Duvida Tamanho x Idade

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Guilherme Fogaça
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2590
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 4:37 pm
Cidade:
Contato:

Duvida Tamanho x Idade

Mensagem por Guilherme Fogaça » Dom Mar 04, 2012 3:19 pm

Se alguém puder ajudar.

Com base no peso do Robalo da para saber mais ou menos quanto tempo ele demorou para atingir aquele tamanho? 10, 15, 20, 25 kg.

Desde já obrigado.
Guima

Imagem
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Dom Mar 04, 2012 5:36 pm

Guima...vamos aguardar os mais experientes nesta area se pronunciarem...
Mas eu acredito que tudo depende do meio em que o peixe se desenvolve, Quantidade de alimentos e força da depredação devem influenciar muito o desenvolvimento o peixe.
Por isso tamanha diferença entre indivíduos da mesma idade em diferentes regiões....
Valeu!!!!!!
Imagem
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Dom Mar 04, 2012 5:46 pm

Legal a pergunta Guima , nunca parei pra pensar nisso.... ...

Acho bem coerente isso que o Félla Maia disse.... ... de idade ele entende melhor que todos nós kkkkkkkkkkkkkkkk
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Guilherme Fogaça
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2590
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 4:37 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Guilherme Fogaça » Dom Mar 04, 2012 5:46 pm

Fernando Maia escreveu:Guima...vamos aguardar os mais experientes nesta area se pronunciarem...
Mas eu acredito que tudo depende do meio em que o peixe se desenvolve, Quantidade de alimentos e força da depredação devem influenciar muito o desenvolvimento o peixe.
Por isso tamanha diferença entre indivíduos da mesma idade em diferentes regiões....
Valeu!!!!!!
Maia realmente é o que imaginei, com certeza a região deve influenciar no tamanho devido a vários fatores como você citou.

Mas se supostamente hoje fosse pego um robalo entre 15 a 25kg, podemos dizer que ele deve ter entre 35 a 45 anos, ou eu estaria chutando muito alto?

Abraço.
Guima

Imagem
Avatar do usuário
Guilherme Fogaça
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2590
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 4:37 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Guilherme Fogaça » Dom Mar 04, 2012 5:48 pm

Leandro Tonicelli Penna escreveu:Legal a pergunta Guima , nunca parei pra pensar nisso.... ...

Acho bem coerente isso que o Félla Maia disse.... ... de idade ele entende melhor que todos nós kkkkkkkkkkkkkkkk
Até pq o Maia tem idade de um robalo de 50kg kkkkkkkkk

Não resisti Maia kkkkk
Guima

Imagem
Avatar do usuário
Guilherme Fogaça
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2590
Registrado em: Qua Jun 11, 2008 4:37 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Guilherme Fogaça » Dom Mar 04, 2012 5:59 pm

Leandro Tonicelli Penna escreveu:Legal a pergunta Guima , nunca parei pra pensar nisso.... ...
Eu estava me segurando, mas vou explicar o pq surgiu essa duvida.

Em menos de 2 semanas vi as fotos de Robalos, pescado por pseudo pescadores esportivos e seus guias (que são muito conhecidos na pesca esportiva) de 8, 12, 15, 20 e 22kg (fora os menores).

Eles estão sendo ovacionados pelo feito e "falando" que os mesmos foram soltos, pórem comprovei que todos esses robalões foram abatidos.

Ai surgiu a duvida de quanto tempo demorou para o peixe chegar nesse tamanho e por um simples ato de satisfação de EGO eles foram mortos e expostos.

PESSOAL A DUVIDA AINDA ESTA NO AR KKKKKKK

Abraço.
Guima

Imagem
Avatar do usuário
Fernando Maia
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9777
Registrado em: Seg Nov 03, 2008 2:06 pm
Cidade:

Mensagem por Fernando Maia » Dom Mar 04, 2012 6:11 pm

Leandro Tonicelli Penna escreveu:Legal a pergunta Guima , nunca parei pra pensar nisso.... ...

