EFFMB Parte ZERO - INICIANDO

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

EFFMB Parte ZERO - INICIANDO

Mensagem por Beto Akamine » Qua Abr 08, 2009 5:20 pm

EFFMB PARTE ZERO - INICIANDO

Diálogo comigo mesmo:
- Akamine, depois da parte 6 é parte 7, não parte Zero, manézão!!
- Eu sei!
- Então...?
- A parte 7 está na geladeira! Depois de pensar muito, vi que faltou algo importante, algo inicial, algo que realmente fosse de valia para quem está pretendendo se iniciar na pesca com mosca. Como a parte 1 já existe, tive que fazer a parte Zero.

PRÓLOGO:

Caros amigos, boa tarde!

Quando iniciei esta série de artigos, meu objetivo foi desmistificar um pouco a pesca com mosca, modalidade esta reputada como complicada, misteriosa, "para poucos".

Para os amigos do baitcasting (BC ou "pesca de arremesso de iscas artificiais com carretilha ou molinete") que pretendiam iniciar-se no mundo do flyfishing (FF ou pesca com mosca), fiz uma série de artigos traçando paralelos entre o FF e o BC, permitindo, através das metáforas e analogias, uma melhor compreensão dessa modalidade de pesca. Daí nasceu o EFFMB, ou "Explicando o Fly Fishing em Metáforas de Baitcasting".

Iniciei na parte 1 com a física do arremesso, mas revendo os tópicos e relendo alguns pedidos de ajuda no Caterva, concluí que havia faltado um intróito, algo mais inicial, algo que efetivamente fosse de mais valia para aqueles que desconhecem totalmente a modalidade, mas tem curiosidade genuína em aprender e, quiçá, investir nesta nova "loucura".

Espero ter um mínimo de sucesso nesta empreitada. Boa sorte para nós!

INICIANDO:

Algum motivo o levou a se interessar pelo FF. O que foi esse estopim? Alguém que você viu pescando com mosca, ao vivo ou pela TV? Alguma reportagem que você leu em uma revista especializada em pesca? Um folder de pesca esportiva na Patagônia? Não importa! Independentemente do motivo, você decidiu que quer conhecer um pouco mais sobre o FF, mas.... onde? Como? Com quem?

Qual a melhor maneira de começar? Oras, vou comprar um equipamento, monto tudo e saio arremessando. Não parece tão difícil assim. Vou na loja, compro aquele kit encartelado que tem todo o equipamento que vou precisar, monto de acordo com o livrinho de instruções que vem junto e vou no pesque-pague pegar uns peixinhos.

Bom, pode até ser que isso funcione, mas não seria o caminho mais indicado. O mais provável é que você compre o kit, tente seguir as orientações do livreto e não consiga montar o equipamento adequadamente. Mesmo montando, você vai tentar imitar os movimentos que viu alguém fazendo e a linha começa a saracotear para todos os lados, forma nós, a mosca voa e o atinge na nuca, as pessoas em volta começam a rir e, no final, você irritado e frustrado, volta para casa, joga o material no fundo do armário e proclama em altos brados: - Esse tal de fly não é pra mim!!

Opa, volta a fita!! O fly é para você sim! Sirva-se de uma dose de Joãozinho Andarilho de Camisa Preta, respire fundo e vamos conversar! Você quer a boa ou a má notícia? A má notícia é que o equipamento que você comprou foi barato por um motivo: é de baixa qualidade! Isso não vai impedir que você pesque com ele, mas irá dificultar muito uma boa iniciação na modalidade. A boa notícia: a culpa é mais do equipamento do que sua, assim, com um equipamento adequado e algumas orientações iniciais, você será capaz SIM de praticar o FF com razoável sucesso.

Pronto? Vambora!

O PRIMEIRO EQUIPAMENTO

Para determinar o primeiro equipamento é preciso que sejam respondidas duas perguntas cruciais: "Onde eu pretendo pescar?" e "Quais peixes eu pretendo pescar?"

Antes de responder, é preciso fazer um alerta: não é possível ter um único equipamento e esperar que ele sirva para todas as situações de pesca!

Em regra, recomenda-se um equipamento de ação média, que é bem adequado para as pescarias de peixes médios, arremessando iscas de tamanho médio, em situações de médias distâncias de arremesso e situações climáticas médias. Esse mesmo equipamento médio pode ser adaptado (embora não seja o mais adequado) para uma pescaria mais leve ou mais pesada.

