Preciso de ajuda - Leaders

Aqui nós iremos falar sobre Fly Fishing. Equipamentos, Iscas, Atado, Fotos das Iscas e toda e qualquer dúvida sobre esta modalidade ...
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Preciso de ajuda - Leaders

Mensagem por Carlos Salatti » Ter Mai 26, 2009 6:39 am

Ola meus queridos amigos mosqueiros.

Estou pescando muito mesmo, mas estou tendo dificuldades nos arremessos e estou certo que além da minha falta de experiência, o leader também não esta colaborando muito para um bom desenvolvimento... :evil:

Ontem fui ao Le Fier e vi muita ação na superficie... Muita Truta Comendo e muita atividade, porém, não consegui apresentar as secas de forma adequada... Tive muita dificuldade para a apresentaçao (o leader caia embolado perto da mosca)... As 3 ou 4 vezes que fiz uma melhor apresentação... Paaaahhhh, as Trutas bateram na minha seca.

So para explicar, estou usando aqueles lideres trançados... Não sei se prestam ou não, o que sei é que o tippet certamente esta incorreto. Estou variando entre 0.14mm e 0.12mmm. Porém as secas ficam “travadas” no ar e na hora do pouso, elas caem proximas e emboladas com o tippet...

Queria sugestões de lideres. Esses trançados prestam? É melhor fazer uma receita com varios diâmetros de linha?

Minha vara tem 9’... Qual tamanho ideal do lider?

Outra pergunta que é ridicula para vocês, mas para mim não é tão evidente assim... Hehehehe

O Lider começa a partir da FLYLINE? Tipo acaba a FLY LINHA e começa o lider e depois a ponteira é chamada de Tippet? É isso mesmo? :oops: :oops:

Obrigado amigos e desculpa tantas perguntas!!! :D

Grande Abraço.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Re: Preciso de ajuda - Leaders

Mensagem por Beto Akamine » Ter Mai 26, 2009 11:31 am

Grande Salatti, como vai o amigo? Que maravilha, pescar uma trutinha no mosca seca em plena Europa... um privilégio! Mas, vamos às dúvidas!

Eu gosto dos lideres trançados, principalmente em pescas de robalos e bass. Já usei nas trutas, mas daí tenho optado por lider trançado curto (5 pés) e faço um looongo tippet de 2 ou 3 seções, deixando com comprimento total de 9 a 12 pés de comprimento.

O que vai determinar o tippet é o lider como um todo. Se você pegar um leader cônico pronto bem fino, tipo 6x (em torno de 3lbs), vai perceber que a porção grossa dela (butt ou rear) também é mais fina. Se pegar um 0x, ele vai ser mais grosso que o anterior em toda a sua extensão, desde o butt até o tippet.

Por isso, veja qual o tippet que você pretende por, para definir qual o leader que você colocará na linha. Para trutas com mosca seca, na minha preferência pessoal, eu colocaria um leader cônico desses comprados prontos, não trançado, de 9 pés e 2x ou 3x. Faria uma alça na ponta do tippet (prefiro o double surgeon´s loop). Pegaria um pedaço de 50cmts de tippet material (vendem em carretéis de 25mts) de 0.11 a 0.14mm e faria uma alça neste também. Faria a conexão loop-to-loop entre as alças e amarraria minha mosca seca na porção final.

Por que isso? Para que você possa ir trocando as moscas e quando o tippet estiver ficando muito curto, basta tirar o pedaço anterior da conexão loop-to-loop, cortar mais um pedaço de tippet material e deixar o leader novamente íntegro em comprimento.

Quanto ao fato do tippet não terminar esticado no final do arremesso, podem ser vário motivos. Os mais comuns são:
- terminação do arremesso para baixo - é comum a pessoa estar fazendo os false cast perfeitinhos e no arremesso final, no afã de acertar o ponto, finaliza para baixo e o arremesso "morre";
- mosca muito grande/pesada + tippet muito fino/longo - essa combinação também não permite que o leader se desenrole adequadamente;
- afobação - não esperar a linha desenrolar totalmente no back cast (arremesso para trás) antes de fazer o foward cast (arremesso para a frente);
- arremesso muito curto + linha weight-forward regular - em arremessos muito curtos, a cabeça da linha WF não saiu da ponteira da vara e não tem "peso" para vergar a vara e permitir um arremesso adequado. Se for usar moscas secas, dê preferência para uma linha double taper (DT) ou uma triangle taper (TT). Guarde a WF para arremessos longos.

Quanto à sua última pergunta, o leader começa no final da linha de fly sim. A conexão do leader à linha de fly é que varia. Normalment é um loop, que pode ser daqueles prontos, trançados (braided), presos com shrink tube (tubo termocontrátil) ou um mero pedaço de nylon rígido de 0.50 a 0.80 (dependendo da # da linha) preso com nail-knot (Nó do Prego ou Nó do Tubo) e um loop atado em perfect loop (Nó do Loop Perfeito) ou double surgeons loop. No leader faz-se igualmente uma alça no butt que é preso loop-to-loop à alça feita na linha de fly. Isso permite uma troca fácil de leader para as mais diversas situações. Alguns poucos amarram o butt do leader diretamente à linha de fly com o nail-knot, mas aí o conjunto fica limitado ao uso com aquele leader apenas.

