Aprendizado na pesca de Robalos

O Robalo é outra de nossas paixões. Vamos tentar colocar aqui neste espaço, as informações que ajudam a capturar este astuto oponente...
Avatar do usuário
Marcos Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1302
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 8:00 pm
Cidade:

Aprendizado na pesca de Robalos

Mensagem por Marcos Santos » Dom Set 22, 2013 11:56 am

Estava pensando esses dias sobre o aprendizado de um pescador de robalos.

Logicamente que depende de vários fatores, como:

_ Se o pescador está aprendendo sozinho, por tentativa e erro;
_ Se tem acesso a fóruns de pesca e colhe muita informação e depois tenta por em prática;
_ Se está aprendendo diretamente com os feras da pesca, tanto teoria quanto prática;
_ E, além disso, a frequência com que vai pescar.

Esse tempo de aprendizado é reduzido de acordo com a forma que se obtêm o conhecimento.

Por muito tempo, aprendi sozinho por tentativa e erro, o conhecimento era mais lento, em contra partida, formou minha base.
Depois, tive acesso ao Caterva e outros fóruns, que me ajudaram a entender o que estava presenciando e não compreendendo.
Posteriormente conheci pessoas que supriram ainda mais o que faltava, juntando ainda mais as partes no quebra cabeça.

Porém, ainda há muita coisa a aprender, ainda me considero um aprendiz, há muita coisa que tenha que ser vivida na pesca desse fantástico peixe.

De modo geral, imagino que leve uns 2 anos ou pouco mais para que um pescador possa começar a ter um certo conhecimento de causa, entender um pouco. Isso tendo acesso a todos os tipos de informação...

Qual seria o tempo médio de "formação" de um robaleiro? O que acham? Como foi a sua experiência?
Na natureza, não tire nada. a não ser fotos. Não mate nada, a não ser a vontade de ir. Não deixe nada, a não ser pegadas. Não leve nada, a não ser saudades.
Avatar do usuário
Douglas Tonegawa
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1552
Registrado em: Sex Fev 01, 2013 7:05 pm
Cidade:

Mensagem por Douglas Tonegawa » Dom Set 22, 2013 1:10 pm

Ótimo assunto Marcos,

Estou aprendendo por meio de pesquisas, vídeos e dicas do pessoal aqui do forum.

Ainda não tive o prazer de ter o peixe fisgado, pois minha tentativa em Guaratuba na semana passada foi totalmente frustrada.

Mas não desanimei, ainda volto lá para ir atrás desse magnífico peixe e desta vez provavelmente com ajuda de algum guia...heheheh

Abraço
Douglas Tonegawa
Imagem
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Dom Set 22, 2013 3:59 pm

Cara isso é muito relativo...Acho que o único jeito de aprender mesmo é ir pescar com que manja e não ter vergonha de perguntar... Conheço cara que pesca a 1000 anos e não sabe pescar P*** nenhuma (tipo eu kkkkkkkk) e cara que pesca faz 1 , 2 anos e pesca bem pra carácolis.
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Dom Set 22, 2013 4:21 pm

Eu acredito que o principal fator é estar na água, enfrentar diferentes situações, e ir descobrindo, seja por conhecimento adquirido ou mesmo por "tentativa e erro", o que funciona e o que não funciona em cada situação.

Peguei meu primeiro robalo com iscas artificiais no início de 2007, quase 7 anos atrás. De lá pra cá, não pesquei com tanta frequência quanto gostaria, peguei algumas dezenas de robalinhos e uma minoria de robalos acima de medida. Nesse ritmo que estou, talvez daqui 7 anos eu comece à entender melhor desse peixe. Mas acredito que, pescando com uma regularidade de estar quase sempre na água, o tempo de aprendizado diminua.
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Dom Set 22, 2013 10:15 pm

Tem peixes que basta seguir algumas regras, e a pescaria acontece.
O lambari, a tilápia e a tainha, basta cevar e esperar.
A anchova pesca-se com ceva e na boca da noite.
E assim vai...
Claro que existem os macetes que aumentam a produtividade.
Mas basicamente, é isto.

O robalo, ao contrário , não tem regras.
O que deu certo hoje, dificilmente se repetirá.
Cada vez, é preciso "descobrir", o que ele está querendo.
É um eterno aprendizado.

