com/
Imagem
Pesque,fotografe e solte pratique esta idéia.
Responder

Voltar para “- ROBALO -”