Caso não queira investir em um novo leader cônico transparente (é baratinho, coisa de 3 a 5 euros), pode apenas prolongar o leader trançado que já está na linha, mas aí coloque pelo menos uns 4 pés de tippet transparente, com 2 ou 3 seções de diâmetros progressivos, pois na pesca com secas eu sinto que o leader trançado é muito visível e pode assustar o peixe.

Ah, uma última coisa! Não compre tippet material de fluorocarbon se for pescar com secas, pois ele tem peso relativo maior que da água e vai afundar. Vá de monofilamento mesmo! Mas se for pescar com ninfas e wets, o fluorocarbon é fantástico!

PS: pesque uma "ombre" (grayling) e mande a foto para mim! Acho lindo aquele peixe!

Abração

Beto Akamine

Carlos Salatti escreveu:Ola meus queridos amigos mosqueiros.

Estou pescando muito mesmo, mas estou tendo dificuldades nos arremessos e estou certo que além da minha falta de experiência, o leader também não esta colaborando muito para um bom desenvolvimento... :evil:

Ontem fui ao Le Fier e vi muita ação na superficie... Muita Truta Comendo e muita atividade, porém, não consegui apresentar as secas de forma adequada... Tive muita dificuldade para a apresentaçao (o leader caia embolado perto da mosca)... As 3 ou 4 vezes que fiz uma melhor apresentação... Paaaahhhh, as Trutas bateram na minha seca.

So para explicar, estou usando aqueles lideres trançados... Não sei se prestam ou não, o que sei é que o tippet certamente esta incorreto. Estou variando entre 0.14mm e 0.12mmm. Porém as secas ficam “travadas” no ar e na hora do pouso, elas caem proximas e emboladas com o tippet...

Queria sugestões de lideres. Esses trançados prestam? É melhor fazer uma receita com varios diâmetros de linha?

Minha vara tem 9’... Qual tamanho ideal do lider?

Outra pergunta que é ridicula para vocês, mas para mim não é tão evidente assim... Hehehehe

O Lider começa a partir da FLYLINE? Tipo acaba a FLY LINHA e começa o lider e depois a ponteira é chamada de Tippet? É isso mesmo? :oops: :oops:

Obrigado amigos e desculpa tantas perguntas!!! :D

Grande Abraço.
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
João Nicácio
ANZOL DE OURO
Mensagens: 610
Registrado em: Seg Dez 03, 2007 11:22 am
Cidade:

Mensagem por João Nicácio » Ter Mai 26, 2009 12:25 pm

Salatti, eu ia te responder - mas depois desta aula, caluda!!!
Meus parabéns aos dois - ao mestre e ao padawan!
João
"Tafasta merubá lô tafasta"
(Se apertar demais, vaza entre os dedos)
Talmud


"Nunca se justifique. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam."
Avatar do usuário
jonatanleme
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 59
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 11:13 pm
Cidade:

Mensagem por jonatanleme » Ter Mai 26, 2009 12:37 pm

Realmente não tem muito o que falar depois da aula!!! rsrs
Bom ai vai a minha humilde opinião...
Tive o mesmo problema quando comecei, tenta finalizar ele mais alto... Pra mim deu certo... Outra coisa, pra mosca seca eu uso um pouco mais grosso que você (18mm) não sei se isso influencia ou não...

Abraço!!!
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Re: Preciso de ajuda - Leaders

Mensagem por Carlos Salatti » Qua Mai 27, 2009 4:37 am

João Nicácio escreveu:Salatti, eu ia te responder - mas depois desta aula, caluda!!!
Meus parabéns aos dois - ao mestre e ao padawan!
João
Pois é João o Akamine é sabio por demais...

Muito obrigado pela sua atenção. Tu sempre esta presente.

Grande Abraço e se cuide por ai.
Editado pela última vez por Carlos Salatti em Qua Mai 27, 2009 4:41 am, em um total de 1 vez.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Re: Preciso de ajuda - Leaders

Mensagem por Carlos Salatti » Qua Mai 27, 2009 4:39 am

Beto Akamine escreveu:Grande Salatti, como vai o amigo? Que maravilha, pescar uma trutinha no mosca seca em plena Europa... um privilégio! Mas, vamos às dúvidas!

Eu gosto dos lideres trançados, principalmente em pescas de robalos e bass. Já usei nas trutas, mas daí tenho optado por lider trançado curto (5 pés) e faço um looongo tippet de 2 ou 3 seções, deixando com comprimento total de 9 a 12 pés de comprimento.

O que vai determinar o tippet é o lider como um todo. Se você pegar um leader cônico pronto bem fino, tipo 6x (em torno de 3lbs), vai perceber que a porção grossa dela (butt ou rear) também é mais fina. Se pegar um 0x, ele vai ser mais grosso que o anterior em toda a sua extensão, desde o butt até o tippet.

Por isso, veja qual o tippet que você pretende por, para definir qual o leader que você colocará na linha. Para trutas com mosca seca, na minha preferência pessoal, eu colocaria um leader cônico desses comprados prontos, não trançado, de 9 pés e 2x ou 3x. Faria uma alça na ponta do tippet (prefiro o double surgeon´s loop). Pegaria um pedaço de 50cmts de tippet material (vendem em carretéis de 25mts) de 0.11 a 0.14mm e faria uma alça neste também. Faria a conexão loop-to-loop entre as alças e amarraria minha mosca seca na porção final.