Todos os pescadores de robalo, tem uma espécie de herói, que serve de referência, e por consequência ajuda neste aprendizado.
O meu é o grande FARIAS, para mim, o maior exemplo de robaleiro que já existiu.
Procurem material a respeito dele, garanto que será útil.
Avatar do usuário
Fábio Tonicelli Barbuy
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3645
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 9:32 am
Cidade:

Mensagem por Fábio Tonicelli Barbuy » Dom Set 22, 2013 10:30 pm

Cara, eu acredito que pra pescar robalo tem que entender sobre maré, cor da água, pressão, tipos e cores de iscas, locais, etc. Se não entender, é só ir com quem manja rs
Mas mesmo entendendo sobre estes aspectos, muitas vezes somos surpreendidos...e percebemos que estamos bitolados em regras ou teorias...
É um peixe que deixa todo mundo muito confuso com ctz.

Mas o importante é estar na água, e mesmo nos dias que não pegamos nada ou nem uma ação sequer, estamos aprendendo a pescar robalo.
PESQUE E SOLTE !!!!!!!!!!!
Avatar do usuário
Marcos Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1302
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 8:00 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Santos » Seg Set 23, 2013 8:50 am

Douglas Tonegawa escreveu:Ótimo assunto Marcos,

Estou aprendendo por meio de pesquisas, vídeos e dicas do pessoal aqui do forum.

Ainda não tive o prazer de ter o peixe fisgado, pois minha tentativa em Guaratuba na semana passada foi totalmente frustrada.

Mas não desanimei, ainda volto lá para ir atrás desse magnífico peixe e desta vez provavelmente com ajuda de algum guia...heheheh

Abraço

Realmente não pode desanimar Douglas, tem que tentar mais vezes.

Muitos acabam desistindo de pescar robalo pela dificuldade que encontram no começo, mas depois pega as manhas e fica divertido.

Abç
Na natureza, não tire nada. a não ser fotos. Não mate nada, a não ser a vontade de ir. Não deixe nada, a não ser pegadas. Não leve nada, a não ser saudades.
Avatar do usuário
Marcos Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1302
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 8:00 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Santos » Seg Set 23, 2013 8:52 am

Leandro Tonicelli Penna escreveu:Cara isso é muito relativo...Acho que o único jeito de aprender mesmo é ir pescar com que manja e não ter vergonha de perguntar... Conheço cara que pesca a 1000 anos e não sabe pescar p**** nenhuma (tipo eu kkkkkkkk) e cara que pesca faz 1 , 2 anos e pesca bem pra carácolis.

Verdade Penna, só indo pescar mesmo para aprender bem.
Tem gente mesmo que é fera mesmo pescando muito pouco, até parece que o cara já nasceu para pescar. rsrsrs


Abç
Na natureza, não tire nada. a não ser fotos. Não mate nada, a não ser a vontade de ir. Não deixe nada, a não ser pegadas. Não leve nada, a não ser saudades.
Avatar do usuário
Marcos Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1302
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 8:00 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Santos » Seg Set 23, 2013 8:53 am

Gabriel H. Cassola escreveu:Eu acredito que o principal fator é estar na água, enfrentar diferentes situações, e ir descobrindo, seja por conhecimento adquirido ou mesmo por "tentativa e erro", o que funciona e o que não funciona em cada situação.

Peguei meu primeiro robalo com iscas artificiais no início de 2007, quase 7 anos atrás. De lá pra cá, não pesquei com tanta frequência quanto gostaria, peguei algumas dezenas de robalinhos e uma minoria de robalos acima de medida. Nesse ritmo que estou, talvez daqui 7 anos eu comece à entender melhor desse peixe. Mas acredito que, pescando com uma regularidade de estar quase sempre na água, o tempo de aprendizado diminua.

A frequência nas pescarias diminui bastante o tempo de aprendizado.
Até mesmo quando ficamos um bom tempo sem pescar, parece que perde um pouco o time, acaba ficando meio enferrujado, sei lá. rs


Abç
Na natureza, não tire nada. a não ser fotos. Não mate nada, a não ser a vontade de ir. Não deixe nada, a não ser pegadas. Não leve nada, a não ser saudades.
Avatar do usuário
Rafael Yuji Baba
ANZOL DE OURO
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Jun 30, 2009 12:27 am
Cidade:

Mensagem por Rafael Yuji Baba » Seg Set 23, 2013 8:54 am

Axo que esse assunto dava um belo tutorial. :idea:

Pesco a um bom tempo, mas sempre dei cabecadas e aprendi td sozinho...
e vejo que pro robalo nao existe regra....jah peguei flexa na agua barrenta correndo mil por hora; mare parada e limpa; robalo no stick no meio de uma baita chuva e frente fria...

