EFFMB Parte 6 - Aos futuros flyfishermen.... Q&A

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Qua Mai 21, 2008 8:39 pm

carivaldo escreveu:...Na verdade a "pesca com mosca" não é uma pesca que se aprende de um p/outro, mas também não é esse monstro que alguns criam e nem tão pouco frescura...
É verdade. Minha maior "bronca" com a utilização de termos anglos deve-se à minha primeira experiência de pesca com mosca (engraçado - com carretilhas e molinetes não houve isto. Tá bom, no spinning e bait casting, hehehe).
Quando comecei a conversar com o (desculpem a expressão, aprendi-a em quartéis) pustulão, ele começou a elocubrar, puxando têrmos ingleses, fazendo-me crer que se tinha que ter pós-doutorado em Física quântica e pós-pós-doutorado em física nuclear, para se conseguir fazer um false cast.
O sujeito falava fazaendo trejeitos com a boca (só vocês me vendo imitar é que conseguiriam entender), falando de isso e aquilo...
Isso me deixou simplesmente com nojo do frái.
Até que comprei um conjunto bem peba, da Shakespeare (tenho-o até hoje) e comecfei a praticar sobre uma quadra cimentada, até ralar a linha toda. Comprei outra linha e fui praticar no gramado do campo de futebol do quartel onde servia.
Mas o trauma só me saiu, depois que ganhei um presentaço de Natal - a fita (VHS) do Luiz Fernando, recém-lançada.
Curioso é que o meu querido amigo e irmão LF só fala em flyfisherman; mas, na hora de esplicar, ele descomplica!
Foi o que me fez querer aprender sobre a pesca com mosca, ensiná-la a meus filhos, e procurar, no possível, divulgá-la.
Sim, devemos conhecer os têrmos anglos... Mas, na hora de explicá-los, deixar a frescura, o elitismo e a vontade de aparecer de lado - como o Luiz Fernando, o Paulo César, o Álvaro Mouawad e outros o fizeram (perdoem-me por não citar mais nomes)!

Bem, conheço algo da língua angla (embora a deteste). E acho uma besteira sem fim (perdoem-me os que não pensam assim - não é algo pessoal), falarmos entre nós em pés e polegadas
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Jun 23, 2008 10:17 am

João Nicácio R. Filho escreveu:Sim, devemos conhecer os têrmos anglos... Mas, na hora de explicá-los, deixar a frescura, o elitismo e a vontade de aparecer de lado - como o Luiz Fernando, o Paulo César, o Álvaro Mouawad e outros o fizeram (perdoem-me por não citar mais nomes)!

Bem, conheço algo da língua angla (embora a deteste). E acho uma besteira sem fim (perdoem-me os que não pensam assim - não é algo pessoal), falarmos entre nós em pés e polegadas
João, acredito que já tenha me explicado o suficiente para mostrar meu ponto de vista e não vou ficar me repetindo. O fato de você "detestar" a língua inglesa não é motivo para querer complicar algo de uso corrente e já consagrado na modalidade do flyfishing (ou pesca com mosca, na tradução mais aproximada).
Concordo que em algumas situações as pessoas podem mesmo se fazer valer de termos em língua estrangeira para avocar uma falsa sensação de superioridade ou externar uma arrogância intrínseca, porém, você está generalizando a situação ao defender que o uso dos termos em língua estrangeira (seja inglês, francês, espanhol ou o que o valha) SEMPRE tem por finalidade esse objetivo torpe.
Faz parecer que você acusa a mim e aos outros pescadores que utilizam o termos anglófonos de elitistas, frescos e vaidosos/soberbos com a sua generalização. Todos os nomes citados por você, além de vários outros grandes pescadores de hoje e outrora, usaram e usam largamente os termos flyfishing, leader, backing, fly e afins em suas reportagens, programas e matérias, ou mesmo em uma singela conversa.
O uso de pés e polegadas em nosso linguajar "pescativo" se deve, tão somente, à facilidade de compreensão. É muito mais fácil usar um referencial comum já estabelecido (assim é a linguagem) do que inventar um próprio ou alterar unilateralmente o que já existe.
Qual o objetivo de convertermos a medida que já vem impressa em polegadas e pés para o sistema métrico, obrigando nosso interlocutor a reconvertê-lo novamente em pés e polegadas na hora de consultar ou adquirir o equipamento sugerido?
Exemplo: - Fulano, recomendo uma vara para a pesca-de/com-mosca número 4, de 2.5908 metros, uma linha de igual número com 27.432 metros e um líder de 2.7432 a 3.6576 metros. Ele achará algo com essas indicações de medidas métricas ao procurar o equipamento desejado? Que tal uma vara de 8´6", (8 pés e 6 polegadas) com uma linha de 30 yds (jardas) e um líder (ou leader) de 9 a 12 pés?
Mesmo em países que usam o sistema métrico decimal (todo o resto do mundo com exceção dos EUA , Gâmbia, Jamaica, Libéria e Malavi - até a Inglaterra resolveu abolir o sistema por ela inventado) adotam a nomenclatura em pés, polegadas, jardas, onças e libras em seus equipamentos de pesca, por uma questão de padronização. Alguns até tem indicação no sistema métrico (inclusive no Brasil), mas nos equipamentos mais simples, de uso interno, sem pretensões de extrapolar sua marca para fora das fronteiras nacionais. E, nos poucos que vi, acabei convertendo em pés e polegadas mentalmente, para ter um referencial comum em minha cabeça.
Talvez seja a hora de abolirmos o flyfishing em terras brasileiras em prol do pindá-siririca!!! Mas será que os Tupi-Guaranis foram o povo originário dessas paragens? Ou adotaram o linguajar de algum povo anterior a eles? Qual o sistema de medidas adotado pelos povos primitivos do Brasil?
Parece-me que, como em todos os assuntos, estamos sempre um pouco certos e muito errados, tanto eu quanto você. Se assim não fosse, para que conversar, discutir, confrontar idéias e crescer?
João, acredito que a TOLERÂNCIA advém de nossa capacidade em nos adequar ao mundo que nos cerca. Devemos ter o INCONFORMISMO em alguma medida para buscar mudar aquilo que precisa ser mudado. Mas, principalmente, a SABEDORIA para decidir quando aplicarmos um ou outro.
Um grande abraço e boas pescarias
Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Jun 23, 2008 10:21 am

