ATENTATO AO TUCUNARÉ EM TRÊS MARIAS

Um fórum especialmente criado para falar sobre o meio-ambiente. Um assunto as vezes chato, as vezes cansativo, mas que precisa ser abordado e a cada dia mais importante para a continuidade do nosso esporte.
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

ATENTATO AO TUCUNARÉ EM TRÊS MARIAS

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Out 06, 2008 7:55 pm

Pessoal, fomos parados por um barco da Polícia Florestal no lago de 3 Marias e no bate papo tivemos uma triste notícia.

O IBAMA ESTUDA A POSSIBILIDADE DE LIBERAR O "RELA" PARA OS PESCADORES PROFISSIONAIS.

Na cidade de 3 Marias existem cerca de 2000 a 2500 pescadores profissionais cadastrados e autorizados a pescar e destruir tudo que existe por lá. O tal "RELA" funciona assim.

Imagem
Encontra-se uma grota e com uma rede de malha fina muito grande e fecha uma grota, colocando um zig-zag de redes. Depois entram dentro dela e vem espantando os peixes, em geral o tucunaré. Em uma noite pega-se 500 kg de tucunaré. E não tem medida nem tamanho, tudo que vem morre e vira filet.

O pior, o IBAMA e a CODEVASF incentivam a matança dos tais EXÓTICOS mas se esquecem de olhar os outros lados do mesmo problema.

Como disse ao florestal que me contou esta barbaridade - pode mandar fechar as pousadas todas nas margens do lago. Fecha o Náutico, fecha a Tânia... Rio do Boi... fecha tudo. Quem vai sair de BH pra ir lá pescar nada ou pescar lambarí e curimba? Ninguém.. morre o tal Circuito Turístico do Lago de 3 Marias - o vergonha viu.

Gente, os mineiros daqui do Caterva, será que é dificil demais fazer alguma coisa? Eu sozinho não tenho poder, mas um grupo tem...
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Chris
ANZOL DE OURO
Mensagens: 893
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 2:02 pm
Cidade:

Mensagem por Chris » Seg Out 06, 2008 8:10 pm

Sem comentarios..
Abaixo assinado ja é alguma coisa nao acha Zeca?


Abraço
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Out 06, 2008 8:23 pm

Vou postar aqui uma ideia e um sonho meu.

Sempre fui contra as feiras de pesca da forma como elas são feitas hoje, uma intenção exclusiva de vender e não de criar uma uniao, divulgar novidades, projetos... então eu pensei...

Pq não fazer um Encontro de Pescadores Esportivos?

Onde o foco não é a venda e sim a pessoa, o pescador. Com programações de cursos, palestras, encontros, mesas redondas e muita conversa... troca de ideias...

Numa destas mesas redondas eu adoraria colocar um tema para debate. Os peixes exóticos.

Minha intenção é colocar numa mesma mesa:
- os biólogos a favor do abate de todo e qualquer exótico.
- Ibama
- pescadores esportivos
- biólogos a favor da manutenção dos exóticos
- entidades de turismo
- hoteis e pousadas que recebem pescadores esportivos
- pescadores profissionais
- governos

Colocar todo mundo junto e discutir e tentar chegar em uma maneira de equacionar esta coisa. Não tem uma vez que eu vá a Três Marias que eu não veja km e km de rede e que uma nao enrosque no elétrico ou um relato de gente que pegou uma rede no motor do barco. Cansei de chegar em um local e olhar a estrutura e nao ter ação de peixe - e depois saber que um dia antes o fulano de tal passou rede ali.

Numa semana uma grota ta saindo peixe bom, na outra tem rede lá.

Ai a gente vai andando como nomade, trocando de lugar a medida que o peixe vai sumindo.

Temos pessoas interessadas nisso... até mesmo quem vai lá pescar e mata todos os peixes que pega... daqui a alguns dias nem isso ele vai poder fazer.

