para quem ama o robalo

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
justino b jr
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Seg Out 16, 2006 1:00 pm
Cidade:

para quem ama o robalo

Mensagem por justino b jr » Ter Mai 08, 2007 11:50 pm

Se vc realmente gosta do robalo :D , ai vai algumas dicas que aprendemos com a caterva, snook fondation e amigos interessados:
Sempre amasse as farpas das garateias e anzois, as chances de machucar o peixe caem quase a zero.(e a segurança aumenta) os robalinhos menores escapam mais facilmente(menos trabalho pra soltar), ja os grandes não,se manter a linha com boa tensão, principalmente durante os saltos, e uma vez fora da galhada, não puxe com força e até alivie um pouco a fricção. quando o peixe se aproximar, tente ver como esta fisgado. se tiver encharutado a isca ou a garateia estiver presa apenas por um pedacinho da pele fina da boca, melhor usar um passagua(que não pode ter nós) e tentar tirar logo o peixe da agua,com calma. se a garateia estiver presa , no labio que é mais grosso ou no canto da boca(o canivete), não tenha pressa.
Em robalos pequenos não use boga grip ou alicate de contenção, eles tem a pele da boca muito fina, e quando se mexem para tentar escapar, furam facilmente a boca. o furo do boga, proporcionalmente, seria como um furo do tamanho de uma moeda de um real na sua boca! use os dedos e firme bem se perceber que o peixe vai tentar se chacoalhar.
Não deixe o peixe cair no chão do barco.
Para pegar no peixe não esqueça de molhar as mãos! para não tirar muito a mucosa que protege o peixe de fungos e bacterias.
Tire as fotos , meça e pese com cuidado e ponha o peixe de volta na agua o mais rapido possivel.
Os maiores robalos, são justamente os que não podemos matar. como são hermafroditas. apos atingirem um certo tamanho, viram femeas.e sem elas não adianta ter um monte de machinhos.
Mesmo que uma garateia prenda em uma guelrra, e sangre um pouco, devolva o peixe. de a ele uma chance de se recuperar!! machucar o peixe, nesse caso, é um ato involuntario. condena-lo é voluntario, olha o carma!
Boicote o comercio de robalos, há outros peixes tão saborosos quanto.

Se alguem tem mais alguma sugestão, por favor contribua. abraço
devolva o peixe bem, amasse as farpas...
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Mai 09, 2007 12:03 pm

Legal ... Gostei ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Egberto Pereira Jr
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3260
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 7:37 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Egberto Pereira Jr » Qua Mai 09, 2007 3:24 pm

Valeu pelo compêndido dessas dicas.
Em relação à guelra, pude comprovar isso na última pescaria.
A garatéia feriu a guelra do peixe, então pusemos ele no viveiro e esquecemos. Umas 2 horas depois, ele ainda tava vivo e sem sangramento. Devolvemos ele pra água e ele saiu esperto pra vida.
Abraço.
Imagem

Egberto Pereira Jr .'.
"A felicidade não é uma estação de chegada, mas uma maneira de viajar." ( Margareth Lee Rimbeuk)
Avatar do usuário
Ernesto Sam
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2787
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Ernesto Sam » Qua Mai 09, 2007 8:20 pm

Concordo plenamente.

Devemos soltar principalmente os maiores para que não ocorra o mesmo problema do dourado no pantanal. Por causa da captura indicriminada dos maores mais jovens estão se reprodusindo mais cedo. Com consequencia as novas gerações estão nascendo cada vez menores. Degenerando a especie.

Quanto a sangramento. Reparem nessa foto.
Imagem
Esse exemplar sangrou muito durante a captura. Mas depois de descansar um pouco do lado do barco saiu em disparada para casa.
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Qua Mai 09, 2007 10:27 pm

Esses dias eu tava vendo o Nakamura pescando Tucunas e numa bobeada ele perdeu o boga. Daí passou a usar uma toalha bem pequena, menor que uma de rosto, para pegar a boca do peixe. Achei uma ótima idéia, porque protege os dedos das garatéias (se a toalha for grossa) e principalmente o peixe... boga pode machucar a boga... passaguá eventualmente pode também tirar o muco... enfim, achei uma boa.
Em tempo: o que o pessoal acha daqueles alicates "jacaré"? No "meu tempo", há cerca de 13 anos atrás, usava-se muito. Hoje em dia quase não vejo. Não sei se machuca mais ou menos que o boga, mas acho que menos.
Imagem
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Egberto Pereira Jr
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3260
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 7:37 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Egberto Pereira Jr » Qua Mai 09, 2007 10:43 pm

