Fiscalizacao aerea da pesca profissional

Um fórum especialmente criado para falar sobre o meio-ambiente. Um assunto as vezes chato, as vezes cansativo, mas que precisa ser abordado e a cada dia mais importante para a continuidade do nosso esporte.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Fiscalizacao aerea da pesca profissional

Mensagem por Beto Akamine » Sex Fev 22, 2008 8:46 am

Bom dia amigos
Recebi esta notícia através do informativo do Clube de Pesca Cananéia. Confirmei na home page da Prefeitura Municipal de Ilha Comprida o nome da bióloga e da assessora de imprensa.

Torço para que essas ações sejam estendidas cada vez mais para outras regiões do Brasil.

NOTA IMPORTANTE:
Fiscalização aérea identifica pesca irregular em SP - Operação conjunta do Ibama e das Polícias Federal e Ambiental fotografou 32 barcos pesqueiros próximos das praias de Iguape, Ilha Comprida e Cananéia - A pesca irregular dos barcos de arrasto e das parelhas - embarcações que navegam paralelas e arrastam grandes redes entre elas - foi flagrada, no litoral sul de São Paulo, durante a primeira fiscalização marinha com sobrevôo, realizada entre os dias 25 e 27 de junho, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pela Polícias Federal e Ambiental.
A operação conjunta fotografou 32 barcos pesqueiros próximos das praias de Iguape, Ilha Comprida e Cananéia, alguns com o número de registro raspado ou coberto com lona, para dificultar a identificação. A legislação paulista impede a ação de grandes embarcações de parelha dentro do limite de 1,5 milha (2,8 quilômetros) da costa.
A oceanógrafa do Ibama Danielle Paludo, que participou da operação, disse que a ação pelo ar possibilitou o expressivo flagrante, dificultado por ações em terra. Embora receba, em média, uma denúncia por dia, o Ibama só havia multado dois barcos este ano. Com as fotografias das embarcações, os proprietários estão sendo identificados pela Marinha e autuados pelo Ibama com multas que vão de R$ 20 mil a R$ 50 mil. A maior parte delas é de Santos, mas há barcos de Santa Catarina e do Rio. A oceanógrafa explicou que a situação é agravada por envolver o Complexo Estuarino Lagunar, considerado um dos berçários de peixes mais importantes do País. Ela afirmou que a ação das parelhas causa grande impacto ambiental, porque, ao revolver o fundo o mar, destrói o habitat de várias espécies e, no descarte, causa a morte dos filhotes.
Todos os anos, milhares de peixes com até 500 gramas aparecem mortos nas praias da região. "Esta pesca predatória também arrasa a economia de cidades como Iguape e Cananéia, que têm na pesca sua principal atividade", afirmou ela.
Márcia Colla./Jornalista.
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Fev 26, 2008 10:30 am

Excelente notícia ... Tomara que estas ações sejam constantes ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Jorge Dias Martins
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 432
Registrado em: Seg Mar 05, 2007 11:39 pm
Cidade:

Mensagem por Jorge Dias Martins » Qui Fev 28, 2008 9:24 pm

Eh uma tristeza o que fazem. E pior eh a ineficiencia do IBAMA. No GPP coloquei o topico reproduzido abaixo e depois citei a campanha da Caterva contra as redes atraves dos banners. Ate foi dada a ideia de fazermos adesivos para serem colocados nos carros.

"Aproveitando o topico-denuncia do Hugo dos desmandos com o dinheiro publico aproveito para denunciar nao pescas irregulares, mas sim a incompetencia de um orgao publico. IBAMA.
Ja fiz denuncias ao IBAMA por e-mail de barcos que regularmente fazem pesca predatoria e irregular. Pescando a 20 metros da praia entre Barra de Sao Joao e Rio das Ostras e a resposta foi que deveria identificar o responsavel, provavelmente queriam saber tambem o tipo sanguinio.

DENUNCIAS DE HOJE.

- Na Praia Vermelha (RJ capital) redes estao permanentemente colocadas a partir de uns dez metros da areia. Vejam que em volta eh area militar. Ninguem faz nada.


- Diariamente diversos barcos de pesca ficam no final da tarde na entrada da Enseda de Botafogo (RJ capital) no final do dia e em determinado momento um ou dois aproximam-se da Praia da Urca e muro da Urca, a menos de 20 metros passando arrastao para captura de pequenos peixes ( a maioria filhotes) para levarem a mar aberto para pesca de atum. Acabam com a vida marinha em seus bercos. Isto pode ser visto de qualquer ponto da Urca ou Av.Rui Barbosa, qualquer um ve, so o IBAMA nao ve.

- Diariamente em diversar outras praias do Rio de Janeiro sao extendidas proximo a areia redes, seja em Sao Conrrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes... So o IBAMA nao ve e quando avisado nao tomo providencia,

Seria bom se outras denuncias fossem agregadas a esta. Alem de cidadaos somos pescadores que pagamos as taxas impostas. Nao estamos pedindo favor. Pedimo competencia, pedimos obrigacao em fiscalizar e punir.

DENUNCIEM TAMBEM!

.
_________________
.
abracos,
Jorge

Com o tempo voce descobre que pescar eh muito mais que pegar peixes."

Estou tambem copiando o post do Beto para o GPP pois tras uma ponta de esperanca nesta situacao escandalosa.

http://www.guiapescadepraia.com.br/foru ... php?t=9558
abracos,

Jorge
---------------------------------------------------
Com o tempo voce descobre que pescar eh muito mais que pegar peixes.

http://pescadepraia.forumeiros.com/index.htm

Imagem
Responder

Voltar para “- NOSSO MUNDO -”