Bom, feito o encontro teriamos sim a parte de exposição e de venda, mas agora não estaríamos atrelados a uma marca ou uma loja, e sim a todas as que apoiarem a ideia. É sim uma utopia mas acho a maneira mais viável de fazer qualquer coisa.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Seg Out 06, 2008 8:24 pm

Chris escreveu:Sem comentarios..
Abaixo assinado ja é alguma coisa nao acha Zeca?


Abraço
Claro que é, vou usar os nomes que já tenho pra isso... mas lá a coisa precisa ser mais pesada... abaixo assinado não é muito por lá. Mas faremos pra unir forças...
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Out 06, 2008 9:37 pm

O que eu puder fazer, conte comigo ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Rodrigo Rodrigues
ANZOL DE OURO
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 2:23 pm
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Rodrigues » Ter Out 07, 2008 11:55 am

Desculpe a ignirância, não conheço nada disso, mas:

Não tem como colher mais informações e passar pra algum orgão do governo superuir a eles ??? Derrepente a bucha vem de cima !!!
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Out 07, 2008 12:06 pm

Rodrigo Rodrigues escreveu:Desculpe a ignirância, não conheço nada disso, mas:

Não tem como colher mais informações e passar pra algum orgão do governo superuir a eles ??? Derrepente a bucha vem de cima !!!
Neste caso não, tem que unir as pessoas interessadas na preservação do tucunaré e na pesca esportiva deste peixe e entrar contra esta possivel liberação ou ir lá no Ibama perguntar...
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Rafael Araujo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 400
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 4:16 pm
Cidade:

Mensagem por Rafael Araujo » Ter Out 07, 2008 2:58 pm

Na minha oipiniao e impossivel acabar com os tucunares nao acaba + eles temq intender isso, e na rela nao se pega so eles vai traira corvina piranha tudo que tiver an frente quem axa q os caras vao soltar oq nao eh tucunare, duvido caiu na rede e peixe literalmente!!!!
Não mate o rio solte os peixes....
Avatar do usuário
Chris
ANZOL DE OURO
Mensagens: 893
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 2:02 pm
Cidade:

Mensagem por Chris » Ter Out 07, 2008 3:35 pm

Rafael Araujo escreveu:Na minha oipiniao e impossivel acabar com os tucunares nao acaba + eles temq intender isso, e na rela nao se pega so eles vai traira corvina piranha tudo que tiver an frente quem axa q os caras vao soltar oq nao eh tucunare, duvido caiu na rede e peixe literalmente!!!!
Como impossivel acabar???? é totalmente possivel acabar..
imagina vc ir pra la e so pescar Tucunares do tamanho de lambaris?
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Out 07, 2008 4:06 pm

Rafael Araujo escreveu:Na minha oipiniao e impossivel acabar com os tucunares nao acaba + eles temq intender isso, e na rela nao se pega so eles vai traira corvina piranha tudo que tiver an frente quem axa q os caras vao soltar oq nao eh tucunare, duvido caiu na rede e peixe literalmente!!!!
Rafael, é exatamente o mesmo que eu penso. E é isso que quero falar com eles. Quem mata não vai olhar se é ou não exótico, vai matar.

Sobre acabar com o Tucunaré - qualquer um mais esperto sabe que NAO EXISTE COMO eliminar o peixe do reservatório, mas a utopia dos caras chega a tanto que passam a acreditar no impossível. E com isto fazem coisas como esta.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Out 07, 2008 4:07 pm

Chris escreveu:
Rafael Araujo escreveu:Na minha oipiniao e impossivel acabar com os tucunares nao acaba + eles temq intender isso, e na rela nao se pega so eles vai traira corvina piranha tudo que tiver an frente quem axa q os caras vao soltar oq nao eh tucunare, duvido caiu na rede e peixe literalmente!!!!
Como impossivel acabar???? é totalmente possivel acabar..
imagina vc ir pra la e so pescar Tucunares do tamanho de lambaris?
Ue, vc mesmo disse, pegar tucunares do tamanho de lambaris... mas ainda assim seriam tucunarés... nao deixaram de existir...
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Chris
ANZOL DE OURO
Mensagens: 893
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 2:02 pm
Cidade:

