ponto forte e fraco em uma pescaria

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Alexandre W. Toneto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 7:48 am
Cidade:

ponto forte e fraco em uma pescaria

Mensagem por Alexandre W. Toneto » Qua Abr 27, 2011 12:39 pm

O robalo é um peixe que apanhei muito pra saber como pescar ele, cheguei ate a desistir, mas depois de muita insistência, a gente começa a pegar o jeitinho da coisa, hoje, ja sabendo alguns fatores, qse sempre consigo ter bons resultados, gostaria que vocês amigos, deixassem o que favorece e desfavorece vocês em uma pesca de artificiais....

Não faz muito tempo que comecei a me dar bem nesta pescaria, porisso ainda tenho muitas duvidas, mas o que percebi que a agua cristalina e com sol forte é muito desfavoravel e geralmente um dia apos uma chuva, sempre me da bons resultados

abraços a todos[/b]
Editado pela última vez por Alexandre W. Toneto em Qui Abr 28, 2011 11:30 am, em um total de 1 vez.
Alexandre Toneto
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Re: ponto forte e fraco em uma pescaria

Mensagem por Rodrigo Schneider » Qua Abr 27, 2011 7:36 pm

Alexandre Willians Toneto escreveu:...mas o que percebi que a agua cristalina e com sol forte é muito desfavoravel ... ....[/b]
Nessa condição use iscas com cores "metalizadas" azuladas, prata, laranja e holograficas costumam funcionar bem por aqui. As transparentes também dão ótimo resultado em locais com sombra e dentro da galhada.
Nessa condição que você comentou as vezes o robalo fica mais na meia agua e no fundo ou em locais com sombra, ja que a presa irá facilmente ver ele na espreita. Ai use camarões com trabalhos lento e iscas suspending, até mesmo jigs e jj caso estejam muito no fundo.
Por aqui é o que costumo fazer quando há essa condição, mas vale lembrar que aqui não temos mangue.
Abraços e espero ter ajudado.
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
Alexandre W. Toneto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 7:48 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre W. Toneto » Qua Abr 27, 2011 9:28 pm

claro Rodrigão....qquer dica é de grande ajuda.
vou me lembrar disso

obrigado
Alexandre Toneto
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Qua Abr 27, 2011 11:36 pm

Alexandre,

Pesco Robalos com artificiais há uns 7 anos. Claro se for comparar com outros feras aqui do Fórum ainda sou novato mais já pesquei em muitas situações diferentes. A unica conclusão que consegui chegar até hoje é que não existe muita lógica na pesca desse peixe, tem tantos fatores que devem ser levados em conta que o melhor a fazer é pescar quando vc puder e ver no que dá. É claro que quando dá certo de combinar uma Luazinha de quarto com uma pressão bem estabilizada, a probabilidade aumenta mais ainda assim não é garantia de boa pescaria. Já pesquei em baixo de chuva e trovão, frio desgraçado e peguei muito peixe e em outras vezes todas as condições de clima, maré, lua, pressão etc etc estavam ideias e não peguei nada.

Meu conselho, vai pescar toma uma gelada e relaxa. Ah e me chama que a gente da uns pinchos juntos aqui em Bertioga.

Abração.
Avatar do usuário
Hugo Bissoli
ANZOL DE OURO
Mensagens: 503
Registrado em: Qui Abr 15, 2010 10:18 am
Cidade:

pesca

Mensagem por Hugo Bissoli » Qui Abr 28, 2011 7:55 am

Concordo com o amigo não existe muita lógica na pesca desse peixe. :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
Avatar do usuário
Anderson Medina
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 331
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 10:21 pm
Cidade:

Mensagem por Anderson Medina » Qui Abr 28, 2011 10:08 am

To chegando a essa conclusão também!!!!!! Pesque sempre que der!!!!!!!
E Lua Boa é a que podemos ir pescar!!!!kkkkkkkk
Abrazzzz
ANDERSON
Imagem
Avatar do usuário
Alexandre W. Toneto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 7:48 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre W. Toneto » Qui Abr 28, 2011 11:28 am

Marcio Zampronio escreveu:Alexandre,

Pesco Robalos com artificiais há uns 7 anos. Claro se for comparar com outros feras aqui do Fórum ainda sou novato mais já pesquei em muitas situações diferentes. A unica conclusão que consegui chegar até hoje é que não existe muita lógica na pesca desse peixe, tem tantos fatores que devem ser levados em conta que o melhor a fazer é pescar quando vc puder e ver no que dá. É claro que quando dá certo de combinar uma Luazinha de quarto com uma pressão bem estabilizada, a probabilidade aumenta mais ainda assim não é garantia de boa pescaria. Já pesquei em baixo de chuva e trovão, frio desgraçado e peguei muito peixe e em outras vezes todas as condições de clima, maré, lua, pressão etc etc estavam ideias e não peguei nada.