Antigamente um equipamento médio era definido como #7, se a escolha recaísse sobre equipamentos ímpares, ou #8, caso se optasse por equipamentos de numeração par. Em regra, quando se montam os muitos conjuntos de FF, costuma-se pular uma numeração entre um equipamento e outro, para evitar muita similaridade de ação e peso. Daí o porquê de se montar conjuntos de numeração par (pulando-se os ímpares) ou vice e versa.

VARAS: Atualmente, com a melhoria tecnológica, os equipamentos médios diminuíram um pouco, sendo assim considerados as varas #7 ou #6. São equipamentos adequados para se pescar peixes de 500 gramas até 2 quilos (black bass, robalos, tucunarés), mas não há empecilhos para ser usados para pequenos peixes de 100 gramas ou, tomando o devido cuidado, peixes de mais de 5 quilos. Porém, não é a numeração mais adequada nesses extremos.

Farei referência aos equipamentos pares, mas se optar pela numeração ímpar, é só acrescentar um número ao que eu citar. Se você pretende pescar tilápias, saicangas e jacundás, em represas e pequenos riachos, um equipamento #4 ou até mesmo #2 sejam mais adequados. Se pretende pescar anchovas e olhetes em torno das ilhas com grandes streamers, um equipamento #8 ou mesmo #10, cairão melhor. Tucunarés amazônicos? De #8 a #10. Tucunarés do Centro-Oeste e Sudeste? Cai para #6 a #8. E por aí vai...

As varas tem comprimentos que variam de 6´ a 15´, sendo o mais usual que tenham de 8´6 a 9´. A regra é a mesma do baitcasting: varas mais longas e de ação mais rápida arremessam mais longe, mas perdem em precisão; varas mais curtas e de ação mais lenta arremessam mais próximo, mas ganham em precisão. No caso do FF, mais um componente é influenciado pela ação da vara: a apresentação da mosca. Varas rápidas tendem a acelerar mais a linha e a mosca que ela carrega. Ganha-se em distância, mas a apresentação é prejudicada. Varas lentas apresentam as moscas de forma mais suave e natural, pois não aceleram tanto a linha e a mosca. Quando se pescam trutas com moscas secas, em que a isca deve cair suavemente sobre a superfície, imitando um inseto pousando, uma vara lenta é fundamental. Se o objetivo é arremessar um grande streamer a mais de 20 metros, em um dia de muito vento, a vara deverá ser rápida e potente, para vencer as grandes distâncias e a resistência do ar, ficando a apresentação em segundo plano.
Varas simples, mas honestas, tem seu preço a partir de 200 reais. Varas top de linha custam mais de 700 dólares nos EUA (pelo menos 2000 reais no Brasil).

CARRETILHAS. Em regra são equipamentos pouco exigidos em nossas situações de pesca mais comuns aqui no Brasil. Alguns cuidados devem ser observados, porém. Se você pesca no mar, uma construída em grafite ou anodizada/marinizada é melhor, pelos efeitos da corrosão. Se você pesca peixes que fazem longas corridas, como anchovas, olhetes e xaréus, no mar, ou bicudas e cachorras largas, em água doce, uma carretilha com bom sistema de fricção é recomendável. Mas, no geral, uma carretilha simples, com freio tipo click, é suficiente para iniciar. Uma carretilha simples, mas honesta, está em torno de 80 a 200 reais. Carretilhas top custam mais de 400 dólares nos EUA.

BACKING: se for pescar peixes que dão longas corridas, o backing será exigido, do contrário servirá apenas como "cama" para ficar sob a linha de fly. O mais usado é são linhas de um mterial sintético chamado Dacron. É parecido com os multifilamentos, mas bem menos abrasivos e de maior diâmetro. Aqui um alerta: não usem monofilamento de nylon, pois eles possuem elasticidade. Se enrolados com pressão na carretilha de fly, ela pode até deformar e quebrar. Igualmente, só usem multifilamento de maior diâmetro e somente se as varas tiverem passadores que agüentem multifilamento (normalmente não são preparadas para isso). Via de regra, dacron de 20lbs para equipamentos até #6 e de 30lbs para equipamentos #7 para cima. Um carretel de dacron com 100 metros está em torno de 30 reais.

LINHA: já discorri bastante sobre as linhas de fly em um tópico específico. Para começar, escolha uma boa linha de fly na configuração weight-forward flutuante do mesmo número da vara. Uma linha de boa qualidade é fundamental para bons arremessos e, nesse caso, preço e qualidade andam juntas. Linhas de 30 a 40 dólares são razoáveis e de 50 a 70 dólares costumam ser muito boas (preços dos EUA). Aqui no Brasil as linhas oscilam entre 100 e 250 reais. Menos que isso é arriscado, mais que isso é exploração.