Mensagem por Chris » Ter Out 07, 2008 4:17 pm

zeca escreveu:
Chris escreveu:
Rafael Araujo escreveu:Na minha oipiniao e impossivel acabar com os tucunares nao acaba + eles temq intender isso, e na rela nao se pega so eles vai traira corvina piranha tudo que tiver an frente quem axa q os caras vao soltar oq nao eh tucunare, duvido caiu na rede e peixe literalmente!!!!
Como impossivel acabar???? é totalmente possivel acabar..
imagina vc ir pra la e so pescar Tucunares do tamanho de lambaris?
Ue, vc mesmo disse, pegar tucunares do tamanho de lambaris... mas ainda assim seriam tucunarés... nao deixaram de existir...
Sim Zeca, tb concordo que nao deixaram de existir, me expressei mal.
mas quem vai querer pescar Tucunaré do tamanho de lambaris?
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Ter Out 07, 2008 4:40 pm

Chris escreveu:
zeca escreveu:
Chris escreveu:
Rafael Araujo escreveu:Na minha oipiniao e impossivel acabar com os tucunares nao acaba + eles temq intender isso, e na rela nao se pega so eles vai traira corvina piranha tudo que tiver an frente quem axa q os caras vao soltar oq nao eh tucunare, duvido caiu na rede e peixe literalmente!!!!
Como impossivel acabar???? é totalmente possivel acabar..
imagina vc ir pra la e so pescar Tucunares do tamanho de lambaris?
Ue, vc mesmo disse, pegar tucunares do tamanho de lambaris... mas ainda assim seriam tucunarés... nao deixaram de existir...
Sim Zeca, tb concordo que nao deixaram de existir, me expressei mal.
mas quem vai querer pescar Tucunaré do tamanho de lambaris?
Exatamente esta a nossa questão. .. quem vive de receber pescadores atras do tucunaré vai ter que fechar as portas.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Chris
ANZOL DE OURO
Mensagens: 893
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 2:02 pm
Cidade:

Mensagem por Chris » Ter Out 07, 2008 4:44 pm

Oq acha Zeca de fazermos um levantamento de Marinas e Pousadas em torno da Represa que vivem em funçao do Tucunare.
que seja pela internet mesmo, enviando e-mail para tentar mobilizar essa gente tda para fazer um levante.
Avatar do usuário
Felipe Moraes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2169
Registrado em: Qua Mai 03, 2006 2:52 pm
Cidade:
Contato:

res

Mensagem por Felipe Moraes » Ter Out 07, 2008 5:03 pm

De um lado o pescador profissional, suado, cansado, sem recursos financeiros e nenhum apoio de ninguém, determinado a colocar redes sem dó e matar tudo por um único motivo: sua sobrevivência e de sua família.

De outro lado o pescador amador, que muitas vezes nem entende o que é pescar e soltar, pois foi criado com a mentalidade de que é matando que se prova aos amigos e familiares que pegou 'aquele peixão", esquecendo que na maioria das vezes o peixe fica congelado em casa por meses até perder, e aquilo ali poderia ter sido uma simples e bonita fotografia, e o peixe ainda estar vivo e maior para proporcionar a mesma alegria a outros pescadores.

De outro lado(terceiro0 o pescador esportivo, na maioria bem equipado, com barcos modernos, motores, varas e equipamentos caríssimos, praticando a pesca esportiva por um motivo: a paixão de pescar. Esse sabe e precisa soltar o peixe, pois ele quer manter sua "bola de futebol" no campo, afinal como jogar futebol sem a bola, ou melhor, como pescar sem o peixe?

No último lado o governo, muitas vezes numa encruzilhada, sem saber o que fazer e a quem atender, pois sabe que o profissional precisa viver, o amador e o esportista pescar, e além disso existem os problemas mais urgentes, como saúde, educação, segurança, etc.

