CONTRA A EXTINÇÃO DO SALMÃO...

Um fórum especialmente criado para falar sobre o meio-ambiente. Um assunto as vezes chato, as vezes cansativo, mas que precisa ser abordado e a cada dia mais importante para a continuidade do nosso esporte.
Avatar do usuário
Alequisandra
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1629
Registrado em: Ter Abr 12, 2005 1:26 pm
Cidade:

CONTRA A EXTINÇÃO DO SALMÃO...

Mensagem por Alequisandra » Sex Abr 25, 2008 8:43 am






Agricultores, ambientalistas e autoridades estão tentando evitar um desastre nos Estados Unidos.



Agricultores, ambientalistas e autoridades estão tentando evitar um desastre nos Estados Unidos: a extinção de uma espécie de peixe pela ação do homem. A reportagem é dos correspondentes Rodrigo Alvarez e Sérgio Telles.

A história do salmão daria um livro de romance e aventuras. Pouco depois do nascimento na água fria dos rios, ele faz uma longa viagem até o oceano. Depois de três anos, tem a última refeição de sua vida e navega duas semanas contra a corrente. De volta aos rios, fica seis meses em jejum.

A fêmea cava o ninho, o macho fecunda as ovas e pouco depois, quando eles morrem, os pequenos salmões começam tudo outra vez. Mas esta história emocionante pode estar em suas últimas páginas.

Nos Estados Unidos, o salmão está ameaçado de extinção. Praticamente desapareceu da Baía de São Francisco e dos rios próximos. Pela contagem oficial, há cinco anos quase um milhão de salmões passaram embaixo da Golden Gate. Agora, os golfinhos fazem o espetáculo, mas ninguém vê salmão.

Apenas 60 mil voltaram da última viagem ao oceano. Alguns morreram nas represas ou sugados pelas bombas que desviam a água dos rios para as plantações.

Segundo um biólogo da Universidade de Berkeley, uma grande parte morreu de fome. Steve Beissinger diz que o aquecimento do planeta mata os pequenos organismos que servem de comida para o salmão.

O salmão corre perigo e, por ironia, de acordo com os pesquisadores, a única maneira de salvá-lo, é a ação do próprio homem.

Fomos a uma região da Califórnia, onde o homem está fazendo a parte dele. No Rio Butte Creek, as represas hoje têm escadas que facilitam a viagem do peixe. A água que vai para a agricultura passa por filtros que devolvem os filhotes pro rio.

Allen Harthorn defende que a melhor forma de salvar o salmão é restaurar o ambiente onde ele vive.

"Existe esperança e aqui temos um bom exemplo. Agricultores, governo e ambientalistas se juntaram para consertar os erros. E o melhor: o salmão aqui está começando a voltar", diz o ambientalista.









"Toda profissão é grande quando exercida com grandeza."
Avatar do usuário
Fabio A.
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2514
Registrado em: Qui Nov 01, 2007 4:38 pm
Cidade:

Mensagem por Fabio A. » Sex Abr 25, 2008 4:32 pm

Eu vi a matéria ontem. Até lá o bicho tá pegando hehehe....
Responder

Voltar para “- NOSSO MUNDO -”