como tambem jah sai sapateiro em um dia lindo com mare correndo bem devagar sem vento e agua limpa....VAI ENTENDER!! kkkkkk
Peixe Galo come Milho?
Avatar do usuário
Marcos Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1302
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 8:00 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Santos » Seg Set 23, 2013 8:58 am

Marcos Zotto escreveu:Tem peixes que basta seguir algumas regras, e a pescaria acontece.
O lambari, a tilápia e a tainha, basta cevar e esperar.
A anchova pesca-se com ceva e na boca da noite.
E assim vai...
Claro que existem os macetes que aumentam a produtividade.
Mas basicamente, é isto.

O robalo, ao contrário , não tem regras.
O que deu certo hoje, dificilmente se repetirá.
Cada vez, é preciso "descobrir", o que ele está querendo.
É um eterno aprendizado.

Todos os pescadores de robalo, tem uma espécie de herói, que serve de referência, e por consequência ajuda neste aprendizado.
O meu é o grande FARIAS, para mim, o maior exemplo de robaleiro que já existiu.
Procurem material a respeito dele, garanto que será útil.

Robalos não tem muita regra mesmo, mesmo escolhendo lua boa, maré, pressão e tantas outras coisas que envolvem a pesca do robalo, ainda sim não é garantia que será uma boa pescaria.
Já fui em situações completamente opostas e saíram vários peixes ou poucos mas de bom porte.
A cada pescaria, o jeito é descobrir como está atacando.

Vou dar uma olhada a respeito do Farias.


Obrigado
Na natureza, não tire nada. a não ser fotos. Não mate nada, a não ser a vontade de ir. Não deixe nada, a não ser pegadas. Não leve nada, a não ser saudades.
Avatar do usuário
Marcos Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1302
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 8:00 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Santos » Seg Set 23, 2013 9:02 am

Fábio Tonicelli Barbuy escreveu:Cara, eu acredito que pra pescar robalo tem que entender sobre maré, cor da água, pressão, tipos e cores de iscas, locais, etc. Se não entender, é só ir com quem manja rs
Mas mesmo entendendo sobre estes aspectos, muitas vezes somos surpreendidos...e percebemos que estamos bitolados em regras ou teorias...
É um peixe que deixa todo mundo muito confuso com ctz.

Mas o importante é estar na água, e mesmo nos dias que não pegamos nada ou nem uma ação sequer, estamos aprendendo a pescar robalo.

Existe muita teoria para os robalos, ao menos tem que ter algum conhecimento para ter um mínimo de chances. rs.

Nos dias que o peixe está difícil é que o aprendizado fica mais intenso, ai coloca tudo o que sabe em uso e muitas vezes, acaba não tendo muito resultado ou acaba aprendendo alguma coisa nova.


Valeu
Na natureza, não tire nada. a não ser fotos. Não mate nada, a não ser a vontade de ir. Não deixe nada, a não ser pegadas. Não leve nada, a não ser saudades.
Avatar do usuário
Marcos Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1302
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 8:00 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Santos » Seg Set 23, 2013 9:04 am

Rafael Yuji Baba escreveu:Axo que esse assunto dava um belo tutorial. :idea:

Pesco a um bom tempo, mas sempre dei cabecadas e aprendi td sozinho...
e vejo que pro robalo nao existe regra... ...jah peguei flexa na agua barrenta correndo mil por hora; mare parada e limpa; robalo no stick no meio de uma baita chuva e frente fria...

como tambem jah sai sapateiro em um dia lindo com mare correndo bem devagar sem vento e agua limpa... ...VAI ENTENDER!! kkkkkk

Bem isso.
Tem dias que tem tudo para ser bom, mas não é. E tem dias que acha péssimo e a pescaria é boa. Vai entender. rsrsrs


Abç
Na natureza, não tire nada. a não ser fotos. Não mate nada, a não ser a vontade de ir. Não deixe nada, a não ser pegadas. Não leve nada, a não ser saudades.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Re: Aprendizado na pesca de Robalos

Mensagem por Carlos OGAsawara » Seg Set 23, 2013 1:22 pm

Marcos Santos escreveu:Estava pensando esses dias sobre o aprendizado de um pescador de robalos.