No meu ponto de vista, fazer o que o Zeca sugeriu já é um bom começo, porque na minha opinião, de todas essas "classes" citadas, o pescador esportivo é provavelmente o mais resolvido de todos, conhece bem o que todas as outras classes fazem, como agem e o que querem. E também tem um poder aquisitivo e intelectual maior, sem generalizar. Somente uma entidade não governamental de pescadores esportivos poderá fazer um movimento de construção de uma pratica de conservação ambiental que possa ser boa pra todos, amadores, profissionais e esportistas. Um ótimo exemplo são os criatórios de tilápias, que mesmo sendo um pouco perigoso para o lago, em decorrência de possíveis bactérias que peixes alevinos de outros lugares possam trazer, ainda assim é melhor, pois o desequilíbrio ambiental certamente será menor.

Outra questão importantíssima na minha opinião é o turismo de pesca e ecológico. Certamente traz muito mais receita ao governo do que simplesmente liberar a "rela". Existem "n" pousadas que precisam de peixes nos lagos e rios, e os pescadores profissionais que não se adaptarem a criação de peixes em cativeiro, têm a opção de se tornarem guias turísticos, afinal pesca esportiva dá muito retorno. E mantendo os peixes no lago, nada impedirá dele pescar um peixinho pra ele e pra sua família, mantendo um equilíbrio geral, dinheiro no bolso, peixe no prato em abundância para o profissional, turismo e renda para governo e pousadas e emoções garantidas aos pescadores esportivos.

Zeca, te admiro muito por ser um cara que faz acontecer. Iniciativas como essa tem de ser levadas adiante. Conte comigo. Abração e vamos lá pescadores.... ... ...... ... ...... ....
Fishing is life
Comunidade no Orkut, "Tucunaré, esse é Bruto"
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15122507

Imagem
Avatar do usuário
Eric Carreras
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3456
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 12:35 am
Cidade:

Mensagem por Eric Carreras » Ter Out 07, 2008 5:06 pm

É bom fazer contato com a imprensa e pedir pra eles fazerem uma materia por lá metendo o pau na adm pública...
só assim as pessoas vêem esse absurdo!!!
http://www.jampafishing.com/
"Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado, a humanidade vai entender que
dinheiro não se come!"
Avatar do usuário
Otavio Vieira
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2978
Registrado em: Sex Jun 29, 2007 11:25 pm
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: otavio_pescagerais
Contato:

Mensagem por Otavio Vieira » Ter Out 07, 2008 7:53 pm

Estou disposto a participar.
Se eu puder ajudar em alguma coisa, conte comigo!
Abraços
Imagem

Nosso foco é competição de pesca esportiva

https://www.pescagerais.com.br/
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Qua Out 08, 2008 12:05 am

Chris escreveu:Oq acha Zeca de fazermos um levantamento de Marinas e Pousadas em torno da Represa que vivem em funçao do Tucunare.
que seja pela internet mesmo, enviando e-mail para tentar mobilizar essa gente tda para fazer um levante.
Vou enviar um email pro pessoal de Tupaciguara, o Juruna tem dados interessantes sobre o valor do kilo do tucunaré vivo e dele morto. O quanto ele vivo vale para as pousadas e o quanto ele morto vale menos. Vou levantar alguns dados interessantes. Mas o mais importante é a conversa, um olhar o lado do outro. Só assim a coisa vai funcionar - nunca tentamos isto... e acho a única saida... vou pensar em algumas coisas e colocar aqui...

Iremos precisar de toda ajuda....

Otávio, claro que vai ser importante sua participação... vamos colocando ideias aqui.

Hoje o Almir deu uma ideia que pode ser interessante - separar pontos no lago onde se é permitida a pesca profissional e outros que só é permitida a esportiva. Temos que estudar maneiras de equacionar isto.
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
Chris
ANZOL DE OURO
Mensagens: 893
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 2:02 pm
Cidade:

Mensagem por Chris » Qua Out 08, 2008 10:45 am

Boa Zeca

To meio longe dai, mas se eu puder ajudar em algo dentro das minhas possibilidades conte comigo
abraço
Andrez BH
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 101
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 9:27 am
Cidade:

tres marias.