LÍDER: ou leader, é a parte que liga a linha de fly à mosca. Feita normalmente de nylon transparente, tem formato cônico, que permite a melhor transmissão da energia cinética da linha de fly, em um efeito parecido com o de um chicote. O comprimento varia de poucos centímetros a alguns metros. Normalmente tem entre 7´5 a 10´. Existem líderes prontos, de afunilamento contínuo, sem nós, mas podem ser feitos com vários pedaços de monofilamento de nylon de diâmetros diferentes, atados entre si. Em regra, um leader cônico de afunilamento progressivo de 9´ com ponteira de 10lbs é bem versátil para ser usado com um equipamento #6/7. O preço varia de 10 a 20 reais.
BUTT: porção mais grossa do leader, que vai preso na linha de fly.

TIPPET: pedaço terminal do leader e sua porção mais fina. Nele é amarrada a mosca e é o seu diâmetro de determina a classificação do leader. Um leader 0X é mais grosso, um leader 5X é mais fino, um 8X mais fino ainda e por aí vai.

MOSCAS: existem muitas e muitas moscas, de diferentes tamanhos, formatos e ações, assim como existem muitas e muitas iscas de bait, de diferentes tamanhos, formatos e ações. Grosso modo, podemos classificar em:
dry fly (moscas secas) - imitam insetos voadores, muito usados na pesca da truta e outros salmonídeos. Se ficam sobre o filme d´água, são denominados dry (seca), se ficam abaixo do filme d´água, são chamados wet (molhada);
- ninfas - imagos ou larvas de insetos que tem seu ciclo de vida na água. Larvas de libélulas, de besouros, de mariposas e outras. Muito eficientes para muitos peixes, que tem essas larvas em sua cadeia alimentar. Ótimas para tilápias e carpas.
- streamers - seria o equivalente das iscas de barbela do BC. Imitam peixinhos forrageiros, em sua maioria. Ótimos para todos os tipos de peixes predadores, desde saicangas e jacundás, até grandes atuns e olhos-de-boi.
- poppers - assim como os poppers do BC, funcionam para muitos peixes predadores que atacam na superfície. Excelente para traíras, robalos e tucunarés;
- hairbugs - iscas feitas com pêlo do corpo do cervo norte-americano enrolados na haste do anzol. Podem ter ação de popper, de diver (como uma twitch-bait do BC) ou ser usado para dar volume ao corpo de ninfas, dry flies e streamers.
Existem muitas outras, mas estas podem ser consideradas básicas para quem está se iniciando. No começo, procure adquiri-las prontas de um bom atador ou mesmo as comercialmente vendidas. No futuro, arrisque-se a atar suas próprias moscas. É um hobby interessantíssimo e uma extensão do FF.

CUSTO: Considerando-se um equipamento #6/7, básico, mas honesto, composto de vara, carretilha, backing, linha e leader, 20 moscas variadas, acredito que o custo inicial fique em torno de 500 reais. Caro? O mesmo preço de um conjunto simples, mas honesto, de baitcasting.
E qual o limite? Bom, meu sonho de consumo seria uma GLoomis GLX, com carretilha Abel, linha SharkSkin e moscas atadas pelo Dave Withlock... uns 1.500 dólares nos EUA. Caro? Quanto sai uma Shimano Shaula, com carretilha Antares DC7, linha multifilamento e um jogo de iscas da Megabass?

MONTANDO O EQUIPAMENTO:



Ok, equipamento adquirido, está na hora de montar tudo para começar a brincadeira.

Alerta: todos os nós que citarei aqui podem ser encontrado na internet, alguns inclusive com animação em flash. Olhem, aprendam e pratiquem. Praticar nós é importante para que saiam cada vez melhores e mais rápido.

1) Prenda a carretilha na vara. Coloque o backing, amarrando este ao fundo do carretel com um nó simples, tipo uni-knot.

2) Para prender a linha de fly ao backing, o mais usado é o nail-knot. Não conseguiu? Então faça um double-surgeons-loop bem largo no backing (grande o suficiente para a carretilha passar por dentro) e um perfect-loop bem pequeno na linha de fly. Passe um no outro e prenda no sistema loop-to-loop. Esse sistema ainda ajuda na hora que quiser substituir a linha de fly que está na carretilha.

