Temperatura da agua!!!!!!!!

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Anderson Medina
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 331
Registrado em: Qua Ago 26, 2009 10:21 pm
Cidade:

Temperatura da agua!!!!!!!!

Mensagem por Anderson Medina » Sáb Jun 18, 2011 12:31 pm

Galera to indo pescar e gostaria de saber qual é o minimo que a temperatura da agua pode estar, para que tenha ação, sei que é meio dificil saber, mas queria saber algumas opiniões!!
Grato!!!!!!
ANDERSON
Imagem
Avatar do usuário
Marcio Zampronio
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2244
Registrado em: Ter Out 03, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcio Zampronio » Sáb Jun 18, 2011 11:11 pm

Taí uma informação que tenho dificuldade de entender, até porque não tenho como medir. hehe

Sei uqe por experiência própria essa época eu parto forte para os JJ e Camarões com Jig head.

Abraço.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Dom Jun 19, 2011 7:59 pm

Tem duas coisas que eu considero fundamentais na pesca do robalo.
E delas, decorrem todas as outras.

1º) Temperatura da Agua
2º) Variação térmica na linha do tempo

Depois destas duas, vem marés, salinidade, luminosidade, tranparência, pressão atmosférica e o que quiser mais.

Mas em primeiro lugar, vem estas duas.

A temperatura da agua mínima para o robalo, não sei dizer exatamente qual é.
Já fiz pescaria a 16º e foi uma das melhores. A verdade é que o robalo é exotérmico, e ele se adapta, só precisa de tempo.

Penso assim: Se a temperatura vem se mantendo nos últimos três dias (mesmo que esteja baixa), e não tem viés descendente, ou seja no dia da pescaria e no próximo, vai se manter ou até aumentar, não tem como errar, mas o contrário é fria mesmo.
É preciso ficar atento aos três principais fatores que derrubam a temperatura da agua.

1- Chuvas - Elas podem estar caindo lá no morro, mas vão desaguar nos rios e derrubar a temperatura.

2 - Frentes frias - É como colocar um copo de agua dentro da geladeira, pois aos poucos a agua vai absorver a temperatura do ambiente em que está. E da mesma maneira, quando voltar para o ambiente externo, vai demorar um certo tempo, até equalizar com a temperatura externa.
O mesmo vale para as aguas nos mangues e baías.

3- Ventos de direção W e S - Se o site metereológico informar que os ventos estão rondando para estas direções, quer dizer que junto vem o frio e ai lembre-se do copo de agua na geladeira.

Tem um quarto fator, porém mais sutil, mas que muita gente deixa passar batido.

É a virada da maré para enchente, que sempre trás consigo agua mais fria. Para isto existem estratégias a serem adotadas, mas aí já é outro assunto, que podemos tratar em outro tópico.

Para medir a temperatura da agua, pode ser até um termometro comprado em farmácia, amarrado num fio.
Estabeleça pontos base para fazer as marcações.
Primeiro o ponto de partida, depois o meio do caminho e depois o ponto final. Onde estiver mais quente, é onde o peixe estará mais ativo.
Lembrando que quanto menor o rio, mais rápido a agua esquenta.

Espero ter ajudado.

Zotto
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Re: Temperatura da agua!!!!!!!!

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Seg Jun 20, 2011 6:29 pm

Anderson Medina escreveu:Galera to indo pescar e gostaria de saber qual é o minimo que a temperatura da agua pode estar, para que tenha ação, sei que é meio dificil saber, mas queria saber algumas opiniões!!
Grato!!!!!!
a 16 graus celsius o flecha morre , o peva agüenta mais frio, não sei exatamente a temperatura. Acredito que a 17 graus as ações já ficam bem fracas tanto para jjig quanto qualquer isca.

Alguns fatores que afetam muito:

1 - Efeito Tampao - água do mar corre por baixo da água do mangquer você versão, causando alguma dificuldade de misturar. Isto ocorre por grandes diferenças de temperatura ou de densidade.

2 - O mangue esquenta a água, provavelmente porque ocorre algum tipo de reacao química no fundo. Precisa de muito frio para a água de mangue, aquela salobra de cor ésscura, baixar de 19 graus. A do mar abaixa bem a temperatura mas no mangue e diferente. Por isso que no frio aparecem robalos nas lagoas de mangue e água doce, porque a água não corre, e a energia das reações aquece melhor a água.

Abcs

Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Alexandre G Goncalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 174
Registrado em: Sáb Out 02, 2010 12:43 am
Cidade:

Re: Temperatura da agua!!!!!!!!

Mensagem por Alexandre G Goncalves » Seg Jun 20, 2011 6:31 pm

Anderson Medina escreveu:Galera to indo pescar e gostaria de saber qual é o minimo que a temperatura da agua pode estar, para que tenha ação, sei que é meio dificil saber, mas queria saber algumas opiniões!!
Grato!!!!!!
a 16 graus celsius o flecha morre , o peva agüenta mais frio, não sei exatamente a temperatura. Acredito que a 17 graus as ações já ficam bem fracas tanto para jjig quanto qualquer isca.

Alguns fatores que afetam muito:

1 - Efeito Tampao - água do mar corre por baixo da água do mangue e vice versa, causando alguma dificuldade de misturar. Isto ocorre por grandes diferenças de temperatura ou de densidade.

2 - O mangue esquenta a água, provavelmente porque ocorre algum tipo de reacao química no fundo. Precisa de muito frio para a água de mangue, aquela salobra de cor ésscura, baixar de 19 graus. A do mar abaixa bem a temperatura mas no mangue e diferente. Por isso que no frio aparecem robalos nas lagoas de mangue e água doce, porque a água não corre, e a energia das reações aquece melhor a água.

Abcs

Alexandre G Gonçalves

"Disse-lhes Simão Pedro: vou pescar. Disseram os outros: nos também vamos contigo. ... " Joao 21.3
Avatar do usuário
Guilherme Frei
ANZOL DE OURO
Mensagens: 533
Registrado em: Seg Nov 07, 2005 8:51 pm
Cidade:

Mensagem por Guilherme Frei » Qua Jun 22, 2011 5:39 am

minha melhor pescaria de robalos foi em julho , no inverno !
Responder

Voltar para “- ROBALO -”