Mensagem por Andrez BH » Sex Out 10, 2008 11:08 am

A questao é:qdo o lago foi feito,criou-se um ambiente desertico...sem peixes,por nao subirem o rio mais.A soluçao encontrada pela CEMIG,responsavel pelo represamento foi que,como os ribeirinhos iriam sobreviver em um local sem peixes,somente com piranhas e pirambebas sem valor comercial,ja que os peixes nobres ficaram abaixo ou acima da represa?Soluçao:um peixe q crescesse rapido e populace o lago rapidamente.Tucunaré foi a soluçao.Como hj em dia todos os lagos com hidroeletricas tem o Tucunaré,uma especie ou outra.Me parece q a primeira aparicao do Tucunaré em Minas foi em Tres Marias,por isso temos o menor deles,o Amarelinho...depois em outras represas apareceram os Azuis(Furnas,Nova Ponte e outras)Os Azuis apareceram lá agora,novidade,tanto q nao peguei nenhum ate agora na regiao do nautico 3 marias.Parece q foram soltos em Felixlandia ou Morada Nova,onde a incidencia deles é maior.Para q o povo ribeirinho nao ficasse sem emprego eles foram introduzidos,mas com a fama de destruidores da fauna local,outros dizem q foi para acabar com as piranhas e pirambebas,nao acredito nisso.Sem nexo essa hipotese.Como se reproduzem mto e populam o lago rapidamente,o IBAMA entende q eles podem ser capturados de qualquer :?: forma.Assim satisfazendo o intuito dos profissionais.O IBAMA nao ta nem aí para pescadores esportivos,nós nao vivemos de peixes.Entao se proibirem as Relas,criariam um desentendimento grandioso com profissionais.Como resolver esse impasse?Já pensei e pensei sobre o caso,somos um contra mil,nao vejo soluçao,apesar de querer sempre ver o lago lotado de peixes pra entrarem nas nossas iscas e satisfazerem nossos egos de pescadores.Um profissional da Rela ja me disse:-Quer q meus filhos morram de fome,seu ingrato,egoista?.Me calei.
Andrez
Avatar do usuário
Felipe Moraes
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2169
Registrado em: Qua Mai 03, 2006 2:52 pm
Cidade:
Contato:

Re: tres marias.

Mensagem por Felipe Moraes » Sex Out 10, 2008 12:54 pm

Andrez BH escreveu:A questao é:qdo o lago foi feito,criou-se um ambiente desertico...sem peixes,por nao subirem o rio mais.A soluçao encontrada pela CEMIG,responsavel pelo represamento foi que,como os ribeirinhos iriam sobreviver em um local sem peixes,somente com piranhas e pirambebas sem valor comercial,ja que os peixes nobres ficaram abaixo ou acima da represa?Soluçao:um peixe q crescesse rapido e populace o lago rapidamente.Tucunaré foi a soluçao.Como hj em dia todos os lagos com hidroeletricas tem o Tucunaré,uma especie ou outra.Me parece q a primeira aparicao do Tucunaré em Minas foi em Tres Marias,por isso temos o menor deles,o Amarelinho...depois em outras represas apareceram os Azuis(Furnas,Nova Ponte e outras)Os Azuis apareceram lá agora,novidade,tanto q nao peguei nenhum ate agora na regiao do nautico 3 marias.Parece q foram soltos em Felixlandia ou Morada Nova,onde a incidencia deles é maior.Para q o povo ribeirinho nao ficasse sem emprego eles foram introduzidos,mas com a fama de destruidores da fauna local,outros dizem q foi para acabar com as piranhas e pirambebas,nao acredito nisso.Sem nexo essa hipotese.Como se reproduzem mto e populam o lago rapidamente,o IBAMA entende q eles podem ser capturados de qualquer :?: forma.Assim satisfazendo o intuito dos profissionais.O IBAMA nao ta nem aí para pescadores esportivos,nós nao vivemos de peixes.Entao se proibirem as Relas,criariam um desentendimento grandioso com profissionais.Como resolver esse impasse?Já pensei e pensei sobre o caso,somos um contra mil,nao vejo soluçao,apesar de querer sempre ver o lago lotado de peixes pra entrarem nas nossas iscas e satisfazerem nossos egos de pescadores.Um profissional da Rela ja me disse:-Quer q meus filhos morram de fome,seu ingrato,egoista?.Me calei.
Andrez
O tucunaré não reproduz muito, reproduz normalmente como os outros peixes. O que acontece é que ele é um peixe que cuida da prole, até seus filhotinhos ficarem grandinhos e assim ele os abandona. Portanto, é um peixe que "vinga" mais que os outros, o índice de sobrevivência é alto. Existe uma falsa idéia que o tucunaré acaba com tudo, porque rapidamente ele espalha, mas não é devido a voracidade, e sim ao fato de ser um peixe que tem essa defesa de prole. Além disso, ele não acaba com os outros peixes, apenas a incidência dele se torna maior. Em Lagoa Santa, por exemplo, ele foi solto há uns 4 anos e espalhou, mas continuam pegando muita tilápia e traíra no local, a natureza é sábia e se adequa. Quanto a questão dos profissionais, é um tiro no pé colocar redes, mas eles não entendem isso. Ganha-se muito mais se fosse um piloteiro do que matando peixes de 20 cm. Esse debate é longo, e deve ser feito em local adequado, contendo todas as classes, amadores, profissionais, governo e esportistas, só assim a coisa vai amadurecer.
Fishing is life
Comunidade no Orkut, "Tucunaré, esse é Bruto"
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15122507

