Racismo Ambiental (?)

Um fórum especialmente criado para falar sobre o meio-ambiente. Um assunto as vezes chato, as vezes cansativo, mas que precisa ser abordado e a cada dia mais importante para a continuidade do nosso esporte.
Avatar do usuário
jckruel
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 352
Registrado em: Dom Mai 07, 2006 8:04 am
Apelido: jckruel
Cidade:

Racismo Ambiental (?)

Mensagem por jckruel » Sex Jun 13, 2008 11:52 am

Racismo ambiental

Para Sérgio Ricardo, fundador da Rede Alerta contra o Deserto Verde Fluminense, o racismo ambiental tende a ganhar força na nova gestão do Ministério do Meio Ambiente, afetando as populações mais pobres.

“A alma e a ‘ideologia’ verde do novo ministro há muito tempo foram vendidas ao grande capital especulativo e às grandes empresas poluidoras, principalmente as transnacionais que, no Brasil, vêm cada vez mais se apropriando das terras férteis, da água e do nosso valioso patrimônio ambiental”, avalia.

Ele diz que, na gestão de Minc como secretário, houve o licenciamento às pressas de 12 empreendimentos industriais altamente poluidores no interior da Baia de Guanabara, ao mesmo tempo que foram perseguidas as comunidades de pescadores artesanais.

“Cruzando os mapas dos EIA-RIMAs destes projetos nota-se que quase toda a extensão da Baia de Guanabara será transformada em Área de Exclusão de Pesca, ou seja, mais de 20 mil pescadores artesanais, catadores de caranguejos etc. terão que ir pescar em terra ou no Planeta Marte, já que na baía será inviável”, ironiza o ambientalista.

Segundo ele, entre os empreendimentos licenciados com tanta agilidade pelo então secretário Minc, está uma Refinaria da Petrobras, em Itaboraí, que teria passado por esse processo em apenas seis meses. “A Refinaria afetará a Área de Proteção Ambiental (APA) Federal de Guapimirim, onde existem ainda 80 km 2 de manguezais preservados e intensa atividade de pescadores artesanais, categoria que está sendo transformada em novos Refugiados Ambientais”.


Pois é...Na busca de desenvolvimento a qualquer custo é assim que se chega a Ministro! Em breve, ao que tudo indica, estaremos comendo dinheiro e ferro (esse, já estamos levando há muito tempo) .

Fala-se também em confiscar bois na Amazônia, sendo que a solução é simples, bastando buscar com seriedade a regularização fundiária numa área totalmente abandonada pelos governos há mais de 50 anos.

É por isso (entre outras) que a arroba do boi no Mercado Futuro está cotada em R$100,00! Não vejo onde o Ministro vai colocar tantos bois a não ser que use os currais eleitorais que vem permitindo que tudo aconteça desde sempre!

abs

kruel
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Qui Jun 26, 2008 11:51 am

Categoricamente:
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Responder

Voltar para “- NOSSO MUNDO -”