PR e SP se unem na defesa do Rio Paranapanema

Um fórum especialmente criado para falar sobre o meio-ambiente. Um assunto as vezes chato, as vezes cansativo, mas que precisa ser abordado e a cada dia mais importante para a continuidade do nosso esporte.
Avatar do usuário
Adriano R Patussi
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5732
Registrado em: Ter Ago 30, 2005 9:36 am
Cidade:
Contato:

PR e SP se unem na defesa do Rio Paranapanema

Mensagem por Adriano R Patussi » Sex Mar 06, 2009 8:02 am

Será criado hoje o primeiro grupo de trabalho para desenvolver uma ação conjunta para a preservação da bacia do Paranapanema, que une os dois estados

O secretário do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, e o secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Francisco Graziano, e o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, assinam hoje, às 10h30, em Londrina, uma resolução conjunta criando Grupo de Trabalho para a elaboração do primeiro plano de ação integrado para a preservação da Bacia do Rio Paranapanema.

O Grupo terá 60 dias para elaborar um plano de ação dando prioridade à criação do Plano Diretor da bacia, bem como a organização de um Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG) que deverá incluir ainda um diagnóstico da bacia e a divulgação dos resultados.

Além disso, o Grupo de Trabalho tem como meta aproximar as relações entre os órgãos ambientais paulistas e paranaenses e promover uma cooperação entre os comitês de bacias hidrográficas dos dois Estados.

Para o secretário Rasca Rodrigues, a gestão integrada facilitará o desenvolvimento de políticas que antes eram impossíveis. “A Bacia do Paranapanema é gigantesca e sempre foi dividida, uma parte de São Paulo e outra do Paraná. Agora toda a bacia torna-se unificada, o que facilitará a implementação de ações para a sua preservação”, comentou.

Ele conta que o Paraná, atualmente, é responsável por 75 quilômetros quadrados da bacia, já São Paulo é responsável por cerca de 70 km2. “Com o novo plano, todos serão responsáveis e atuantes nos 175 km2 que a bacia possui”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Francisco Graziano, destacou relevância nacional da bacia.

“O Rio Paranapanema tem uma importância estratégica para o Brasil, que ultrapassa as fronteiras de São Paulo e do Paraná. Razão pela qual precisamos unir esforços para que sua gestão se dê de forma integrada, vendo-o como um todo e não um Estado em cada margem”, disse.


Comitês

Graziano adiantou também que com a resolução em vigor seis comitês de bacias hidrográficas da região trabalharão em conjunto.

“Hoje, seis comitês de bacia, três de cada Estado, planejam trechos do rio. Com a resolução conjunta que assinaremos, vamos integrar os trabalhos dos Estados de São Paulo e do Paraná e dos Comitês de Bacia, com melhores resultados para a recuperação e proteção deste caudaloso Paranapanema”, completou.

O Rio Paranapanema passa por 267 municípios, destes 141 no Paraná. Mais de 4 milhões de habitantes residem próximos à bacia, sendo 62% paranaenses, que muitas vezes possuem atividades profissional relacionada à bacia.

(Agência Estadual de Notícias)
"O peixe está lá, misturado com a água. Cabe ao bom pescador separá-los"
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Sex Mar 06, 2009 9:09 am

Ótimo ... Tomara que não fique só no papel e nos Oba-Oba ...
Editado pela última vez por NELSON MACIEL em Sex Mar 06, 2009 9:25 am, em um total de 1 vez.
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Sex Mar 06, 2009 9:22 am

Em muitos paises do mundo a gestao integrada de bacias hidrograficas é realidade a muito tempo... O Brasil esta começando a engatinhar nisso e acho que as coisas tendem a melhorar... Tem muita gente séria pesquisando, trabalhando e fazendo as coisas acontecerem... Aos poucos acho que chegamos la!!!
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Ricardo Goes
ANZOL DE OURO
Mensagens: 973
Registrado em: Sex Abr 08, 2005 2:08 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Goes » Sex Mar 06, 2009 11:15 am

Estamos na torcida ! Que realmente aconteça !
Avatar do usuário
Cleverson Ctzen
ANZOL DE OURO
Mensagens: 817
Registrado em: Sex Mar 02, 2007 11:11 am
Cidade:

Mensagem por Cleverson Ctzen » Seg Mar 09, 2009 1:26 am

Ola adriano, espero que dê certo isso mesmo, e que nao fique somente no blablabla.... ... ver acontecer
estou contando os dias, e depois adriano se voce conseguir alguma informaçao desse plano que estao elaborando, conta pra gente ok.

Se precisar conte comigo alguma ajuda na preservação desse rio lindo que é o paranapanema ok ate
SAKANAZEN FISHING TEAM!
Imagem
Responder

Voltar para “- NOSSO MUNDO -”