Imagem
Rafael Araujo
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 400
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 4:16 pm
Cidade:

Mensagem por Rafael Araujo » Dom Out 12, 2008 1:12 am

Galera to meio lonje esses tempos mais vou da minha opiniao, conheco um pouco a regiao de morada nova a cidade pois meu tio mora la.

Felipe nao concordo coma sua colcacao sobre os pescadores profissionais,axo que os ribeirinhos soa humildes,mais ali na represa de 3 marias o governo finaciou muito barco emotor pro povo ali a preco de banana,mta gente ali ganha pra epscar do governoe nao epsca so tema cartera outros ao inves de trabalhar vai pescar porque ganha mais e se diverte,a maioria dos epscadores ali sao jovem ou pessoas mais velhas de vida ganha,isso memso possuem carro e casa propria,depois conversa com meu pai o Almir pra vc ver!!Eh uam falta de vergonha ali e eles n respeitam nada!!!


Sobre a outra colocacaoa represa nao e bem um deserto quando ela ta cheia tem mta vegetacao,se voce andar mais pra cima em morada nova tem mto ponto que e igual um pantanal,tem peixe d+ lambari sardinha piau piranha corvina corimba d+ memso cosia de louco e oque acaba com eles nao sao os tucunares e sim as redes!!!!Tadinho dos tucunares pra concorrer com traira piranha pirabeba e mergulhao!!!
Concorco que a intecao da codevasf quando introduziu os tucunares era diminuir as piranhas pois quando se fexou a represa o numero aumentou d+ e aidna e grande hj e isso e mto bom!!!!


SOLUCAO:Simples ,incentivar a construcao de pousadas promover mais eventos a cada ano em parceria com a prefeitura da cidade ,convidar o pessoal das cidades ao redor e da cidade para particirpar!!!SOmentes pesca esportiva morada nvoa e pequena e tem potencial para se pescar voces n fazem ideia ,(quem n conhece) os pontos que existem ali,as barras dos rios ,e cosia de louco,da pra abrir 50 pousadase todo mundo raxar de pegar peixe,se conseguir parceria coma prefeitura dali e fexa a pesca so ali ja eh um grande comeco nao precisamos mais do que akela regiao pra pescar !!!!


No mais posso arruamr um contato com a prefeitura (meu tio consegue) To a disposicao no que puder ajudar e tenho ctza que meu pai tambem esta
Não mate o rio solte os peixes....
Avatar do usuário
Gabriel Guimarães
ANZOL DE OURO
Mensagens: 906
Registrado em: Ter Jul 31, 2007 1:23 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Guimarães » Dom Out 12, 2008 5:05 am

zeca escreveu:Vou postar aqui uma ideia e um sonho meu.