Por que isso? Para que você possa ir trocando as moscas e quando o tippet estiver ficando muito curto, basta tirar o pedaço anterior da conexão loop-to-loop, cortar mais um pedaço de tippet material e deixar o leader novamente íntegro em comprimento.

Quanto ao fato do tippet não terminar esticado no final do arremesso, podem ser vário motivos. Os mais comuns são:
- terminação do arremesso para baixo - é comum a pessoa estar fazendo os false cast perfeitinhos e no arremesso final, no afã de acertar o ponto, finaliza para baixo e o arremesso "morre";
- mosca muito grande/pesada + tippet muito fino/longo - essa combinação também não permite que o leader se desenrole adequadamente;
- afobação - não esperar a linha desenrolar totalmente no back cast (arremesso para trás) antes de fazer o foward cast (arremesso para a frente);
- arremesso muito curto + linha weight-forward regular - em arremessos muito curtos, a cabeça da linha WF não saiu da ponteira da vara e não tem "peso" para vergar a vara e permitir um arremesso adequado. Se for usar moscas secas, dê preferência para uma linha double taper (DT) ou uma triangle taper (TT). Guarde a WF para arremessos longos.

Quanto à sua última pergunta, o leader começa no final da linha de fly sim. A conexão do leader à linha de fly é que varia. Normalment é um loop, que pode ser daqueles prontos, trançados (braided), presos com shrink tube (tubo termocontrátil) ou um mero pedaço de nylon rígido de 0.50 a 0.80 (dependendo da # da linha) preso com nail-knot (Nó do Prego ou Nó do Tubo) e um loop atado em perfect loop (Nó do Loop Perfeito) ou double surgeons loop. No leader faz-se igualmente uma alça no butt que é preso loop-to-loop à alça feita na linha de fly. Isso permite uma troca fácil de leader para as mais diversas situações. Alguns poucos amarram o butt do leader diretamente à linha de fly com o nail-knot, mas aí o conjunto fica limitado ao uso com aquele leader apenas.

Caso não queira investir em um novo leader cônico transparente (é baratinho, coisa de 3 a 5 euros), pode apenas prolongar o leader trançado que já está na linha, mas aí coloque pelo menos uns 4 pés de tippet transparente, com 2 ou 3 seções de diâmetros progressivos, pois na pesca com secas eu sinto que o leader trançado é muito visível e pode assustar o peixe.

Ah, uma última coisa! Não compre tippet material de fluorocarbon se for pescar com secas, pois ele tem peso relativo maior que da água e vai afundar. Vá de monofilamento mesmo! Mas se for pescar com ninfas e wets, o fluorocarbon é fantástico!

PS: pesque uma "ombre" (grayling) e mande a foto para mim! Acho lindo aquele peixe!

Abração

Beto Akamine

Carlos Salatti escreveu:Ola meus queridos amigos mosqueiros.

Estou pescando muito mesmo, mas estou tendo dificuldades nos arremessos e estou certo que além da minha falta de experiência, o leader também não esta colaborando muito para um bom desenvolvimento... :evil:

Ontem fui ao Le Fier e vi muita ação na superficie... Muita Truta Comendo e muita atividade, porém, não consegui apresentar as secas de forma adequada... Tive muita dificuldade para a apresentaçao (o leader caia embolado perto da mosca)... As 3 ou 4 vezes que fiz uma melhor apresentação... Paaaahhhh, as Trutas bateram na minha seca.

So para explicar, estou usando aqueles lideres trançados... Não sei se prestam ou não, o que sei é que o tippet certamente esta incorreto. Estou variando entre 0.14mm e 0.12mmm. Porém as secas ficam “travadas” no ar e na hora do pouso, elas caem proximas e emboladas com o tippet...

Queria sugestões de lideres. Esses trançados prestam? É melhor fazer uma receita com varios diâmetros de linha?

Minha vara tem 9’... Qual tamanho ideal do lider?

Outra pergunta que é ridicula para vocês, mas para mim não é tão evidente assim... Hehehehe

O Lider começa a partir da FLYLINE? Tipo acaba a FLY LINHA e começa o lider e depois a ponteira é chamada de Tippet? É isso mesmo? :oops: :oops:

Obrigado amigos e desculpa tantas perguntas!!! :D

Grande Abraço.
Grande Mestre Akamine… Me conte como foi sua viagem ? Aproveitou Paris como tinha planejado? Porque não me ligou? Eu fui para Paris mais ou menos na época que você estava chegando.

Bom... Muito obrigado pela aula... Eu nem sei o que dizer.
Andei pesquisando também em fontes francesas e parece-me que esses lideres trançados não são o bicho não... A proxima coisa que farei sera substitui-lo...

Comprarei uns 3 ou 4 lideres cônicos de diâmetros diferentes e uns Braids Loops e começarei a usar isso de agora em diante... Com esse esquema de troca de tippets e trocas de lideres rapidas através dos loops fica muito interessante para quando agente muda de ninfas para secas e vice-e-versa. Farei isso hoje sem falta para usar no final de semana. Depois te conto o resultado. Tentarei não “matar” mais os arremessos... Hehehehehe Vou ver se termino mais alto para tentar corrigir os problemas.

