A DESTRUIÇÃO DOS OCEÃNOS

Um fórum especialmente criado para falar sobre o meio-ambiente. Um assunto as vezes chato, as vezes cansativo, mas que precisa ser abordado e a cada dia mais importante para a continuidade do nosso esporte.
Avatar do usuário
Marcos A Cavalcanti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 510
Registrado em: Sex Out 23, 2009 5:47 pm
Cidade:

A DESTRUIÇÃO DOS OCEÃNOS

Mensagem por Marcos A Cavalcanti » Qui Abr 29, 2010 11:37 am

Bom dia amigos do Caterva nesta quinta feira 29/04.
Ontem fui dormir com a intenção de postar agora cedo sobre este assunto, depois de assistir bem pouco do programa A NOITE É UMA CRIANÇA, do Otavio Mesquita, pegando a parte final da entrevista feita com o produtor da série MARES SEM FIM, levados ao ar, a algumas semanas atrás, mais que naquele momento fez os seguintes comentários:
1) Que devido ao rítmo alucinante da exploração do estoque pesqueiro no mundo, a pesca comercial, logo estará extinta;
2) Que alem e independente dela, a poluicão dos oceânos, de acordo com estudos cientificos, até meados de 2040, os únicos sobreviventes serão as águas marinhas.
3) Afirmam tambem, que todos os Países do mundo, estão mais preocupados com a poluição ambiental de seus territórios, do que com seus mares, portanto 'OS OCEÃNOS SÃO O LIXO DO MUNDO", pois eles, não são propriedade exclusivas dos mesmos e sim de todos.
-.-.-.-.-.-.-.-..-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Diante disto, hoje pesquisei na Internet sobre o tema e encontrei várias reportagem, das quais destaco esta abaixo, pois está ligada ao nosso País:
-x-x-x-x-x-x-
O mundo esta em crise!. O chamado "aquecimento global" virou capa de jornal e mesmo assim vemos poucas iniciativas por parte dos governos para mudar esse cenário.

No Brasil esse problema tem sua cara estampada no desmatamento da floresta Amazônica. Só que o problema não é apenas a Amazônia. Essa questão aborda outros ecossistemas como o Oceano.

O oceano corre o risco de perder seus mistérios se não pararmos de destruí-lo e fizermos algo para salvar o que resta.

A gestão pesqueira no Brasil é desorganizada o que encarece o peixe e aumenta o desperdício. Criar um Ministério da Pesca como nosso atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva fez não resolve o problema, pelo contrario, pode agravá-lo, pois este Ministério se encontra acima do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Já podemos ver o efeito da pesca excessiva: 80% da reserva pesqueira já esta ameaçada! O consumo de certos peixes como o Atum, cação, lagosta e camarão, tem de ser interrompido imediatamente! Precisamos de 10 anos para se recomponham.
Alem disto, é necessário outras atitudes, tais como a dos "5R":
É necessário parar para refletir sobre nossas atitudes!
1. Repensar2.Reduzir-3.Reutilizar-4.Reaproveitar e 5.Reciclar, portanto esta é a última das necessidades.
Para quem se pergunta o que podemos fazer para mudar essa situação, a resposta é muito simples: temos que cobrar do governo políticas que preservem o meio ambiente.
Temos que agir no nosso dia a dia com consciência ambiental tomando pequenas decisões como não utilizar copos plásticos (ou materiais descartáveis em geral), utilizar lâmpadas econômicas, tomar banhos curtos, etc.
O aquecimento da atmosfera não vai destruir o mundo, mas sim a espécie humana. O planeta já sobreviveu impactos de asteróides e eras do gelo, o aquecimento global só mudaria a forma de vida que vive nele, pois ele continuaria a viver com ou sem nossa espécie. Tudo que estamos fazendo é para a nossa sobrevivência, pois somos animais extremamente egoístas.

POSTADO POR LUCCI MARCADORES: AQUECIMENTO GLOBAL, GREENPEACE, OCEANOS

É isto que julguei conviniente informar.
Marcão.




Imagem
MARCAO-TILAPIA-CAPIVARI
PESCADOR NÃO MENTE- AUMENTA UM POUCO
Responder

Voltar para “- NOSSO MUNDO -”