3) Linha de fly enrolada na carretilha, prenda o leader à linha de fly com o nail-knot. Opa, também não conseguiu? Nózinho danado, né?! Então, novamente, faço um perfect-loop pequeno na linha de fly e um perfect-loop pequeno no butt do leader. Melhor ainda, se tiver um braided-loop para colocar na linha de fly, o acabamento ficará melhor. Esse braided loop nada mais é que um loop (laçada) pronto, feito de nylon trançado, que é preso na linha de fly pelo método inch-worm e um tubinho termo-contrátil. Parece complicado, mas procurem por "fly braided loop" no Google que vocês entenderão!

4) Agora, passamos a linha de fly pelos passadores da vara e amarramos uma pequeno pedaço de lã no tippet. Lã??? Como vou pescar um peixe com lã sem anzol?
Resposta: você não vai pescar ainda! Vai apenas se familiarizar com o equipamento! Se tentar fazer os primeiros arremessos com uma mosca com anzol, tudo o que vai conseguir é um peixe-anta de 80 quilos preso pela nuca! Vamos sentir o equipamento, acostumar com o movimento da linha, sentir o desenrolar do arremesso. Quando isso estiver dominado, passaremos à pescaria.
Vá a algum parque que tenha pouca gente e um belo gramado, amplo e desimpedido de árvores e obstáculos. Solte uns 8 a 10 metros de linha de fly, estique-os à sua frente, com o pedaço de lã preço no tippet. Feito isso, com um movimento contínuo do braço para trás, tente jogar toda a linha no ar atrás de você. Uma pequena parada para sentir que a linha se desenrolou no ar atrás de você e inicie um movimento para puxar toda essa linha para a frente. Deixe a linha cair na grama e veja se ela caiu esticada ou toda embolada. Pratique até conseguir que a linha fique bem esticada à sua frente, após o movimento de vai-e-vem. Tente enxergar menos e sentir mais a linha e o movimento.
Deu certo? Meus parabéns, você aprendeu o arremesso pick-up-n-lay-down!

A partir daqui, recomendo que faça um curso de arremesso. Se não puder, adquira um bom livro (o do mestre Paulo César Domingues é altamente recomendado) e um bom vídeo instrucional (o do mestre Paulo César Domingues é ótimo, bem como o Begginings do Mel Krieger ou o Basic Fly Casting do Doug Swisher).

Leu? Assistiu? Agora é só... praticar, praticar, praticar e praticar!

E, se tiver paciência, ler os outros tópicos do EFFMB, que se tornarão mais lógicos, feita essa introdução inicial!

O FF é uma modalidade apaixonante! Apaixone-se também!

Um grande abraço e bons arremessos!

Beto Akamine
abril/2009
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Rick Morais
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1458
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:18 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Rick Morais » Qua Abr 08, 2009 5:53 pm

Muito bom Aka....

Ahhh se tivesse esses textos quando iniciei no fly....rs
Parabéns
Keep walking...

Abrass
Rick
Avatar do usuário
Gustavo Mello
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 185
Registrado em: Seg Fev 25, 2008 1:43 pm
Cidade:

Mensagem por Gustavo Mello » Qua Abr 08, 2009 11:54 pm

Beto sem precedentes este seu texo, muito obrigado
Avatar do usuário
Agustín Tarela
ANZOL DE OURO
Mensagens: 953
Registrado em: Dom Ago 24, 2008 5:56 am
Cidade:

Mensagem por Agustín Tarela » Qui Abr 09, 2009 12:26 am

Parebens, Beto é bom ler alguém que desmistifica a pesca com mosca. Abráço e vou procurar teus topicos antigos, acho q tenho muita coisa pra ler.
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qui Abr 09, 2009 11:09 am

Como sempre perfeito Beto. Estou esperando minha vara chegar mas até agora nada... As Farios do Le Fier estão ficando loucas e até andaram me ligando para pesca-las mas não posso. Hahaahahhaa :twisted: :twisted: :twisted:

Abração!!!
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Rodrigo Suzuki - Rodão
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3900
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 11:07 am
Cidade:

Mensagem por Rodrigo Suzuki - Rodão » Qui Abr 09, 2009 4:38 pm

Perfect !!!!!
Está aí o início do início ao escolher o primeiro material, ficou muito bom, bem claro.... ..... realmente faltava isso, parabéns !!!
Valeu, absss
[]'s e bons pinchos
Rodão
Avatar do usuário
José Zuanon
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6989
Registrado em: Ter Jan 04, 2005 8:41 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por José Zuanon » Qui Abr 09, 2009 5:00 pm

Como sempre ficou ótimo! Digesto, sem firulas, sem exageros, Didático...
Mais uma vez, Parabéns!
Enquanto os dinossauros existiam, os mamíferos não passavam de uns poucos roedores noturnos apavorados nas tocas.
Caterva Cretácica
Imagem
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Mensagem por NELSON MACIEL » Qui Abr 09, 2009 5:03 pm

Excelente ..
Mais uma vez, parabéns Jurássico Amigo ...