Quanto a pegar os OMBRES meu amigo... Tu esta falando com um mais que iniciante e essa sera uma tarefa ardua e demorada, visto que, esses bichos são muito mais “méfiantes” que as Trutas... Sem contar que aqui no Le Fier não tem, So no Rivière d’Ain que tem, mas ainda volto la para tentar pegar uns. Mas antes tenho que aprender a pescar com Fly. Hehehe

Muito obrigado meu amigo e brigadão pelas dicas e pela tua atenção.

Grande Abraço.

ps.: Ainda em tempo... Parabéns pela belissima pescaria em Ausentes. Coisa linda demais!!!
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qua Mai 27, 2009 4:43 am

jonatanleme escreveu:Realmente não tem muito o que falar depois da aula!!! rsrs
Bom ai vai a minha humilde opinião...
Tive o mesmo problema quando comecei, tenta finalizar ele mais alto... Pra mim deu certo... Outra coisa, pra mosca seca eu uso um pouco mais grosso que você (18mm) não sei se isso influencia ou não...

Abraço!!!
Pois é cara. Tentarei pousar mais alto agora... Sera que 0.18mm não é muito grosso? As vezes acho o 0.12mm exagerado. :shock:

Abração e valeu.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Herbert Ida
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Jan 10, 2009 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Herbert Ida » Qui Mai 28, 2009 6:41 am

O que falar!!!
Depois da aula!!!!
So falo uma coisa Vai aproveitando ai Salatti!!! :D :D :D

abraços
IDA´S JAPÃO
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qui Mai 28, 2009 8:56 am

Herbert Ida escreveu:O que falar!!!
Depois da aula!!!!
So falo uma coisa Vai aproveitando ai Salatti!!! :D :D :D

abraços
Verdade mesmo, uma verdadeira aula!!!

Em relação a aproveitar... Pescar mais do que estou é temporalmente impossivel. :twisted:

Abração
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Qui Mai 28, 2009 8:58 am

Akamine...
Seguinte, ontem fui até a loja para comprar os BRAIDs Loops e o novo lider...

O cara me disse para NAO usar os loops pois, segundo ele, estes podem enroscar nos passadores e quebrar a vara... Confere isso?

NUNCA tinha ouvido falar nisso...

Abraços.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Qui Mai 28, 2009 7:45 pm

Carlos Salatti escreveu:Akamine...
Seguinte, ontem fui até a loja para comprar os BRAIDs Loops e o novo lider...

O cara me disse para NAO usar os loops pois, segundo ele, estes podem enroscar nos passadores e quebrar a vara... Confere isso?

NUNCA tinha ouvido falar nisso...

Abraços.
Salatti, nunca ouvi falar tbem. O que ele pode estar querendo dizer é acontecer isso quando se pesca em pequenos riachos onde muitas vezes os arremessos são curtos e pode acontecer de no recolhimento da linha (trabalho da mosca) o loop entrar nos passadores (ficando só o líder pra fora da vara) e caso um peixe pegue nesse momento pode ocorrer de o loop trancar no passador, mas aí só vai quebrar se for um peixe que tome linha com vontade, mas acho muito difícil enroscar...deve ser isso que ele quer dizer!
pode usar sem medo.
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Herbert Ida
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Jan 10, 2009 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Herbert Ida » Sex Mai 29, 2009 10:15 pm

Carlos Salatti escreveu:Akamine...
Seguinte, ontem fui até a loja para comprar os BRAIDs Loops e o novo lider...

O cara me disse para NAO usar os loops pois, segundo ele, estes podem enroscar nos passadores e quebrar a vara... Confere isso?

NUNCA tinha ouvido falar nisso...

Abraços.
Naw sou o Akamine mas vou FALAR!!! :oops:

Usa sim o braid loop da um acabamento legal !!!E vc tb pode fazer o LOOP X LOOP!!!

até na linha de fly e leader pede pra ele te ensinar o nó!!!!

Algumas pessoas nw gostam de Braid loop dizem que escapa!!!Eu particularmente faço os meus pois comprar fica caro rsrsrs!!!!E é super simples confeccionar!!!!
Olha a linha que é usada pa fazer ele e pede pro cara !!vc vai comprar carretel com uns 50m que vai ficar quase o mesmo preço que um pacotinho com 3, ou até mais barato!!!!


Ahhh!!!Alguns nw usam porque falam que escapa,se o peixe for grande!!!
Ahhh!!!Naw enrosca nada nw !!!Ele fica na ponta da linha de fly!!!!
Estamos falando de Truta e nw de BOCUDÕES!!!!Mesmo assim eu coloco os meus BRAIDs a prova!!!!!

abraços
IDA´S JAPÃO
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Sáb Mai 30, 2009 3:41 pm

Herbert Ida escreveu:
Carlos Salatti escreveu:Akamine...
Seguinte, ontem fui até a loja para comprar os BRAIDs Loops e o novo lider...

O cara me disse para NAO usar os loops pois, segundo ele, estes podem enroscar nos passadores e quebrar a vara... Confere isso?

NUNCA tinha ouvido falar nisso...

Abraços.
Naw sou o Akamine mas vou FALAR!!! :oops:

Usa sim o braid loop da um acabamento legal !!!E vc tb pode fazer o LOOP X LOOP!!!

até na linha de fly e leader pede pra ele te ensinar o nó!!!!