Acho bem coerente isso que o Félla Maia disse.... ...Afinal de idade ele entende melhor que todos nós kkkkkkkkkkkkkkkk
De idade e muitas outras coisa que um dia voce entenderá...alias sua namorada tambem...kkkkkkkkkkkkk!
Imagem
Avatar do usuário
Luiz Henrique Celli
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2139
Registrado em: Ter Jul 08, 2008 12:50 am
Cidade:

Mensagem por Luiz Henrique Celli » Seg Mar 05, 2012 12:24 am

Leandro Tonicelli Penna escreveu:Legal a pergunta Guima , nunca parei pra pensar nisso.... ...

Acho bem coerente isso que o Félla Maia disse.... ...Afinal de idade ele entende melhor que todos nós kkkkkkkkkkkkkkkk
Não é atoa que o sobrenome do Fernando se chama "Maia". :lol: :lol: :lol:
"Eu não quero acreditar, eu quero saber." - Carl Sagan.
Avatar do usuário
William Senske
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 154
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 2:02 am
Cidade:

Mensagem por William Senske » Seg Mar 05, 2012 8:05 am

olha pessoal, pelos trabalhos que já lí sobre criação de robalos e com eles em aquario, ganham de 400 a 600 gramas em um ano, em condiçoes excelentes de alimentação, isso para pevas, dizem que flechas crescem um pouco mais rápido.

mas para todos os peixes o crescimento é continuo até o fim da vida...
porém, atingem um platô de crescimento, um ponto onde a partir dali crescem bem mais devagar...

um tucuna por exemplo, cresce bem rápido até um kg + - (os amarelos), depois disso demoram um com tempo para atingir o tamanho de um trofeu amarelão...

isso vale pra todos os peixes , é uma curva de crescimento ascendente, mais acentuada no inicio e menos no fim, mas sempre ascendente.

creio que um robalão de seus 25 kg tem no minimo uns 30 anos...

abraços a todos...
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Ter Mar 06, 2012 12:32 am

Fernando Maia escreveu:
Leandro Tonicelli Penna escreveu:Legal a pergunta Guima , nunca parei pra pensar nisso.... ...

Acho bem coerente isso que o Félla Maia disse.... ...Afinal de idade ele entende melhor que todos nós kkkkkkkkkkkkkkkk
De idade e muitas outras coisa que um dia voce entenderá...alias sua namorada tambem...kkkkkkkkkkkkk!
kkkkkkkkkkk disso não tenho dúvidas meu caro.... ...

Abraços.
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Bruno Thormann
ANZOL DE OURO
Mensagens: 674
Registrado em: Qui Jun 15, 2006 10:45 pm
Cidade:

Mensagem por Bruno Thormann » Ter Mar 06, 2012 11:47 am

Buenas,

O crescimento estimado dos robalos em cativeiro ainda é muito baixo, não sendo o mesmo do tamanho que ele adquire em ambiente natural.

Não lembro de um estudo específico sobre o assunto, talvez tenha alguma coisa com espécies próximas, podendo ser utilizadas como base de calculo.

A única certeza é que um bicho desse tamanho, além de ser uma perda inestimável para a população local devido a sua carga genética, não tem nem comparação na alimentação com um indivíduo mais jovem, cujo sabor da carne é muito melhor.

Por exemplo, existem diversos estudos com diferentes espécies cujo tamanho para abate a ser utilizado na alimentação beira as 500g, tamanho considerado padrão para uma pessoa.
abraço e boas pescarias
Avatar do usuário
André Almeida - Beluga
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9788
Registrado em: Qua Mai 03, 2006 9:16 am
Cidade:

Mensagem por André Almeida - Beluga » Ter Mar 06, 2012 4:53 pm

Amigos, conversando informalmente com colegas biólogos que entendem um pouco de peixes, me disseram que dá pra considerar que um robalo, após a adolescencia, cresce em média 1 kg/ano, em ambiente natural.
Avatar do usuário
Gustavo T. de Andrade
CALOURO
Mensagens: 26
Registrado em: Qua Nov 08, 2006 12:51 am
Cidade:

Mensagem por Gustavo T. de Andrade » Qua Mar 07, 2012 1:09 am

Eu li na dissertaçao de mestrado do Pietro Moro, que no paraná, para atingir 40 cm, um peva leva mais de 4 anos. E considerando que um peixe de 40 cm ainda nao tem um quilo sequer...
Avatar do usuário
André Almeida - Beluga
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9788
Registrado em: Qua Mai 03, 2006 9:16 am
Cidade:

Mensagem por André Almeida - Beluga » Qua Mar 07, 2012 10:12 am

Gustavo T. de Andrade escreveu:Eu li na dissertaçao de mestrado do Pietro Moro, que no paraná, para atingir 40 cm, um peva leva mais de 4 anos. E considerando que um peixe de 40 cm ainda nao tem um quilo sequer...
Perfeito Gustavo, por isso citei que um robalo adolescente pode ter essa conversão peso X idade.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Qui Mar 08, 2012 9:27 pm

Desconheço trabalhos científicos que consigam indicar a idade com base no peso.
Até porque o peso pode variar em função da quantidade de alimentos ingeridos.
O que se obteve êxito, foi na criação de uma tabela de idade, baseada no comprimento do exemplar.
Esta tabela pode ser obtida aqui:
http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=49635

Caso alguém queira informações mais profundas, mais científicas, ou mais técnicas, pode tentar entrar em contato com o Mestre em Oceanografia Pietro Moro(ele é sobrinho do Edson Deconto), ou pesquisar trabalhos de oceanografia na internet (os melhores estão em inglês).
Também pode-se obter boas informações fazendo uma visita ao Centro de Repovoamento de robalos de Guaratuba (cuja nobre prefeita cancelou o convênio com a PUC).
E também, em SC, no Instituto Larus, cfme o vídeo abaixo.
<object><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/Vo1VgPc-wNY?ve ... ge"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/Vo1VgPc-wNY?ve ... detailpage" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="360"></object>

<object><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/rKVW-mRefAE?ve ... ge"><param name="allowFullScreen" value="true"><param name="allowScriptAccess" value="always"><embed src="http://www.youtube.com/v/rKVW-mRefAE?ve ... detailpage" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="640" height="360"></object>
Avatar do usuário
Thiago Weiss
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2391
Registrado em: Ter Abr 19, 2011 5:45 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Weiss » Sex Mar 09, 2012 12:07 pm

xou de bola o video em Zotto...
uma aula...
Que a pescaria de hoje, seja melhor que a de ontem, e pior do que a de Amanhã! Pesque - Fotografe - Solte!
Avatar do usuário
Luiz Henrique Celli
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2139
Registrado em: Ter Jul 08, 2008 12:50 am
Cidade:

Mensagem por Luiz Henrique Celli » Sex Mar 09, 2012 3:01 pm

Marcos, onde fica o Centro de Repovoamento de Robalos e como funciona para fazer uma visita ?

Quando eu for pra Guaratuba quero ir la. :D

Pq a prefeita cancelou o convênio com a PUC ?

Abraço.
"Eu não quero acreditar, eu quero saber." - Carl Sagan.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Sex Mar 09, 2012 11:01 pm

Luiz Henrique Celli escreveu:Marcos, onde fica o Centro de Repovoamento de Robalos e como funciona para fazer uma visita ?

Quando eu for pra Guaratuba quero ir la. :D

Pq a prefeita cancelou o convênio com a PUC ?

Abraço.
Fica em Caieiras, aquela estradinha ao lado do Ferry boat.
Lá é só perguntar que todo mundo conhece.

O pessoal do centro, é composto de estudantes cumprindo estágio e orientadores.
Você vai ficar impressionado com a estrutura.
Detalhe: Uma boa parte dos estudantes pratica a pesca esportiva, e conhece a Caterva.

Com relação a nobre prefeita de Guaratuba, ela cancelou o convênio com a PUC em 29/11/2010, cfme abaixo.

http://www.pucpr.br/ensino/cppom/

http://documentoreservado.com.br/blog/t ... guaratuba/

Obs: Foi esta mesma prefeita que também fechou o estacionamento da rampa publica, com manilhas, por conta de uma briga com o bar do pato.
(Mas pessoas desconhecidas já demoliram as manilhas.)
Responder

Voltar para “- ROBALO -”