Inseticida no Paraiba do Sul.... ......mais UM

Um fórum especialmente criado para falar sobre o meio-ambiente. Um assunto as vezes chato, as vezes cansativo, mas que precisa ser abordado e a cada dia mais importante para a continuidade do nosso esporte.
Avatar do usuário
Silvio Araujo Neto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 698
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 11:14 am
Cidade:
Contato:

Inseticida no Paraiba do Sul.... ......mais UM

Mensagem por Silvio Araujo Neto » Sáb Nov 22, 2008 11:21 am

"Secretária acredita que vazamento de inseticida pode ter sido maior que o anunciado por empresa

Publicada em 21/11/2008 às 23h34m
Bom Dia Rio, Isabela Bastos, Tulio Brandão e Dicler de Mello e Souza - O Globo e CBN

Peixes mortos no rio / Foto: Felipe de Souza / Diário do Vale

RIO - Depois de vistoriar a indústria química Servatis, em Resende, que seria a responsável pelo despejo do pesticida endosulfan no Rio Pirapetinga, afluente do Paraíba do Sul, a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos afirmou que o vazamento pode ter sido muito maior que os 1,5 mil litros anunciados pela Servatis, como informa reportagem publicada neste sábado pelo jornal O Globo (acesso à íntegra somente para assinantes). Já o delegado da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) Fernando Reis disse que pode pedir a prisão dos responsáveis pela empresa.

- Se a negligência for provada, vou pedir a prisão dos responsáveis pela fábrica e pelo vazamento. Em primeira análise, parece ter havido negligência - disse o delegado, que confirmou que a Servatis e seus responsáveis foram indiciados pelo crime.

Nesta sexta-feira foi iniciada a retirada dos peixes mortos, com barcos cedidos pela Superintendência estadual de Rios e Lagoas, Defesa Civil e bombeiros. Estima-se as equipes retirem pelo menos três toneladas. A Feema recomendou aos moradores dos municípios do Médio Paraíba que não consumam peixes. Apesar disso, vários pescadores e moradores retiravam peixes mortos do rio. Nesta sexta, foram suspensos os abastecimentos de Vassouras e Três Rios. Marilene diz que a medida é preventiva, porque as análises de água nesses locais ainda não ficaram prontas.

Em entrevista coletiva, o diretor industrial da Servatis, Uataul Teixeira, alegou que a empresa protocolou informação sobre o vazamento no dia seguinte ao acidente na Feema e no Ministério Público. A Servatis estuda medidas de compensação ambiental, como a reposição de alevinos e o reflorestamento da mata ciliar.
Secretaria interdita empresa por vazamento de produto tóxico no Rio Paraíba do Sul

A Secretaria estadual de Ambiente interditou nesta sexta-feira a empresa Servatis, por causa do vazamento de pesticida no Rio Paraíba do Sul , segundo a rádio CBN. A secretária Marilene Ramos fez uma operação com agentes da Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais), da Secretaria, e policiais da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente) nesta sexta na empresa, que tem sede em Resende e constatou que ela opera em condições precárias de segurança.
Segundo Marilene Ramos, o vazamento ocorreu por causa de um dreno instalado indevidamente.

- A empresa só vai poder voltar a operar depois de realizar uma auditoria ambiental independente, que aponte todas as falhas, todas as inseguranças existentes e depois que ela venha a sanar estas inseguranças - disse Marilene à rádio CBN.

Ao inspecionar a Empresa Servatis, a equipe encontrou diversas irregularidades, principalmente quanto ao armazenamento de seus produtos.

- A partir desta segunda-feira, a empresa passará por uma rigorosa auditoria ambiental. Ao vistoriar a empresa, nós constatamos que o armazenamento de resíduos do pesticida Endosulfan está totalmente inadequado, representando risco iminente de vazamento para o meio ambiente. A empresa também responderá por omissão, uma vez que os proprietários não comunicaram o vazamento, em tempo ágil, às autoridades ambientais - disse Marilene Ramos.

Segundo a secretária, a empresa Servatis é reincidente. Isso porque, há cerca de três meses, houve vazamento do gás inseticida Dimetutato. O caso não foi comunicao para as autoridades.

Em nota, a Servatis reconheceu ser a responsável pelo despejo acidental de produto tóxico usado na fabricação de inseticida, que acabou provocando mortandade de peixes.

A empresa foi autuada pela Feema, mas o valor da multa ainda não foi definido.

Técnicos da Feema coletaram amostras de água do Paraíba do Sul nesta sexta e constataram que o curso d'água está nos níveis aceitáveis para abastecimento não oferecendo qualquer risco à saúde da população.