Algumas pessoas nw gostam de Braid loop dizem que escapa!!!Eu particularmente faço os meus pois comprar fica caro rsrsrs!!!!E é super simples confeccionar!!!!
Olha a linha que é usada pa fazer ele e pede pro cara !!vc vai comprar carretel com uns 50m que vai ficar quase o mesmo preço que um pacotinho com 3, ou até mais barato!!!!


Ahhh!!!Alguns nw usam porque falam que escapa,se o peixe for grande!!!
Ahhh!!!Naw enrosca nada nw !!!Ele fica na ponta da linha de fly!!!!
Estamos falando de Truta e nw de BOCUDÕES!!!!Mesmo assim eu coloco os meus BRAIDs a prova!!!!!

abraços
Aí Ida, ensina pra nós como fazer os braids!
fiquei muito curioso
abraço!!
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Álvaro Scotti
ANZOL DE OURO
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Out 06, 2004 2:21 am
Cidade:

Mensagem por Álvaro Scotti » Dom Mai 31, 2009 12:36 pm

Carlos,
Aprenda uma coisa...
A escola européia de fly é mais antiga que a americana, e mais tradicionalisna, purista e de dificil aceitação a modernidades.
Ja a escola americana, é a moderna!
Resumo... aproveite o que cada uma tem de melhor sendo sempre sensato nas escolhas!
Loop conectors JAMAIS quebarm as varas! Quem quebra as varas são pescadores com atitudes de conduta erradas!
Loop to Loop é muito bom sim, e funciona até com tucunões e douradões!
É só fazer bem feito. Depois uma gotinha de bonder, e nem com reza de pai de santo sai...
abraços mosqueiros,
Scotti

scottifly@hotmail.com
Avatar do usuário
Herbert Ida
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Jan 10, 2009 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Herbert Ida » Dom Mai 31, 2009 9:18 pm

Igor o Loop do lider que conecto com o Loop da linha ou do BRAID é simples !!!Porém naw sei postar as fotos :oops: :oops:

Ah!!!!Existe tbem uma ferramenta que conheço por HOT GUN(é tipo um secador de cabelo manual)!!!Vc faz o Loop na propria linha de fly!!!

Vc introduz a linha de Fly dentro de um tubinho(esse tubinho usa-se para conectar fios eletricos substitui a Fita Isolante)!!o de Fly é transparente!!!!Em casa de mat de construçao vc pode até encontrar mas tem que ter a Bitola correta!!!

Após introduzir a linha no tubinho vc forma o Loop na ponta da linha de Fly, puxa o tubinho e usa a Hot Gun, que derrete o tubinho a linha de fly vira uma coisa só!!!


Igor vou pedir pra algm me ajudar a mexer nesse tal de COMPUTADOR pra postar as fotos!!!!do Braided Loop !!!

O nó que faço em meus lideres chama-se PERFECT LOOP, *se nw me engano*( pode ser feito tb na linha de Fly mas particularmente acho que da um acabamento Feio na linha de Fly)!!!

:idea: Essas saw opinioes minhas :!:
abraços
IDA´S JAPÃO
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Mensagem por Carlos Salatti » Seg Jun 01, 2009 9:46 am

Muito obrigado amigos... Certamente vou adquirir esses LOOPS... Nem que tenha que brigar com o cara da loja. HAHAHAHAHA

Brigadao mesmo, TODAS essas dicas que vocês estão me dando estão me ajudando muito mesmo. Brigadão por tudo.

Abraços.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Beto Vaucher
ANZOL DE PRATA
Mensagens: 303
Registrado em: Ter Set 14, 2004 6:23 pm
Cidade:
Contato:

Tippet

Mensagem por Beto Vaucher » Seg Jun 01, 2009 9:51 am

Estimado Salatti

Quando iniciei no FLY, ouvi muitos mosqueiros experientes e obeservei pequenas diferenças que são resultado das preferencias e experiencias pessoais.

Penso que Vc não deve, no inicio , experimentar mudanças drasticas. Acredito que pequenas mudanças nos diametros e tamanhos dos lideres farão com que Vc encontre seu conforto nos arremessos de diferentes moscas: secas, ninfas e streamers.

Eu particularmente uso para as trutas os seguintes tippets:
Ninfas : 2X, 3X ou 4X
secas: 4X, 5X ou 6X
o tamanho aproximado é de 9 pés para secas e 8 pés para ninfas.

Acredito que com o tempo Vc melhore seus arremessos, principalmente na terminação/apresentação conforme falou o Akamine e o conforto e apresentação venha junto.

LIDERES TORCIDOS:
não uso na pesca de trutas este tipo de lider ois ele interfere
negativamente , tanto na apresentação de secas como no trabalho das ninfas .

Abraços Beto Vaucher
Avatar do usuário
Igor Andrei
GARATÉIA DE BRONZE
Mensagens: 1194
Registrado em: Dom Abr 08, 2007 9:40 am
Cidade:

Mensagem por Igor Andrei » Seg Jun 01, 2009 11:32 am

Valeu Ida, acho que foi um mal entendido, eu achei que vc confeccionava os braided loop's, mas vc estava falando só do nó? é isso?
abraços confusos...:lol:

Herbert Ida escreveu:Igor o Loop do lider que conecto com o Loop da linha ou do BRAID é simples !!!Porém naw sei postar as fotos :oops: :oops:

Ah!!!!Existe tbem uma ferramenta que conheço por HOT GUN(é tipo um secador de cabelo manual)!!!Vc faz o Loop na propria linha de fly!!!