Logicamente que depende de vários fatores, como:

_ Se o pescador está aprendendo sozinho, por tentativa e erro;
_ Se tem acesso a fóruns de pesca e colhe muita informação e depois tenta por em prática;
_ Se está aprendendo diretamente com os feras da pesca, tanto teoria quanto prática;
_ E, além disso, a frequência com que vai pescar.

Esse tempo de aprendizado é reduzido de acordo com a forma que se obtêm o conhecimento.

Por muito tempo, aprendi sozinho por tentativa e erro, o conhecimento era mais lento, em contra partida, formou minha base.
Depois, tive acesso ao Caterva e outros fóruns, que me ajudaram a entender o que estava presenciando e não compreendendo.
Posteriormente conheci pessoas que supriram ainda mais o que faltava, juntando ainda mais as partes no quebra cabeça.

Porém, ainda há muita coisa a aprender, ainda me considero um aprendiz, há muita coisa que tenha que ser vivida na pesca desse fantástico peixe.

De modo geral, imagino que leve uns 2 anos ou pouco mais para que um pescador possa começar a ter um certo conhecimento de causa, entender um pouco. Isso tendo acesso a todos os tipos de informação...

Qual seria o tempo médio de "formação" de um robaleiro? O que acham? Como foi a sua experiência?
pra mim isso não existe...

a gente sempre vai aprender..

de repente.. aparece numa isca nova.. uma técnica nova.. pronto.. tá feita a b**** e vc tem q recomeçar tudo de novo..

fóruns norteiam...

conversa em lojas.. norteiam...

mas na minha opinião.. estar na água é o q vale..

o pouco do que sei, aprendi muito com o pessoal daqui e com guias as quais tive o prazer de pescar e aprender...

no mais.. é vc ir pra água e aprimorar as técnicas.. treinar mesmo..
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Re: Aprendizado na pesca de Robalos

Mensagem por Carlos OGAsawara » Seg Set 23, 2013 1:24 pm

Marcos Santos escreveu:Estava pensando esses dias sobre o aprendizado de um pescador de robalos.

Logicamente que depende de vários fatores, como:

_ Se o pescador está aprendendo sozinho, por tentativa e erro;
_ Se tem acesso a fóruns de pesca e colhe muita informação e depois tenta por em prática;
_ Se está aprendendo diretamente com os feras da pesca, tanto teoria quanto prática;
_ E, além disso, a frequência com que vai pescar.

Esse tempo de aprendizado é reduzido de acordo com a forma que se obtêm o conhecimento.

Por muito tempo, aprendi sozinho por tentativa e erro, o conhecimento era mais lento, em contra partida, formou minha base.
Depois, tive acesso ao Caterva e outros fóruns, que me ajudaram a entender o que estava presenciando e não compreendendo.
Posteriormente conheci pessoas que supriram ainda mais o que faltava, juntando ainda mais as partes no quebra cabeça.

Porém, ainda há muita coisa a aprender, ainda me considero um aprendiz, há muita coisa que tenha que ser vivida na pesca desse fantástico peixe.

De modo geral, imagino que leve uns 2 anos ou pouco mais para que um pescador possa começar a ter um certo conhecimento de causa, entender um pouco. Isso tendo acesso a todos os tipos de informação...

Qual seria o tempo médio de "formação" de um robaleiro? O que acham? Como foi a sua experiência?
pra mim isso não existe...

a gente sempre vai aprender..

de repente.. aparece numa isca nova.. uma técnica nova.. pronto.. tá feita a b**** e vc tem q recomeçar tudo de novo..

fóruns norteiam...

conversa em lojas.. norteiam...

mas na minha opinião.. estar na água é o q vale..

o pouco do que sei, aprendi muito com o pessoal daqui e com guias as quais tive o prazer de pescar e aprender...

no mais.. é vc ir pra água e aprimorar as técnicas.. treinar mesmo..
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Re: Aprendizado na pesca de Robalos

Mensagem por Carlos OGAsawara » Seg Set 23, 2013 1:25 pm

Marcos Santos escreveu:Estava pensando esses dias sobre o aprendizado de um pescador de robalos.

Logicamente que depende de vários fatores, como:

_ Se o pescador está aprendendo sozinho, por tentativa e erro;
_ Se tem acesso a fóruns de pesca e colhe muita informação e depois tenta por em prática;
_ Se está aprendendo diretamente com os feras da pesca, tanto teoria quanto prática;
_ E, além disso, a frequência com que vai pescar.

Esse tempo de aprendizado é reduzido de acordo com a forma que se obtêm o conhecimento.