Segundo a rádio CBN, o resultado da análise da água coletada no Rio Paraíba do Sul deve ficar pronto na semana que vem.

Os diretores da Empresa serão ouvidos, nesta segunda-feira (24/11) na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, em São Cristóvão e poderão ser indiciados por crime ambiental. Na terça-feira, a Ceca, durante reunião de deliberação, deverá estipular o valor da multa a ser aplicada à empresa, que pode ser superior a R$ 10 milhões.

Os responsáveis pela empresa responderão por crime ambiental. Nesta quinta, o delegado adjunto da 93ª DP (Volta Redonda), Michel André Murillo Floroshk, autuou a empresa por provocar a morte de animais da fauna aquática. Floroshk mandou coletar a água e os peixes do rio. Floroshk vai verificar ainda se houve omissão por parte da Secretaria Estadual do Ambiente ou da Feema.

Segundo a secretária do Ambiente, apesar de ter transcorrido mais de 38 horas entre o acidente e a ordem para interromper o bombeamento de água, não existe possibilidade de o produto tóxico ter atingido as cidades às margens do Paraíba do Sul e as águas captadas pela Light em Barra do Piraí.
Cedae: Postura de responsáveis por vazamento em afluente do Paraíba do Sul foi criminosa

O presidente da Cedae, Wagner Victer, disse na manhã de quinta-feira que a postura dos responsáveis pelo vazamento foi criminosa e irresponsável. O vazamento causado pela empresa Servatis, em Resende, provocou a interrupção do abastecimento de água de seis cidades do Médio Paraíba e uma mortandade aguda de peixes na região. Somente na manhã de quinta-feira é que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente liberou a captação de água no Rio Paraíba do Sul para o sistema Light.

Segundo Victer, os responsáveis pela empresa não entraram em contato com as autoridades para que fosse deflagrado um plano de emergência para conter o acidente. Para evitar que o Rio Guandu (que abastece o Região Metropolitana do Rio) fosse afetado, foi interrompida a transposição na estação de Santa Cecília. A Cedae fará o monitoramento da mancha de poluição, dentro de sua concessão, até a sua chegada ao mar.

Pelo menos 1,5 mil litros de endosulfan - inseticida organoclorado com alto teor tóxico - foram despejados no rio na terça-feira, no pátio da indústria química.

O pesticida que contaminou o Paraíba foi banido na União Européia e é usado com restrição em vários países, devido ao seu alto potencial tóxico - a substância se acumula no corpo e ataca o sistema neurológico. Em depoimento à Feema, os funcionários da empresa disseram que o acidente ocorreu durante o descarregamento do produto. Uma mangueira se soltou sem que ninguém percebesse e os tanques de contenção estavam com o dreno aberto. "

Ai eu pergunto.... ... ... o que ???
Se as autoridades ambientais não agem, quem vai agir ???
Eu aqui fico imaginando essa água poluída chegar nos garimpeiros, que estão aqui na minha área, e eliminá-los todos com uma dose única.... ....."


Só vai mudar a hora que todos se conscietizarem que meio ambiente é dever de todos, e não de meia dúzia de abnegados , tem gente que quando lê alguma coisa sobre meio ambiente torce a cara, e são os mesmos que levam peixes fora da medida pra casa.... ......pode fazer uma pesquisa é vai acusar exatamente isto.


:evil: :evil: :evil:
Minhas Iscas
Nosso Blog
http://luresbizum.blogspot.com/
Imagem
“É melhor merecer honrarias e não recebê-las do que recebê-las sem merecer”.
Avatar do usuário
Silvio Araujo Neto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 698
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 11:14 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Silvio Araujo Neto » Qua Nov 26, 2008 9:50 am

Acabamos de receber informação do Biólogo do Projeto Piabanha que o DESASTRE ocasionou a interrrupção da desova este ano no Paraiba do Sul, o que ocorre é que durante esta época do ano os peixes de PIRACEMA tomam o canal do rio e como estavam ainda a duas semanas de atingir a maturação nos ovócitos , o inseticida atingiu-os em cheios em sua maturação.... ... ....canalhas, picaretas, empresários travestidos de bandidos.... ....o que revolta é este tipo de fábrica já estão proibidas de atuar no primeiro mundo ( EUA, Inglaterra,Canadá,França, Alemanha, Japão e etc etc )... ....vem pra cá e com a complacência do Governo passam a produzir substância que na terra deles é proibido.

