CABEÇAS DE POPPER DE EVA - Passo a Passo

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Qui Mar 28, 2013 9:00 am

Ilza escreveu:Lapso.
Desculpem-me.
Ilza, achei seu artigo muito bom, bem didático e instrutivo! Por favor, poste-o novamente, pois complementará as informações já bastante completas postadas pelo tio Odimiri!
A exemplo, sua dica de utilizar tubos de antena de TV para fazer os cilindros mais finos para atar terrestrials, hoppers e afins, achei muito bom. Pensei em fazer um desses no feriado, pois esse material eu tenho disponível.
Quanto às suas brincadeiras e piadas, não notei o menor tom ofensivo nelas!! XD
Vamos lá!! Tenha orgulho das suas contribuições também! そして毎日もいつもいつも一生懸命でがんばっていてね!
Grande abraço
Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Qui Mar 28, 2013 12:05 pm

Ilza escreveu:Lapso.
Desculpem-me.
:D :D :D

Grande Ilza,

Já tinha lido tua resposta e aguardava a resposta do Beto Akamine para responder a ambos.
Gostei do que foi postado e entendi como uma contribuição ao tópico.
Gosto também da criatividade que você tem demonstrado, usando de recursos alternativos para lograr efeitos
bastante interessantes, mostrando desta maneira que existem outros caminhos que levam ao mesmo destino.
Isto também serve de estímulo para que outras pessoas se proponham a fazer o que aparentemente só pode
ser conseguido com o uso de materiais e técnicas especiais.
Pequenos detalhes de acabamento ou de execução, são de somenos importância visto que os peixes não se
preocupam com eles, e no final das contas, acabam fisgados !
Por este motivo, peço para que poste novamente tua contribuição.

Grande abraço
Odimir
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Qui Mar 28, 2013 12:11 pm

Beto Akamine escreveu:
Bom dia tio Odimir

Ah, isso explica porque não encontro peça equivalente no mercado. rs. Trata-se de uma peça exclusiva! Então você idealizou e criou o furador adequado... fantástico!
Se houvesse a possibilidade de elaborar uma peça dessas para mim, ficaria muito grato. Meu mandril é de 1/2 na furadeira manual e de 3/4 na furadeira de bancada. Talvez fazendo de 1/2 para servir nas duas seja o ideal. Os blocos de EVA que tenho tem espessura média de 2 polegadas. Quanto ao diâmetro, acho que você tem muito mais experiência que eu sobre o tamanho adequado, mas acho que de 1/2 ou 3/4 de polegada fariam popper heads bem versáteis.
O uso dos poppers seriam para tucunarés amazônicos e saltwaters nos maiores e para robalos, bass e tucunarés azuis nos menores.
Caso seja possível confeccionar a peça para mim, por favor, me passe os custos que já lhe deposito antecipadamente.
Obrigado pela atenção e disponibilidade de sempre, tio!
Grande abraço
Beto Akamine
:D :D :D

Ola Beto,

Vou enviar MP, informando o preço dos vazadores.

Grande abraço
Odimir
Avatar do usuário
Alcides Barbosa - Piska
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3395
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 3:51 pm
Apelido: Piska
Cidade:

Mensagem por Alcides Barbosa - Piska » Qui Mar 28, 2013 12:22 pm

Excelente topico! Apesar de não ser novo, ainda não tinha visto...Parabens Odimir!

Um abraço! 8)
As 2 melhores épocas para pescar são:
Quando não está chovendo...
E quando está chovendo!
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Qui Mar 28, 2013 12:25 pm

:D :D :D

Pessoal,

Uma observação que faço com relação aos poppers aqui mostrados, é que foram desenvolvidos em época na qual eu tinha um grande
entusiasmo com a pesca amazônica, e coincidiu com o advento dos "tube flies" e "tube poppers".
Estes poppers eram lançados com equipamento número 10 e linhas do tipo "shooting" com cabeças pesadas integradas.
Hoje prefiro pescar com poppers convencionais com anzóis fixados diretamente ao corpo de cortiça, EVA, ou outro material aplicável.
Estes poppers são de confecção mais simples e mais fáceis de serem lançados por equipamentos de numeração #9 ou mesmo #8.
Lembro ainda que poppers do tipo pencil, mais finos e alongados cortam melhor o vento e facilitam os lançamentos, embora eu
continue preferindo os poppers de conformação mais curta e concavidade de diâmetro maior, por deslocarem mais água e provocarem
maior comoção quando trabalhados.