Por muito tempo, aprendi sozinho por tentativa e erro, o conhecimento era mais lento, em contra partida, formou minha base.
Depois, tive acesso ao Caterva e outros fóruns, que me ajudaram a entender o que estava presenciando e não compreendendo.
Posteriormente conheci pessoas que supriram ainda mais o que faltava, juntando ainda mais as partes no quebra cabeça.

Porém, ainda há muita coisa a aprender, ainda me considero um aprendiz, há muita coisa que tenha que ser vivida na pesca desse fantástico peixe.

De modo geral, imagino que leve uns 2 anos ou pouco mais para que um pescador possa começar a ter um certo conhecimento de causa, entender um pouco. Isso tendo acesso a todos os tipos de informação...

Qual seria o tempo médio de "formação" de um robaleiro? O que acham? Como foi a sua experiência?
pra mim isso não existe...

a gente sempre vai aprender..

de repente.. aparece numa isca nova.. uma técnica nova.. pronto.. tá feita a b**** e vc tem q recomeçar tudo de novo..

fóruns norteiam...

conversa em lojas.. norteiam...

mas na minha opinião.. estar na água é o q vale..

o pouco do que sei, aprendi muito com o pessoal daqui e com guias as quais tive o prazer de pescar e aprender...

no mais.. é vc ir pra água e aprimorar as técnicas.. treinar mesmo..
Avatar do usuário
Marcos Santos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1302
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 8:00 pm
Cidade:

Re: Aprendizado na pesca de Robalos

Mensagem por Marcos Santos » Seg Set 23, 2013 7:32 pm

Carlos OGAsawara escreveu:
Marcos Santos escreveu:Estava pensando esses dias sobre o aprendizado de um pescador de robalos.

Logicamente que depende de vários fatores, como:

_ Se o pescador está aprendendo sozinho, por tentativa e erro;
_ Se tem acesso a fóruns de pesca e colhe muita informação e depois tenta por em prática;
_ Se está aprendendo diretamente com os feras da pesca, tanto teoria quanto prática;
_ E, além disso, a frequência com que vai pescar.

Esse tempo de aprendizado é reduzido de acordo com a forma que se obtêm o conhecimento.

Por muito tempo, aprendi sozinho por tentativa e erro, o conhecimento era mais lento, em contra partida, formou minha base.
Depois, tive acesso ao Caterva e outros fóruns, que me ajudaram a entender o que estava presenciando e não compreendendo.
Posteriormente conheci pessoas que supriram ainda mais o que faltava, juntando ainda mais as partes no quebra cabeça.

Porém, ainda há muita coisa a aprender, ainda me considero um aprendiz, há muita coisa que tenha que ser vivida na pesca desse fantástico peixe.

De modo geral, imagino que leve uns 2 anos ou pouco mais para que um pescador possa começar a ter um certo conhecimento de causa, entender um pouco. Isso tendo acesso a todos os tipos de informação...

Qual seria o tempo médio de "formação" de um robaleiro? O que acham? Como foi a sua experiência?
pra mim isso não existe...

a gente sempre vai aprender..

de repente.. aparece numa isca nova.. uma técnica nova.. pronto.. tá feita a b**** e vc tem q recomeçar tudo de novo..

fóruns norteiam...

conversa em lojas.. norteiam...

mas na minha opinião.. estar na água é o q vale..

o pouco do que sei, aprendi muito com o pessoal daqui e com guias as quais tive o prazer de pescar e aprender...

no mais.. é vc ir pra água e aprimorar as técnicas.. treinar mesmo..

Legal seu ponto de vista Oga.

Quando disse se "formar" um robaleiro, na verdade não quis dizer que a pessoa já chegaria ao fim de um aprendizado, mesmo pq isso nunca tem fim, mas teria um certo nível de conhecimento que já seria suficiente para uma maior assertividade nas incursões e menos frustrações.

Uma coisa é unanimidade entre todos, o fato de aprender mesmo é estando na água.