Tenho as minhas dúvidas ainda ... Principalmete àquela que foi você o inventor desta modalidade ...rs..
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Ricardo L Silva
CALOURO
Mensagens: 44
Registrado em: Qua Ago 24, 2005 9:02 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo L Silva » Sáb Abr 11, 2009 6:37 pm

Puxa...!
Pra quem gosta do assunto, até lê de novo para não deixar passar nenhuma informação.

Parabéns e Obrigado em nome dos que iniciam no FF, pois isto são execelentes instruções.

Vou ler todos os tópicos seguintes e tenho a certeza do aprendizado.

Ricardo
Não consigo definir o que é mais prazeroso numa pescaria.... ...
Caniço de bambu e latinha de minhoca...ou Vara de fly e um belo streamer cortando o céu...! ((( "Principalmente muntado num caiaque" ))).
Mineirin
Avatar do usuário
Klaydson França
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 190
Registrado em: Qui Dez 06, 2007 5:46 pm
Cidade:

Mensagem por Klaydson França » Sáb Abr 11, 2009 8:26 pm

Perfeito.

Entrei no forum agora justamente para mostrar a um amigo o necessário para ele iniciar nesta modalidade, e você deu uma ótima aula. Não precisei falar nada...você disse tudo!

Parabéns...sucesso
Aprender é um dos maiores tesouros do ser humano.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Seg Abr 13, 2009 8:35 pm

Muito obrigado pelas palavras elogiosas, meus amigos!

O interesse e o amor de vocês pela nobre arte da pesca com mosca é meu maior incentivo!

Tentarei no futuro colocar algumas ilustrações que auxiliem a compreensão do texto.

Grande abraço e boas linhas voadoras a todos

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Murilo Macionk
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 217
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 1:24 pm
Apelido: Gardenal
Cidade: Almirante Tamandaré
Estado: PR
Instagram: @murilomacionk

Mensagem por Murilo Macionk » Sex Out 02, 2009 11:41 am

Eu comprei hoje meu equipamento de FLY, é um número #6, vara Shakespeare e carretilha "PFlueger Automatic"(acho que é assim que escreve), model 1195, achei interessante que essa carretilha tem recolhimento autoatico, é coisa de loko, a carretilha é de dar corda! :lol: só que a linha, se não me engano é sinking, e me falaram que é difícil arremessar esse tipo de linha....
Comprei usado mesmo, só pra começar, queria mesmo era um #4 pra pescar saicangas, mas pela quantia que eu tinha, deu pra comprar esse e olhe lá....
eu já tinha uma idéia de como pescar com fly, porque já sou adepto do "fly caipira", e até atei algumas moscas já, não vou mentir pra vocês, são umas moscas (BEM) toscas, mas o que importa é que eu que fiz elas hahahaha :lol:
mas pelo visto eu tenho muito a aprender ainda, mas vamos ver no que é que dá...
Na dúvida? FISGA!

~^~~^|~^~~^~~^~
|
¿<°))))><
Cristhiano
CALOURO
Mensagens: 16
Registrado em: Seg Out 05, 2009 10:00 pm
Cidade:

INICIAÇAO AO FLY

Mensagem por Cristhiano » Ter Out 06, 2009 6:50 pm

Ola pessoal !
Sou novo nesta casa e gostaria de dizer que estou muito feliz e dislumbrado co aquantidade de informaçoes e experiencias trocadas, em pouco tempo q tive para ler os foruns . Parabens !!
Avatar do usuário
NELSON MACIEL
GARATÉIA DE VIBRANIUM
Mensagens: 47726
Registrado em: Qui Set 09, 2004 7:50 pm
Cidade: SaoJosedosPinhais
Estado: PR
Contato:

Re: INICIAÇAO AO FLY

Mensagem por NELSON MACIEL » Qua Out 07, 2009 7:23 am

Cristhiano escreveu:Ola pessoal !
Sou novo nesta casa e gostaria de dizer que estou muito feliz e dislumbrado co aquantidade de informaçoes e experiencias trocadas, em pouco tempo q tive para ler os foruns . Parabens !!
Olá Cristhiano

Seja bem vindo à Caterva. Sinta-se em casa e entre Amigos.
Apresente-se no Fórum Bate Papo, queremos conhece-lo.

