Ajuda sobre tamanho de anzol e numeração do conjunto de fly

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Klaydson França
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 190
Registrado em: Qui Dez 06, 2007 5:46 pm
Cidade:

Ajuda sobre tamanho de anzol e numeração do conjunto de fly

Mensagem por Klaydson França » Ter Abr 14, 2009 1:51 pm

Pessoal,

No fim de semana que passou, estive pescando com fly e testei alguns poppers que atei em um anzou 1/0.

O meu conjunto de fly é nº8. Encontrei certar dificuldades em realizar os arremessos com o popper. Achei ele meio pesado para o meu equipamento (também sei que ele por ter mais volume, oferece mais resistência ao arremesso), mas como não pesco a muito tempo com fly, também tem a questão da perda da prática...

Assim, resolvi pedir ajuda aos amigos ...

Qual tamanho de anzol máximo posso utilizar para atar popper de balsa ou EVA para ser arremessado com um equipamento nº8?

Qual a relação entre a largura da boca do popper com a numeração do anzol?

e aproveitando a deixa, qual seria o peso máximo dos streamer (clouser minnow) para ser utilizado no equipamento número º8?

Antecipadamente, meu muito obrigado.

Klaydson França
Aprender é um dos maiores tesouros do ser humano.
Avatar do usuário
Klaydson França
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 190
Registrado em: Qui Dez 06, 2007 5:46 pm
Cidade:

Re: Ajuda sobre tamanho de anzol e numeração do conjunto de

Mensagem por Klaydson França » Ter Abr 14, 2009 2:07 pm

anzol 4330 x 1/0.
Aprender é um dos maiores tesouros do ser humano.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Re: Ajuda sobre tamanho de anzol e numeração do conjunto de

Mensagem por Beto Akamine » Ter Abr 14, 2009 2:36 pm

KLAYDSON FRANÇA escreveu:anzol 4330 x 1/0.
Esse anzol que você faz referência é o da Marine Sports, equivalente ao 92247 da Mustad, com ponta em forma de unha de gato e dois ganchos na haste para fixação de isca viva?

Particularmente não gosto desse anzol para atado de poppers, por causa da haste muito curta em relação à abertura do anzol e da ponta desalinhada com o resto do anzol. Dependendo da isca atada e do arremesso, ele começa a torcer demais o leader.

Klaydson.. que peixes você pretende pescar com um popper em anzol 1/0? Eu uso 1/0 e 2/0 somente para peixes bem grandes. Robalos, tucuninhas e basses de até 2 ou 3 quilos eu uso anzol #4. Peixes grandes, anzol #2 ou no máximo #1. 1/0 eu uso para poppers de saltwater, visando anchovas, xaréus e olhetes, ou tucunas amazônicos.

Enfim, caso você queira mesmo arremessar um popper em anzol 1/0, com que material você tem feito ele? Cortiça é o mais pesado de todos, seguido de madeira balsa, foam e finalmente stiropor (tipo um isopor endurecido). Um popper grande, feito em cortiça, com anzol de arame pesado e muita pintura e plumas, fica um monstro para ser arremessado.

Outra coisa que pode estar atrapalhando é o leader. Use um leader curto e potente, tipo um de 7 pés, com butt 0.70mm e tippet 0.35mm.

A linha de fly também influencia. Use pelo menos uma linha WF (weight forward), embora eu preferisse uma bass bug taper, para arremessos de grandes poppers e hairbugs.

Abraços


Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Klaydson França
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 190
Registrado em: Qui Dez 06, 2007 5:46 pm
Cidade:

Mensagem por Klaydson França » Ter Abr 14, 2009 2:48 pm

Beto, valeu pelas dicas...

Na verdade eu pesco traíra e bass com menos de 2 kg na região próxima a BH...

mas este fim de semana estava utilizando para pegar matrixã até 3 kg...

Beto, você tem alguma tabela com tamanho de peixe e relação tamanho de anzol para me indicar? estou voltando ao fly, depois de quase dois anos.

mas não tive resultado...

GRande abraço.
Aprender é um dos maiores tesouros do ser humano.
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Ter Abr 14, 2009 2:53 pm

KLAYDSON FRANÇA escreveu:Beto, valeu pelas dicas...

Na verdade eu pesco traíra e bass com menos de 2 kg na região próxima a BH...

mas este fim de semana estava utilizando para pegar matrixã até 3 kg...

Beto, você tem alguma tabela com tamanho de peixe e relação tamanho de anzol para me indicar? estou voltando ao fly, depois de quase dois anos.

mas não tive resultado...

GRande abraço.
Ola Klaydson

Na verdade não creio que haja uma tabela fixa que faça a correspondência entre o tamanho do anzol e a numeração do equipamento, pois varia muito em função da mosca que foi atada em um anzol. Por exemplo, uma ninfa leve em anzol #4 é possível ser arremessada até com uma vara #2. Se no mesmo anzol atarmos um hairbug volumoso e pesado, cheio de rubber legs e plumas, um equipamento #6 se faria necessário.

O ideal é adaptar o equipamento x linha x leader x mosca para cada situação.

Tente diminuir o tamanho do anzol e usar alguns mais apropriados, com a haste mais longa e arame mais fino. Use material mais leve para dar volume aos poppers se adicionar peso, como o foam ou stiropor. Use um leader mais curto e grosso, para melhorar o desenrolar da linha e carregar melhor a mosca. Use também uma linha adequada para o arremesso de iscas grandes e volumosas.

Abraços e bom retorno à nobre arte

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Klaydson França
ANZOL DE BRONZE
Mensagens: 190
Registrado em: Qui Dez 06, 2007 5:46 pm
Cidade:

Mensagem por Klaydson França » Ter Abr 14, 2009 3:00 pm

Beto,

Muito obrigado, me ajudou demais...
Vou aproveitar esta semana (minha última semana de férias), para atar novos poppers.

Grande abraço...
Aprender é um dos maiores tesouros do ser humano.
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”