Vc introduz a linha de Fly dentro de um tubinho(esse tubinho usa-se para conectar fios eletricos substitui a Fita Isolante)!!o de Fly é transparente!!!!Em casa de mat de construçao vc pode até encontrar mas tem que ter a Bitola correta!!!

Após introduzir a linha no tubinho vc forma o Loop na ponta da linha de Fly, puxa o tubinho e usa a Hot Gun, que derrete o tubinho a linha de fly vira uma coisa só!!!


Igor vou pedir pra algm me ajudar a mexer nesse tal de COMPUTADOR pra postar as fotos!!!!do Braided Loop !!!

O nó que faço em meus lideres chama-se PERFECT LOOP, *se nw me engano*( pode ser feito tb na linha de Fly mas particularmente acho que da um acabamento Feio na linha de Fly)!!!

:idea: Essas saw opinioes minhas :!:
abraços
Pescar e soltar é só começar...
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Oi gente

Mensagem por Beto Akamine » Ter Jun 02, 2009 2:13 pm

Boa tarde, meus amigos!

Nossa, o tópico do Salatti rendeu bastante desde a última vez que eu vi! rs. Bom, bom, muito bom! Hoje amanheceu com zero grau em Ponta Grossa. Agora, com o Sol, está agradáveis 8 graus! Para quem gosta de frio, como eu, está muito bom! O problema vai ser encarar a academia no final da tarde.. argh... :x

João-san, Jonatan-san e Ida-san, aula coisa nenhuma! rs
:D Só joguei alguma informação esperando os amigos para trocarmos impressões e idéias! Critiquem, por favor, pois é apenas minha opinião jurássica! :D
Me conte como foi sua viagem ? Aproveitou Paris como tinha planejado? Porque não me ligou? Eu fui para Paris mais ou menos na época que você estava chegando.
Rapaz, a viagem foi tão corrida, que mal tive tempo para contatar a família por e-mail durante a viagem! Desculpe! Vamos nos encontrar mesmo quando você voltar, de preferência pescando.. rs
A viagem foi muito boa! Aproveitei Londres bem mais do que havia pensado. Tudo muito limpo e organizado. O esnobismo dos ingleses já era esperado, basta não ligar para as olhadelas superiores de canto de olho e o suspiro de enfado que as acompanham... rs. Mas o museus são realmente incríveis, enormes, com um acervo fantástico e, principalmente, de graça! Fomos no British Museum, no Natural History Museum e no Science Museum. Nós nos divertimos até mais que no Louvre.
Em Paris fomos para adquirir experiências enogastronômicas a um custo acessível, ou seja, muita compra em supermercados e feiras livres, preparação de comida em casa e muito, muito vinho. 17 garrafas em 6 noites, para duas pessoas! Sauternes, Jurançons, Bordeaux, Bourgogne, Beaujolais, Pouilly-Fuissé, Pouilly-Fumé, Cahors, tudo apellation d´origine, tudo muito barato... ah, meu fígado já está com saudades.. rs.
Muito queijo, foie gras, queijo, trufas negras, queijo, azeite de trufas brancas, queijo, andouille, queijo, terrine de campagne, queijo, magret de canard, queijo, ostras da Normandia, queijo, gaufres e... ah, claro, queijo também! :lol:
Fui em duas lojas de pesca, uma na Ile St Louis, o Maison de Pêche a La Mouche, e outra maior, chamada Des Poison Si Grand. Bom sortimento de equipamento, mas com o preço em Euros, tive que limitar as comprinhas. Saí com uma sacolinha pequena de cada loja e sob os olhares indignados da esposa, que não se conteve e falou:

- Quaaaanto você pagou nessa sacolinha de coisas?? :shock:

Agora é pagar a conta do cartão e perder os quilinhos a mais que vieram de brinde na cintura... rs

(cont)
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Continuando...

Mensagem por Beto Akamine » Ter Jun 02, 2009 2:31 pm

Os colegas já responderam e eu concordo 110% com eles. Braided Loops não quebram varas nem passadores, até porque ele quase sempre estará para fora dos passadores da vara quando pescamos. Pode acontecer de se usar um leader muito comprido (15 pés ou mais) quando se pesca muito curto (por exemplo, com strike indicator) e um peixe maior e mais afoito pegar e levar a linha com violência, como disse o Igor. Talvez um braided loop superdimensionado para o equipamento possa enroscar nos passadores e danificar alguma coisa. Mas é uma possibilidade remota.
Pode acontecer de loops danificarem os passadores e a vara quando se usam linhas de fly chamadas versi-tips, que é uma running line com um loop, onde se pode prender qualquer uma das várias heads (cabeças) que acompanham o kit. Costuma vir uma head floating, outra intermediate, ou sinking II e outra sinking IV. Como a conexão é loop to loop e esta fica na "zona de casting", pode acontecer dessa "emenda" enroscar nos passadores e causar algum problema. Mas.. acho difícil...
Porém, já vi acontecer de um peixe grande (achova) abocanhar a isca em velocidade e na tomada da linha que ficou solta no barco, uma das laçadas enroscou no primeiro passador e o entortou inteiro. Se tivesse enroscado no blank da vara de alguma forma, poderia até quebrar a mesma.. mas.. a chance é remota..

