Normalmente são utilizados quando vestimos os waders, que são as vestimentas impermeáveis tipo macacão, para nos proteger do frio e da umidade, quando pescamos dentro dos rios e lagos.
Um bom par destes sapatos especiais, não custam menos de US $ 50.00 lá nos USA, podendo facilmente ultrapassar os US $ 200.00 se for produto de griffe. Algo impensável para nossos bolsos ...

Mas a precariedade de nossa ecônomia, faz nos extremamentes criativos ...
Meu Wader é de Neoprene, da marca Mormaii, adquirido com o Beto Vaucher, da Fly Sul. Como o Wader é de Neoprene, e não poderia usá-lo com minhas botas e tênis normais, tamanho 42, teria que adquirir um calçado 2 ou 3 números maiores para que não ter problema de ficar com o pé apertado dentro da botas ... E como não teria condiçõe para adquirir um par de Wading Shoes importados, a solução seria fabricar um ...
Teria de ser um tênis de cano alto para dar proteção ao tornozelo. Não poderia possuir palmilha ou contraforte de papelão ou fibra (contraforte é aquela parte do calçado que fica colado à sola, pelo lado de dentro do calçado). Teria de ter ium mínimo de resistência ...
Bem com todas as características na cabeça, saí a à busca no comércio de Curitiba. Fui às lojas de calçados populares, próximos ao Terminal do Guadalupe. Normalmente é possível encontrar tênis chineses com estas características em lojas onde o povão circula. Bingo !
Na Calçados Craque, um tenis exatamente como eu procurava, mas infelizmente, com numeração até 43. Uma ligação para uma filiakl da loja, dá conta que na loja da Praça Carlos Gomes, tinha uns 12 pares nº 44 e 45 que estavam em oferta ... Corri lá, e para mina alegria, estavam sendo vendidos à R$ 19,90 cada par ...
As características do calçado atendiam-me perfeitamente, além do que, o desenho era muito simpático...
Imediatamente o adquiri.
Após, fui à Casol, uma loja de materiais de construção e adquiri feltro para calfinar. É um pedaço de feltro com cerca de 12 x 18 cm utilizado para dar acabamento em paredes de alvenaria. Custou cerca de R$ 6,00 o par. A cola de sapateiro eu tinha em casa ...
Agora seria a mão de obra ...
Como o solado de borracha tem um acabamento de certa forma liso, a cola não teria aderência necessária se a superfície não fôsse devidamente preparada. Teria de ser "arrepiada" para ficar áspera. Para isso, podemos utilizar uma lixa grossa, ou então um desbastadorde metal, que utilizado numa furadeira, deu o acabamento necessário.

O kit básico para o preparo estava pronto.
Cola, feltro e o desbastador ... Só faltou colocar a furadeira ...rs...

Solado arrepiado, limpo com Hexano (Benzina) para desengordurar, cola na superfície, cola no feltro, deixei secar a cola e após constatar que a cola estava seca, uni as duas partes. Com auxílio de um pequeno martelo, fui batendo o feltro no solado para uma perfeita colagem. Após, com auxilio vários sargentos (Clamp Bar) e pedaços de madeira, deixei a cola secar por um dia ...

Após, cola curada, parti para o corte dos excessos de feltro do solado. Pronto ... Lá estava meu par de Wanding Shoes, pronto para o uso ...

E até que ele ficou simpático ...rs...
A necessidade de não possuir papelão ou fibra em seu interior, deve-se ao fato, como vamos andar com ele dentro da água, que ele poderá se deteriorar muito rapidamente.

Ah! e o quie é mais importante ... O custo deste fantástico equipamento ...
Cerca de R$ 28,00 ... Pouco mais de US $ 10.00 ... E depois dizem que para pescar de Fly, é caro ...