Pelas regras da Caterva, solicitamos que cada usuário utilize como Nome de Registro, seu nome próprio e evite a utilização de apelidos ou nick names. Informe seu nome e sobrenome para que eu possa fazer as modificações exigidas.

O Avatar deve mostrar a foto do pescador. Se você tiver problemas para postar o Avatar, envie a foto no tamanho original para meu e-mail, nelsonmaciel@uol.com.br , que eu providencio os ajustes e a sua colocação.

Veja nossas normas de participação :

http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=25136

Obrigado
Nelson Maciel
/ct0 /ctf
FÓRUNS CATERVA - UM MARCO NA PESCA ESPORTIVA DO BRASIL !
Seja um pescador mais esportivo. Amasse as farpas dos anzóis e garatéias.
Avatar do usuário
Alan Franzen
CALOURO
Mensagens: 31
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 11:47 pm
Cidade:

Mensagem por Alan Franzen » Qui Dez 24, 2009 9:42 pm

muito bom o texto...
rachei o bicho com a parte do peixe anta fisgado pela nuca...
Avatar do usuário
Wagner Goffredo
ANZOL DE OURO
Mensagens: 929
Registrado em: Ter Jan 16, 2007 12:49 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Wagner Goffredo » Qua Set 22, 2010 2:42 pm

Putsssssssssssss Beto .. entrei aqui despretencioamente ... e de repente, me vi num mundo novo, legal, totalmente desmistificado ... ...

Cara, você foi simplesmente maravihoso .. eu já tinha interesse na modalidade... agora então .. ta fervendo nas veias ... ... :D

Parabéns e obrigado por partilhar !!!

Abração
"Deus Não subtrai do tempo de vida do homem, as horas que ele passa pescando"
Ricardo Henrique
NOVATO
Mensagens: 4
Registrado em: Dom Mai 01, 2011 3:08 pm
Cidade:

Mensagem por Ricardo Henrique » Dom Jan 15, 2012 3:39 pm

ai sim em beto!
Avatar do usuário
Lincoln Andrade
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 128
Registrado em: Ter Fev 17, 2009 10:51 am
Cidade:

Mensagem por Lincoln Andrade » Qua Dez 19, 2012 2:35 pm

Muito bom! bem simples! Obrigado!
Lincoln Andrade:.
Avatar do usuário
Moises Frez
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2466
Registrado em: Seg Set 10, 2012 4:56 pm
Cidade:

Mensagem por Moises Frez » Qua Fev 19, 2014 3:48 pm

Muito bom Beto!!!

Estou com vontade de aprender a pescar com moscas, lendo esse seu texto me deixou mais tranquilo em tentar começar...

Tinha muitas duvidas em relação a numero de material pra comprar, mas pelo q li, o ideal pra mim começar seria o #4.

Quem sabe em um futuro próximo não me arrisco... rsrs

Obrigado! Abraços!
Avatar do usuário
Paulo Rovesta
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 93
Registrado em: Seg Nov 05, 2007 2:02 pm
Cidade:

Mensagem por Paulo Rovesta » Qui Fev 20, 2014 9:50 am

Beto, bom dia!

Excelente trabalho, muito útil.

Como falamos aqui no interior... CURTO, GROSSO E SEM FIRULAS....

Era isso que faltava para ajudar uns amigos do BC que estão paquerando o FF.

Parabéns e Obrigado.

Abraços,
Paulão
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Sex Fev 21, 2014 3:22 pm

Nossa, desenterrada forte!! rs.. Obrigado pelos elogios, Paulo, Moisés e demais amigos. Ensaiando um artigo sobre o fly com varas para duas mãos (spey e switch), mas ainda não saiu nada.. no futuro.. em breve..
Precisando, estamos aí!
Abraços
Beto akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Mauro Nakatani
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 2522
Registrado em: Seg Jan 14, 2008 7:06 pm
Cidade:
Contato:

Mensagem por Mauro Nakatani » Qua Fev 26, 2014 4:41 pm

Meu amigo, nós envelhecemos, mas o conhecimento passado é eterno, maravilhoso texto.
Brincando de artista - www.iscasdomauro.com.br ; helices 100%
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”