Cuidado com a falta de informação e excesso de emoção.

Um fórum especialmente criado para falar sobre o meio-ambiente. Um assunto as vezes chato, as vezes cansativo, mas que precisa ser abordado e a cada dia mais importante para a continuidade do nosso esporte.
Avatar do usuário
Nelson Estêvão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1271
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 12:51 am
Cidade:

Cuidado com a falta de informação e excesso de emoção.

Mensagem por Nelson Estêvão » Dom Abr 27, 2008 10:35 pm

Caros amigos...
Venho atraves deste trazer um tema que vem me assustando. Faz pouco que iniciei no universo da pesca, mas venho vendo coisas que me assustam. A pouco tempo vi uma materia de um clube de pesca que realizou um peixamento (com Tucunares) em uma represa. Pelo que lembro foi feita uma campanha e a renda revertida para compra de tais peixes que depois seriam soltos em tal represa. Alegaram qua assim contribuiriam com a pesca na região. Claro que eram para seus proprio beneficio, pois teriam peixes esportivos para pescar. Grande feito, de muito valor a iniciativa. Pois bem, existe um erro grave! Ao introduzirem o tucunare na represa (em numero consideravel) eles exerceram uma pressao sem igual na base da cadeia alimentar daquela represa que nao estava preparada para um impacto, digamos que caido de para-quedas, sobre ela. Todo um ambiente por mais alterado que esteja, o mesmo tende ao equilibrio, sacrificando ou nao especies ali presentes. Por isso se queremos fazer algo em beneficio do recursos pesqueiros devemos começar por baixo, com a base da cadeia. No caso citado deveriam ter investido em lambaris, por exemplo, ja que sao a base da cadeia alimentar de quase todos os peixes piscivoros. Empresas especializadas em piscicultura, poderiam fazer todo o manejo correto das especies e suas quantidades. Por isso fica aqui a ideia (fazer peixamento em locais publicos a exemplo esta represa) que achei louvavel!!! Mas tenhamos o devido cuidado.

Vou tentar exemplificar a situação em uma represa:
Se houverem tucunares, trairas e outros peixes esportivos e piscivoros, nesta represa todos eles competiram pelo mesmo recurso, alimento, exercendo pressao sobre o mesmo. Num caso de alimento escasso haverá uma enorme diminuição dos alevinos que se tornaram adultos grandes e saudaveis. A represa ecologicamente tenderá a gerar um aquilibrio com opçoes variaveis: pouquissimos adultos grandes ou; peixes em numero razoavel porem em tamanhos reduzidos ou: em caso extremo extinção a longo prazo, dentre outras.
Ja num segundo caso pode ocorrer o contrario: uma represa com pouquissimos tucunares, trairas e outros piscivoros esportivo, com uma ampla e enorme população de lambaris, por exemplo. Como os recursos alimentres são abundantes nesta represa, haverá a longo prazo um aumento significativo da população dos piscivoros e de seus tamanhos, porem muito tempo depois haverá um equilibrio na população tanto dos piscivoros como na dos lambaris.
Acretido ter sido claro, simples e didatico.

Por isso fica aqui minha sugestao para futuras campanhas de peixamento, invistam principalmente na base da cadeia alimentar (lambaris por exemplo) e em seu alimento as vezes (pao, ração, quirera, etc...) porque a longo prazo os seus predadores se tornaram mairoes e talvez sua população aumente. E outra, alimentar lambaris é mais simples, rsrsrsrsrsrsrs!!!

Torno a dizer, a ideia de peixamento em locais publicos acho louvavel, apesar de toda a introdução exigir muitos estudos (assunto pra outra ocasião), acredito que a mesma possa ser feita com mais cautela e coerencia.
Grande abraço a todos.
Fica ai a ideia...
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Qua Jul 09, 2008 11:23 pm

Concordo plenamente... ate pq o tucunaré nao dá espaço pra outros peixes... aqui no RN, nao existem mais lagoas com diversidades maiores de peixes pq o tucunaré acaba com tudo... foi isso que fizeram, é isso que estao colhendo!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Responder

Voltar para “- NOSSO MUNDO -”