Grande abraço
Odimir
Editado pela última vez por Odimir Manoel Gaspar em Sex Mar 29, 2013 4:00 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Qui Mar 28, 2013 12:27 pm

Alcides Barbosa - Piska escreveu:Excelente topico! Apesar de não ser novo, ainda não tinha visto...Parabens Odimir!

Um abraço! 8)
:D :D :D

Ola Alcides,

Obrigado pelos comentários !

Grande abraço
Odimir
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sex Mar 29, 2013 3:27 pm

Queridos Mestres Akamini e Sir Odimir,

Além de certa timidez, deletei msg por perceber certas inconveniências. Mas tinha o exato espírito, brilhantemente percebido e sintetizado por vcs, na imensa grandeza que os caracteriza, não como mosqueiros; mas como pessoas iluminadas.

A bela síntese do Beto, acima, já basta aos interessados; tornando desnecessária a postagem.... Mas em carinhosa retribuição à delicada tolerância e incentivos de vcs, e somando forças:

Antes: invés do desejo de mostrar ( entre os de nosso Mestre Maior :shock: :shock:) meus 1ºs e antigos Poppers Franks de iniciante sem parâmetros e técnicas :oops:, e com mínimos materiais disponíveis
; criados quase sem pretensões de uso , e mais por exercício...; aqui apenas ilustram diferentes possibilidades face os materiais. Além do impulso imediato de apontar “provisórias” alternativas ao Gde Kyouchi San Beto, a quem devemos ttas alegrias; torço p que seja útil a outra(o)s iniciantes como eu.

... ...

Beto, qdo vc receber o Vasador “By Odimir"_ naquele "padrãaaaaozinho" que já conhecemos :D _; ele vai vazar, tornear e até atar sozinho, se vc deixar :P .

Mas enquanto não lhe chega “ A Ferramenta”; se na urgência desejares improvisar; acho que poderias de um jeito que pareceu simples, até pra mim e marido que somos nabos em ferramentaria ( embora gostando de mexer , e sempre contando , ao max, com os materiais do ppio lar ou reciclados.

Eufórica com presente de minha "Morsa GTech " em 2011 ( e iludida pelo didatismo de seu sempre inspirado criador, fazendo tudo “parecer” fácil ) ; meses após, a "doidinha" aqui já "ousou ” tentar uns Tubes...kkk.

Apoiada pelo patrão ( outro leso das ideias ) , improvisamos diversos “Vazadores Tabajaras de diferentes diâmetros”, propiciando muitos cilindros de EVAS para usos vários ( corpos de terrestriais, de libélulas, pernas de rãns, etc). Acidentalmente, descobri neles um outro uso. Mas respeitando o tópico e autor, deixarei pra outro tema, quando e se, completar os atados resultantes.

I ) Os Maiores ( foto 01) , "preto"; "preto-e-branco" : 1ªs e únicas cores disponíveis na época); feitos c/ cano adaptado à broca de furadeira manual (foto 2); tendo apenas de chanfrar-lhe uma das extremidades em seu lado externo.

Contando com pequenos pedaços de 3 X 1 a 10 x2 cm de EVA, tivemos de fugir à tradicional colagem de placas várias, e sugeri aproveitarmos as 02 cores disponíveis num padrão "quase silver", tentando um “que” de naturalidade. As penas não indicadas ( de festas de aniversário _ as disponíveis) , apenas se somam à "brincadeira-exercício". Os Poppers foram adotados por Corinthianos amigos da família ( que n pescam; e não somos torcedores...kkk).

OBS :Na ocasião, ainda não conseguíamos todos os processos sugeridos pelo Mestre; e os shapes foram improvisados de um jeito ao contrário do indicado ( segurados na mão, e encostados à pedra áspera girada pela furadeira). Mas , na época, como exercício e pesquisa inicial, quase deu pra enganar...kkk.

