EFFMB Parte 1 - A Física do Arremesso

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

EFFMB Parte 1 - A Física do Arremesso

Mensagem por Beto Akamine » Sex Dez 28, 2007 1:49 pm

Boa tarde amigos!

Vamos ver por quanto tempo poderei acrescentar conteúdo a uma pretensa série de tópicos que apelidei de
EFFMB - Explicando o Fly Fishing Através de Metáforas do Baitcasting

Motivos: a esmagadora maioria dos amigos da Caterva pescam de bait mas tem curiosidade sobre a pesca com mosca. Assim, julgo mais fácil compreender alguns conceitos importantes a partir de um referencial que já dominem, no caso, a pesca com iscas tipo plug ou peixinhos.

Espero que seja proveitoso. Abraços.

Beto Akamine

Parte 1 - A Física do Arremesso

Ao pescar de bait, vocês já pararam para pensar como o arremesso acontece? Para não adentrar em conceitos filosóficos e de física (em especial a cinemática e o princípio da conservação de energia), vou tentar ser o mais simples possível.

Ao efetuar o arremesso movimentamos nosso braço, imprimindo velocidade a este e, consequentemente, à vara de pesca que este empunha. Ao iniciar o movimento, uma parte da energia faz com que a vara acelere junto com o braço e outra, em razão da elasticidade da vara de pesca, faz com que vergue, pois não consegue acompanhar a aceleração da mesma sem se deformar. Se ainda houver um plug preso a uma linha que, por sua vez, está preso à vara, este gerará mais deformação na vara, vergando-a, posto que sua tendência natural é perrmanecer em situação de repouso (inércia).

Nossa, que introdução mais chata, mas necessária para concluirmos algumas coisas:
1) quanto mais acelereção imprimimos no arremesso, mais a vara vergará;
2) quanto mais pesado o plug, mais a vara vergará;
3) quanto mais comprida a vara, mais ela vergará (princípio das alavancas e da aceleração - uma vara mais longa acelerará muito mais a isca que uma vara mais cura)

A vara de pesca ao vergar, acumula energia potencial. Sua tendência natural é retornar ao formato original (reto) e, ao fazer isso, libera essa energia na forma de movimento. Quanto mais rápido uma vara tende a retornar ao estado inicial, mais rápido é o blank. Quanto maior a capacidade de carregar peso (no caso o bait) e depois retornar ao estado original, mais potente é o casting do blank. Quanto maior a capacidade de carga total que ela suporta vergando antes de quebrar em 237.894 pedacinhos, mais resistente é o blank.

Opa, então blank action (ação da vara), casting weight (peso de arremesso) e power (potência) estão relacionados, certo? Não necessariamente! Potência da vara e peso que ela arremessa costumam andar juntos. Mas a ação da vara independe de sua potência e peso máximo das iscas que arremessa. Podemos ter uma vara ultra-light rápida e uma vara extra-heavy lenta.

Vixe, vamos ver se alguém chega até aqui sem dormir... zzzz.... ...

- Tá, mas o quê isso tem a ver com o fly casting?
- Tudo!!! Apenas mudando alguns referenciais.

No FF (vou resumir para não ficar escrevendo toda hora flyfishign, flyfishing... e FC será flycasting, ok) a coisa é muito parecida. O que muda, principalmente, é o quê arremessa o quê.

No BC (baitcasting), o peso da isca vaz vergar a vara, que acumula energia potencial que, liberada, impulsiona o bait ao longe, levando uma linha leve e fina (mono, multi, fluor) de carona. Por isso que linha grossa e isca pequena não dá samba!!

No FC (flycasting) uma linha pesada, desenrolada no ar (quanto mais linha para fora da vara, mais peso para vergar a vara), faz vergar a vara, acumulando energia potencial que arremessa a linha, levando de carona uma isca muito leve. Por isso que uma isca mais pesada no FF prejudica o arremesso, enquanto no BC ajuda; em contrapartida uma linha grossa e pesada no FF ajuda no arremesso, e no BC atrapalha!

Bom, acho que é o suficiente para este tópico! Vamos para a parte 2 que, espero, seja menos chata...

Abraços

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Fabricio Tabata
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1603
Registrado em: Sex Ago 25, 2006 3:40 pm
Cidade:

Mensagem por Fabricio Tabata » Sex Dez 28, 2007 1:57 pm

... ... gostando muito!!! ..continua onegai rsss


abss
Boas Pescarias!
Avatar do usuário
Rycardo Carvalho
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 9718
Registrado em: Sáb Abr 09, 2005 1:00 pm
Cidade:

KKKKKK

Mensagem por Rycardo Carvalho » Sex Dez 28, 2007 2:04 pm

Capitão Nascimento...

quer dizer... Akamine San...

Excelente....

e não ficou chato não.. nem deu sono... kkkk

então vamos lá...

"Estratégia do grego, stratègós , em Japonês..."

:twisted: ... kkkkk


Imagem

brincadeira a parte.. Beto.. aguardamos continuação....

abraços e bom 2008 pra ti....
Meus amigos e minha família são os meus tesouros...
Sou um homem simples e não preciso de muita coisa pra ser feliz.

Imagem
"PEIXE é tudo!!"