Vitor
Sempre ouço dizer e já li na Pesca e Cia ou Pesca Esportiva que esse tipo de alicate machuca mais o peixe que o boga, por apertar uma área maior e desnivelada da boca do peixe, macerando inclusive a língua deles.
Só uma coisa que me ocorreu, nessa mesma revista que recomendava o boga, aparecia uma reportagem onde se usava o "jacaré".
"Faça o que eu digo..."
Nas pescarias que tenho feito entram pequenos tucunas e eles aguentam bem o boga, mas na última arrbentei a boca duma pequena traíra ao usá-lo.
Normalmente coloco o dedo (robalo e tucuna pequeno) mas tem hora que as garatéias ficam em posição ameaçadora e acho mais prudente usar o alicate de contenção.
Tenho pensado nisso e acho que a melhor solução é um puçá com fios de algodão ou de algum material menos áspero pra não machucar o peixe. O Ricardo Haruo tem um bem bacana da rapala, que é retrátil. Acho que vou investir nisso, pois na minha última pescaria passei apurado com uma traírona capturada e perdi um baita pacu por não ter como embarcá-lo.
Abraço
Imagem

Egberto Pereira Jr .'.
"A felicidade não é uma estação de chegada, mas uma maneira de viajar." ( Margareth Lee Rimbeuk)
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Qua Mai 09, 2007 11:32 pm

Egberto escreveu:Vitor
Sempre ouço dizer e já li na Pesca e Cia ou Pesca Esportiva que esse tipo de alicate machuca mais o peixe que o boga, por apertar uma área maior e desnivelada da boca do peixe, macerando inclusive a língua deles.
Só uma coisa que me ocorreu, nessa mesma revista que recomendava o boga, aparecia uma reportagem onde se usava o "jacaré".
"Faça o que eu digo..."
Nas pescarias que tenho feito entram pequenos tucunas e eles aguentam bem o boga, mas na última arrbentei a boca duma pequena traíra ao usá-lo.
Normalmente coloco o dedo (robalo e tucuna pequeno) mas tem hora que as garatéias ficam em posição ameaçadora e acho mais prudente usar o alicate de contenção.
Tenho pensado nisso e acho que a melhor solução é um puçá com fios de algodão ou de algum material menos áspero pra não machucar o peixe. O Ricardo Haruo tem um bem bacana da rapala, que é retrátil. Acho que vou investir nisso, pois na minha última pescaria passei apurado com uma traírona capturada e perdi um baita pacu por não ter como embarcá-lo.
Abraço
Este puçá mais macio parece interessante mesmo! Pena que a grande maioria dos que vemos é de nylon...
mas achei esse aqui, de algodao:
http://www.ciashop.com.br/hobbyfishing/ ... 3SHRXDFH9E#
e tmb esse aqui:
http://www.ciashop.com.br/hobbyfishing/ ... 3SHRXDFH9E

acho que tmb irei investir...

abraços
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Qui Mai 10, 2007 11:55 am

Tava pensando neste "workflow" de como tirar o peixe da água e fazê-lo sofrer o menos possível (válido para bichinhos menores, de até uns 2,5 kgs, imagino)...

1- Encostar o centropomus, já cansado, junto ao barco;
2- Soltar a vara e pegar o alicate de bico, bem como a "toalha alicate";
3- Segurando ele pela boca com a toalha (de preferência grossa para proteger das garatéias, usando a mão direita para os destros e vice versa) e ainda sem retirá-lo totalmente da água (somente a cara dele pra fora), tirar as garatéias com o alicate de bico;
4- Afastar a isca e guardar o alicate, ainda segurando o bichinho conforme o passo 3.
5- Submergir a mão esquerda, agora livre, na água.
6- Fazer o apoio na "barriga" ou próximo da nadadeira anal (cuidado com o ferrão) e trazer o flexa ou peva pra fora.
7- Fazer as fotos.
8- Devolver o peixe, recolocando-o (e não jogando) na água, dando tempo pra ele descansar.

Acho que com isso podemos poupar o robalo ao máximo e preservá-lo. Claro que, se for um bichão, fica complicado meter a mão na boca dele, mesmo com a toalha, qdo a isca ainda estiver cravada. Mas acho que dá pra tentar.

abraços
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Egberto Pereira Jr
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3260
Registrado em: Dom Jul 02, 2006 7:37 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Egberto Pereira Jr » Qui Mai 10, 2007 12:50 pm

Vitor
Esse negócio o Nakamura com a toalha, só vi uma vez ele fazer isso, quando ele perdeu o boga na boca de um tucuna e só por isso usou a toalha.
Acho a toalha muito abrasiva e com certeza removerá o muco do peixe.
Ainda continuo apostando num puçá delicado, como aqueles dos flyzeiros.
Abraço.
Imagem

Egberto Pereira Jr .'.
"A felicidade não é uma estação de chegada, mas uma maneira de viajar." ( Margareth Lee Rimbeuk)
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Qui Mai 10, 2007 1:21 pm

é uma questão complicada... o ideal seria fazer isso sem a toalha, mas colocando a mão direto pode ser arriscado... e concordo sobre o puçá.. mas aí o peixe ficaria mais tempo fora da água...
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Qui Mai 10, 2007 5:01 pm

Sobre a toalha:

* Molhe suas mãos ou luvas antes de segurar os peixes. Cuide para não ferir os olhos ou as guelras. Colocar os peixes em uma toalha molhada ajudará aos peixes reter seu limo (muco) protetor. Para manter ainda os peixes, coloque-o em sua parte traseira ou cubra seus olhos com uma toalha molhada. Controle os peixes todas às vezes! Se você deixar o peixe cair, suas possibilidades de ferimento e da morte aumentam.