carivaldo escreveu:O caterva provando que é bastante eclético, e você Beto bastante didático.

Na verdade a "pesca com mosca" não é uma pesca que se aprende de um p/outro, mas também não é esse monstro que alguns criam e nem tão pouco frescura.

Um forte abraço,

Carivaldo.
Obrigado, Carivaldo.
Nesta singela série de mini-explicações sobre o flyfishing, pretendi desmistificar um pouco essa maravilhosa modalidade.
Fico contente que tenha apreciado.
Grande abraço
Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Thiago Carceroni
CALOURO
Mensagens: 32
Registrado em: Dom Dez 21, 2008 11:26 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Carceroni » Ter Dez 23, 2008 11:37 pm

ola...oq acham de C P S 9104 vara numero 10 ... carretilha 8 okuma.. com a linha - Airfo-- Forty Plus - Extreme distance line. ??

melhoraria o arremesso longo? vara ultra rapida.. linha propria..

to indo pra fora.. ARG e la achei umas lojas...

sendo que seria para usar em pesque e solte em BH... q tem maiorias dos peixes redondos de 10kg pra cima... ceva-se la na frente e atira...

se nao chegar la... nao pega coisa boa.. vai pegar mais perto do barranco as malditas curimbas..

aguardo opiniões...

*atualmente tenho uma fleming #8
*carretilha marlin 6-8 (horrivel e sem freio)
*liinha scientific angles air cel wf 8f
FlyFisher - BH, MG
Bait Casting.
Avatar do usuário
Herbert Ida
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Jan 10, 2009 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Herbert Ida » Dom Jan 11, 2009 10:49 pm

E ai blz? PAZ a todos!!!!!Gente ninguem me perguntou mas preciso gritar a todos pescadores de fly!!!!!!rsrs, ao ler uma revista FLY FISH aqui no Japao, me deparei com uma propaganda de uma certa vara de Fly, uma de BAMBOO, ou BAMBU como vc preferir, coisa fina pela bagatela de 550 mil yenes ou seja em reais 12.650,00 !!!!!! dai mais uma linha de seda que iria custar uns 600 reais, e uma varinha assim merece uma carretilha classica é claro né !!!!mais uns 1.000 reais ou uma melhorzinha por 1.800 reais seria entao um conjuntinho de uns 15.000,00 reais!!!!vc ve que para o fly nw tem limite né!!!!! abraços



IDA´S JAPAN
Avatar do usuário
Edno Nunes Pires
ANZOL DE OURO
Mensagens: 554
Registrado em: Qua Jan 16, 2008 9:30 pm
Cidade:

Mensagem por Edno Nunes Pires » Dom Jan 11, 2009 11:13 pm

IDA´S escreveu:E ai blz? PAZ a todos!!!!!Gente ninguem me perguntou mas preciso gritar a todos pescadores de fly!!!!!!rsrs, ao ler uma revista FLY FISH aqui no Japao, me deparei com uma propaganda de uma certa vara de Fly, uma de BAMBOO, ou BAMBU como vc preferir, coisa fina pela bagatela de 550 mil yenes ou seja em reais 12.650,00 !!!!!! dai mais uma linha de seda que iria custar uns 600 reais, e uma varinha assim merece uma carretilha classica é claro né !!!!mais uns 1.000 reais ou uma melhorzinha por 1.800 reais seria entao um conjuntinho de uns 15.000,00 reais!!!!vc ve que para o fly nw tem limite né!!!!! abraços