Abraço
Na natureza, não tire nada. a não ser fotos. Não mate nada, a não ser a vontade de ir. Não deixe nada, a não ser pegadas. Não leve nada, a não ser saudades.
Cristian Gonçalves
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 127
Registrado em: Seg Ago 23, 2010 7:12 pm
Cidade:

Mensagem por Cristian Gonçalves » Seg Set 23, 2013 8:18 pm

Bem o que posso dizer deste assunto é que realmente não existe regra.
Quando comecei a pesca do robalo era com camarão vivo e ja achava aquilo um espetáculo, então graças aos foruns e a um grande amigo que conheci em guaratuba aprendi a pescar com artificias e valorizar este peixe.Confesso até hoje ainda não sei se é loucura ou vicio mesmo, tenho iscas que nem conheceram a agua e entre elas as mais tops do mercado indicadas aqui no caterva.
Logo que comecei a pescar robalo com artificias o meu primeiro peixe veio numa mirrolure Provoker ganhada por este grande amigo que pescando comigo não pegou um peixe neste dia(obs: tenho a isca até hoje e ja fazem 11 anos ) como explicar isso? uma vez perguntei sobre algumas iscas ao Marcos Zotto um grande amigo aqui do caterva o que ele achava e quais as melhores e ele me respondeu! não existe melhor tem dias que pega numa e tem dias que pega em outra e resumindo terminou com a seguinte frase: Fuja desta loucura enquanto é tempo pois depois que viciar ai haja dinheiro para comprar iscas, só que ja era tarde hoje sou mais que viciado sou fã e confesso que cada dia que passa sinto que terei que aprender muito, mas muito mesmo para entender sobre este peixe chamado ROBALO!
Viciado em pescaria com iscas artificiais!
Avatar do usuário
Rafael Yuji Baba
ANZOL DE OURO
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Jun 30, 2009 12:27 am
Cidade:

Mensagem por Rafael Yuji Baba » Seg Set 23, 2013 10:32 pm

Cristian Gonçalves escreveu:Bem o que posso dizer deste assunto é que realmente não existe regra.
Quando comecei a pesca do robalo era com camarão vivo e ja achava aquilo um espetáculo, então graças aos foruns e a um grande amigo que conheci em guaratuba aprendi a pescar com artificias e valorizar este peixe.Confesso até hoje ainda não sei se é loucura ou vicio mesmo, tenho iscas que nem conheceram a agua e entre elas as mais tops do mercado indicadas aqui no caterva.
Logo que comecei a pescar robalo com artificias o meu primeiro peixe veio numa mirrolure Provoker ganhada por este grande amigo que pescando comigo não pegou um peixe neste dia(obs: tenho a isca até hoje e ja fazem 11 anos ) como explicar isso? uma vez perguntei sobre algumas iscas ao Marcos Zotto um grande amigo aqui do caterva o que ele achava e quais as melhores e ele me respondeu! não existe melhor tem dias que pega numa e tem dias que pega em outra e resumindo terminou com a seguinte frase: Fuja desta loucura enquanto é tempo pois depois que viciar ai haja dinheiro para comprar iscas, só que ja era tarde hoje sou mais que viciado sou fã e confesso que cada dia que passa sinto que terei que aprender muito, mas muito mesmo para entender sobre este peixe chamado ROBALO!
aproveitando o gancho...pesca evolui...se eu fosse na onda da galera local daki de peruibe estaria pescando com essa provoker(que voce mencionou), bomber 13, e camarao DOA e mare...nao que sejam iscas ruins...mas seria totalmente limitada....
Os foruns dao um baita conhecimento...mass tem que levar a campo como disse o OGA....
os 2 sao fundamentais....
Peixe Galo come Milho?
Avatar do usuário
Rodrigo Figueiredo
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 51
Registrado em: Qua Jun 20, 2012 4:00 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Figueiredo » Ter Set 24, 2013 10:22 am

A pescaria do Robalo é fascinante, e existe realmente fatores que são primordiais para um boa produtividade, cor da água, temperatura da água, maré e pressão, mas em algumas oportunidades as condições são adversas e fazemos grandes pescarias.
Na minha humilde opinião a muitos, mas muitos fatores que não são amplamente falados que também são importantes para um bom dia de pesca, á a tal história, o aprendizado é eterno, e o que realmente ensina é a pratica, pescar, e uma observação bem apurada.
Avatar do usuário
Rodrigo Figueiredo
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 51
Registrado em: Qua Jun 20, 2012 4:00 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Figueiredo » Ter Set 24, 2013 10:23 am

A pescaria do Robalo é fascinante, e existe realmente fatores que são primordiais para um boa produtividade, cor da água, temperatura da água, maré e pressão, mas em algumas oportunidades as condições são adversas e fazemos grandes pescarias.
Na minha humilde opinião a muitos, mas muitos fatores que não são amplamente falados que também são importantes para um bom dia de pesca, á a tal história, o aprendizado é eterno, e o que realmente ensina é a pratica, pescar, e uma observação bem apurada.
Avatar do usuário
Mario Garcia
ANZOL DE OURO
Mensagens: 546
Registrado em: Ter Set 18, 2007 8:55 pm
Cidade:

Mensagem por Mario Garcia » Ter Set 24, 2013 9:14 pm

Marcos Zotto escreveu:Tem peixes que basta seguir algumas regras, e a pescaria acontece.
O lambari, a tilápia e a tainha, basta cevar e esperar.
A anchova pesca-se com ceva e na boca da noite.
E assim vai...
Claro que existem os macetes que aumentam a produtividade.
Mas basicamente, é isto.