Meu conselho, vai pescar toma uma gelada e relaxa. Ah e me chama que a gente da uns pinchos juntos aqui em Bertioga.

Abração.
POOOOOOO ai sim heim.... ....sou assim tb, sol ou chuva estou lá....minha patroa fala que sou doente, mas sempre respondo....o duro que o tratamento é fazer terapia """"AHAHHAH PESCANDO""""
abraços
Alexandre Toneto
Avatar do usuário
Alexandre W. Toneto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 7:48 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre W. Toneto » Qui Abr 28, 2011 11:32 am

valeu Hugo....por sinal ...belo robalão no avatar....parabens
Alexandre Toneto
Avatar do usuário
Alexandre W. Toneto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 7:48 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre W. Toneto » Qui Abr 28, 2011 11:33 am

Anderson :wink:
Boa....o que importa é estar pescando....
Alexandre Toneto
Avatar do usuário
Rodrigo Maciel Mendes
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 282
Registrado em: Qui Set 23, 2010 8:11 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rodrigo Maciel Mendes » Qui Abr 28, 2011 5:57 pm

Faço das minhas palavras as do Marcio tb me acho um "trick" perto de outros feras daqui apesar de ter pescado a primeira vez com uma artificial há mais de 10 anos...

Abs e boa sorte!
Marcio Zampronio escreveu:Alexandre,

Pesco Robalos com artificiais há uns 7 anos. Claro se for comparar com outros feras aqui do Fórum ainda sou novato mais já pesquei em muitas situações diferentes. A unica conclusão que consegui chegar até hoje é que não existe muita lógica na pesca desse peixe, tem tantos fatores que devem ser levados em conta que o melhor a fazer é pescar quando vc puder e ver no que dá. É claro que quando dá certo de combinar uma Luazinha de quarto com uma pressão bem estabilizada, a probabilidade aumenta mais ainda assim não é garantia de boa pescaria. Já pesquei em baixo de chuva e trovão, frio desgraçado e peguei muito peixe e em outras vezes todas as condições de clima, maré, lua, pressão etc etc estavam ideias e não peguei nada.

Meu conselho, vai pescar toma uma gelada e relaxa. Ah e me chama que a gente da uns pinchos juntos aqui em Bertioga.

Abração.
__________________
Rodrigo - Dream Fish
Avatar do usuário
Diogo Azevedo Curitiba
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 314
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 1:52 pm
Cidade:

Mensagem por Diogo Azevedo Curitiba » Qui Abr 28, 2011 10:51 pm

PONTOS FORTES:
-MARÉ ANDANDO;
-ÁGUA NA CAIXA DO RIO;
-NUBLADO;
-ÁGUA LIMPA;
-INDEPENDENTE DA PRESSÃO ELE DEVE ESTAR ESTÁVEL, SEM GRANDES OSCILAÇÕES;
-AS VEZES ANTES DE FRENTE DE FRIA OU DEPOIS DE FRENTE FRIA;
Deve ter mais alguns.
Com relação aos pontos fracos, eu sei que tem, mais mesmo assim tem que estar na água independente dos fatores, o negócio é molhar a isca.

Abraços
Pesque e Solte!
Imagem
Avatar do usuário
Rodrigo Medina
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 343
Registrado em: Dom Set 20, 2009 8:24 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Medina » Sex Abr 29, 2011 1:08 am

Anderson Medina escreveu:To chegando a essa conclusão também!!!!!! Pesque sempre que der!!!!!!!
E Lua Boa é a que podemos ir pescar!!!!kkkkkkkk
Abrazzzz
ISSO MESMO A MELHOR LUA É AQUELA QUE DA PARA PESCAR - POR FALAR NISSO DOMINGO VAI ESTAR MASSA! RISOS
Robalo rei do Mangue
Avatar do usuário
Alexandre W. Toneto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 7:48 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre W. Toneto » Dom Mai 01, 2011 9:25 pm

tenho problemas com as aguas cristalinas, geralmente tenho poucas ações, navegando pelo forum, fiquei sabendo que as iscas transparentes são boas para a agua limpa.... ....sera que vou ter uma solução? afffff agora fica a anciendade pra dar uns pinchos.... ... venha a agua limpa....

abraços
Alexandre Toneto
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Dom Mai 01, 2011 9:49 pm

Tem muitos fatores que contam, mas tem dois que são fundamentais.