Pretensa aprendiz, nem deveria mostrar qqer atado. Mas p a finalidade, acho que vale, esperando que tb os d+ colegas percebam a intenção.

Foto 01 : Tubbe Poppers Fraks Silvers 2011

Imagem

II) Os + finos de vários diâmetros e cores : feitos meses depois.
Vazadores : gomos de diversos diâmetros de Atena de Eletrônicos , adaptados à furadeira manual.

OBS:Algumas vezes os tarugos entalavam na antena, demandando retirá-los com um êmbolo enfiado na mesma. Mas contratempos são a alma das descobertas...hehe. Percebemos que, cf o “jeito”; tvz pela força centrífuga, muitas vezes o tarugo ficava com sobra de 1,5mm p fora da antena. E delicadamente era extraído inteiro. Quando não, enfia-se um alfinete ( bodquim)e/ ou pinça para que ele saia o suficiente para ser sacado.
Foto 2 : Tarugos Finos p/ Terrestriais e Minipoppers ( Inic 2012) + Vazadores Tabajaras, : Imagem Imagem

Se além dos incentivos, sempre exageradamente gentis dos Mestres, uma linha for útil a algum colega, já vlw a ousadia.

À parte: Kyouchi San Beto, umas vezes tive a honra de repassar suas remotas dicas de “1º uso de varas e linhas” a colegas iniciantes como eu. Imprescindíveis, deveriam acompanhar cada vara vendida a iniciantes! Mas..., Vai pensando que entendi aquela frase em nihongo (!?) . “Wakarimasen “!! (ou coisa parecida...kkk).

Mestre Sir Odimir, o senhor nos prega cada peça, fazendo as coisas parecerem fáceis com esse didatismo e dom... :roll::oops: :D

Gde Abç, e Ótima Páscoa a tds
Ilza e pp (patrão pitaqueiro).
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Seg Mai 06, 2013 1:42 am, em um total de 3 vezes.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Sex Mar 29, 2013 4:01 pm

Odimir Manoel Gaspar escreveu:
Ilza escreveu:Lapso.
Desculpem-me.
:D :D :D

Grande Ilza,

Já tinha lido tua resposta e aguardava a resposta do Beto Akamine para responder a ambos.
Gostei do que foi postado e entendi como uma contribuição ao tópico.
Gosto também da criatividade que você tem demonstrado, usando de recursos alternativos para lograr efeitos
bastante interessantes, mostrando desta maneira que existem outros caminhos que levam ao mesmo destino.
Isto também serve de estímulo para que outras pessoas se proponham a fazer o que aparentemente só pode
ser conseguido com o uso de materiais e técnicas especiais.
Pequenos detalhes de acabamento ou de execução, são de somenos importância visto que os peixes não se
preocupam com eles, e no final das contas, acabam fisgados !
Por este motivo, peço para que poste novamente tua contribuição.

Grande abraço
Odimir
Querido Mestre,
Além da necessidade , inconformismo frente adversidades + "vontade ferrea", levando à buscas de alternativas...Não imaginas o quanto nos chamou atenção, desde 1ºs tópicos lidos sobre fly, a "abertura" a novos métodos e materiais, por parte de experimentadíssimo Mestre , com ilimitados conhecimentos "tradicionais".

Assim, desde cedo "te" tornaste dos maiores exemplos e incentivos a estes arrojos , a muitos de nós imprescindíveis ( por mais que "achar_parcialmente que seja _ uma alternativa + simples e acessível ", tb seja parte do prazer...).
E também nisto, muito "te" agradecemos ( bem como a tantos que lhe seguiram o exemplo, como Sr. Jost , e amigos Nanni e J.Nicácio).

Com gde carinho,
Aquele abç!
Ilza e Edu.
Editado pela última vez por Ilza Gonçalves em Seg Abr 01, 2013 7:40 am, em um total de 4 vezes.
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Sex Mar 29, 2013 8:48 pm

:D :D :D

Ola Ilza,

Muitíssimo obrigado!

Grande abraço para você e o Edu, desejando que sejam felizes !