Sempre fui contra as feiras de pesca da forma como elas são feitas hoje, uma intenção exclusiva de vender e não de criar uma uniao, divulgar novidades, projetos... então eu pensei...

Pq não fazer um Encontro de Pescadores Esportivos?

Onde o foco não é a venda e sim a pessoa, o pescador. Com programações de cursos, palestras, encontros, mesas redondas e muita conversa... troca de ideias...

Numa destas mesas redondas eu adoraria colocar um tema para debate. Os peixes exóticos.

Minha intenção é colocar numa mesma mesa:
- os biólogos a favor do abate de todo e qualquer exótico.
- Ibama
- pescadores esportivos
- biólogos a favor da manutenção dos exóticos
- entidades de turismo
- hoteis e pousadas que recebem pescadores esportivos
- pescadores profissionais
- governos

Colocar todo mundo junto e discutir e tentar chegar em uma maneira de equacionar esta coisa. Não tem uma vez que eu vá a Três Marias que eu não veja km e km de rede e que uma nao enrosque no elétrico ou um relato de gente que pegou uma rede no motor do barco. Cansei de chegar em um local e olhar a estrutura e nao ter ação de peixe - e depois saber que um dia antes o fulano de tal passou rede ali.

Numa semana uma grota ta saindo peixe bom, na outra tem rede lá.

Ai a gente vai andando como nomade, trocando de lugar a medida que o peixe vai sumindo.

Temos pessoas interessadas nisso... até mesmo quem vai lá pescar e mata todos os peixes que pega... daqui a alguns dias nem isso ele vai poder fazer.

Bom, feito o encontro teriamos sim a parte de exposição e de venda, mas agora não estaríamos atrelados a uma marca ou uma loja, e sim a todas as que apoiarem a ideia. É sim uma utopia mas acho a maneira mais viável de fazer qualquer coisa.
Muito legal a ideia Zeca!
COnte comigo nessa!
Abraço
CATERVA SUB-21

PESCA ESPORTIVA

Good things happen for those who bait!
Avatar do usuário
Breno Henrique
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1408
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 10:49 am
Cidade:

Mensagem por Breno Henrique » Qua Out 15, 2008 10:38 pm

um amigo meu teve pescando em sao jose do buriti,e me disse q ja estoa usando "rela",e os tucunas de la tao sumindo,ja foi duas pescaria,e nada.temos q aguir rapido.conte comigo
MAIS VALE UM DIA RUIM DE PESCARIA DO QUE UMA SEMANA BOA DE SERVIÇO....

BRENO 7LAGOAS
Avatar do usuário
Felipe Sidô Soares
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 443
Registrado em: Qua Mai 23, 2007 11:49 am
Cidade: Sete Lagoas
Estado: MG
Instagram: @heavyfishing7l @felipesido
Contato:

Contra a RELA

Mensagem por Felipe Sidô Soares » Qui Out 16, 2008 7:32 am

TAmo nessa é so convocar galera

Vlw
"O verdadeiro mestre não é o que ensina,
O verdadeiro mestre é o que inspira.... ...."
Avatar do usuário
Nelson Estêvão
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1271
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 12:51 am
Cidade:

Mensagem por Nelson Estêvão » Dom Out 26, 2008 4:27 pm

nao sei se fazem por gosto ou por burrice...
Perder o peixe faz parte... é ESPORTIVO.
Perder a isca não... é PREJUÍZO!!!
Avatar do usuário
Normando
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 236
Registrado em: Sex Dez 21, 2007 11:14 pm
Cidade:

