80% do estoque pesqueiro esta ameaçado

Um fórum especialmente criado para falar sobre o meio-ambiente. Um assunto as vezes chato, as vezes cansativo, mas que precisa ser abordado e a cada dia mais importante para a continuidade do nosso esporte.
Rafael Oliveira
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 293
Registrado em: Ter Fev 12, 2008 4:19 pm
Cidade:
Contato:

80% do estoque pesqueiro esta ameaçado

Mensagem por Rafael Oliveira » Qua Ago 20, 2008 12:01 pm

CERCA DE 80% DO ESTOQUE PESQUEIRO DO BRASIL ESTÁ AMEAÇADO, ALERTA ESTUDO DO GREENPEACE

O dado é uma das conclusões do relatório À deriva - Um panorama dos mares brasileiros lançado hoje (19/8) para marcar o início da nova Campanha de Oceanos da organização/

*São Paulo, 19 de agosto* *de 2008* - O Greenpeace Brasil divulgou hoje, o relatório /À deriva - Um panorama dos mares brasileiros/. Os dados mais alarmantes do estudo ficam por conta da quantidade de Áreas Marinhas Protegidas do País (apenas 0,4% de toda a costa) e do estoque
pesqueiro: das espécies economicamente exploradas, 80% estão ameaçadas.
O estudo marca o lançamento da primeira campanha em defesa dos oceanos direcionada à preservação dos mares brasileiros do Greenpeace.

Elaborado pelo Greenpeace a partir de entrevistas com 46 especialistas da área, o relatório aponta os principais desafios e soluções para a conservação dos oceanos. A pesca marinha nacional gera 800 mil empregos no Brasil, sendo responsável pela sobrevivência de 4 milhões de brasileiros. O desafio do setor é encontrar maneiras de manter a produção, sem ultrapassar a capacidade natural de reposição dos estoques pesqueiros. "Regularizar a atividade pesqueira é garantir a continuação da sustentabilidade econômica do setor no futuro", afirma Leandra Gonçalves, coordenadora da campanha de Oceanos do Greenpeace Brasil.

Além da pesca, o estudo identifica outros três temas prioritários na preservação dos oceanos: impactos das mudanças climáticas nos oceanos, criação de áreas marinhas protegidas e ausência de uma Política Nacional de Oceanos.

*Mudanças climáticas -* Com o aumento da temperatura dos oceanos e o derretimento das geleiras, perde-se a biodiversidade, o nível do mar aumenta e as zonas costeiras correm perigo. Até o final do século, estima-se que cerca de 125 milhões de pessoas serão desabrigadas no mundo pelas mudanças climáticas. Para reverter esse quadro, é preciso reduzir os níveis de CO_2 , acabar com o desmatamento e as queimadas e promover o consumo racional dos recursos naturais.

*Áreas Marinhas Protegidas* - A principal ferramenta de proteção dos oceanos são as Áreas Marinhas Protegidas. Hoje, apenas 0,4% dos mares nacionais representam esse tipo de unidade de conservação. O Greenpeace recomenda que 40% dos oceanos sejam reservas marinhas e o Brasil pode colaborar com a sua parte nesse percentual.

Para que essas e outras medidas tornem-se realidade é necessário o desenvolvimento de uma Política Nacional de Oceanos efetiva, que implemente reservas marinhas com equipamentos necessários, recursos humanos capacitados, fiscalização e atividades para a sociedade. "O bioma marinho nunca foi prioridade para o governo brasileiro. O descaso não está relacionado à falta de órgãos gestores, mas sim à falta de coordenação entre eles", afirma Leandra. "Hoje mesmo as pessoas têm dificuldade para localizar o órgão onde devem pedir as devidas licenças ambientais. Há uma sobreposição de poderes".


O relatório completo está disponível on-line no http://www.greenpeace.org/brasil/docume ... -dos-mar-2.



Triste muito triste... cada vez menos peixes para praticarmos o que tanto gostamos...

O que vai sobrar.... daqui a pouco ficaremos felizes em pescar ouriços
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Qua Ago 20, 2008 12:39 pm

Texto riquissimo... mas insisto no mesmo ponto: Se não houver fiscalização, de nada adiantará!
A lei já proibe varias atividades predatorias, mas elas só fazem crescer, pois nao existe forma de se inibir (fiscalização; multas; penas criminais efetivas).
Vamos torcer com a ajuda divina!!!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Marcio R.
CALOURO
Mensagens: 17
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 12:41 pm
Cidade:

Mensagem por Marcio R. » Qua Ago 20, 2008 1:30 pm

E ainda vão criar o Ministério da Pesca com o objetivo de aumentar a produção de pescado....É pra acabar!
Responder

Voltar para “- NOSSO MUNDO -”