O robalo, ao contrário , não tem regras.
O que deu certo hoje, dificilmente se repetirá.
Cada vez, é preciso "descobrir", o que ele está querendo.
É um eterno aprendizado.

Todos os pescadores de robalo, tem uma espécie de herói, que serve de referência, e por consequência ajuda neste aprendizado.
O meu é o grande FARIAS, para mim, o maior exemplo de robaleiro que já existiu.
Procurem material a respeito dele, garanto que será útil.
o maior ROBALEIRO que conheci esse sim chamaria de MESTRE
Imagem
Avatar do usuário
Roberto Pezim Filho
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 9:14 pm
Cidade:

Mensagem por Roberto Pezim Filho » Sáb Fev 22, 2014 7:58 pm

A influencia da lua não é DIRETAMENTE sobre o robalo, mas sim sobre o alimento que se movimenta verticalmente e horizontalmente sobre a maré.
.
Em cada região, por diversos períodos de tempos, no estomago deles haverá uma maior proporção de DETERMINADO ALIMENTO que aparecerá em determinadas luas e estações, horários, etc. Este é o segredo dos experientes pescadores! Eles não se preocupam em visualizar os peixes a serem pescados, mas sim, identificar com antecedência o alimento deles a ser fornecido pela natureza.
.
Portanto, para cada região e período, deve-se saber sobre a alimentação deles. Os peixes possuem dois relógios biológicos. Um ativado pela LUZ e outro ativado pela FREQUENCIA DE ALIMENTAÇÃO. Não estão no cérebro e sim no fígado. No caso da alimentação, eles se preparam com antecedência para este período. Pescadores experientes em uma região, possuem de forma empírica conhecimento deste relógio.
.
Em determinados momentos de falta de luz, há uma redução de melatonina e os peixes se comportam como se estivessem no inverno, assim, há diversos fatores pormenores aos citados momentos de alimentação.
.
Não adianta nada ter uma lua de quarto e mare limpa, tempo quente, etc... se o alimento deste momento não existir no relógio biológico do peixe.
.
Difícil é arrancar de pescadores da região estas informações, elas são o segredo da subsistência deles.
Avatar do usuário
Vitor Isaia
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3821
Registrado em: Qua Fev 28, 2007 8:52 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vitor Isaia » Dom Fev 23, 2014 2:16 pm

Acredito que o que conhecemos de técnicas, 'manhas' e 'segredos' sobre a pesca de robalo seja algo entre 15 a 20% do total de fatores que de fato influenciam na pescaria.

Por isso eu já nem dou muita bola pra isso... rsrs
http://www.devocionaisdiarios.com
"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, Jesus Cristo,
para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)
Avatar do usuário
Marcos Zotto
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2068
Registrado em: Ter Mai 06, 2008 9:35 pm
Cidade:

Mensagem por Marcos Zotto » Dom Fev 23, 2014 7:43 pm

Olá Roberto,

Muito interessante o seu texto.
Poderia ampliar a sua explicação ?

Grato





Roberto Pezim Filho escreveu:A influencia da lua não é DIRETAMENTE sobre o robalo, mas sim sobre o alimento que se movimenta verticalmente e horizontalmente sobre a maré.
.
Em cada região, por diversos períodos de tempos, no estomago deles haverá uma maior proporção de DETERMINADO ALIMENTO que aparecerá em determinadas luas e estações, horários, etc. Este é o segredo dos experientes pescadores! Eles não se preocupam em visualizar os peixes a serem pescados, mas sim, identificar com antecedência o alimento deles a ser fornecido pela natureza.
.
Portanto, para cada região e período, deve-se saber sobre a alimentação deles. Os peixes possuem dois relógios biológicos. Um ativado pela LUZ e outro ativado pela FREQUENCIA DE ALIMENTAÇÃO. Não estão no cérebro e sim no fígado. No caso da alimentação, eles se preparam com antecedência para este período. Pescadores experientes em uma região, possuem de forma empírica conhecimento deste relógio.
.
Em determinados momentos de falta de luz, há uma redução de melatonina e os peixes se comportam como se estivessem no inverno, assim, há diversos fatores pormenores aos citados momentos de alimentação.
.
Não adianta nada ter uma lua de quarto e mare limpa, tempo quente, etc... se o alimento deste momento não existir no relógio biológico do peixe.
.
Difícil é arrancar de pescadores da região estas informações, elas são o segredo da subsistência deles.
Avatar do usuário
Carlos OGAsawara
GARATÉIA DE ADAMANTIUM
Mensagens: 18279
Registrado em: Sex Set 10, 2004 8:58 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Carlos OGAsawara » Qua Fev 26, 2014 11:46 am