Ou seja, acho que a toalha molhada acaba sendo melhor que o boga ou o puçá (salvo o dos flyseiros).

retirado do tópico:
http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=10643
[]s
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
justino b jr
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Seg Out 16, 2006 1:00 pm
Cidade:

Mensagem por justino b jr » Qui Mai 10, 2007 5:23 pm

Egberto escreveu:Vitor
Sempre ouço dizer e já li na Pesca e Cia ou Pesca Esportiva que esse tipo de alicate machuca mais o peixe que o boga, por apertar uma área maior e desnivelada da boca do peixe, macerando inclusive a língua deles.
Só uma coisa que me ocorreu, nessa mesma revista que recomendava o boga, aparecia uma reportagem onde se usava o "jacaré".
"Faça o que eu digo..."
Nas pescarias que tenho feito entram pequenos tucunas e eles aguentam bem o boga, mas na última arrbentei a boca duma pequena traíra ao usá-lo.
Normalmente coloco o dedo (robalo e tucuna pequeno) mas tem hora que as garatéias ficam em posição ameaçadora e acho mais prudente usar o alicate de contenção.
Tenho pensado nisso e acho que a melhor solução é um puçá com fios de algodão ou de algum material menos áspero pra não machucar o peixe. O Ricardo Haruo tem um bem bacana da rapala, que é retrátil. Acho que vou investir nisso, pois na minha última pescaria passei apurado com uma traírona capturada e perdi um baita pacu por não ter como embarcá-lo.
Abraço


e ai egberto, acho melhor molhar as mão e pegar no corpo do peixe se a garateia estiver perto do local de segura-lo e estiver perigoso ou ainda, segurar pela linha e com um alicate de bico, pegar direto na garateia. o que acham?
devolva o peixe bem, amasse as farpas...
justino b jr
ANZOL DE OURO
Mensagens: 516
Registrado em: Seg Out 16, 2006 1:00 pm
Cidade:

grande

Mensagem por justino b jr » Qui Mai 10, 2007 5:33 pm

Vitor Isaia escreveu:Sobre a toalha:

* Molhe suas mãos ou luvas antes de segurar os peixes. Cuide para não ferir os olhos ou as guelras. Colocar os peixes em uma toalha molhada ajudará aos peixes reter seu limo (muco) protetor. Para manter ainda os peixes, coloque-o em sua parte traseira ou cubra seus olhos com uma toalha molhada. Controle os peixes todas às vezes! Se você deixar o peixe cair, suas possibilidades de ferimento e da morte aumentam.

Ou seja, acho que a toalha molhada acaba sendo melhor que o boga ou o puçá (salvo o dos flyseiros).

retirado do tópico:
http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=10643
[]s
grande vitor, acho que o egberto tem razão. esse negocio de toalha, vai tirar muito muco. e toalha molhada ajudaria a manter a umidade,se o peixe ficasse um bom tempo fora d'agua, para a pele não ressecar em dia de sol forte pode ressecar rapidamente.acho que o ideal mesmo era pegar com os dedos no beiço inferior e com a outra mão molhada apoiar o corpo. o risco de se espetar com a garateia é minimo, e como amassamos as farpas, no maximo, vai ser uma espetadinha :wink: vai doer menos que ver o peixe se machucar :D
devolva o peixe bem, amasse as farpas...
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Re: grande

Mensagem por Vitor Isaia » Qui Mai 10, 2007 7:00 pm

justino b jr escreveu:
Vitor Isaia escreveu:Sobre a toalha:

* Molhe suas mãos ou luvas antes de segurar os peixes. Cuide para não ferir os olhos ou as guelras. Colocar os peixes em uma toalha molhada ajudará aos peixes reter seu limo (muco) protetor. Para manter ainda os peixes, coloque-o em sua parte traseira ou cubra seus olhos com uma toalha molhada. Controle os peixes todas às vezes! Se você deixar o peixe cair, suas possibilidades de ferimento e da morte aumentam.

Ou seja, acho que a toalha molhada acaba sendo melhor que o boga ou o puçá (salvo o dos flyseiros).

retirado do tópico:
http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=10643
[]s
grande vitor, acho que o egberto tem razão. esse negocio de toalha, vai tirar muito muco. e toalha molhada ajudaria a manter a umidade,se o peixe ficasse um bom tempo fora d'agua, para a pele não ressecar em dia de sol forte pode ressecar rapidamente.acho que o ideal mesmo era pegar com os dedos no beiço inferior e com a outra mão molhada apoiar o corpo. o risco de se espetar com a garateia é minimo, e como amassamos as farpas, no maximo, vai ser uma espetadinha :wink: vai doer menos que ver o peixe se machucar :D
é isso aí parcero Justino! levamos um kit de primeiros socorros e tudo em casa, hehehe...
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Responder

Voltar para “- ROBALO -”