IDA´S JAPAN
Entre em contato com o Beto Saldanha....ele te fara melhor e muito mais barato....15000,00 com ele pode -se ter pelo menos umas 10 varas... incluse com trabalhos personalisado do Rubens Gorbem....coisa fina mesmo...equiparadas as melhores do mundo...só quem tem pode falar( possuo uma 4# em tres partes em titanio..he he he)
abçs
Edno
Edno
Avatar do usuário
Herbert Ida
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Jan 10, 2009 10:30 pm
Cidade:

THIAGO bh

Mensagem por Herbert Ida » Dom Jan 11, 2009 11:19 pm

E ai THIAGO bh blz????que belo peixe !!!!! vc quer um arremesso mais longo???? tem alguma opçao sim, vc usando essa mesma vara, vai mudar apenas a linha, vai usar o shooting head,!!!!consiste em pegar a parte mais grossa da linha, cortaria ou seja a ponta os 9m ou 11m da sua linha de numeraçao superior,por ex sua vara tem a linha n#8, usaria entao uma linha com numeraçao acima n#9, amarraria no running line(é uma linha de monofilamento,tipo a linha comum de pesca,grossa p grandes peixes),OU o running line do mesmo material da linha de fly , só q mais fina!! na primeira dica alguns nw gostam prq costuma dar cabeleira pois tem que ficar fora da carretinha na hora do arremesso, e outra vc vai ter que cortar uma linha retirando o running line da linha original e amarrar uma mais fina e fazer outra imenda isso voce pode usar o LOOP to LOOP ou BRAIDED LOOP.(tem que tomar cuidado tbem prq pode ficar pesado demais e quebrar a vara).nw sei se consegui explicar direito!!! abraços




IDA´S JAPAN
Avatar do usuário
Thiago Carceroni
CALOURO
Mensagens: 32
Registrado em: Dom Dez 21, 2008 11:26 pm
Cidade:

Mensagem por Thiago Carceroni » Sáb Jan 24, 2009 12:50 pm

preferi outra opcao... comprei la fora uma SAGE 9´ #10..

e 2 linhas que esqueci o nome dps eu posto... vamo v no q vai dá hehehe

vlww
FlyFisher - BH, MG
Bait Casting.
Avatar do usuário
Moisés Lengyel
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 136
Registrado em: Seg Dez 04, 2006 4:45 pm
Cidade:

Mensagem por Moisés Lengyel » Ter Abr 07, 2009 4:31 pm

Tarde Beto, posta ai o que 11 horas e 01 hora.

Ou seja dicar de arremesso.

Logo vai estar dando aulas aqui rssssssss

Parabéns.
Moisés Lengyel
Avatar do usuário
Leandro Tonicelli Penna
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 7480
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 10:30 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Leandro Tonicelli Penna » Sex Mai 21, 2010 2:33 pm

Opa , iai Beto , beleza?


Eu costumo pescar com iscas naturais ou de pincho , recentemente tenho visto relatos e vídeos de pescaria de fly e eu mesmo ja presenciei em pesqueiros caras pegando grandes tilápias , matrinxãs , pacus , etc no fly e resolvi que quero aprender essa arte.


Gostaria que vc me desse umas dicas sobre equipamento , preços , tecnicas , sobre iscas ,etc


Abraço!!
Só existe uma coisa melhor que um robalo.... ... robalos!!!

-PENNACHO.
Avatar do usuário
Maiky Duhatschek
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 307
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 7:07 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Maiky Duhatschek » Sex Jan 28, 2011 4:58 pm

boa Beto!!! fiz um livro quase disso no word!!
Concerteza é de grande vali para mim e para todos os iniciantes no fly, e sem dúvida, sanou muitas dúvidade de antigos praticantes dessa bela arte!!
Grande Abraço
Avatar do usuário
Sidnei Dorea
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 187
Registrado em: Sex Dez 10, 2010 11:38 am
Cidade:

Obrigado

Mensagem por Sidnei Dorea » Seg Mai 02, 2011 12:32 pm

Beto,

Estou començando a me interessar pelo fly e te agradeço pelos ensinamentos.

Estão sendo (todos os tópicos) muito proveitosos para mim.

Um abraço
Avatar do usuário
Mário Cardin
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 102
Registrado em: Seg Jul 02, 2007 3:39 pm
Cidade:

Parabéns Beto

Mensagem por Mário Cardin » Dom Ago 11, 2013 9:02 am

Caro Beto akamine,

Eu li todas as materias que voce montou sobre a pesca com mosca e só tenho uma palavra para descrever o que achei: ÓTIMO, PARABÉNS.

Graças a pessoas assim com voce que o fly está evoluindo aqui no Brasil. Vou recomendar a sua matéria a diversos amigos meus que estão iniciando ou querendo iniciar na modalidade.

Agora só falta voce falar sobre a quebra de paradigmas (Quando disse sobre usar carretilhas/linhas maiores ou menores para varas menores ou maiores.

Eu tenho uma linha WF6F tucunaré que vai muito bem obrigado em uma vara clear water da orwis #4. Uma beleza para arremessa-la.

Acho legal essa parte.

Abraços,
Mário
"Atar e Pescar com mosca é muito divertido"

http://marioflycardin.blogspot.com.br/

Mário
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”