boa pergunta Marcão
Marcos Zotto escreveu:Olá Roberto,

Muito interessante o seu texto.
Poderia ampliar a sua explicação ?

Grato





Roberto Pezim Filho escreveu:A influencia da lua não é DIRETAMENTE sobre o robalo, mas sim sobre o alimento que se movimenta verticalmente e horizontalmente sobre a maré.
.
Em cada região, por diversos períodos de tempos, no estomago deles haverá uma maior proporção de DETERMINADO ALIMENTO que aparecerá em determinadas luas e estações, horários, etc. Este é o segredo dos experientes pescadores! Eles não se preocupam em visualizar os peixes a serem pescados, mas sim, identificar com antecedência o alimento deles a ser fornecido pela natureza.
.
Portanto, para cada região e período, deve-se saber sobre a alimentação deles. Os peixes possuem dois relógios biológicos. Um ativado pela LUZ e outro ativado pela FREQUENCIA DE ALIMENTAÇÃO. Não estão no cérebro e sim no fígado. No caso da alimentação, eles se preparam com antecedência para este período. Pescadores experientes em uma região, possuem de forma empírica conhecimento deste relógio.
.
Em determinados momentos de falta de luz, há uma redução de melatonina e os peixes se comportam como se estivessem no inverno, assim, há diversos fatores pormenores aos citados momentos de alimentação.
.
Não adianta nada ter uma lua de quarto e mare limpa, tempo quente, etc... se o alimento deste momento não existir no relógio biológico do peixe.
.
Difícil é arrancar de pescadores da região estas informações, elas são o segredo da subsistência deles.
Avatar do usuário
Roberto Pezim Filho
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 9:14 pm
Cidade:

Mensagem por Roberto Pezim Filho » Qua Fev 26, 2014 12:34 pm

desculpa pela demora, o texto ampliado é o livro "relógio biológico em peixes".
Avatar do usuário
Thiago Binotto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 616
Registrado em: Qua Nov 24, 2010 6:25 pm
Apelido: Binotto
Cidade:

Mensagem por Thiago Binotto » Qui Fev 27, 2014 4:56 pm

Muito inetresante!

Algo similar pode ser visto no estudo da Faculdade de Engenharia de Pesca do Pará.

Segue link do material e atentem a leitura a partir da página nº 04.

http://www.uco.es/organiza/servicios/pu ... osVera.pdf

Forte abraço,
BINOTTO, Thiago
/ct0
Avatar do usuário
Vinicius Cordeiro
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 421
Registrado em: Qui Jan 20, 2011 6:16 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Vinicius Cordeiro » Qui Fev 27, 2014 8:38 pm

Prefiro ir pescar do que ler... mas o texto é muito interessante...
PRATIQUE O PESQUE E SOLTE!
Avatar do usuário
Roberto Pezim Filho
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 301
Registrado em: Seg Mar 05, 2012 9:14 pm
Cidade:

Mensagem por Roberto Pezim Filho » Dom Mar 02, 2014 8:37 am

Vinicius Cordeiro escreveu:Prefiro ir pescar do que ler... mas o texto é muito interessante...
.
Vinicius, depende das condições financeiras de cada um. Por exemplo, tenho sempre amigos com celuares em locais de pesca que me avisam sobre as condições, ex: agua quente robalo na superficie, peixe batendo, etc... Não tenho condições para "ver qual é...." uma diverção limitada as minhas condições. Não posso aprender pro experiência somente, sai caro e custa tempo, e tenho falta dos dois. Então os mais favorecidos ensinam aos menos, é o maior motivo que tenho de ler e interagir com o caterva.
Responder

Voltar para “- ROBALO -”