Página 1 de 1

O TRÁFICO E AS FORÇAS ARMADAS

Enviado: Dom Dez 05, 2010 8:48 am
por Marcos A Cavalcanti
A força militar pode ser usada ou mobilizada sempre que a vida dos civis estiver em risco, não importando o lugar ou a situação ao qual eles estão expostos”.
Sem novidade, isto acontece hoje no Rio de Janeiro, mais é preciso que nossas autoridades em geral, definitivamente tomem a iniciativa e faça sair do papel o mega projeto de inteligência e integração de forças de segurança na fronteira brasileira, que tem como objetivo combater o crime organizado internacional, pois o mesmo só deve começar a funcionar nos primeiros meses de 2011, embora o cronograma do governo federal previsse que, no segundo semestre de 2010, o programa já estaria em fase mais avançada.

O projeto de Policiamento Especializado na Fronteira (Pefron) prevê batalhões próprios e uso de equipamentos de última geração, como binóculos com câmera, aviões anfíbios e helicópteros tripulados e não-tripulados. É prevista a atuação de policiais civis, militares e peritos criminais, que serão treinados pela Polícia Federal e Força Nacional de Segurança.

O projeto prevê 11 unidades, instaladas em cada um dos 11 estados do país que têm fronteira seca - são quase 17 mil quilômetros. A previsão é de investimentos de R$ 90 milhões em equipamentos somente em 2011.

A primeira unidade do Pefron será no Estreito de Breves, na cidade de Breves (PA). De acordo com o governo do Pará, a base está pronta, mas, como será na beira do Rio, é preciso preparar o terreno antes da colocação dos contêineres para que a terra não ceda.

De efetivo existe:
Uma pré-operação da Pefron , a Operação Sentinela, realizada pela PF com apoio da Força Nacional, e a Operação Três Fronteiras, da PM de Amazonas e Força Nacional."
, nos 11 estados com fronteira. A ação, que começou em março deste ano, já foi responsável pela abertura de mais de 900 inquéritos policiais, 1,6 mil prisões em flagrante, além da apreensão de 55 toneladas de maconha, e quase 2 toneladas de cocaína. Foram apreendidas 270 armas.
-x-x-x-x-x-x-
Daí em diante, existe outras informações, que deixo a critério dos demais, as quais podem ser vistas na Internet no site da TV TRIBUNA.com