Dourados de 15/13/14/11/8/7/6/ Kg estão boiando as margens do Paraiba do Sul.... ......Robalos de 4/5/3/6 Kg aos montes mortos nas margens.... ....carpas nem tem conta.... .....

Mas tem uma coisa que é ainda pior.... ... ... INDIFERENÇA
Minhas Iscas
Nosso Blog
http://luresbizum.blogspot.com/
Imagem
“É melhor merecer honrarias e não recebê-las do que recebê-las sem merecer”.
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Nov 26, 2008 9:54 am

Absurdo ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Silvio Araujo Neto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 698
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 11:14 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Silvio Araujo Neto » Qui Nov 27, 2008 12:05 pm

Vou postar abaixo eMail recebido por nosso amigo Clóvis do responsável pelo Projeto Piabanha ;

"Prezados (as), mais uma vez, o Rio Paraíba foi comprometido... Ontem
foi mais um dia estonteante. Muitos peixes, muitos peixes mortos!
Populações de dezenove espécies foram afetadas. Pescadores
irritados...Comunidade indignada.
O Projeto Piabanha fez o que pude. Coletamos vários exemplares
visando a obtenção das biometrias básicas (comprimento total do corpo,
peso total do corpo, altura total do corpo e peso total das gônadas).
Além disto, coletamos as gônadas para a determinação do
desenvolvimento gonadal (observar se os peixes estavam preparados para
a reprodução) e os fígados para exame toxicológico.
Em fim, uma barra! Com os dados primários já pude constatar que os
peixes de piracema (dourado, curimatã, piau-branco etc) desovariam nos
próximos 20 a 30 dias...Fatalmente teremos um baixo recrutamento
(formação de um novo plantel reprodutivo) para os próximos anos, o que
comprometerá a vida de 1700 pescadores que vivem parcialmente e
exclusivamente da pesca artesanal, nos cursos médio inferior e baixo
Rio Paraíba do Sul.
Vejam as fotos e tirem as conclusões.
Itaocara, 24 de novembro de 2008.

NOTA TÉCNICA

Na última terça-feira, dia 18, registrou-se no município de Resende,
um acidente ambiental resultando num vazamento de 1.500 litros de
endosulfan – inseticida altamente tóxico. O vazamento atingiu
diretamente o rio Pirapitinga, afluente do rio Paraíba do Sul, e seus
reflexos já são observados na região Noroeste Fluminense.
A empresa brasileira, Servatis, presta serviços para os segmentos de
especialidades químicas e agro-químicos, incluindo sínteses e
formulações. Na área ambiental, presta-se serviços de incineração de
resíduos químicos líquidos, tratamento de efluentes e recuperação de
solventes industriais. Na área laboratorial, serviços de análises
físico-químicas para registros, com certificações BPL, REBLAS e MAPA.
A FEEMA e Comissão Estadual de Controle Ambiental – CECA já foram
mobilizadas afirmando que o acidente não foi comunicado pela empresa
no momento da sua ocorrência.
No dia 21, os reflexos do acidente já eram sentidos no rio Paraíba do
Sul, em Volta Redonda, com a ocorrência de capivaras e espécies de
peixes mortas pelo envenenamento ocasionado pelo produto tóxico.
Segundo o Jornal O Globo de 21 de novembro de 2008, se ingerido em
poucas quantidades, os efeitos do composto tóxico (endosulfan)
provocam problemas estomacais, intestinais e ânsia de vômito. Já
ingerido em grandes quantidades pode causa doenças irreversíveis como,
por exemplo, o câncer.
No município de Itaocara, os registros observados datam de 24 de
novembro entre o período de 6 horas da manhã até aproximadamente meio
dia, em frente à sede do município. Uma grande variedade de espécies
de peixes foram encontradas sem vida ou quase mortas, pelos pescadores
artesanais locais e pela comunidade ribeirinha. O abastecimento d'água
foi interrompido pela CEDAE na madrugada deste mesmo dia.
O Projeto Piabanha ressalta que os peixes encontrados mortos NÃO devem
ser consumidos pela população, uma vez que apresenta risco à saúde
humana.
Informamos à comunidade que aguardem resultados mais concretos a cerca
do acidente.
"

Imagem
Tainhas,Carpas,Dourados,Curimatã, Piaus

Imagem
Pescador ajudando a recolher PEIXES ENVENENADOS

Imagem
Olhem o estado das OVAS.... .....

Imagem
Dourado fêmea com 1,40.... ......não vou nem.... ......

Imagem
Olha ai.... .....sem noção.... ... milhões de alevinos se perderam ai.... ... nenhuma de viver.... ...