Mensagem por Normando » Dom Out 26, 2008 10:36 pm

Deixa eu dar uma sugestão:
1- Poderia promover um simpósio, tipo"primeiro simpósio de pesca do circuito de tres marias"
2 - O ideal é que a realização fosse de um dos municípios que fazem parte do lago. Eu sugeriria Morada Nova, uma vez que parece que é o único município onde já se tem extruturado alguma atividade relativo à pesca.
3 - pra isso seria bom discutir com a administração municipal(estamos em final de mandato, portanto a partir de janeiro) através das secretarias de turismo, agricultura, EMATER.
4 - Através do municipio seria mais fácil contar com a participação de diversos seguimentos como Codevasf, Ministério público, empresas etc.
5- Se você se interessar posso te colocar em contato com o pessoal do Projeto Aguas do Rio Doce que tem organizado os Foruns das Águas, bem como a ONG Alma do Rio. Este pessoal tem bastante experiência neste tipo de evento e poderão contribuir muito.
Avatar do usuário
Felipe Albuquerque
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 204
Registrado em: Sáb Mai 17, 2008 3:05 pm
Cidade:

Mensagem por Felipe Albuquerque » Qua Nov 19, 2008 9:51 am

Como o Nelsão disse, tamo aqui pra ajuda.
Também sou totalmente contra, e muito mais, uma vergonha o IBAMA apoiar tal coisa.
Se ocorrer o tal encontro, procurar ajuda não só de empresas nacionais mais se possível internacionais que possam apoiar o projeto.
Discutir e elaborar projetos, também sobre a condição dos pescadores profissionais, pois afinal muitos deles fazem este tipo de pescaria para o sustento de suas famílias.
Infelizmente esse tipo de coisa não ocorre apenas com represas, mais matas e outras coisas que deveriam ser preservadas.
Acho que os recursos naturais do Brasil são imensos, e deveriam ser usadas de maneira lucrativa e que preserve, como no caso o turismo, e não como meio lucrativo e devastador.
Ta ai minha opinião.
Abraços.
Imagem
Feps
Avatar do usuário
Luciano R. Cota
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 467
Registrado em: Seg Mar 14, 2005 3:46 pm
Cidade:
Contato:

Introdução de Exóticos

Mensagem por Luciano R. Cota » Seg Nov 24, 2008 9:22 am

Pessoal.
Há muito tempo se fala muito sobre as espécies aquáticas exóticas aqui no fórum. Eu gostaria de dar a minha contribuição. Não sou o maior especialista no assunto a continuo aprendendo diariamente. No entanto, toda a minha vida acadêmica, graduação e pós, estudei a introdução de espécies em ambientes aquáticos.
Desta forma, gostaria de solicitar ao Zeca e ao Nelson para que eu pudesse disponibilizar a minha monografia de pós-graduação, INTRODUÇÃO DE ESPÉCIES NO BRASIL E NO MUNDO: ALGUMAS INICIATIVAS E PROPOSTAS DE COMBATE E PREVENÇÃO A ESPÉCIES AQUÁTICAS INVASORAS.
Desta forma espero contribuir para a discussão da introdução do tucunaré no lago de Três Marias.

Grande abraço.
Cota
"Eu não quero saber quem cortou a perna do Saci. Eu quero é o tênis!"
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: Introdução de Exóticos

Mensagem por NELSON MACIEL » Seg Nov 24, 2008 10:09 am

Cota escreveu:Pessoal.
Há muito tempo se fala muito sobre as espécies aquáticas exóticas aqui no fórum. Eu gostaria de dar a minha contribuição. Não sou o maior especialista no assunto a continuo aprendendo diariamente. No entanto, toda a minha vida acadêmica, graduação e pós, estudei a introdução de espécies em ambientes aquáticos.
Desta forma, gostaria de solicitar ao Zeca e ao Nelson para que eu pudesse disponibilizar a minha monografia de pós-graduação, INTRODUÇÃO DE ESPÉCIES NO BRASIL E NO MUNDO: ALGUMAS INICIATIVAS E PROPOSTAS DE COMBATE E PREVENÇÃO A ESPÉCIES AQUÁTICAS INVASORAS.
Desta forma espero contribuir para a discussão da introdução do tucunaré no lago de Três Marias.

Grande abraço.
Cota
Sem problema Cota .. Fique à vontade ...
Qualquer coisa entre em contato comigo por MP ou E-mail. Se vc estiver em Porto, me ligue ... Estou aqui até amanhã pela manhã - 51 8403-4725
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- NOSSO MUNDO -”