"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós" (São Inácio de Loyola)
Avatar do usuário
José Eduardo Ramos
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1082
Registrado em: Seg Nov 12, 2007 8:40 am
Cidade:

Mensagem por José Eduardo Ramos » Sex Dez 28, 2007 2:13 pm

Akamine, professor "PARDAL". Show Beto. Ja estou ansioso pela continuação. Parabéns.
José Eduardo Ramos

Dracena-São Paulo
Avatar do usuário
Alexandre Estanislau (Zeca)
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 8518
Registrado em: Qui Set 09, 2004 5:42 pm
Apelido: Zeca
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Instagram: http://instagram.com/alexbolt
Contato:

Mensagem por Alexandre Estanislau (Zeca) » Sex Dez 28, 2007 3:58 pm

MUITO BOM... O MELHOR SERIA SE EU PUDESSE IR AI E GRAVAR UM VIDEO COM VC MOSTRANDO ISSO... PARABENS BETO...
UMPA - Um P*** abraço

Alexandre Estanislau (Zeca)
LOJA CATERVA | PODCAST
/cat1
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Sex Dez 28, 2007 4:14 pm

Gostei... vamos pra parte II.... :D :D
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
Maruyama
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7571
Registrado em: Qui Fev 23, 2006 8:25 am
Cidade:

Mensagem por Maruyama » Sex Dez 28, 2007 6:44 pm

- Lá vâmos pra parte II , tá muito interessante.
Imagem
Avatar do usuário
Marcelo Hayashiuchi
ANZOL DE OURO
Mensagens: 898
Registrado em: Qua Jul 19, 2006 10:55 am
Cidade:

Mensagem por Marcelo Hayashiuchi » Sáb Dez 29, 2007 8:20 am

Boa Beto.... .... Parabéns.... ...
Marcelo
Cornélio Procópio - PR.

Imagem
Avatar do usuário
Gabriel Guimarães
ANZOL DE OURO
Mensagens: 906
Registrado em: Ter Jul 31, 2007 1:23 am
Cidade:

Mensagem por Gabriel Guimarães » Dom Dez 30, 2007 5:33 am

MUITO BOM!
CATERVA SUB-21

PESCA ESPORTIVA

Good things happen for those who bait!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Dom Dez 30, 2007 12:34 pm

Ótimo ...
Beto Akamine a serviço da dismitificação do Fly ...
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ricardo Haruo
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 5307
Registrado em: Qua Nov 16, 2005 5:35 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Haruo » Seg Dez 31, 2007 12:15 pm

That's why I call you teacher !
Fantástico, Beto, parabéns!
Abs.
Imagem
Avatar do usuário
Diego Sávio
GARATÉIA DE TITÂNIO
Mensagens: 11189
Registrado em: Qui Set 16, 2004 8:31 am
Cidade:

Mensagem por Diego Sávio » Ter Jan 01, 2008 11:18 pm

Fantástico... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
Ainda tô vivo... Eu acho.
Avatar do usuário
Jose Silverio
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 83
Registrado em: Qua Fev 14, 2007 2:21 pm
Cidade:

A física do arremesso

Mensagem por Jose Silverio » Qua Jan 02, 2008 2:06 pm

Tá bom Beto, excelente. Mas, além do que vc. já falou - em termos genéricos - o que de fato pode influenciar na DISTÂNCIA de um arremesso no Fly? Suponha que seja fanático por arremessar longe, o que terei de fazer, usando um conjunto #6? Como vc. já falou em outro texto 20 metros de distância no Fly é uma enormidade(?)
Pescando e aprendendo.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Jan 07, 2008 8:32 am

Feliz 2008 meus amigos!

Estou de volta, com a mesa cheia de coisas para resolver, mas fiquei muito contente com a receptividade de todos com meus singelos textos.

Buscarei dar continuidado aos poucos aos textos seguintes, compartilhando com os colegas um pouquinho da experiência que acumulei ao longo de alguns anos de prática.

Tio Nelson, que honra ter os tópicos fixados. Espero corresponder às expectativas.

Zeca, será sempre bem vindo para darmos uns pinchos em águas paranaesens e compartilharmos conhecimentos. Quanto ao vídeo.. melhor achar alguém mais fotogênico (rs).

Fabricio74, Rycardo, José Eduardo, Zuanon, Maru-san, Motomil, Gabriel, Haruo-san e Diegão, obrigado pela paciência em ler os textos e os elogios. Vou me esforçar para tentar manter a leitura o menos chato e o mais informativo possível.

jsl, grato pelos elogios. Quanto a arremessar longe, se for apenas este o seu objetivo, eu recomendaria:
- varas de ação rápida
- varas mais longas (uso uma de 9´6 #8 quando quero longos arremessos - mais que isso fica desconfortável, a não ser que seja double hand)
- evitar linhas floating (que tem perfil mais grosso e, consequentemente, menor aerodinamica);
- usar linhas com perfil para longos arremessos (weight forward) ou mesmo linhas especiais shooting ou série T da Teeny
- usar iscas com menos volume, menores e/ou boa aerodinamica

Abraços
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Herculano Gohmann
NOVATO
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Abr 09, 2009 9:42 am
Cidade:

Mensagem por Herculano Gohmann » Seg Mai 25, 2009 10:30 pm

estou começando agora o meu relacionamento com o caterva, ja pesco cam ff ha aproximadamente 2 anos, fiz curso de arremesso com o marcos da flycast (muito bom), porém conhecimento nunca é demais. o meu interesse atual é por atados. parabens ao beto pelos ensinamenos e orientações.
herculano
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Ter Mai 26, 2009 3:00 pm

Herculano Gohmann escreveu:estou começando agora o meu relacionamento com o caterva, ja pesco cam ff ha aproximadamente 2 anos, fiz curso de arremesso com o marcos da flycast (muito bom), porém conhecimento nunca é demais. o meu interesse atual é por atados. parabens ao beto pelos ensinamenos e orientações.
herculano
Olá Amigo

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

Pelas regras da Caterva, solicitamos que cada usuário utilize como Avatar, uma imagem que mostre a foto do pescador. Se você tiver problemas para postar o Avatar, envie a foto no tamanho original para meu e-mail, nelsonmaciel@uol.com.br , que eu providencio os ajustes e a sua colocação.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Obrigado
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”