1º) Temperatura da Agua - A variação térmica para menos influencia fortemente no comportamento de todos os predadores marinhos, porque eles são exotérmicos, ou seja, necessitam do calor externo para fazer a digestão. Como é sabido os peixes engolem a presa inteira, eles não mastigam. No máximo, amassam o necessário para poder engolir.
Após algum tempo, se a temperatura cair, e se mantiver, como é o caso da entrada do outono agora, ocorre um ajuste biológico, provavelmente na produção dos sucos gastricos, de forma a permitir a digestão interna. Mas isto leva um tempo. Então num primeiro momento, o peixe fica praticamente inativo.
Nestas condições, iscas menores, terão mais chances, e também trabalhos mais lentos.
O camarão (para quem gosta), é uma ótima opção.
2º) Pressão Atmosférica: Quando estável a mais de 48 horas, o peixe já de aclimatou.
A menos de 48 horas, se cair 3 pontos, também compromete fortemente a pescaria.
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Schneider » Dom Mai 01, 2011 10:08 pm

Como comentei contigo no outro tópico e como bem disse o Marcos os camarões dão ótimos resultados.
Além dos plugs que citei na mensagem anterior, segue algumas cores de camarão que dão bom resultado em água cristalina.
A cor chá, cor holografica, prata e Verde limão com e sem gliter. Cor glow é para todo dipo de água.
Tenho usado bastante o maré no tamanho médio e grande na cor holográfica na agua limpa e tem dado bons resultados.
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
Alexandre W. Toneto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 7:48 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre W. Toneto » Seg Mai 02, 2011 10:20 am

Rodrigão, apesar de não ser muito fã de pesca com os camarões, qdo o robalo ta muito manhoso, uso o DOA, ate mesmo no inicio da pescarias, muitas vezes começo com eles, só pra ver como esta os robalos, mas vc comentou sobre o maré, não sei se é a forma que trabalho ele, mas não tenho sorte, apenas com os DOA.
A forma que trabalho o Doa, é a seguinte, qdo a maré da aquela parada, arremesso e dou umas 3 toquinho rapido comm ele em cima da agua ainda, deixo afundar um pouco e venho recolhendo bem devagar, qse parando, sem toc algum, sempre me da resultados, qdo eles estão na pegadeira, eles batem na flor da agua, bem na batida.
Alexandre Toneto
Avatar do usuário
Rodrigo Schneider
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 4321
Registrado em: Seg Jul 24, 2006 5:38 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Schneider » Seg Mai 02, 2011 10:47 am

Alexandre Willians Toneto escreveu:Rodrigão, apesar de não ser muito fã de pesca com os camarões, qdo o robalo ta muito manhoso, uso o DOA, ate mesmo no inicio da pescarias, muitas vezes começo com eles, só pra ver como esta os robalos, mas vc comentou sobre o maré, não sei se é a forma que trabalho ele, mas não tenho sorte, apenas com os DOA.
A forma que trabalho o Doa, é a seguinte, qdo a maré da aquela parada, arremesso e dou umas 3 toquinho rapido comm ele em cima da agua ainda, deixo afundar um pouco e venho recolhendo bem devagar, qse parando, sem toc algum, sempre me da resultados, qdo eles estão na pegadeira, eles batem na flor da agua, bem na batida.
Eu também uso bastante o DOA, até prefiro usar mais ele que o Maré.
Porém notei que cada um deles é melhor para uma determinada situação, pelo menos por aqui na minha região.
O DOA eu uso quando o robalo está mais na superfície e pegando isca que desça bem lentamente, o doa por sem mais leve é melhor nessa situação. a quantidade de toques também irá variar de acordo com o que o peixe está querendo. São diversos métodos de trabalho.
Já o Maré irá funcionar quando o peixe está querendo iscas mais rápidas e está mais "afundado" . Ele irá funcionar bem nessa situação, pois ao contrário do DOA que afunda lentamente e meio "reto", o Maré afunda em zig-zague e com maior velocidade, podendo trabalhar da mesma forma com toques lentos ou mais brusco, com pouca quantidade ou maior quantidade de toques. Tem um trabalho que gosto bastante de usar no maré é o arrasto, uso esse método quando ele está atacando na caída do camarão mais ao fundo. Basta erguer a isca com a vara com um movimento muito lento e deixar a vara parada na posição vertical até a isca afundar novamente, dessa forma o camarão irá subir e cair lentamente, é bem produtivo quando ele está boiado ao fundo.
Espero ter ajudado com estas dicas, mas como sempre digo em cada região que pescamos há um método melhor para se pescar. Nunca há uma verdade absoluta, basta encontrarmos o melhor método para o rio e para as condições de pesca em que se encontramos.
Editado pela última vez por Rodrigo Schneider em Seg Mai 02, 2011 11:28 am, em um total de 1 vez.
Abraço
Rodrigo Schneider
"Pesque e Solte"
100% na Artificial :
Imagem
Avatar do usuário
Alexandre W. Toneto
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 165
Registrado em: Dom Ago 16, 2009 7:48 am
Cidade:

Mensagem por Alexandre W. Toneto » Seg Mai 02, 2011 11:06 am

com certeza rapaz, mas tudo que nós podemos ter de informação são coisas que podemos usar e tentar na hora da pescaria....acho que tudo é valido, basta tentar...
obrigado pelas dicas
Alexandre Toneto
Responder

Voltar para “- ROBALO -”