Ida-san, eu também uso bastante os leaders trançados. Tenho vários do Nivaldo e o Cravo, em várias bitolas e feitos em modelos floating e sinking. Só não consegui pedir para eles fazerem um em fluorocarbon, pois o custo iria ficar proibitivo.. rs. Mas gosto muito, principalmente para peixes mais predadores, como tucunarés, basses, traíras e robalos. Eles pegam muito pouca memória, desenrolam bem e duram muito. Só não gosto deles para situações de pesca em que o leader deve ser o mais invisível possível, como na pesca das trutas com mosca seca. Aí o leader cônico industrializado acho insuperável.

(cont)
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
jonatanleme
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 59
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 11:13 pm
Cidade:

Mensagem por jonatanleme » Ter Jun 02, 2009 2:34 pm

hahahah

17 garrafas em 6 noites é bem garrafa pra pouca noite!!! rsrs
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Ter Jun 02, 2009 2:50 pm

Álvaro Scotti escreveu:Quem quebra as varas são pescadores com atitudes de conduta erradas!
Loop to Loop é muito bom sim, e funciona até com tucunões e douradões!
É só fazer bem feito. Depois uma gotinha de bonder, e nem com reza de pai de santo sai...
Grande Scottinho, falou tudo! Quem quebra vara quase sempre é o pescador, não o peixe! rs. E não importa o equipamento, vara de 800 doletas quebra tão fácil como vara de 150, por isso o uso da técnica correta, do material correto para cada situação, balanceado e equilibrado.
Loop to loop realmente funciona para qualquer situação. No meu gosto pessoal, acredito que o perfect loop é o mais rápido e o que fica mais simétrico, mas não é muito resistente em linhas de baixa libragem. Para uso normal, gosto muito do double-surgeons-loop. Fica meio tortinho, mas é bem resistente. Já para os "brutos", prefiro o bimini twist!
O nó que faço em meus lideres chama-se PERFECT LOOP, *se nw me engano*( pode ser feito tb na linha de Fly mas particularmente acho que da um acabamento Feio na linha de Fly)!!!
Eu também faço essa "gambiarra" :D do Ida-san, principalmente na parte inicial da linha de fly que vai presa no backing nos equipamentos mais leves. Como é uma parte da linha que quase nunca vai sair da carretilha na briga com o peixe, eu faço um perfect loop na linha de fly e um double surgeons loop bem grande no backing. Prendo loop to loop e fica perfeito! O loop bem grande no backing é permitir a passagem da carretilha por dentro dele, permitindo soltar a linha de fly facilmente para substituí-la por outra.

Imagem
Cortland Loop Conector
Ah!!!!Existe tbem uma ferramenta que conheço por HOT GUN(é tipo um secador de cabelo manual)!!!Vc faz o Loop na propria linha de fly!!!

Vc introduz a linha de Fly dentro de um tubinho(esse tubinho usa-se para conectar fios eletricos substitui a Fita Isolante)!!o de Fly é transparente!!!!Em casa de mat de construçao vc pode até encontrar mas tem que ter a Bitola correta!!!
Ida-san, acho que o material que você se refere são os tubos termocontráteis, né?! Iguais aqueles que acompanham os braided loops da Cortland e da Rio, que aquecemos brevemente com um isqueiro ou no bico de uma chaleira com água fervente, para ele encolher e prender?
Penso que Vc não deve, no inicio , experimentar mudanças drasticas. Acredito que pequenas mudanças nos diametros e tamanhos dos lideres farão com que Vc encontre seu conforto nos arremessos de diferentes moscas: secas, ninfas e streamers.
Isso! Isso! rs. Como o Vaucher disse, vá com calma, faça suas experiências, absorva algum conhecimento e vá treinar! Com mais prática, mais experiência, mais conhecimento e o ciclo se reinicia. Tentar ir para a prática com informação demais de treino de menos, dá um nó na cabeça... :D e acabamos esquecendo o mais importante: se divertir!
Eu particularmente uso para as trutas os seguintes tippets:
Ninfas : 2X, 3X ou 4X
secas: 4X, 5X ou 6X
o tamanho aproximado é de 9 pés para secas e 8 pés para ninfas.
Uso indicação parecida com a do Beto, só prefiro os leaders um pouco mais compridos, de 9 a 15 pés para as secas, 9 a 12 pés para ninfas normais e 7´5 a 12 pés com tippet mais robusto para ninfas lastreadas ou com bead heads.

O tópico ficou excelente graças a participação dos amigos! Parabéns!

Abração

Beto Akamine
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Beto Akamine
GARATÉIA DE PRATA
Mensagens: 3477
Registrado em: Qui Set 16, 2004 9:31 am
Cidade:

Mensagem por Beto Akamine » Ter Jun 02, 2009 2:52 pm

jonatanleme escreveu:hahahah

17 garrafas em 6 noites é bem garrafa pra pouca noite!!! rsrs
rs... faltou fígado para beber mais.. a vontade continuava grande.. rs
"Rezar como se tudo dependesse de Deus e agir como se tudo dependesse de nós"
(São Inácio de Loyola)

Caterva Jurássica - velhos pescadores velhos
Avatar do usuário
Carlos Salatti
GARATÉIA DE OURO
Mensagens: 6553
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 4:30 pm
Cidade:

Re: Oi gente

Mensagem por Carlos Salatti » Qua Jun 03, 2009 3:43 am

Ola meus amigos…
Nossa realmente esse topico ficou TOP e certamente é mais uma ENORME fonte de informação não so para mim mas tenho certeza que muita gente vai usar isso futuramente.