Guenta.... ....e amanhã.... ......continua tudo normal.... ... vai ser preso e muito menos condenado por isso, afinal era só um peixe.... .....esse rio está morto mesmo, agora vamos para o segundo tempo.... ....ééééé´´eé.... .....agora estão livres pra construir as Usinas Hidroelétricas.... ...´´eéééé
Minhas Iscas
Nosso Blog
http://luresbizum.blogspot.com/
Imagem
“É melhor merecer honrarias e não recebê-las do que recebê-las sem merecer”.
Avatar do usuário
Guilherme Morais
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2503
Registrado em: Seg Ago 28, 2006 3:08 pm
Cidade:

Mensagem por Guilherme Morais » Qui Nov 27, 2008 1:18 pm

Foi de embrulhar o estômago vendo isso aí... é de desanimar mesmo a gente...
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

Putz,,

Mensagem por Rycardo Carvalho » Qui Nov 27, 2008 2:34 pm

F***
:evil: :x :(

revoltante
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Nov 28, 2008 12:51 pm

Cadeia para os responsáveis por este crime ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Gabriel H. Cassola
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6784
Registrado em: Seg Mai 15, 2006 10:27 pm
Cidade:

Mensagem por Gabriel H. Cassola » Sex Nov 28, 2008 6:24 pm

NELSON MACIEL escreveu:Cadeia para os responsáveis por este crime ...
Difícil...
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sex Nov 28, 2008 8:59 pm

Pba do Sul tem um acidente atrás do outro; ao que se somam o do Vale do Rio dos Sinos_RS, e tantos outros como o da Cataguases (MG) sobre o R. Pomba (MG/RJ); mais tantos por nossa terra a fora.

Como diz meu marido:
1)" Não surpreeneria se, às nossas "autoridades" interessasse mais que apenas as leis e multas pecuniárias ficassem mais rigorosas; bem como as "caixinhas" para que não sejam aplicadas...( só 1% delas o são, segundo link citado noutro tópico semelhante no Caterva)

2)"Enquanto isto, a massa assiste a tudo um tanto inerte, nem tanto por culpa ppia, mas por séculos de doutrinação conformista, regada a "pão e circo" . E "tudo bem", pq logo é "carnaval"...e "4ª é dia de Futebol na TV", etc".

3)"Tal como o Touro ou o Mero, o povo não tem consciência da força que tem. Por isto se deixa abater tão facilmente.

Relevem o desabafo exaltado. Mas essas coisas deixam a mim, e espso, realmente assim.
Abç
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sex Nov 28, 2008 9:10 pm

Contra as altas penas face tais crimes, sempre o argumento de que "quebrariam as empresas", ampliando desemprego, etc.

Porque, então, não ampliar critéirios para obtenção de alvarás de funcionamento e rigor com fiscalizações intensas e periódicas??

Abç
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Edson R. Leopoldino
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 91
Registrado em: Seg Jun 01, 2009 8:26 pm
Cidade:

Mensagem por Edson R. Leopoldino » Ter Out 06, 2009 8:50 am

Já tinha conhecimento disso Silvio pelo link: http://www.revistaforum.com.br/casoserv ... /piracema/
Faço pesquisas pela UFMS (Universidade Federal do MS), e estamos sempre atentos ao meio ambiente, mas qual o fórum que vc postou sobre usinas, não achei?
Vida dura essa de pescador....
http://edpesca.2u.blog.br/
Avatar do usuário
Silvio Araujo Neto
ANZOL DE OURO
Mensagens: 698
Registrado em: Seg Mar 06, 2006 11:14 am
Cidade:
Contato:

Mensagem por Silvio Araujo Neto » Qua Out 07, 2009 7:44 am

Edson.... .....o Paraiba do Sul neste ano de 2009 esta sentindo muito os efeitos deste derramamento do veneno.... ....agora anota ai, a agravante é que os próprios pescadores esportivos/artesanais estão ajudando a detonar o que restou.... ......precisava de cota zero por pelo menos 3 anos.

Minha opinião.
Minhas Iscas
Nosso Blog
http://luresbizum.blogspot.com/
Imagem
“É melhor merecer honrarias e não recebê-las do que recebê-las sem merecer”.
Avatar do usuário
Edson R. Leopoldino
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 91
Registrado em: Seg Jun 01, 2009 8:26 pm
Cidade:

Mensagem por Edson R. Leopoldino » Sex Out 09, 2009 9:54 am

Questão de sustentabilidade. A natureza precisa de tempo para repor as forças.
Vida dura essa de pescador....
http://edpesca.2u.blog.br/
Responder

Voltar para “- NOSSO MUNDO -”