O carretel...
Cortar dois circulos de PVC de aproximadamente 7 cm de diametro, um circulo com um furo de 1/4" no centro e outro vasado ( 3cm de diametro )
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2690.jpg)
Unir com fita crepe os dois circulos, marcar e furar (furos estéticos e de sustentação), não esquecer de marcar um lado de referencia, para que as partes coincidam a furação...
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2694.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2710.jpg)
Para unir as duas partes são nescessarios 6 rebites POP 525, ele tem 5mm de diametro e 25mm de comprimento e 6 parafusos de 2mm de diametro, porcas e arroelas de pressão.
retire as astes dos rebites, pois só será usado o corpo (tubo)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2695.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2696.jpg)
Depois de unidos os circulos devem ficar assim....
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2693.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2692.jpg)
O miolo do carretel, como não tem rolamentos, é feito de nylon usinado (TECNYL) 1" de comprimento 3/4" de diametro com furo central de 1/4" ("=polegadas)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2697.jpg)
e deve ser fixado pela parte trazeira com parafusos de rosca soberba (4 parafusos)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2729.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/RSCN2730.jpg)
Deve ficar assim....
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2724.jpg)
Reparem no carretel pronto...
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2707.jpg)
Na parte de traz do carretel temos que colocar a coroa do RING, que é o sistema que evita que o carretel gire livremente quando retiramos a linha, essa peça tambem é feita manualmente, a partir de uma arroela, pode ser de 24 ou 32 dentes
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2725.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2699.jpg)
São feitas com um triangulo, daqueles de amolar serrote
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2701.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2701.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/RSCN2718.jpg)
Depois de colocadas devem ficar assim rsrsrs(gostei da frase)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2708.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/RSCN2716.jpg)
Como foram usados 4 parafusos para fixar o "miolo", deve-se usar 2 para fixar a coroa do "ring", intercalados, ficarão sobre os 4 de baixo, dando uma distancia do carretel
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2719.jpg)
Agora é só colocar a manopla e o carretel está pronto
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2706.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2707.jpg)
O CHASSIS
O chassis é feito de chapa preta de 1.25mm de espessura, com uma parte dobrada onde será colocado o fixador (parte que prende no cabo da vara)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2698.jpg)
O eixo é colocado no furo central e soldado pela traseira
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2734.jpg)
Deve ficar assim rsrsr
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2709.jpg)
Na parte dobrada do chassis, deve-se colocar o "fixador" ele é colocado com rebites rebatidos, por serem muito pequenos eu os faço com pregos cortados em um furo de 1.5mm
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/RSCN2714.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2720.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/RSCN2721.jpg)
Fica assim rsrsrs (mudei um pouco a frase rsrsrs)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2722.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/RSCN2723.jpg)
No chassis é colocado o mecanismo do "ring", é a parte mais complicada, pois deve ser bem ajustada, senão não funciona....
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/RSCN2715.jpg)
Como a foto não dá pra identificar eu fiz um desenho meia boca..
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2731.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2733.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2703.jpg)
Pronto, agora é só unir as duas partes, para fixar usa-se "porcas cegas" que arrematam a ponta do eixo....
Assim hó....rsrsrsrs
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/RSCN2713.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN2736.jpg)
![Imagem](http://i223.photobucket.com/albums/dd232/vagao2007/DSCN1998.jpg)
Espero que tenha dado pra entender.... ...
O acabamento pode ser bem melhor, assim como a pintura, porem eu mostrei o que há de mais simples, porem muito funcional...
Abraços Vagão!!!