Akamine, Vaucher, Scotti, Ida, Igor, João e Jonatan. Vocês tornaram uma coisa que era pra ser simples em uma verdadeira AULA de lideres de fly, loops, quebras de varas, etc... Fantastico estão todos de parabéns.

Vou testar ainda essa semana os loops com um lider cônico 4x de 9 pés para as secas e ninfas. Vou tentar usar um geral para os dois, assim não complica muito como vocês falaram.

Grande abraço a todos e obrigado mais uma vez.


Beto Akamine escreveu:
Me conte como foi sua viagem ? Aproveitou Paris como tinha planejado? Porque não me ligou? Eu fui para Paris mais ou menos na época que você estava chegando.
Rapaz, a viagem foi tão corrida, que mal tive tempo para contatar a família por e-mail durante a viagem! Desculpe! Vamos nos encontrar mesmo quando você voltar, de preferência pescando.. rs
A viagem foi muito boa! Aproveitei Londres bem mais do que havia pensado. Tudo muito limpo e organizado. O esnobismo dos ingleses já era esperado, basta não ligar para as olhadelas superiores de canto de olho e o suspiro de enfado que as acompanham... rs. Mas o museus são realmente incríveis, enormes, com um acervo fantástico e, principalmente, de graça! Fomos no British Museum, no Natural History Museum e no Science Museum. Nós nos divertimos até mais que no Louvre.
Em Paris fomos para adquirir experiências enogastronômicas a um custo acessível, ou seja, muita compra em supermercados e feiras livres, preparação de comida em casa e muito, muito vinho. 17 garrafas em 6 noites, para duas pessoas! Sauternes, Jurançons, Bordeaux, Bourgogne, Beaujolais, Pouilly-Fuissé, Pouilly-Fumé, Cahors, tudo apellation d´origine, tudo muito barato... ah, meu fígado já está com saudades.. rs.
Muito queijo, foie gras, queijo, trufas negras, queijo, azeite de trufas brancas, queijo, andouille, queijo, terrine de campagne, queijo, magret de canard, queijo, ostras da Normandia, queijo, gaufres e... ah, claro, queijo também! :lol:
Fui em duas lojas de pesca, uma na Ile St Louis, o Maison de Pêche a La Mouche, e outra maior, chamada Des Poison Si Grand. Bom sortimento de equipamento, mas com o preço em Euros, tive que limitar as comprinhas. Saí com uma sacolinha pequena de cada loja e sob os olhares indignados da esposa, que não se conteve e falou:

- Quaaaanto você pagou nessa sacolinha de coisas?? :shock:

Agora é pagar a conta do cartão e perder os quilinhos a mais que vieram de brinde na cintura... rs

(cont)
Que bacana que aproveitaram bem a viagem... Em relação aos queijos acho que fez muito bem. EU amo queijos e isso sera uma coisa que me fara muita falta. O meu preferido é, sem duvida alguma, o Comté com seu sabor frutado e marcante. Coisa de louco!!!

Mandaram bem nos vinhos hein? Hehehehehe
Não sei se chegaram a experimentar os vinhos da regiao de ALSACE... São fantasticos e peculiares (muitos deles são engarrafados em Chateau e isso faz toda a diferença).

Abração grande Akamine.
Carlos Alberto Salatti Junior

Fly Fishing rules!

"Osti... Tabarnak"
Avatar do usuário
Herbert Ida
ANZOL DE ALUMÍNIO
Mensagens: 73
Registrado em: Sáb Jan 10, 2009 10:30 pm
Cidade:

Mensagem por Herbert Ida » Dom Jun 07, 2009 5:50 pm

Isso ai Akamine sensei :D :D
Muito boa as explicaçoes, na Simplicidade e Modéstia e com qualidade!!!

Isso é COMPARTILHAR informaçoes :wink:

AH!!!E os tubinhos que citei saw esses mesmos que voce falou :!: :!: Quanto ao ISQUEIRO é isso mesmo!!!!
Só que nw gostei de usar nw !!!!!
Queimei a linha AXXO QUE DEICHEI MUITO TEMPO!kkkkkkk :oops: :oops:

Eu costumo amarrar os BRAID com linha um serviçinho bem bonitinho e finalizo com cola de secagem nw muito Rapida!!!!
Mas pode usar SUPER BONDER tb!!!!

Ah!!Versi-tips uso nas DOUBLE HAND!!!E na ora dos arremesos estao sempre pra fora da ponteira!!! E cá entre nós hein SENSEI que loop-loop lindo fica né :wink:

A Hot gun que falei é pra fazer aqueles LOOP!!!! Só que precisa de $$$$$
pra comprar !!!Entaw vamos de BRAID LOOP mesmo!!!!rsrsr

E categoricamente afirmo (grande aulas as suas)!!!!

Isso mesmo tem que falar do jeito que as pessoas tenham interesse em aprender :!: E nw causar repulsa ao te verem
:!:

AH!!!!Valeu pela dica do BICO DA CHALEIRA :lol: :lol: :lol:
IDA´S JAPÃO
Responder

Voltar para “- O CANTO DAS MOSCAS - FÓRUM FLY FISHING”