Odimir
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Abr 08, 2013 11:54 am

Odimir Manoel Gaspar escreveu:
Beto Akamine escreveu:
Bom dia tio Odimir

Ah, isso explica porque não encontro peça equivalente no mercado. rs. Trata-se de uma peça exclusiva! Então você idealizou e criou o furador adequado... fantástico!
Se houvesse a possibilidade de elaborar uma peça dessas para mim, ficaria muito grato. Meu mandril é de 1/2 na furadeira manual e de 3/4 na furadeira de bancada. Talvez fazendo de 1/2 para servir nas duas seja o ideal. Os blocos de EVA que tenho tem espessura média de 2 polegadas. Quanto ao diâmetro, acho que você tem muito mais experiência que eu sobre o tamanho adequado, mas acho que de 1/2 ou 3/4 de polegada fariam popper heads bem versáteis.
O uso dos poppers seriam para tucunarés amazônicos e saltwaters nos maiores e para robalos, bass e tucunarés azuis nos menores.
Caso seja possível confeccionar a peça para mim, por favor, me passe os custos que já lhe deposito antecipadamente.
Obrigado pela atenção e disponibilidade de sempre, tio!
Grande abraço
Beto Akamine
:D :D :D

Ola Beto,

Vou enviar MP, informando o preço dos vazadores.

Grande abraço
Odimir
Tio Odimir, vazadores recebidos. Fantástica a qualidade das peças. Não vejo a hora de testá-los. E o objetivo deles é esse mesmo, os tucunarés amazônicos em caniço #10 e linha BBT. Mas nos tamanhos menores vou arriscar uns tube poppers e tube divers para os robalos. Agora é deixar rolar solta a criatividade.
E, Ilza, vou aproveitar algumas dicas suas e fazer alguns vazadores com tubo de antena para o atado de hoppers, crickets, dragonflies e afins.. depois lhe mostro os resultados.
Abraços
Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Seg Abr 08, 2013 9:28 pm

Beto Akamine escreveu: Tio Odimir, vazadores recebidos. Fantástica a qualidade das peças. Não vejo a hora de testá-los. E o objetivo deles é esse mesmo, os tucunarés amazônicos em caniço #10 e linha BBT. Mas nos tamanhos menores vou arriscar uns tube poppers e tube divers para os robalos. Agora é deixar rolar solta a criatividade.
E, Ilza, vou aproveitar algumas dicas suas e fazer alguns vazadores com tubo de antena para o atado de hoppers, crickets, dragonflies e afins.. depois lhe mostro os resultados.
Abraços
Beto Akamine
:D :D :D

Ola Beto,

Fico contente que tenha gostado !
Sugiro efetuar o corte sobre um pedaço de madeira para preservar o corte dos vazadores.
Quando os poppers/divers estiverem prontos, sugiro também aplicar um verniz monocomponente do tipo Nexas Autocolor
ou Centauro 400 da Polidura, com o propósito de enrijecer, impermeabilizar e avivar as cores do EVA.
Estes vernizes são de secagem rápida, e a aplicação pode ser feita com a agulha do bodkin.

Grande abraço e ótimas poppadas !
Odimir

[Imagem]

[/Imagem]

[Imagem][/img]
Avatar do usuário
Ilza Gonçalves
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1141
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 4:07 pm
Cidade:

Mensagem por Ilza Gonçalves » Seg Abr 08, 2013 9:59 pm

Beto Akamine escreveu:
"...E, Ilza, vou aproveitar algumas dicas suas e fazer alguns vazadores com tubo de antena para o atado de hoppers, crickets, dragonflies e afins.. depois lhe mostro os resultados.
Abraços
Beto Akamine"
(grifo meu)

Blz, Beto! Aguardaremos!
abç.
Odimir Manoel Gaspar escreveu:
"...[Imagem]

[/Imagem]
..."
(grifo meu)

"Num" falei ?!
Ilza escreveu: Beto, qdo vc receber o Vasador “By Odimir"_ naquele "padrãaaaaozinho" que já conhecemos :D _; ele vai vazar, tornear e até atar sozinho, se vc deixar :P .
"Padrão... :shock: dimir " !! :D :wink:
Seca?Reflorestar !
ImagemImagemImagem
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Ter Abr 09, 2013 9:48 am

Sugiro efetuar o corte sobre um pedaço de madeira para preservar o corte dos vazadores.
Eu estou colocando uma placa mais fina de EVA por baixo para preservar o corte. A ferramenta é tão bacana que dá até dó de usar.. rs..
Quando os poppers/divers estiverem prontos, sugiro também aplicar um verniz monocomponente do tipo Nexas Autocolor
ou Centauro 400 da Polidura, com o propósito de enrijecer, impermeabilizar e avivar as cores do EVA.
Estes vernizes são de secagem rápida, e a aplicação pode ser feita com a agulha do bodkin.
Hmm.. nunca pensei em aplicar um acabamento externo em poppers/divers de EVA.. vou tentar.. obrigado pelas dicas, tio Odimir.
"Padrão... dimir " !!
Verdade, Ilza!! :D
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Luis Latorre
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1136
Registrado em: Qua Jun 08, 2011 1:33 pm
Cidade:

Re: CABEÇAS DE POPPER DE EVA - Passo a Passo

Mensagem por Luis Latorre » Ter Dez 17, 2013 6:25 am

Fiquei até com vontade de pescar de fly, excelente tópico Odimir, Parabéns!!


Grande abraço e boas pescarias,
Grande abraço e boas pescarias,

Latorre
***Viciado nas iscas de superfície***
Avatar do usuário
Betinho Oliveira
CALOURO
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 12:34 am
Cidade:

Poppers do Odimir

Mensagem por Betinho Oliveira » Qua Dez 18, 2013 5:31 pm

Caro amigo Odimir,
Estou ansioso para receber o primeiro lote de ferramentas para fazer poppers e atender aos nossos amigos.
Consegui o EVA com espessura de 4 cm. Assim, quem não quiser colar as placas terá o bloco na medida e sem cola.

Abção

Betinho
Avatar do usuário
Eufrásio Bomfim
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 51
Registrado em: Dom Out 16, 2011 2:08 am
Apelido: Tracajá
Cidade:

Poppers EVA

Mensagem por Eufrásio Bomfim » Qua Dez 25, 2013 12:34 am

Caro Odimir
Estou começando no Fly, e estou aprendendo muito com os seus posts.
Obrigado
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Re: CABEÇAS DE POPPER DE EVA - Passo a Passo

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Seg Fev 17, 2014 7:11 pm

Luis Latorre escreveu:Fiquei até com vontade de pescar de fly, excelente tópico Odimir, Parabéns!!


Grande abraço e boas pescarias,
:D :D :D

Ola Luis, obrigado !

Venha para o universo da pesca com mosca e encontrará muitas surpresas que certamente o alegrarão !

Grande abraço
Odimir
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Re: Poppers do Odimir

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Seg Fev 17, 2014 7:13 pm

Betinho escreveu:Caro amigo Odimir,
Estou ansioso para receber o primeiro lote de ferramentas para fazer poppers e atender aos nossos amigos.
Consegui o EVA com espessura de 4 cm. Assim, quem não quiser colar as placas terá o bloco na medida e sem cola.

Abção

Betinho
:D :D :D

Grande Betinho,

Só agora pude ver esta postagem.
O primeiro lote já disponível na tua loja e estamos fabricando o segundo lote de vazadores.

Grande abraço amigão
Odimir
Avatar do usuário
Odimir Manoel Gaspar
ANZOL DE OURO
Mensagens: 604
Registrado em: Ter Mar 11, 2008 10:42 am
Cidade:

Re: Poppers EVA

Mensagem por Odimir Manoel Gaspar » Seg Fev 17, 2014 7:17 pm

Eufrásio Bomfim escreveu:Caro Odimir
Estou começando no Fly, e estou aprendendo muito com os seus posts.
Obrigado
:D :D :D

Ola Eufrásio, obrigado !

Fico feliz que minhas postagens tenham tido utilidade, alcançando seus objetivos junto principalmente aos principiantes.

Abração
Odimir
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”